Tatuagens

Tatuagem no estilo da Polinésia

Tatuagem no estilo da Polinésia
Contente
  1. O que é isso?
  2. Vistas e esboços comuns
  3. Onde você pode localizar?
  4. Belos exemplos

Entre as várias tendências conhecidas na arte da pintura corporal, o estilo polinésio é o mais antigo. Distingue-se pelo grande tamanho das imagens, as linhas intrincadas do ornamento e a beleza especial dos padrões. As tatuagens desse tipo enfatizam a individualidade de seu dono e também têm um certo significado.

O que é isso?

A tribo Maori vive nas ilhas da Polinésia no Oceano Pacífico, que estão localizadas perto da Nova Zelândia. Foi lá que um estilo especial apareceu e persistiu por muitos séculos, que se espalhou pelo mundo com o nome de tatuagem polinésia.

Para muitas tribos, a aplicação da arte corporal foi associada principalmente ao valor ritual, desempenhando um papel completamente realista na realização de uma pessoa como membro de uma sociedade social.

Os desenhos traziam informações e determinavam a posição de cada membro da tribo, seus méritos, procedência, filiação totêmica. Uma tatuagem para uma pessoa que vive na natureza era uma espécie de carteira de identidade que mostrava quem eram seus pais, sua idade e quem era sua esposa. Talvez, devido à complexidade e ao mistério dos desenhos, a princípio apenas representantes da nobreza pudessem usá-los. Posteriormente, eles se tornaram um atributo da entrada da menina na idade adulta e testemunharam seu casamento. Uma menina era considerada preparada para a dor do parto se fizesse uma tatuagem extensa assim que se tornasse adulta. Para os homens, foi uma honra suportar um procedimento doloroso, que se tornou um sinal de coragem e um merecido status de líder, guerreiro ou caçador.

O processo laborioso e demorado às vezes podia levar meses, e isso indicava o alto grau de resistência daqueles que se destacavam no tamanho e na complexidade dos desenhos na pele. Com o desenvolvimento da vela, os marinheiros trouxeram a moda polinésia para a ilha do Taiti e depois se espalhou para os salões da América e da Europa.

Hoje em dia, as tatuagens não são mais realizadas com o auxílio de fragmentos de ossos pontiagudos e fuligem, mas os próprios desenhos permanecem simétricos, com linhas nítidas de formas geométricas e ornamentos.

Vistas e esboços comuns

As tatuagens polinésias ganharam grande popularidade em território europeu no início do século XX. O ornamento era tão atraente para os amantes de gráficos exóticos e simbolismo bizarro que imagens de ziguezagues, ondas, triângulos, círculos e espirais se entrelaçando apunhalaram algumas celebridades, apesar da dor e da duração do trabalho. As tatuagens femininas feitas neste estilo merecem atenção especial. Eles enfatizam a beleza do corpo e o cobrem com padrões originais, mas as meninas muitas vezes não sabem o significado sagrado original dos desenhos rituais complexos, nos quais cada linha tem sua própria designação.

Na pátria dos Maori, os sacerdotes com a ajuda dessas cartas estabeleceram uma conexão entre os membros iniciados da tribo com os poderes superiores que controlam a natureza e a vida das pessoas. A pintura corporal, que surgiu com base na religião antiga, tem sua própria decodificação para cada triângulo ou imagem de um animal. Em grandes composições, muitas vezes ocupando toda a coxa ou metade das costas, os símbolos aparecem em várias variações. Um círculo dividido em 4 partes do mundo é a representação de uma bússola. No peito ou no ombro, um rosto com olhos abertos de repente surge em espirais e círculos. Cada pequeno elemento contribui para a criação de um grande design.

Parte de uma pintura ritual semelhante também foi retratada em uma pedra ou árvore para atrair as forças da natureza necessárias aos sacerdotes.

Nas oficinas de tatuagem existem muitos esboços interessantes no estilo da "Polinésia", que combinam a observância das linhas nítidas do desenho e o alto profissionalismo de execução. A gama de tons consiste em preto e cinza, mas agora existem pequenos fragmentos acentuados de uma cor diferente. O ornamento mantém sua associatividade, é preenchido com novos símbolos exclusivos no corpo do usuário.

Animais

Os ilhéus sabiam em primeira mão o que eram os tubarões e dotaram essa vida marinha de determinação e coragem na batalha. O feroz predador tornou-se para os Maori um protetor de feitiços malignos e uma patrona nos negócios. As belas figuras dos lagartos movendo-se ao longo dos braços parecem estar vivas. Os polinésios dotaram essa criatura de grandes habilidades em termos de intuição desenvolvida e o dom da previsão. Esses desenhos fascinantes eram freqüentemente empalados para os servos de cultos primitivos. Leão simboliza o poder supremo e a independência. A cobra encontrada em muitas culturas como um sinal de sabedoria e na arte polinésia se manifestou na forma de várias espirais com uma cauda muito fina, semelhante a uma picada.

Padrões e ornamentos

As linhas padronizadas eram uma forma de os polinésios anotar informações importantes. Portanto, repetir linhas com os mesmos cachos ou formas geométricas simples são tão comuns. A maioria das imagens foi tirada por artistas da natureza que eles viram ao redor. São dentes de tubarão estilizados, pernas de pássaros, galhos de árvores, pétalas de flores e corpos celestes. Na composição de ornamentos complexos, há repetições de triângulos localizados em uma linha espiral, ondas e fitas serpentinas circundando os braços e as pernas.

Máscaras

As imagens ferozes de máscaras rituais destinavam-se exclusivamente a guerreiros. Eles protegeram os homens na batalha e afastaram os maus espíritos dos guerreiros jovens e destemidos. O proprietário de uma tatuagem com uma máscara polinésia deve sempre ser capaz de se defender.

De outros

Desenhos típicos em tatuagens polinésias são imagens de uma lua cheia e uma lua crescente, simbolizando o nascimento e o falecimento. O sol era uma das figuras principais e estava associado à mente, o que ajuda a encontrar a felicidade na vida e a brilhar como um corpo celeste. A mistura de culturas se expressa no aparecimento entre os símbolos puramente polinésios de um urso ou dragão, que as ilhas nunca conheceram. Mas representantes de outros povos colocam seus símbolos e idéias em desenhos rituais antigos.

Onde você pode localizar?

Na antiguidade, os representantes das tribos das ilhas aplicavam tatuagens em todas as partes do corpo, incluindo a cabeça e o rosto. Acreditava-se que o inimigo deveria ser enfrentado e amedrontado com o rosto, mas posteriormente a pintura sobre a pele mudou-se para outros lugares, o que não enfraqueceu o interesse por ela. Freqüentemente, as tatuagens são feitas no peito, passando por cima do ombro e começando a levantar a composição do antebraço, acima do cotovelo. Na frente, na região do coração, são aplicadas linhas harmoniosas, compostas por padrões feitos com cruzes. Isso dá harmonia das forças elementais naturais com a alma humana.

É comum o preenchimento de uma tatuagem Maori em forma de manga, que envolve o braço a partir da pulseira. Às vezes, há uma linha reta ao longo do braço, acompanhada por padrões ornamentais que terminam no pincel. Isso tradicionalmente deveria falar do caminho de um guerreiro nato. Na parte externa do antebraço, quase sempre é representado um círculo, no qual vários seres animados estilizados ou máscaras rituais em um círculo podem ser localizados.

O simbolismo tribal maori foi representado na perna e na panturrilha, onde envolve as canelas como meias. Esses desenhos parecem especialmente impressionantes nas mulheres. Grandes composições simétricas são favoravelmente colocadas em um largo dorso masculino. Uma defesa, como um tubarão ou tartaruga, geralmente é pintada nas omoplatas. No meio das costas, um padrão de arraia fica lindo. Padrões de proteção feitos de dentes de tubarão foram retratados nos tornozelos e pulsos

Em garotas delicadas e magras, tatuagens volumosas no estilo polinésio podem ser encontradas com muito menos frequência. Via de regra, se as mulheres optam por designs complexos, elas tentam estilizá-los com uma graça de renda, que preferem cobrir as laterais, parte inferior das costas, a região do pescoço na lateral ou nas costas, braços e coxas. Dos desenhos disponíveis, as mulheres costumam escolher lagartos, tartarugas e arraias espetaculares com caudas longas. Uma vez que nem todos suportam uma tatuagem grande, uma extensa composição é composta por módulos, cuja implementação pode ser esticada por um longo período.

Mas é preciso conhecer a regra principal: se começaram a fazer tatuagem no corpo a partir do estilo polinésio, então é melhor não misturar outras direções, mas continuar com o mesmo espírito.

Belos exemplos

Às vezes, o desenho de uma tatuagem polinésia se limita a um grande lagarto expressivo, retratado em movimento e abraçando um braço ou perna, como um tronco de árvore. No próprio lagarto, figuras padronizadas são feitas com um ornamento geométrico claro. O lagarto parece ter sido tecido de renda preta.

Um grande padrão de uma arraia, espalhando suas nadadeiras largas em ambos os ombros, parece original nas costas. A cauda do monstro marinho desce ao longo da espinha, retorcendo-se caprichosamente e brilhando com ornamentos delicados. Todas as dicas em gráficos finos são trazidas para os melhores acabamentos. As linhas são precisas e verificadas, o que desperta admiração pela habilidade do artista.

sem comentários

Moda

a beleza

casa