Tatuagens

Tatuagem Maori: significado e opções interessantes

Tatuagem Maori: significado e opções interessantes
Contente
  1. Significado
  2. Visão geral da espécie
  3. Onde posso enfiar?
  4. Belos exemplos

As tatuagens de estilo maori para homens e mulheres podem ser atribuídas a um grupo de ornamentos étnicos populares entre os povos indígenas da Nova Zelândia. Cada linha no esboço, detalhe da imagem aqui tem seu próprio significado - é melhor estudar o simbolismo com antecedência para não ficar em uma posição estranha. Uma revisão detalhada ajudará você a descobrir como são as tatuagens Maori típicas em um braço ou perna e permitirá que você faça a escolha certa do enfeite para aplicar nas costas, rosto, peito.

Significado

A tatuagem no estilo da tribo Maori corresponde plenamente ao espírito guerreiro dos representantes desta etnia. Em quase todos os elementos de sua arte popular, existe uma espiral, que possui diferentes versões. Tradicionalmente, as tatuagens eram aplicadas nos rostos e corpos de membros proeminentes da tribo - líderes, guerreiros valentes. Este trabalho foi realizado manualmente por homens e mulheres, e o enfeite ta-moko foi feito na pele não com o auxílio de agulhas, mas devido à sua escarificação com o uso de um cinzel em miniatura.

As tatuagens maori tradicionais migraram da Nova Zelândia para o continente europeu, mas não perderam seu significado original. Por exemplo, os símbolos no rosto na área do queixo significavam que seu dono havia atingido a maioridade. E complementados por ornamentos ao redor da boca, eles testemunhavam sua alta posição na sociedade.

Vários elementos das tatuagens Maori indicavam a experiência de combate de seu usuário. Novos desenhos foram adicionados ao longo da vida.

A partir das tatuagens, os Maori podiam literalmente ler o "livro da vida" uns dos outros. A ausência de desenhos no corpo era equiparada à impiedade, tal pessoa não poderia ser considerada igual a seus companheiros de tribo.

A localização do desenho pode dizer muito sobre os maoris.

  • Ornamentos foram aplicados às testas dos soldados.
  • A área ao redor dos olhos.Segundo ela, liam o "pedigree": à esquerda - do lado paterno, à direita - do lado materno.
  • Nas bochechas, eles fizeram padrões relacionados ao tipo de atividade humana.
  • As têmporas foram tatuadas com Uma, indicando o estado civil. Se houvesse mais de um casamento, o sinal se repetia.
  • Sob seu nariz estava a assinatura pessoal de um membro da tribo - Raurau.
  • Wairua foi colocado na área do queixo. Essa marca denotava a classe à qual os Maori pertenciam.

O esquema de cores das tatuagens é bastante neutro. Normalmente, o ornamento permanece monocromático e é pintado de preto com pigmentos especiais. Como o clima nas terras maoris estava longe do ideal devido à brusca mudança das estações, a aplicação de estampas na face foi considerada prioritária.

Essas linhas substituíram os documentos usuais, possibilitando a leitura da biografia de um conterrâneo em uma reunião, como um livro aberto.

Visão geral da espécie

A etnia costuma ser bastante mesquinha com simbolismo. A Polinésia e a Nova Zelândia, cujos povos indígenas têm laços familiares estreitos, têm muitas tradições comuns na escolha de ornamentos para tatuagens. Ele tem seus próprios motivos clássicos, mas a divisão das imagens em mulheres e homens não é feita.... As linhas dos padrões são maciças, largas, geralmente circundando o pulso ou tornozelo e a parte superior da mão.

Animais

Motivos animalescos não são muito típicos dos Maori. No entanto, esta tribo tem seus próprios "patronos", cujas propriedades os guerreiros ou líderes queriam adquirir. O significado desses totens protetores, aplicado ao corpo humano, é geralmente lido como segue.

  • Arraia... Um poderoso amuleto protetor que protege contra a negatividade.
  • Tubarão... Um talismã muito poderoso. Essa tatuagem marcou os guerreiros mais destemidos que nunca sucumbiram aos inimigos.
  • Golfinho... Foi considerado um talismã contra ataques de predadores no mar. Além disso, a imagem deste animal marinho caracteriza a pessoa como uma pessoa alegre, um bom amigo.
  • Baleia... Esse totem também era usado como símbolo de proteção por pessoas que regularmente saíam para lutar contra as ondas do mar. O senhor dos mares forneceu proteção confiável contra predadores.
  • Tartaruga... Foi aplicado no ombro de pessoas de temperamento quente, bem como de guerreiros, como um símbolo de extensão da vida.
  • Pássaro... Denota liberdade e destemor, a vontade de lutar por justiça. Curiosamente, os maoris costumavam imitar a plumagem de pássaros em seus ornamentos, cobrindo seus ombros, braços e peito.
  • Touro... Esse ornamento começou a ser usado em uma época em que os guerreiros trocaram suas ocupações tradicionais por um estilo de vida pacífico. Para os fazendeiros, animais fortes e teimosos se tornaram um símbolo da nova era.
  • Lagarto... Este sinal foi usado no corpo por pessoas perspicazes, inteligentes, que querem descobrir o dom da previsão em si mesmas.

Cada animal tinha um significado sagrado na cultura Maori. É por isso que os habitantes da Nova Zelândia e da Oceania selecionaram cuidadosamente seus clientes. Às vezes, um urso é proposto como um totem neste estilo em estúdios de tatuagem modernos.

É muito difícil encontrar este animal no território da Oceania. Em vez disso, estamos falando sobre estilização russificada, que é apresentada como um ornamento original.

Máscaras

Inicialmente, este ornamento era privilégio exclusivo de um guerreiro. No dialeto Maori, as máscaras são chamadas tiques... Na maioria das vezes, esse símbolo era considerado um talismã, bem como um meio de intimidar os inimigos. Máscaras eram aplicadas nos ombros, tórax, joelho, e quando uma pessoa se movia, elas "ganhavam vida", aterrorizando aqueles ao seu redor com expressões faciais realistas.

Tiki, de acordo com as lendas Maori, é o primeiro homem, aquele de quem este povo se originou. É por isso que a máscara tem os traços característicos de um embrião com uma grande cabeça hipertrofiada e traços faciais assustadores.

São os tiques aplicados aos corpos dos europeus que mais incomodam os orgulhosos de hoje. Afinal, a máscara é um símbolo do Maori, seu progenitor, e não apenas um entretenimento para turistas entediados.

Padrões e ornamentos

As espirais simétricas são uma das principais formas geométricas das tatuagens do povo Maori. Eles se distinguem pela clareza dos cachos, a complexidade e a exclusividade do padrão. Na tradição dos povos da Polinésia, os guerreiros do sexo masculino costumavam usar esse ornamento nas nádegas e nas coxas. As espirais Maori são fechadas, com 2 ou 3 voltas, em sua aparência assemelham-se a um sinal de infinito. Às vezes, o final deste sinal se parece com um anzol.

Outro elemento geométrico repetido - trapézio, simbolizando a ponta afiada de um machado de batalha. Pode significar tanto o fato de uma pessoa trabalhar com madeira, como também indicar um estilo de vida nada pacífico de seu dono. Os líderes usavam um machado como símbolo de poder em seus corpos.

Símbolos da natureza

Entre as imagens associadas ao mundo ao redor, o estilo Maori é o mais adequado para os brilhantes disco do corpo celestial... O sol tem um significado especial aqui. Em suas tatuagens, os membros desta tribo o usavam para glorificar o bem. Também sol denota a conexão imutável entre a vida e a morte.

Outro tipo de ornamento natural é aceno... Para os habitantes de terras rodeadas por um oceano sem fim, este símbolo é bastante típico. Submetendo-se à vontade das ondas, os Maori preferiram jogar pelo seguro. O símbolo do elemento água os protegeu durante a extração de alimentos no oceano.

Onde posso enfiar?

Para a tribo Maori da Nova Zelândia, a escolha dos desenhos das tatuagens sempre foi conduzida pela anatomia humana. Havia padrões simétricos no rosto que pareciam harmoniosos e rígidos. No corpo para tatuagens, foram selecionadas as áreas das pernas, ombros e outras áreas não escondidas sob as roupas.

Ao criar ornamentos modernos, estilizados com motivos Maori, homens e mulheres costumam escolher as seguintes opções:

  • molduras simétricas no rosto ao redor da boca;
  • espirais unilaterais no pescoço;
  • "Manga" no antebraço com transição para o peito;
  • elementos emparelhados nas costas e omoplatas;
  • círculos concêntricos na parte de trás da perna.

Também no estilo Maori, ornamentos em forma de homem pulseira no braço ou perna. É comum tatuar as sobrancelhas e a área ao redor dos olhos no rosto e as partes salientes das maçãs do rosto. Os enfeites parecem tão harmoniosos que as meninas costumam escolhê-los para si mesmas. Além disso, eles aplicam não apenas padrões relativamente neutros no peito, mas também recriam padrões típicos no queixo.

As verdadeiras tatuagens Maori sempre cobrem a maior parte da superfície do corpo. Na sociedade moderna, é improvável que isso seja apropriado. As tatuagens ficam escondidas sob ternos de escritório e camisas de mangas compridas, sob blusas justas. Nem todo europeu se atreverá a aplicar ornamentos maori no rosto.

Meninas e mulheres preferem decorar a nuca, a superfície sob as clavículas ou os tornozelos com esses padrões.

Belos exemplos

Nem todo esboço de tatuagem tribal da Nova Zelândia corresponde à estética Maori. Como esse estilo é próximo ao polinésio, é bastante difícil distingui-los. E ainda, olhando para exemplos de obras acabadas, pode-se entender porque esses enfeites são tão atraentes.

  • Tatuagem na parte inferior da perna em forma pulseira, circundando a perna inteira em um círculo, inclui vários tipos diferentes de imagens ao mesmo tempo. Existem máscaras encerradas em círculos, cachos, ondas e triângulos. Elementos geométricos se entrelaçam em um padrão complexo, enfatizando a estrutura natural do corpo humano.
  • Tatuagem típica na estética Maori para um homem. O ornamento escolhido lembra a asa de um pássaro - mantos com penas já foram usados ​​como disfarce pelos guerreiros da tribo. Desnecessário dizer que essa tatuagem parece muito impressionante em um corpo tonificado e bem desenvolvido.
  • O padrão ta-moco tradicional em design moderno fica muito harmonioso no corpo de uma mulher. O enfeite ocupa a nuca e as costas acima das omoplatas e entre elas, passa para o ombro direito, cobre a parte inferior das costas. Esse padrão na pele parece muito impressionante.
sem comentários

Moda

a beleza

casa