Soldador

Tudo sobre a profissão de soldador

Tudo sobre a profissão de soldador
Contente
  1. Descrição
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Descrição do trabalho
  4. Qualidades pessoais
  5. Educação
  6. Local de trabalho
  7. Quanto ele ganha na Rússia?

A indústria da construção nunca parou. Isto significa que os trabalhadores associados a esta área sempre foram, são e serão procurados no mercado de trabalho. Quase toda produção requer uma pessoa que execute trabalhos de soldagem de forma rápida e eficiente. Tudo isso e muito mais indica a relevância da profissão de soldador hoje e no futuro próximo.

Descrição

Soldador é a pessoa que trabalha com vários metais, nomeadamente, na sua ligação entre si através de equipamentos especiais (soldadura por arco eléctrico, maçarico a gás). A habilidade profissional de um especialista nesta área pode ser determinada pela qualidade do trabalho executado.

A profissão de soldador é, antes de mais nada, uma especialidade de trabalho que não perdoa os menores erros, porque podem ter consequências catastróficas.... Por isso é muito importante poder observar todas as medidas de segurança possíveis e não se esquecer de usar proteção (máscara com vidro especialmente escurecido). Este último é necessário para que o funcionário possa proteger o rosto e os olhos de várias lesões que são mais prováveis ​​de ocorrer como resultado do contato próximo com faíscas e chamas.

No mundo moderno, a profissão possui várias divisões principais de especialização:

  • soldador elétrico;
  • soldador de gás;
  • soldador elétrico de argônio;
  • operador de uma máquina de solda automática.

Vantagens e desvantagens

Considere as principais qualidades distintivas da profissão.

Vantagens:

  • a profissão está em grande demanda, o trabalho pode ser encontrado em qualquer lugar;
  • é fácil para um jovem soldador sem experiência encontrar uma vaga com um bom salário;
  • no momento, na Federação Russa, há uma escassez aguda de especialistas de alta classe;
  • o salário médio de um soldador é de até 50 mil rublos por mês;
  • direito a condições especiais de benefícios de aposentadoria.

Desvantagens:

  • o trabalho em si é muito perigoso;
  • as condições de trabalho costumam ser difíceis devido a vários fatores externos;
  • carga elevada na visão, provocando o desenvolvimento de doenças ao longo dos anos;
  • existe uma grande probabilidade de a poeira entrar no trato respiratório, o que também pode causar doenças.

A nocividade do trabalho reside na sobrecarga visual e nos danos à pele, que podem ocorrer se as regras básicas de segurança não forem seguidas corretamente no trabalho com soldagem.

Descrição do trabalho

Um documento especial foi desenvolvido para soldadores, que agora é chamado de padrão profissional. É explicado em detalhes o que um especialista deve ser capaz de fazer e executar com sua posição e qualificações. Ao contrário do mesmo ETKS, o padrão profissional tem informações muito mais detalhadas e todas as descrições necessárias que ajudarão o futuro soldador a aprender todos os seus direitos e obrigações para com o empregador.

Este último utiliza este documento para uma gestão competente de pessoal, a formação de uma política de pessoal e um sistema de pagamentos, a criação de um quadro de pessoal e descrições de funções, bem como para a celebração de contratos de trabalho e realização de treinamento ou certificação de funcionários.

Responsabilidades

Nesse ponto, muito depende da área em que o especialista atua e do nível de suas habilitações. Para resumir tudo isso, então o soldador:

  • lê livremente desenhos e diagramas de estruturas metálicas soldadas;
  • sabe usar corretamente tanto o arco manual quanto a soldagem com arco de argônio ou plasma de média complexidade;
  • realiza soldagem de elementos complexos em diferentes posições espaciais das costuras soldadas, com exceção do teto;
  • faz o corte manual com oxigênio de peças complexas feitas de aço especial e metais não ferrosos, incluindo produtos de ferro fundido;
  • realiza fusão de tubos e cilindros quentes, elimina defeitos em mecanismos e estruturas;
  • é responsável pela fusão de peças complexas e desgastadas.

Requisitos de qualificação

O soldador deve ter conhecimento, cuja lista será apresentada a seguir. Para se tornar um líder entre outros especialistas, você precisa aprimorar suas habilidades, aumentando seu próprio profissionalismo sempre que houver essa oportunidade.... Para isso, é necessário fazer cursos especiais que garantam uma melhora significativa nas qualificações e, posteriormente, em uma categoria. Quanto mais alta a classificação, mais se estima o pagamento pelo trabalho de um especialista.

Essas mesmas categorias.

  • 1ª classificação - um iniciante, um simples estagiário que não possui nenhuma qualificação, mas pode realizar facilmente trabalhos de corte e soldagem das estruturas mais primitivas.
  • 2ª classificação - ainda o mesmo trainee, mas já capaz de soldar na posição inferior e vertical.
  • 3ª classificação - é matriculado após o término do ensino especial, deixa de ser aluno e pode iniciar um trabalho completo e mais leve (manual e aparelho de arco).
  • 4ª posição - a qualificação permite trabalhar com estruturas de complexidade não superior à média e efetuar soldagens em qualquer posição, exceto no teto. Nesta fase, o soldador já sabe fazer costuras estanques e soldar dois tubos que funcionam sob pressão.
  • 5 rank - é permitida a realização de trabalhos mais complexos, que estão associados a equipamentos multi-posições e à produção de soldadura de juntas estanques ao vácuo.
  • 6 rank - a classe mais final e mais alta nesta área. Permite trabalhar com equipamentos e peças de qualquer complexidade, mesmo em gasodutos ou oleodutos, considerados os mais rentáveis.

Conhecimento e habilidades

O soldador deve:

  • conhecer e compreender a engenharia elétrica e os métodos de fusão dos metais com os quais trabalha;
  • compreender os gases envolvidos na antioxidação;
  • ser capaz de distinguir entre os métodos e bases de funcionamento das máquinas utilizadas;
  • aderir às precauções de segurança;
  • possuir conhecimentos teóricos na área da física e da química.

Qualidades pessoais

Vale lembrar mais uma vez que o trabalho é muito difícil e requer antecipadamente qualidades físicas altamente bombadas. O soldador deve ser forte e resiliente e, o mais importante - completamente saudável... Com o passar dos anos, o trabalho afeta muito o bem-estar, por isso vir imediatamente com alguns desvios definitivamente não é a opção mais adequada.

Além disso, um especialista deve ser hábil e rápido.para assumir mais responsabilidades, melhorar suas habilidades e ganhar muitas vezes mais colegas. A este se somam a resistência ao estresse e a competitividade, mas isso não é tão importante, já que a especialidade em todo o caso é muito procurada e não há concorrência propriamente dita.

Não há recompensa sem paciência, então essa qualidade também desempenha um papel importante. Pessoalmente, vale a pena ser teimoso e trabalhador por si mesmo, porque depende apenas da própria pessoa quanto ela vai ganhar.

Educação

Para começar a trabalhar já, você precisa obter pelo menos 3 dígitos. Eles são ministrados exclusivamente no final de cursos especiais na mesma escola profissional ou faculdade.... Existem até universidades, o ensino superior dá garantias impressionantes de se tornar um gerente de pessoal no futuro ou de ter a oportunidade de organizar sua própria empresa.

Se você se inscrever imediatamente após o final da 9ª série, o treinamento durará três anos, e após a 11ª série - apenas dois. Após o dia 9, você só precisa ser aprovado no OGE e ter um certificado com pontuação mínima. Apenas algumas instituições exigem que disciplinas adicionais sejam cursadas. Tudo isso precisa ser esclarecido individualmente. Após o dia 11, o algoritmo é essencialmente o mesmo. Essa é outra prioridade desta profissão. Não há exames obrigatórios para admissão a uma instituição de ensino. Mas vale lembrar que ainda mais você terá que se esforçar muito, estudando disciplinas como física, matemática e química, pois é com elas que se conectará toda a teoria, que precisará ser passada posteriormente.

Ainda existem centros de treinamento para o desenvolvimento de especialidades técnicas... Eles foram criados mais para indivíduos mais maduros que decidiram tarde demais quem eles querem ser nesta vida. O treinamento aqui é um pouco acelerado, acompanhando a divisão em horas acadêmicas de treinamento teórico e prático. O preço da pergunta depende inteiramente do tipo de qualificação que o candidato escolheu.

Pode escolher entre as seguintes especialidades: "Soldador de trabalhos de soldadura eléctrica e a gás" e "Ajustador de equipamentos de soldadura e corte a plasma a gás". O mais caro é estudar para ser um Argoniano.

A certificação ocorre imediatamente após a conclusão da parte teórica e prática do treinamento. De acordo com as regras de aprovação nos exames, o tempo é limitado e toda a teoria apresentada é combinada em um único tíquete. Inclui:

  • tecnologia de processo de soldagem;
  • primeiro socorro;
  • precauções de segurança em uma instalação industrial e durante o uso de soldagem.

A prática é o mesmo exercício técnico que prepara os alunos para o trabalho que tem pela frente. Depois de passar em todos os exames, os alunos podem começar a trabalhar com soldagem e subir na carreira. Além disso, o treinamento adicional ocorre durante o trabalho.

Se descobrir que o aluno não conseguiu passar no exame da primeira vez, ele ainda tem uma chance depois de um mês. O fracasso repetido o obriga a ouvir o curso novamente ou a abandonar totalmente a ideia de seguir nessa direção.

Local de trabalho

Praticamente todo setor é uma mina de ouro para o soldador.

Os setores mais comuns para trabalhos lucrativos:

  • canteiros de obras;
  • oficinas de conserto de automóveis;
  • oficinas de fábrica e produção da fábrica;
  • empresas envolvidas na instalação e reparo de sistemas de comunicação;
  • Setor agrícola;
  • área de refino de petróleo e construção naval.

Mesmo que o soldador não tenha muita experiência, ele sempre pode encontrar um emprego em uma das instituições de habitação e serviços comunitários. Os proprietários de empresas privadas e do setor de serviços também estão sempre contentes com esses especialistas.... É a partir desta fase que o melhor é começar a carreira, para depois partir para algo mais sério. Particularmente agradáveis ​​são as vagas do tipo “soldador-montador”, pois a experiência nesses empregos é ganha mais rápido, o salário é mais alto, etc. Na maioria das vezes, trabalhadores experientes se encontram no setor em vários canteiros de obras.... A soldagem de estruturas metálicas é a principal função de um soldador, e as principais tecnologias utilizadas em seu trabalho são a soldagem a arco elétrico e o maçarico a gás.

Em um dispositivo semiautomático, os iniciantes da categoria 2-3 trabalham. Esta máquina maravilhosa substitui a necessidade de chamar um soldador experiente sempre que uma determinada quantidade de trabalho precisa ser feita. Para entender exatamente como esta máquina funciona, você só precisa estudar os parâmetros. Outro milagre para iniciantes é trabalhar em máquinas de solda por resistência. O acesso está aberto do 2º ao 5º ano. A 3ª categoria também inclui um soldador para fibra ótica, malhas de reforço e gaiolas. Existem também vagas como soldador-montador. Não se deve esquecer desses empregos de meio período, porque, embora sejam complexos, são realmente lucrativos. Se um especialista atingiu o 5º ano, pode tentar-se no papel de chaveiro. Na mesma categoria, você pode começar a soldar um duto e obter um bom lucro por isso.

Os soldadores também costumam atuar como encanadores, pois estão preparados para trabalhar com bronze, latão e cobre.

Quanto ele ganha na Rússia?

Numerosas análises realizadas por especialistas independentes comprovaram mais de uma vez que o trabalho de um soldador é um dos mais bem pagos.

Aqui estão as estatísticas:

  • salário máximo - até 150 mil rublos;
  • salário médio - 50-60 mil rublos;
  • salário mínimo - 20-30 mil rublos.

Você pode tornar a imagem ainda mais clara se olhar os salários por categoria:

  • segundo - 35 mil;
  • terceiro - 40 mil;
  • quarto - 55 mil;
  • quinto - até 70 mil;
  • sexto - até 90 mil.

É claro que no início de uma carreira é difícil obter uma renda decente. Mas os clientes estão dispostos a pagar o salário máximo aos trabalhadores que serão universais. Eles não se importam com a sua classificação oficial. Para eles, o mais importante é um trabalho de qualidade. Um trabalhador qualificado sempre ganhará muitas vezes mais, e com razão.

Para ganhar um bom dinheiro, você precisa desenvolver, seguir em frente. Para quem tem ensino superior, as portas dos grandes negócios estão sempre abertas. Você pode contratar uma pequena equipe de trabalhadores ou trabalhar por conta própria.

sem comentários

Moda

a beleza

casa