Casamento

Tradições e costumes de casamentos do Azerbaijão

Tradições e costumes de casamentos do Azerbaijão
Contente
  1. Características de escolher uma noiva
  2. Como está indo o casamento?
  3. Tradições de cerimônia de casamento
  4. Roupas
  5. O que é servido na mesa festiva?
  6. O que eles dão para a celebração?

Todos os países honram de forma sagrada as tradições e costumes de seus ancestrais em muitas áreas da vida. De particular interesse a este respeito é a cerimônia de casamento, que possui características próprias em cada país. O Azerbaijão, onde eles abordam a criação de uma família com extrema responsabilidade, não é exceção. Um casamento do Azerbaijão é precedido de muita preparação, incluindo muitas ações rituais.

Características de escolher uma noiva

Uma cerimônia de casamento no Azerbaijão consiste em muitos rituais solenes, rituais antigos que são realizados antes e depois do casamento. Em termos de abrangência, um casamento neste país é caracterizado pela amplitude e esplendor. Como em outros lugares, no Azerbaijão, a modernidade impõe características aos costumes que adquiriram um caráter mais livre.

Mas as tradições exigem que uma jovem azerbaijana se destaque por seu comportamento modesto. Na maioria das vezes, as meninas se comunicam apenas com as namoradas, evitando a companhia de jovens.

A prioridade na escolha da futura noiva é do homem. Mas a opinião dos pais é estritamente levada em consideração, o futuro noivo deve obter o consentimento deles para uma aliança com a garota de sua escolha. Os jovens seguem a opinião de seus pais e nunca se opõem a eles. A desaprovação dos pais geralmente muda os planos de um cara.

A aparência e a atratividade de uma garota sempre desempenham um grande papel. O jovem mostra a menina aos pais, após o que sua família pergunta sobre a menina e sua família. Se os pais do menino encontrarem algo que não lhes convém, eles imediatamente o informam.Se a menina agrada aos pais em tudo, um dos parentes é instruído a coletar informações mais detalhadas. A irmã mais velha do noivo, sua tia e avó podem atuar como casamenteiras.

Ao coletar informações, a casamenteira dá grande atenção à condição material da família da menina, averiguar se o futuro marido será capaz de proporcionar à esposa as condições adequadas para a vida familiar. A posição social na sociedade de sua família também é importante, independentemente de ela gozar de respeito e autoridade. As qualidades pessoais da noiva também são levadas em consideração. A educação tradicional do Azerbaijão exige que a menina respeite seus pais e todos os parentes e uma atitude atenciosa para com os membros mais jovens da família.

As seguintes qualidades da futura noiva estão sendo esclarecidas:

  • modéstia e comportamento social;
  • capacidade econômica;
  • habilidades culinárias;
  • seu estado de saúde;
  • nível educacional.

A idade da menina não é particularmente importante. As tradições no Azerbaijão permitem que uma menina se case depois de completar 14 anos.

Existem alguns pontos limitantes:

  • uma mulher muçulmana não pode se casar com um gentio, enquanto um homem muçulmano pode se casar com um cristão e um judeu;
  • casamentos com parentes consangüíneos em linha reta são categoricamente inaceitáveis.

Após observação de todos os pontos e aprovação dos pais, as meninas enviam um parente para a família para saber a opinião dos pais. É seu pai quem deve aprovar esta união. Após receber a aprovação do pai, a cerimônia de casamento começa.

Como está indo o casamento?

No Azerbaijão, o matchmaking também tem suas especificidades: consiste em duas fases - matchmaking, pequeno e grande. A pequena combinação começa com uma conversa entre o pai do menino e toda a sua família. Cada um expressa sua opinião, que é ouvida. E só depois disso os casamenteiros são enviados para a família da noiva.

Via de regra, a mãe e três parentes do noivo (irmãs adultas, tias, avó) participam de pequenos encontros. Depois de uma decisão conjunta ter sido tomada pelas mulheres de ambas as famílias, os pais das famílias se reúnem para continuar a combinação. O pai de um jovem deve estar acompanhado de três homens: parentes ou pessoas respeitadas por todos. O pai expressa ao pai da jovem o desejo de seu filho de se casar com ela.

Seguindo a tradição, o pai da noiva a princípio se recusa, citando o fato de que é importante saber a opinião da filha ela mesma. Em sinal de consentimento, a menina cala-se. É aqui que termina o pequeno casamento e os casamenteiros dizem adeus.

A segunda etapa - grande casamento - começa com a discussão do casamento do Azerbaijão pela família do noivo. Mulheres da família do noivo visitam a menina para saber o que ela deseja para um futuro casamento. Em seguida, é marcada uma data para a visita dos casamenteiros.

O reencontro ocorre de maneira solene e festiva na presença dos convidados. Os Matchmakers são colocados no lugar mais honrado e generosamente tratados com uma variedade de pratos da culinária do Azerbaijão.

A noiva não pode estar presente no grande casamento, ela está neste momento com a mãe, que a leva para as amigas. A mãe da menina que retorna permanece em silêncio durante a combinação, expressando sua preocupação com o futuro de sua filha.

Os parentes da menina conversam tranquilamente com casamenteiros. A cerimônia acontece em um ambiente aconchegante e inicialmente são discutidos temas estranhos: eventos urbanos ou rurais, notícias, previsão do tempo. E só depois disso é feita a pergunta principal sobre o consentimento para o casamento. O pai da azerbaijana abençoa a jovem e uma das irmãs tem pressa em contar a boa nova à noiva, que só poderá voltar para casa depois que as casamenteiras forem embora.

Os pais felicitam a filha, que, segundo o costume, deve chorar - o que pressagia uma vida familiar feliz.

Em seguida, o rito de noivado é realizado, e também duas vezes. O pequeno noivado é realizado na casa da noiva. O confidente do noivo coloca um anel no dedo da noiva e um lenço em sua cabeça.Depois disso, ele come metade da guloseima que lhe foi oferecida e leva o resto para o noivo.

Depois que os mensageiros do noivo vão embora, a noiva dá uma despedida de solteira: eles põem a mesa com todos os tipos de doces que simbolizam uma vida feliz e prosperidade na família.

Depois de algum tempo, ocorre o segundo noivado. É amplamente comemorado com o convite não só de parentes, mas também de amigos e vizinhos. Os parentes do noivo oferecem presentes para a noiva. Em seguida, as duas famílias discutem o valor do resgate e os termos do acordo, que estipula o valor da indenização monetária em caso de possível divórcio.

A vida moderna mudou um pouco os requisitos das regras para a criação de uma família. Na Rússia, atualmente, as uniões matrimoniais internacionais, incluindo as de um azeri e de um russo, tornaram-se uma realidade comum. Esse casamento é possível se os parentes do noivo não fizerem objeções ao casamento russo-azerbaijano.

Se após o casamento tal família se mudar para a terra natal do marido, a esposa russa terá que se acostumar e aceitar todas as tradições do Azerbaijão.

Tradições de cerimônia de casamento

Do noivado ao casamento, geralmente leva vários meses para ficar pronto para isso. Existem costumes para conduzir outros rituais igualmente interessantes nesta época. Muito antes do casamento, os homens das duas famílias marcam a data do casamento e determinam pontos importantes como o cardápio, o acompanhamento musical e o número de convidados.

Durante a preparação para o casamento, a família do noivo dá à noiva vários presentes: lindos tecidos, vestidos decorativos, lenços de várias cores, enfeites.

Na véspera da festa, um dote é transportado para a casa do noivo. Isso é feito por qualquer um de seus parentes do sexo masculino (irmão, tio), a quem a mãe do noivo sempre apresenta com um presente.

O início do casamento do Azerbaijão acontece na casa da noiva. A música alta anuncia o início do feriado. Aos poucos, a casa se enche de convidados que dão presentes e, antes de se sentar à mesa para se mimar, cada um dos convidados deve pagar jogando dinheiro no caldeirão.

Canções e músicas nacionais de casamento são tocadas durante todo o dia. Apenas os parentes do noivo dançam com a noiva. O feriado dura muito e à noite a família do noivo vai para casa preparar a festa em sua casa.

O noivo vai buscar a noiva. Após a chegada do noivo, é realizada a cerimônia de despedida da noiva. Em troca de um presente, os pais entregam aos representantes do noivo a chave do quarto onde a noiva está hospedada. Depois de abençoar a filha, os pais cobrem sua cabeça com um véu, amarram uma fita vermelha em sua cintura e a levam para fora de casa.

Perto da casa já foi acesa uma fogueira, à volta da qual a noiva circula 3 vezes para que a luz e o calor a acompanhem sempre na casa do marido. Outras ações rituais também são realizadas:

  • pedras são jogadas atrás dela para que sua casa tenha paredes confiáveis;
  • para que os jovens não sejam dominados pela tristeza e pela melancolia, despeja-se água sob seus pés;
  • de modo que o primogênito da família era um filho, a menina pode segurar o menino nos braços;
  • o sangue de um cordeiro abatido é aplicado ao vestido e espalhado na testa da noiva para tornar mais fácil para ela entrar em uma nova família e estabelecer boas relações;

  • para enriquecer a vida se despeja arroz, guloseima, guloseima na cabeça da noiva.

Após esses rituais, a noiva é levada ao noivo para ir à sua casa, e as namoradas e convidados atrapalham, exigindo resgate.

Quando a procissão do casamento se aproxima da casa do noivo, a noiva tira o sapato. É assim que ela avisa de sua chegada. Na soleira da casa do noivo, ela chuta o prato que estava ali.

A sogra deve dar tapinhas na cabeça da nora para que cheguem a um acordo. A festa continua na casa do noivo.

Roupas

Todo jovem casal quer estar mais bonito no dia do casamento. Por isso, prestam muita atenção aos seus looks, que escolhem com muito cuidado e tempo.

Noivo

Antigamente, o problema de escolher o que vestir para um casamento não era problema para o noivo. Sempre foi o vestido de noiva nacional.Hoje em dia, os jovens escolhem roupas no estilo europeu - geralmente um terno de três peças.

O traje pode ser tradicionalmente preto ou cores claras.

Uma gravata borboleta em vez de uma gravata e uma flor na lapela dão uma aparência mais solene. Às vezes, o noivo coloca um solidéu.

Noiva

As noivas azerbaijanas ainda podem se vestir com uma roupa nacional vermelha brilhante ou escolher um vestido de qualquer outra cor. O vestido deve parecer modesto, mas bonito e luxuoso. É costurado com tecidos caros e refinados, decorado com bordados, rendas e outros elementos decorativos.

Existem várias características que são seguidas na escolha de um vestido:

  • deve ser modesto no corte, ter mangas compridas e peito fechado;

  • o vestido da noiva deve ter algo vermelho.

A decoração do casamento da noiva é caracterizada pelo brilho do vestido e da maquiagem, pelo esplendor do penteado. Um elemento obrigatório é um véu de renda, muitas vezes as noivas usam uma coroa, brincos, colares, pingentes como decoração.

Hoje em dia, as mulheres azerbaijanas preferem cada vez mais os vestidos de noiva brancos modernos. É decorado com pedras, fios dourados. Em homenagem à tradição, um vestido branco deve ser cingido com um cinto ou fita vermelha.

Antes do casamento, as mãos da noiva são decoradas com intrincados padrões de henna.

Convidados

Visto que parentes próximos e distantes das duas famílias se encontram no casamento, todos tentam parecer o mais bonitos e elegantes possível. Homens mais velhos tendem a usar ternos formais. Os jovens podem ter um estilo mais democrático e livre.

As mulheres tentam se vestir de maneira elegante e festiva, enquanto as meninas preferem roupas brilhantes. Mas todos devem observar a regra principal: você não pode ultrapassar o vestido de noiva da noiva com seu traje.

O que é servido na mesa festiva?

Os casamentos do Azerbaijão são celebrados em grande escala e as mesas festivas estão repletas de guloseimas que não são apenas saborosas, mas também decoradas esteticamente.

O cardápio se distingue por uma variedade de pratos de carnes, desde boi, aves diversas, mas a preferência é dada ao cordeiro: kyufta-bozbash, dolma, lula-kebab, shawarma e, claro, shashlik.

Um prato tradicional obrigatório é o pilaf, existem várias formas de o cozinhar.

Uma parte integrante de cada prato são verduras suculentas e aromáticas em grandes quantidades.

Cortar uma variedade de vegetais e picles não só desperta o apetite, mas também representa uma espécie de decoração de mesa.

Há muitas frutas e doces nacionais nas mesas: baklava, kurabye, sheker-bura.

São muitos os refrigerantes - sherbet, doshab; do álcool, dá-se preferência aos vinhos caucasianos, ao conhaque e à bebida nacional - o conhaque de amora.

O que eles dão para a celebração?

É costume dar presentes a uma noiva no Azerbaijão desde o momento do casamento.

Na maioria das vezes, são roupas, joias, tecidos e utensílios domésticos.

Na própria festa de casamento, é costume os jovens darem dinheiro. Em frente à entrada da casa ou sala onde será realizado o casamento, é colocada uma caixa ou caixinha especialmente decorada, onde os convidados depositam uma certa quantia em dinheiro. Pode ser diferente, mas não é aceito doar menos de 50 manats. Além do dinheiro, a família do noivo dá um jovem conjunto de joias.

Além disso, itens domésticos para mobiliar e decorar a casa podem ser doados.

Grandes presentes são colocados em baús, que são amarrados com fitas vermelhas, e pequenos presentes em bandejas decorativas.

Você aprenderá mais sobre as tradições e costumes dos casamentos do Azerbaijão assistindo ao vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa