Bolsas

Saco térmico

Saco térmico
Contente
  1. O que é e como é diferente de uma bolsa térmica?
  2. Tipos e modelos
  3. Dimensões (editar)
  4. Material
  5. Cor
  6. Como funciona?
  7. Como usar?
  8. Quanto tempo dura o frio?
  9. Como escolher o caminho certo?
  10. Marcas
  11. Qual é o preço?
  12. Avaliações

A bolsa térmica é um item indispensável na temporada primavera-verão para quem gosta de entrar na natureza. Numa caminhada, na praia, num piquenique, esta útil invenção manterá os alimentos frescos e saborosos e as bebidas frescas.

O que é e como é diferente de uma bolsa térmica?

O nome de refrigeradores portáteis, firmemente arraigado em bolsas térmicas, não é, estritamente falando, totalmente correto. Sacos refrigerados implicam na presença de um sistema de refrigeração, portanto, é justo referir-se a eles apenas dispositivos de refrigeração de automóveis alimentados por bateria, e todos os outros acessórios de acampamento para manter os alimentos frescos são chamados de recipientes isotérmicos ou recipientes térmicos.

Os recipientes isotérmicos funcionam com o princípio de manter uma temperatura baixa no mesmo nível por muito tempo. Essa capacidade é fornecida pelo design especial da bolsa e dos elementos de refrigeração adicionais. Em essência, é semelhante a uma garrafa térmica: grossas paredes feitas de material reflexivo, entre as quais há uma camada de espuma isolante térmica e um espaço para baterias frigoríficas.

Os alimentos colocados no interior são protegidos da influência do meio ambiente por uma camada de material que não conduz bem o calor, por isso a baixa temperatura permanece por muito tempo. Você também pode mover alimentos quentes na bolsa térmica.

Tipos e modelos

Todas as bolsas térmicas são divididas em:

  • isotérmico (tecido);
  • Recipientes térmicos (em plástico rígido);
  • refrigeradores para automóveis.

Para automóveis

Em viagens longas, a temperatura dentro do carro, mesmo com o ar condicionado ligado, não contribui em nada para que a comida do piquenique permaneça na forma em que foi retirada da geladeira. O espaço aquecido do porta-malas também não é adequado para transportar provisões com segurança, portanto, um refrigerador de carro é a melhor solução.

O dispositivo é alimentado por um isqueiro de carro. Liga e desliga ao premir um botão, a temperatura no interior do compartimento frigorífico é regulada por um interruptor basculante.

Existem três tipos de refrigeradores para automóveis:

Termoelétrica

Eles são a maioria, pois são os dispositivos mais compactos, leves e econômicos. O princípio de funcionamento é baseado no chamado "Efeito Peltier": uma corrente passa pelas placas de metal, durante a qual uma delas aquece e a outra esfria. Ou seja, o frio entra e o calor é retirado. Quando a direção do fluxo for invertida, o processo será invertido e o equipamento de refrigeração começará a operar como um recipiente aquecido.

A capacidade térmica elétrica tem uma desvantagem - a dependência da temperatura interna da temperatura ambiente. O dispositivo é capaz de manter uma diferença de no máximo 30 graus. Ou seja, se estiver fora de + 30 ° C, a temperatura no recipiente não será inferior a 0.

Compressão

Uma versão portátil em miniatura de uma geladeira doméstica que usa refrigerante. As condições ambientais não têm qualquer influência no funcionamento do dispositivo, pelo que será eficaz mesmo nas condições do resort do Mar Negro. As unidades de refrigeração por compressão são capazes não apenas de resfriar, mas também de congelar alimentos, embora sejam bastante econômicas.

As desvantagens incluem o grande tamanho e o alto custo dos dispositivos.

Absorção

Pelo princípio de funcionamento, são semelhantes aos modelos termoelétricos, mas a fonte de energia pode ser uma rede elétrica de um acendedor de cigarros e um balão a gás liquefeito. Eles são capazes de manter uma diferença de 30 graus com a temperatura externa do compartimento do refrigerador, e se adaptam rapidamente às mudanças na temperatura ambiente.

Os recipientes isotérmicos e os recipientes térmicos que não têm a capacidade de um refrigerador, mas apenas mantêm a temperatura necessária, também podem ser de tipos diferentes.

Comida de estrada

Um must-have para estudantes, funcionários de escritório, residentes de verão, pescadores e viajantes. Os recipientes para alimentos vêm em tamanhos compactos (sanduíches, lancheiras, recipientes isolados para uma porção), médio e grande (bolsas, mochilas).

Em pequeno volume, podem guardar um lanche fresquinho durante o dia, portanto, são convenientes para quem leva comida para o trabalho, estudo ou passeio de bicicleta. Em formato grande, os sacos térmicos vão garantir a segurança de uma refeição completa para toda a família num piquenique ou na praia. Eles também virão para o resgate em uma longa viagem de carro ou em uma viagem de trem para o mar.

Qualquer alimento pode ser transportado em sacos de comida que podem ser guardados na geladeira por várias horas, sejam sanduíches, coalhada, iogurtes ou okroshka da vovó no kefir. A maioria das bolsas térmicas, devido ao fato de serem semelhantes em estrutura a uma garrafa térmica, são capazes de manter os alimentos não apenas resfriados, mas também quentes.

Esta é uma opção conveniente para passear no parque de inverno, ir à pista de gelo, pescar e outras atividades na estação fria. Sanduíches ou tortas quentes permanecem assim por horas enquanto o proprietário está patinando, jogando bola de neve ou sentado com uma vara de pescar sobre um buraco no gelo.

Para garrafas

Existem muitos momentos na vida em que é necessário levar mais líquido durante a viagem, seja água potável, suco, laticínios ou produtos alcoólicos. Para isso, existem bolsas térmicas de formato especial com compartimentos que repetem o formato de uma garrafa padrão de até 15 centímetros de diâmetro.

Normalmente, essas bolsas possuem 6 compartimentos, 3 de cada lado, e alças para facilitar o transporte.

Para comida de bebe

Saco de comida para bebê pequeno, em forma de tubo ou retangular isolado retarda o resfriamento dos alimentos.

Na maioria das vezes, esses sacos contêm um ou mais compartimentos para armazenar alimentos para bebês em várias porções. O saco pode manter a temperatura estável por até 3 horas. Em seguida, a temperatura começará a cair ou aumentar, dependendo se a comida está quente ou fria por dentro. A taxa de perda depende das condições ambientais.

Para remédios

Nenhuma mãe se esquecerá de levar um estojo de primeiros socorros com remédios para todas as ocasiões à natureza. Uma bolsa térmica para remédios é a única forma segura de transportar remédios que requerem condições especiais de armazenamento. Claro, não é necessário se você levar apenas aspirina e um adesivo com você, mas a maioria dos outros meios tem medo da luz, luz solar direta e altas temperaturas.

Estes incluem: todos os tipos de colírios, alguns colírios, supositórios, pomadas, vacinas, medicamentos com bifidoculturas e interferon, insulina, anti-sépticos e outros medicamentos, cuja instrução é creditada em armazená-los em local fresco e seco.

A temperatura ideal para armazenamento é de 2 a 5 graus acima de 0. Proteção adicional contra condensação será fornecida pela embalagem individual de celofane.

Os recipientes médicos estão disponíveis com capacidade de 2 a 50 litros. Eles diferem não apenas em peso, tamanho e volume útil, mas também em capacidades operacionais. Portanto, bolsas de até 6 litros são capazes de manter o frio por até 12 horas, de médio porte - até 18, grande porte - até 20.

Para transporte em longas distâncias de até 3 dias, é usado equipamento médico profissional.

Para um piquenique

Difere de uma mala de viagem para alimentos porque, além de um compartimento térmico para guardar alimentos, possui um conjunto de pratos para um grupo de 4 a 6 pessoas. A loiça não é descartável, feita de plástico de alta qualidade que não absorve odores, não desbota, está perfeitamente limpa tanto na máquina de lavar loiça como da forma tradicional.

Nas rodas

A bolsa térmica com rodas é projetada de acordo com o mesmo princípio de uma mala de viagem. É conveniente para longas caminhadas, pois não precisa ser arrastado e até uma criança pode rolar.

Dobrável

Uma bolsa térmica vazia é ainda mais fácil de transportar do que uma bolsa com rodas. Qualquer modelo maior que uma sanduicheira e uma lancheira se dobra em um retângulo bem pequeno que ocupará muito pouco espaço em uma mochila ou porta-malas de carro.

Recipientes portáteis com paredes de plástico rígido não podem mudar de forma.

Com colunas

Uma bolsa térmica com alto-falantes ou termobar é feita para quem gosta de bebidas geladas e sucessos quentes do verão. Os amantes da recreação ao ar livre e verdadeiros amantes da música apreciarão a conveniente combinação das funções deste item, pois com suas pequenas dimensões, ele resolve efetivamente o problema dos alimentos perecíveis e proporciona aos participantes do piquenique não só refrigerantes, mas também um excelente humor .

A presença de um slot para um cartão flash e um rádio embutido permite escolher qualquer repertório ao gosto dos veranistas.

Para facilidade de uso, uma alça de ombro e acessórios para o guiador da bicicleta são fornecidos. Além disso, pequenas coisas necessárias podem ser colocadas em bolsos de rede nas laterais do produto.

Dimensões (editar)

Recipientes pequenos são projetados para armazenar alimentos para uma pessoa. Seu peso médio - 400-500 gramas, é o bastante para um café da manhã escolar ou um lanche de trabalho. É mais conveniente armazenar sanduíches ou sanduíches, frutas, caçarolas, panquecas e pequenos potes de bebidas em lancheiras.

Os sacos médios são projetados para 10-15 kg. Eles podem ter a forma de uma mochila que é colocada sobre os ombros, bolsas ou na mão. Convenientemente dobrado em um pequeno envelope após o transporte.

Sacos e contêineres grandes são projetados para volumes de até 35-120 litros, dependendo do tamanho, geladeiras de automóveis - até 220. Via de regra, são modelos sobre rodas. Eles também podem ser dobrados após o uso, se não forem recipientes térmicos de plástico.

Material

A camada externa da bolsa de refrigerador é feita de materiais muito densos, duráveis ​​e elásticos que são fáceis de limpar e repelir a água: tecidos de náilon, poliéster, bolonhesa e PVC. O interior do produto deve ser revestido com filme ou folha de PVC reflexivo. Entre essas duas camadas, há uma moldura de plástico de espuma e isolamento térmico é fornecido por uma espuma de polietileno ou camada de espuma de poliuretano e, em alguns modelos - um gel especial.

Os sacos térmicos de gel são uma tecnologia patenteada, cuja essência é que uma substância é bombeada para as paredes do produto, que por muito tempo mantém a temperatura baixa e é capaz de resfriar os produtos à temperatura ambiente colocados em seu interior.

Antes do uso, o saco deve ser colocado na geladeira por 12-14 horas.

Os sacos de gel não podem ser revolvidos ou secos. Os cuidados de higiene são feitos manualmente com uma esponja e água com sabão.

Os recipientes térmicos são projetados de acordo com o mesmo princípio que os isotérmicos, mas as paredes não são feitas de tecido, mas de polímeros densos. As paredes plásticas fornecem proteção adicional para os produtos, pois não se deformam e pioram o calor.

Baterias de armazenamento refrigerado são recipientes de plástico cheios de refrigerante na forma de uma solução ou gel. Quando congelada, essa substância absorve o frio e resfria a temperaturas abaixo de zero, mantendo o frio por muito tempo. Para cada 3-5 litros de volume utilizável da bolsa, é necessária uma bateria de pelo menos 200 gramas.

Cor

A bolsa térmica portátil pode ser da cor de sua preferência. Os fabricantes estão tentando produzir produtos com cores menos sujas, que ao mesmo tempo refletem, em vez de absorver, os raios solares. Padrões de vermelho, azul, cinza e laranja são comuns. Variantes em bicolor de várias combinações de cores são possíveis. Sacos para comida de bebê se distinguem por um espectro particularmente brilhante e decorações adicionais na forma de animais, flores, personagens de desenhos animados e padrões.

Como funciona?

O princípio de funcionamento do produto é simples e intuitivo desde o seu design. Cada uma das camadas é feita de materiais capazes de absorver e reter o frio, praticamente não conduzem calor. É importante levar em consideração que o tempo de conservação dos alimentos frescos e frios depende não só dos materiais e das pilhas, que devem ficar cerca de 10 horas no freezer, mas também da temperatura dos próprios alimentos. Eles também devem ser mantidos na geladeira com antecedência, como a bolsa.

Também vale a pena levar em consideração a temperatura ambiente - quanto maior o grau, mais rápido o alimento aquece. No caso de alimentos quentes, deixe esfriar.

Como usar?

As bolsas térmicas se distinguem pela facilidade de uso:

  • Para atingir o efeito máximo, todos os seus componentes e produtos devem primeiro ser resfriados;
  • Ao escolher quais produtos colocar dentro, você pode usar uma regra elementar, que afirma que a transferência de calor ocorre mais lentamente em uma superfície maior. Por exemplo, uma garrafa de litro leva mais tempo para esfriar do que duas de meio litro;
  • Quanto mais longe o saco estiver de fontes de calor e luz solar direta, mais tempo ele permanecerá frio; Você não deve economizar em baterias, seu número aumenta significativamente a vida útil de produtos frescos;
  • Se as pilhas não estiverem à mão, podem ser substituídas por um breve momento por uma almofada térmica ou recipientes de plástico com soro fisiológico, mantidos no congelador;
  • Se você precisa manter os alimentos aquecidos, não precisa usar baterias recarregáveis;
  • Além disso, um pano de prato ajudará a isolar o recipiente com um almoço quente. Você pode pré-passá-lo com um ferro.

Quanto tempo dura o frio?

A capacidade de manter uma temperatura estável dentro do contêiner depende do tamanho do saco, dos materiais de que é feito, do número de baterias, da temperatura externa, do tempo que os alimentos e os elementos frios passam na geladeira.

As sacolas infantis, que são mais utilizadas como garrafa térmica, e não como geladeira, mantêm a temperatura no mesmo nível por até 3 horas, as sacolas sem bateria - até 4 horas, com baterias - até 13. Sacos de gel pode permanecer frio por até 10 horas.

Como escolher o caminho certo?

Ao escolher uma bolsa térmica, você deve prestar atenção aos seguintes parâmetros:

  • Dimensões. Não se deve comprar uma sacola que sirva como lanche para um time de futebol se for para levar mantimentos para um piquenique de 4 pessoas;
  • Material. A camada externa deve ser densa, o plástico deve ser forte e o espaço interno deve ser forrado com filme de PVC, não com oleado colorido;
  • Costuras. Não deve haver fios salientes, pontos fracos e tortos;
  • Espessura da parede. Para a conservação dos produtos, é necessária uma espessura de pelo menos 0,8 mm. Quanto mais largos forem, mais tempo o produto manterá a temperatura;
  • Acessórios. Velcro e travas também desempenham um papel importante - garantem a preservação dos produtos dentro do contêiner, evitando a entrada de ar quente;
  • Correias, rodas, puxadores. Vale a pena prever exatamente como você pretende transportar a bolsa, principalmente se o volume for de 120 litros. As alças devem ser costuradas firmemente, as rodas são preferíveis ao gel, ao invés de plástico;
  • Periodo de garantia. Como acontece com qualquer produto, a bolsa isolada pode ser de qualidade inadequada. Sem um cartão de garantia, esta compra será um desperdício de dinheiro.

Marcas

Na hora de comprar uma bolsa pela primeira vez, você deve olhar mais de perto os modelos que já conquistaram a preferência dos compradores, tendo se consagrado como produtos de alta qualidade e convenientes. Isso inclui as seguintes marcas: Arctic, Ezetil, Decathlon, Igloo, Coolfort, Nordway.

Qual é o preço?

Uma bolsa térmica é uma aquisição disponível para qualquer pessoa. O menor modelo vai custar cerca de mil rublos, a média - 3-5 mil, espaçoso - de 9.000. O custo médio de um termocontêiner é de 7.000 rublos, um refrigerador automático - de 10.000.

O limite superior de preço depende apenas da capacidade financeira e pode chegar a valores acima de 50.000.

Pilhas de armazenamento frio geralmente não são incluídas. O custo de uma peça é de 200 rublos.

Avaliações

De acordo com inúmeras avaliações dos proprietários, a bolsa térmica desempenha suas funções perfeitamente.

O produto é elogiado pela qualidade, durabilidade, facilidade de uso e pela manutenção da temperatura desejada.

Eles notam a amplitude até mesmo do menor modelo e a facilidade de transporte.

As bolsas térmicas para alimentação infantil merecem atenção especial. Eles são ideais para transportar leite morno e fórmula ao viajar e caminhar - os bebês são alimentados e as mães ficam felizes!

sem comentários

Moda

a beleza

casa