Cortes de cabelo

Afinamento do cabelo: o que é, tipos e técnica

Afinamento do cabelo: o que é, tipos e técnica
Contente
  1. O que é isso?
  2. Para que serve?
  3. Como é diferente da formatura?
  4. Visualizações
  5. Seleção de método por tipo de rosto
  6. Ferramentas necessárias
  7. Como moer seu cabelo?
  8. Como consertar erros?
  9. Dicas úteis

Hoje em dia, existem muitas maneiras de pentear o cabelo. As mulheres têm a oportunidade de escolher qualquer penteado e estilo ao seu gosto. Muitas jovens preferem recorrer ao enfraquecimento do cabelo. Esse procedimento é bastante simples, mas pode mudar radicalmente e completar o look de uma fashionista. Hoje vamos dar uma olhada mais de perto no desbaste, descobrir quais são os tipos de desbaste e também considerar as características desse serviço.

O que é isso?

Muitas mulheres já ouviram falar de perda de cabelo, mas nem todo mundo sabe o que essa definição significa. Portanto, lixar a cabeça do cabelo é uma etapa obrigatória na formação da maioria dos cortes de cabelo curtos. Esta etapa é necessária para distribuir uniformemente o volume do penteado existente na superfície da cabeça. Simplificando, o desbaste é o desbaste de cachos, executado pelo corte de fios individuais em diferentes alturas.

Para que serve?

Muitos cabeleireiros começam a emagrecer ao trabalhar em diferentes estilos de cabelo. Graças a esse procedimento, o cabelo fica com uma aparência mais cuidada, bem cuidada e completa.

Muitas vezes, tornam-se mais finos para reduzir o excesso de volume do corte de cabelo resultante em cachos bastante grossos e volumosos. Se falamos de cabelos raros e finos, o procedimento aqui descrito, ao contrário, ajudará a criar um esplendor visual adicional, que falta tanto.

Se houver pontas duplas que podem prejudicar significativamente a aparência do cabelo, você pode eliminá-las optando por um desbaste de alta qualidade.Muitas mulheres escolhem esta solução particular, porque como resultado, é possível conseguir fios não só mais saudáveis, mas também mais atraentes.

Se você precisar criar um volume adicional, o afinamento deve ser feito na zona raiz. Na maioria das vezes, esses procedimentos são realizados na área da coroa e na parte posterior da cabeça. Como resultado, você pode obter um penteado mais exuberante e sólido.

O desbaste também é usado para dar um contorno mais suave ao cabelo aparado. Para isso, os mestres voltam-se para o processamento das pontas dos cabelos. Aqui você pode usar não apenas uma tesoura de desbaste especial, mas também uma reta ou mesmo uma navalha.

O desbaste da franja é feito para retirar o excesso de volume. Depois disso, esse componente do corte de cabelo fica mais obediente, e seu estilo não é difícil. Claro, a franja não deve ser muito crespa ou muito curta para obter resultados realmente bons.

O desbaste não só torna o corte muito mais fácil, mas também permite que você se concentre na estrutura do cabelo que o cabeleireiro está trabalhando. Assim, devido ao desbaste bem feito, é possível preservar por muito tempo a forma imaculada de quase qualquer corte de cabelo formado. E também os mestres experientes aconselham não negligenciar este procedimento se quiser criar uma imagem mais delicada e "suave" - ​​normalmente o afinamento é muito útil aqui.

Como é diferente da formatura?

Muitos fashionistas estão interessados ​​em como o desbaste difere da graduação - outro procedimento popular que permite dar ao seu cabelo uma aparência mais atraente e original. Em primeiro lugar, convém referir que a graduação é dirigida de forma a tornar os cabelos mais volumosos e “vivos”. Isso aumenta a densidade da fita. Na verdade, um mestre experiente, que não se depara com isso pela primeira vez, pode fazer a calibração corretamente.

Se o cabelo precisa ser mais claro e arejado, então o desbaste pode ser a saída. Graças a esse procedimento, ocorre uma espécie de "afiação" dos fios em certas áreas - essa é a principal diferença entre o desbaste e a graduação. É claro que, ao arquivar, você pode tornar o choque mais volumoso, mas o efeito será menos perceptível e expressivo.

Também deve ser levado em consideração que o desbaste é geralmente mais fácil de realizar do que a graduação. Ambas as técnicas podem ser combinadas, se desejado. Isso será especialmente fácil quando se trata de cabelos longos e grossos que precisam de leveza e movimento.

Visualizações

Não pense que o desbaste é uma técnica simples que não difere em variabilidade. Na verdade, existem várias variedades desse procedimento, dependendo das áreas a serem tratadas. Vamos dar uma olhada mais de perto nas características distintas que os diferentes tipos de desbaste têm.

Comprimento total

Freqüentemente, artesãos experientes recorrem ao desbaste em todo o comprimento do cabelo. Isso é mais difícil do que desbastar apenas as pontas do cabelo. Esta técnica caracteriza-se por possibilitar a formação de textura e elasticidade adicionais dos fios. Além disso, os cachos grossos processados ​​desta forma tornam-se muito mais fáceis de modelar, o que é notado por muitas jovens que optaram por esse processamento.

Existem várias formas principais de desbastar os fios de senhora ao longo de todo o comprimento.

  • Fatiamento. Uma técnica muito popular seguida por muitos cabeleireiros. Com ela, cortes deslizantes perfeitos são feitos. Neste caso, uma oval alongada é formada na seção do fio. Graças a este tratamento, os cachos tornam-se visivelmente dóceis e atraentes. O fatiamento implementado de forma inteligente combina todos os componentes necessários de um penteado para torná-lo mais texturizado.
  • Mush. Esta é outra técnica de desbaste bem conhecida em todo o comprimento do cabelo. É realizado em todo o corte de cabelo.A principal característica desta solução reside no fato de que inicialmente o choque é dividido em fios separados, após o que é dobrado para cima. É perfeitamente possível realizar esse trabalho usando uma tesoura de dentes largos comuns em estado seco.
  • Bordas rasgadas. De acordo com esta técnica interessante, um corte horizontal bem feito é feito. Com este tratamento, obtêm-se penteados muito originais e glamourosos, tornando o look feminino mais lúdico e luminoso.

O desbaste de cabelo ao longo de todo o comprimento é muito popular. Faz sentido recorrer a ela quando se trata de um corte de cabelo rasgado ou assimétrico da moda. Essa técnica adicionará a leveza que faltava a uma cabeleira densa.

Nas pontas

Muitas vezes, os cabeleireiros realizam o enfraquecimento do cabelo nas pontas. Graças a esse procedimento, as bordas dos cortes de cabelo ficam mais suaves e discretas. Normalmente, esse arquivamento é feito com cortes oblíquos ou retos.

As dicas podem ser processadas usando métodos diferentes. Aqui estão os mais comuns.

  • Horizontal. De acordo com este método, a fechadura deve ser protegida entre o meio e o dedo indicador. A seguir, o cabelo é cortado perpendicularmente com uma tesoura (cerca de 0,5 cm). Como resultado do procedimento descrito, o penteado fica mais exuberante e estiloso.
  • Vertical. Com este método de processamento, o cacho é fixado da mesma forma que no caso de um corte de cabelo horizontal. No entanto, a tesoura faz movimentos perpendiculares para baixo. Neste caso, a tesoura de desbaste não precisa ser totalmente fechada. É necessário que apenas uma parte do cabelo seja cortada. Como resultado desse tratamento, o penteado fica mais macio e redondo.
  • Dentículos. Também existe uma técnica interessante para afinar as pontas, em que as pontas dos fios devem ser cuidadosamente puxadas e, em seguida, cuidadosamente aparadas em um ângulo de 45 graus. Neste caso, você precisa aderir a uma altura de 0,5 cm.

Basal

Existe também um desbaste especial da raiz. Este tratamento é mais frequentemente utilizado por mulheres jovens que, por natureza, têm cabelos bastante ralos. Com a ajuda do desbaste da raiz, você pode deixar seu cabelo mais volumoso e exuberante. Portanto, o tratamento de cachos longos na própria raiz formará muitos fios de cabelo pequenos, o que não permitirá que o resto dos fios fiquem firmes na cabeça.

Ao diluir a zona radicular dos cabelos grossos, será possível reduzir seu volume dentro de limites razoáveis, para formar o efeito de fios dispostos separadamente. Mas esse método nunca deve ser direcionado a mulheres que têm cachos finos.

O tratamento da zona radicular geralmente é feito com tesouras de desbaste. Em vez disso, é permitido usar uma lâmina especial. Aqui, diferentes artesãos recorrem a diferentes ferramentas, porque cada um tem sua própria abordagem. Cabeleireiros experientes podem lidar com o enfraquecimento da zona da raiz e tesouras comuns.

Processamento de estrondos

A franja, como todo o corte de cabelo como um todo, requer cuidados adequados. Deve ser aparado regularmente e bem colocado. Se você não prestar a devida atenção a esta parte, ela parecerá desleixada e desleixada. Isso pode arruinar todo o penteado e a imagem como um todo. Os fios finos são muito mais fáceis de empilhar, então as mulheres recorrem a esse procedimento com frequência.

Devemos levar em conta o fato de que a franja é rala para o rosto, não para todas as moças. Não é recomendável recorrer a esta solução nos seguintes casos:

  • se por natureza o cabelo for encaracolado (depois de ralo, essa franja fica para fora em todas as direções e fica ridícula);
  • se o cabelo foi manchado em fortes tons de vermelho;
  • se o cabelo for naturalmente fino.

A franja será a solução ideal se a mulher tiver um rosto triangular por natureza. Antes de iniciar esse trabalho, é necessário lavar bem e secar o cabelo.Não é recomendável desbastar nos fios úmidos, pois neste caso a franja pode ficar bem mais curta do que o planejado.

Seleção de método por tipo de rosto

A escolha da redução do cabelo é importante não só pelo comprimento e estrutura, mas também pelo formato do rosto da jovem. Se você fizer tudo certo e escolher a opção adequada, poderá ajustar as proporções do rosto da senhora e até mesmo desviar a atenção de muitas das deficiências, se houver. Vamos dar uma olhada mais de perto em quais tipos de emagrecimento devem ser escolhidos, contando com o tipo direto de rosto da mulher.

  • Volta. Se esse formato de rosto ocorrer, é aconselhável referir-se ao afinamento do fio próximo ao próprio rosto. Visualmente, essa solução o tornará mais estreito. Você não pode prescindir de diminuir um detalhe tão importante do penteado como a franja. É ela quem poderá dar ao corte de cabelo um look mais leve e lúdico que combina com muitas mulheres. Um penteado curto com cabelo tratado na área da coroa não ficará menos impressionante e atraente em meninas com rosto redondo.
  • Oval. Os proprietários de um rosto desta forma têm muita sorte - eles podem recorrer com segurança a quase qualquer solução, todas as opções serão adequadas. É permitido o uso de desbaste aqui em qualquer técnica. Você só precisa levar em consideração a própria textura do cabelo.
  • Retangular ou quadrado. Mulheres com características faciais ásperas são fortemente aconselhadas a não recorrer a ângulos claros e muito expressivos em seus cortes de cabelo. O penteado deve ser o mais leve possível, de preferência assimétrico. As pontas aqui sempre precisarão ser fresadas. Além disso, o recomendado aqui é uma franja ultramoderna colocada de lado, que também precisará ser afinada.
  • Triangular. Um rosto com este formato é caracterizado pelo fato de ter uma testa larga e um queixo estreito. Senhoras com esse rosto, estilistas e cabeleireiros experientes são aconselhados a recorrer a penteados rasgados da moda que passaram por ralo. Também é melhor deixar a franja irregular. No entanto, é aconselhável dar passos a partir do meio da face para obter um bom efeito visual. É permitido adicionar volume extra à coroa.

Não negligencie critérios como o formato do rosto ao escolher o método de desbaste apropriado. Somente se você levar em consideração todos os fatores necessários, poderá obter um resultado impecável.

Ferramentas necessárias

O desbaste do cabelo deve ser realizado com uma série de ferramentas especiais, sem as quais este procedimento pode ficar simplesmente inacessível. Você não pode prescindir de detalhes como:

  • tesouras de desbaste;
  • lâmina de desbaste;
  • tesouras simples.

As tesouras de desbaste são muito semelhantes aos modelos simples, porém, de um lado, a lâmina é equipada com um pente de metal com dentes não afiados. Estas últimas apresentam pequenos entalhes, graças aos quais o cabelo é cortado.

Quanto à lâmina de desbaste especial - geralmente tem um revestimento de plástico, que evita pulos e protege o mestre de lesões acidentais durante o procedimento. Além disso, essas lâminas são equipadas com um cabo de plástico confortável, o que torna o manuseio muito mais cômodo e simples. A lâmina geralmente corta apenas os fios de cabelo que caem sobre ela.

As ferramentas descritas são totalmente acessíveis. Você não precisa procurá-los por toda a cidade. Essas coisas são vendidas em lojas especializadas, onde vários acessórios e equipamentos de cabeleireiro são vendidos. Não devemos esquecer que esses itens bastante perigosos devem ser armazenados exclusivamente em caixas especiais e usados ​​com o máximo cuidado.

Como moer seu cabelo?

Apesar de o desbaste não ser o processo mais fácil, ainda pode ser feito em casa. Para obter bons resultados e obter um corte de cabelo bonito e organizado, você precisa fazer tudo certo. O procedimento deve ser realizado de acordo com as instruções.Vamos considerar passo a passo como afinar adequadamente cabelos de diferentes comprimentos.

Grande

Quando se trata de desbastar cabelos longos e lisos, é importante verificar se eles se ajustam bem. Aqui, você deve seguir uma série de regras importantes.

  • É permitido proceder ao desbaste direto somente após o próprio corte de cabelo. Nesse caso, o cabelo deve estar totalmente seco. Ao se estender das raízes para baixo, a adição de volume sairá, e das pontas às raízes - os fios ficarão mais lisos.
  • Ao limar cabelos longos, seu comprimento é visualmente dividido em 3 partes (devem ser iguais). Para fazer um desbaste completo da raiz, deixe 1/3 do cacho e só então faça o procedimento propriamente dito. Se estamos falando de desbaste parcial - aqui você precisa deixar 2/3 do comprimento.
  • Para que após o corte os fios fiquem uniformemente espaçados, o procedimento deve ser realizado respeitando o mesmo ritmo de abertura e fechamento das tesouras especiais de desbaste.
  • Durante esse trabalho, é muito importante ter um senso de proporção. Tente não exagerar ao afinar o cabelo comprido para não estragar a sua forma e não perder comprimento.

Não tenha pressa em realizar esses procedimentos em casa. Em primeiro lugar, é aconselhável se familiarizar com as fotos de meninas antes e depois de desbastar o cabelo comprido. Além disso, você pode consultar um cabeleireiro, que lhe dirá se você deve começar esse trabalho, ou é melhor deixar essa ideia.

Média

Você pode definir o perfil de forma independente não apenas de fios longos, mas também de fios médios. Normalmente, este procedimento é realizado da mesma forma que no caso de fios longos. Considere como você pode afinar o cabelo de comprimento médio usando a técnica de corte deslizante.

  • É necessário fazer esse corte em cabelos levemente úmidos, com uma tesoura de desbaste. Você deve mover aqui da raiz até a parte inferior do cabelo.
  • A tesoura deve ser mantida paralela aos fios, com cuidado para não pressioná-los até o fim.
  • O corte deve ser feito em um segmento de 1-1,5 cm.

Em vez de tesouras de desbaste, você pode usar uma navalha ou uma máquina com um acessório especial, mas artesãos experientes geralmente recorrem a essas soluções. O cabelo é aparado aqui em cerca de 5-7 movimentos. A navalha deve ser mantida paralela ao cabelo.

Baixo

O cabelo curto e ralo deve ser tratado com muito cuidado. Isso se deve ao fato de que o resultado de tais procedimentos pode ser o mais inesperado: como resultado, os fios podem ficar muito lisos ou com elevação anormal, formando um penteado que lembra um ouriço.

Para que os fios fiquem como deveriam, os mestres recomendam recorrer ao afinamento das têmporas e da coroa. É admissível referir-se a uma técnica denominada "piquetagem", graças à qual as pontas dos cabelos são fornecidas com a posição desejada. Para realizar essa técnica, os cabelos devem ser aparados sobre o pente. Os fios devem ser penteados contra o crescimento do cabelo. Os fios de cabelo que se projetam para além dos dentes do pente precisarão ser cortados com os "narizes" da tesoura, segurando o próprio aparelho em um ângulo de 50 graus.

Como consertar erros?

Muitas vezes há casos em que o mestre ou a própria jovem são muito zelosos com o desbaste. Como resultado, você pode obter um corte de cabelo desleixado e feio, que, por sua aparência, estraga toda a imagem da senhora. É inútil entrar em pânico aqui. Você precisará optar por um corte de cabelo corretivo ou resolver problemas com uma cor de cabelo diferente. Nesse caso, os mestres são aconselhados a recorrer a belos realces. Algumas senhoras saem da situação usando fios estendidos. Um estilo adequado feito com o uso de produtos de modelagem também ajudará.

Dicas úteis

Se você decidir recorrer a qualquer técnica de desbaste de cabelo, então você deve ouvir uma série de dicas úteis e conselhos de mestres experientes em cabeleireiro. Vamos conhecê-los.

  • Para obter, a partir das manipulações realizadas, um resultado realmente de alta qualidade e desejado, é necessário o uso de tesouras extremamente bem afiadas. Em nenhum caso devem apresentar lascas e outros defeitos semelhantes.
  • O procedimento em si deve ser realizado em fios absolutamente secos ou ligeiramente úmidos. Não vale a pena desbastar nos cabelos molhados, já que é possível retirar visivelmente o comprimento, estragando assim o aspecto harmonioso do penteado.
  • Você pode afinar o cabelo cacheado, mas isso deve ser feito com muito cuidado. É aconselhável consultar um cabeleireiro experiente antes de fazer isso. Com a ajuda do desbaste, é possível obter cachos mais claros.
  • Não se deve recorrer ao desbaste se estivermos falando de cabelos muito finos e esparsos. Se você descumprir essa recomendação, poderá chegar ao fato de que o cabelo ficará ainda mais recatado e raro. Além disso, se forem cometidos erros durante o trabalho, demorará muito mais tempo para restaurar os cabelos finos.
  • Não tenha medo deste procedimento. Muitas mulheres têm certeza de que o desbaste causa sérios danos aos cabelos. Na verdade, não haverá nenhum dano à saúde e à estrutura do cabelo se um cabeleireiro profissional experiente estiver envolvido.
  • Os estilistas desaconselham fortemente o enfraquecimento do cabelo se ele já tiver sido submetido a permanente. Fios soltos, desprovidos de um belo brilho, também não devem ser fresados, pois isso os fará parecer ainda mais opacos e sem vida.
  • Durante o desbaste, não se apresse. É aconselhável respeitar a mesma taxa de abertura e fechamento das lâminas da tesoura. Vale a pena ter moderação e agir com cautela para não cometer erros graves e não prejudicar a aparência do penteado.
  • Para que o corte fique com um aspecto natural após a conclusão de todos os procedimentos, é necessário agarrar cuidadosamente um fio arbitrário com a mão antes de desbastar e lembrar o quanto o seu volume difere na raiz e nas pontas. É essa diferença de volume que deverá ser formada aplicando desbaste, completando o corte principal.
  • Nem todo estilo de cabelo permite afinamento - isso é muito importante levar em consideração se você decidir começar a afinar o cabelo. Por exemplo, o quadrado clássico e o desbaste são coisas incompatíveis. Se não quiser se enganar, é aconselhável consultar primeiro um cabeleireiro, que lhe dirá se o seu penteado lhe permite desbastar.
  • O desbaste é uma ótima maneira de se livrar das pontas duplas. Como resultado, será possível não só cortar o cabelo doente, mas também dar ao cabelo uma aparência mais limpa e bem cuidada.
  • Muitas jovens se perguntam se é possível desbastar não os seus próprios, mas os fios estendidos. Sim, é permitido fazê-lo. Além disso, de acordo com as garantias de mestres experientes, tal procedimento em extensões de cabelo permitirá que você forme a aparência mais natural do cabelo. Além disso, esses fios se partem rapidamente e a maneira mais fácil de se livrar das pontas duplas é desbastando-os.
  • O desbaste é um procedimento que pode ser usado tanto por uma jovem quanto por uma idosa. Em qualquer caso, antes de iniciar esse processamento, deve familiarizar-se com as fotografias-exemplos de obras acabadas, para que mais tarde não tenha que se arrepender do que fez.
  • Via de regra, não há necessidade especial de desbaste. É feito após o corte de cabelo. Se o mestre acreditar que não há necessidade de realizar este procedimento, ou se a própria jovem não quiser desbastar os cabelos, isso significa que o desbaste pode ser abandonado.
  • Se você duvida de suas próprias habilidades ou tem muito medo de cometer erros graves durante o desbaste, deve confiar isso a profissionais experientes em suas áreas. Vá a um bom salão. Um mestre qualificado, com profundo conhecimento em corte de cabelo, molda corretamente o cabelo sem cometer erros.

Na maioria das vezes, há comentários positivos sobre o procedimento de desbaste. Este método de tratamento capilar é ideal para fashionistas que desejam atualizar sua imagem, mas não estão preparadas para uma mudança radical. O principal é não esquecer que nem todo mundo está desbastando e deve ser escolhido com muita responsabilidade.

Assista a um vídeo sobre o assunto.

sem comentários

Moda

a beleza

casa