Estilos de roupas

Tudo sobre roupas de patchwork

Tudo sobre roupas de patchwork
Contente
  1. O que é isso?
  2. Para quem é adequado?
  3. Tipos, estilos, design
  4. Com o que vestir?
  5. Belos exemplos

O patchwork é uma das técnicas mais antigas para fazer produtos originais a partir de fragmentos de tecido, couro, camurça e outros materiais. Apesar de a história da existência desta técnica remontar a vários séculos, continua a ser popular tanto entre as simples costureiras como entre os lendários mestres da indústria da moda moderna. No artigo analisaremos o que é patchwork, para quem as roupas feitas nesta técnica são adequadas, com que coisas é recomendável combinar essas roupas.

O que é isso?

Patchwork ou costura patchwork é um tipo especial de técnica para criar vários produtos costurando fragmentos de tecido e / ou outros materiais. Com a ajuda desse tipo de bordado, não só são feitas roupas para adultos e crianças, mas também muitos utensílios domésticos e acessórios. - por exemplo, roupa de cama, colchas, capas, bolsas, chapéus, bichos de pelúcia.

No patchwork, não se utilizam apenas tecidos naturais e sintéticos, mas também couros naturais e artificiais, camurça, peles. Os produtos confeccionados em tricô patchwork têm um aspecto muito original.

Apesar de toda a sua simplicidade visual, o patchwork é uma técnica bastante trabalhosa. Seus aspectos mais difíceis incluem:

  • busca por uma solução harmoniosa de cores (seleção de cores e tons contrastantes ou consoantes);
  • observância da máxima precisão do corte na preparação das abas e montagem do tecido.

Roupas feitas na técnica de patchwork parecem originais e cativantes. Modelos dessas roupas podem ser encontrados nas coleções de muitas marcas famosas - por exemplo, como Christian Dior, Calvin Klein, Versace, Valentino, Tom Ford. Segundo alguns observadores da moda, o patchwork como tendência da moda não perderá a sua relevância durante muitos anos, devido à sua originalidade, integridade e simplicidade.

Para quem é adequado?

As roupas feitas com técnicas de patchwork são geralmente escolhidas por pessoas que querem demonstrar sua independência em relação às tendências da moda em constante mudança. Na maioria das vezes, essas roupas são preferidas por rapazes e moças que valorizam coisas confortáveis, brilhantes e incomuns.

Os jovens, segundo designers, são mais adequados para roupas cativantes e coloridas feitas na técnica de patchwork.

Para homens e mulheres maduros fãs de roupas com elementos patchwork, os estilistas recomendam não se esquecer da moderação na hora de escolher as peças adequadas. Segundo os especialistas, eles devem dar preferência às roupas feitas em combinações de cores discretas e contidas.

O patchwork em roupas infantis parece muito original e apropriado. A técnica de patchwork brilhante e alegre é bem-vinda no design de roupas leves de verão para crianças e itens de guarda-roupa quentes para a meia estação e para o inverno.

Tipos, estilos, design

A arte do patchwork se desenvolveu e se aprimorou ao longo dos séculos em diferentes partes do mundo. As primeiras amostras de produtos feitos com essa técnica, segundo os cientistas, tiveram origem na época do Egito Antigo. Muito depois, o patchwork surgiu e começou a se desenvolver nos países da América do Norte e da Europa, adquirindo características próprias e nacionais.

Atualmente, os designers distinguem entre várias variedades principais de patchwork. Esses incluem:

  • estilo clássico (inglês);
  • Oriental;
  • Japonês.

O design das roupas confeccionadas na técnica do patchwork inglês caracteriza-se pela simplicidade e concisão, simetria e proporcionalidade. A montagem do tecido de tais produtos é normalmente realizada a partir de remendos de formas geométricas regulares - retangulares, quadrados, triangulares. A paleta de cores é dominada por tons pastéis contidos.

E também elegantes estampas florais são frequentemente utilizadas no design de roupas feitas usando a técnica clássica de patchwork.

O design das roupas, feito na técnica do patchwork oriental, destaca-se por sua pegada, pompa e complexidade. No design de tais roupas, padrões geométricos regulares e padrões ornamentados assimétricos são freqüentemente combinados. Os materiais mais populares usados ​​para criar roupas de patchwork oriental são seda natural, veludo, cetim e brocado. Além disso, o patchwork oriental é caracterizado pelo uso de fragmentos de tecido com bordados em ouro, bem como decoração com franjas brilhantes e contrastantes, lantejoulas, strass.

As roupas feitas com a técnica do patchwork japonês se destacam por seu design contido e modesto. Minimalismo e rigor são mais característicos desta técnica. No alvorecer do desenvolvimento do patchwork no Japão, as costureiras tentavam dar ao produto dos restos de coisas velhas o visual mais atraente e elegante. No patchwork japonês moderno, a mesma limpeza e simplicidade podem ser encontradas. O patchwork de estilo japonês é caracterizado por cores descomplicadas, geometria rígida dos blocos costurados, bem como o uso de tons pastéis contidos e ornamentos florais e animalescos graciosos.

Atenção especial deve ser dada à técnica de costura de patchwork original chamada quilt-crazy. Este termo é usado para denotar uma técnica especial de fazer itens acolchoados a partir de remendos costurados aleatoriamente (das palavras em inglês quilt - "para quilt" e louco - "louco"). As características distintivas do design dos produtos feitos nesta técnica são extravagância, assimetria, retalhos de tecido localizados aleatoriamente, bem como costuras decoradas.

As abas usadas na técnica do quilt-crazy geralmente têm um formato de diamante ou triangular e uma variedade de texturas - lisa, pilha, bouclé.

A técnica do quilt-crazy é freqüentemente usada para fazer roupas quentes acolchoadas para crianças - jaquetas, calças, macacões. Também é utilizado na fabricação de agasalhos quentes para adultos - casacos, jaquetas, coletes, jaquetas de inverno.

Com o que vestir?

Roupas feitas com a técnica de patchwork combinam-se com mais sucesso com itens de guarda-roupa em estilos casuais e étnicos. Além do mais, com sua ajuda, você pode criar facilmente uma imagem cativante e original nos estilos boho ou grunge.

Uma jaqueta ou jaqueta feita na técnica de patchwork pode atuar como um elemento espetacular de uma imagem de estilo casual. Os designers recomendam combinar esse item de guarda-roupa com roupas simples em cores neutras - preto, branco, cinza grafite. Um pulôver fino escuro, jeans skinny preto ou calças retas de couro podem ser um excelente complemento para uma jaqueta ou jaqueta feita na técnica de patchwork.

Uma saia feita na técnica patchwork, designers aconselham combinar com camisas e blusascombinado com uma das abas. É permitido combinar tais saias com camisas clássicas de denim azul escuro ou azul claro.

Camisas confeccionadas na técnica patchwork combinam harmoniosamente com jeans, calças de corte estreito e saias monofônicas estilo boho. Eles podem ser combinados com calças jeans, shorts, leggings.

As jaquetas de patchwork, segundo os designers, podem ser utilizadas como um dos elementos básicos de uma imagem no street style étnico ou informal.... Recomenda-se combinar tal roupa exterior com jeans rasgados simples, calças curtas e leggings com isolamento.

Para evitar desarmonia na imagem, você não deve combinar roupas feitas de trapos com coisas de cores variadas e brilhantes. Além disso, os designers não recomendam misturar patchwork e estampas multicoloridas e cativantes em um só visual.

Belos exemplos

O uso de roupas de tons neutros (básicos) permite enfatizar o brilho e a originalidade das coisas feitas na técnica patchwork. Um exemplo disso é um conjunto ousado que consiste em uma jaqueta curta acolchoada, calças pretas de perna reta e um macacão fino de gola redonda. Esse conjunto será uma excelente opção de roupa para um verão frio, primavera quente e seco ou outono.

Roupas confeccionadas com o auxílio da técnica de patchwork são regularmente apresentadas por marcas líderes em desfiles de alta costura. Um exemplo de imagem muito interessante aqui pode ser um conjunto de calças cinza largas retas, uma blusa de gola alta justa preta e um casaco marrom-avermelhado-avermelhado alongado feito de remendos de couro genuíno. Este conjunto foi apresentado pela marca italiana Tod's na Milan Fashion Week como parte da atual coleção de outono.

Com a ajuda de roupas confeccionadas na técnica de patchwork, você pode criar facilmente looks masculinos de negócios. Uma excelente confirmação disso é o conjunto, que consiste em um terno clássico de duas peças azul escuro e um casaco semilongo feito de grandes remendos de lã perolada, esfumada e cinza escuro. Um corte reto estrito, cores neutras, arranjo simétrico de detalhes e clássico comprimento até o joelho permitem que este modelo de casaco se encaixe organicamente na imagem de negócios apresentada.

Patchwork é uma técnica versátil adequada para fazer roupas inteligentes para crianças. Como um exemplo simples, mas muito bonito, aqui está um vestido infantil multicolorido com uma saia de meio comprimento recortada de remendos contrastantes. Uma jaqueta jeans azul marinho é um ótimo complemento para esta roupa de patchwork.

sem comentários

Moda

a beleza

casa