Estatuetas

Descrição das estatuetas LFZ (IFZ)

Descrição das estatuetas LFZ (IFZ)
Contente
  1. História
  2. Técnicas de pintura
  3. Revisão de modelos soviéticos
  4. Estatuetas modernas

A arte da escultura em porcelana em pequena escala remonta a um passado distante. O material único foi inventado na China, onde surgiram as primeiras estatuetas dele, primeiro de um ritual e depois de natureza secular. Com a descoberta da porcelana na Europa, um caminho foi percorrido desde a imitação de modelos chineses, usando elementos escultóricos apenas para a decoração de pratos, até tornar esse artesanato um gênero independente. O apogeu da escultura em porcelana russa começou com os produtos da Fábrica Imperial de São Petersburgo (o futuro LFZ).

História

A Imperial Porcelain Factory, que surgiu a partir da primeira Fabricação de Porcelana da Rússia fundada por Elizabeth em 1744, tornou-se famosa pelo lançamento de estatuetas e grupos escultóricos de incrível beleza e habilidade. Tudo começou com pequenas bonecas e peças de xadrez, para as quais o escultor e entalhador austríaco Johann Franz Dunker foi convidado a trabalhar nelas. O primeiro trabalho em grande escala da Manufatura é o serviço "Próprio" para a Imperatriz Elizabeth Petrovna. Além de baixelas para 50 pessoas, o serviço incluía graciosas estatuetas de putti para decorar a mesa.

O escultor francês Jean-Dominique Rachette (Yakov Ivanovich Rachette), convidado para a fábrica em 1779, marcou o início da era do classicismo. O departamento de produção escultórica começou a funcionar a pleno vapor. A série etnográfica de figuras "Povos do Estado Russo" tornou-se uma grande encomenda. Com base em ilustrações e textos de trabalhos acadêmicos, grupos étnicos que vivem na Rússia - seus rituais, crenças, roupas - foram criados em detalhes.

A continuação do “tema folclórico” de Rachette foi a série “Comerciantes e Artesãos”, que se tornou extremamente popular e influenciou o desenvolvimento geral da escultura em porcelana.

Rachette trabalhava muito com biscoito - porcelana sem esmalte. O Museu Histórico acolhe o seu grupo escultórico "O Vendedor do Peixe e a Senhora", no Hermitage - "Galgo de Zemira" (o cão preferido de Catarina II).

As estatuetas e os grupos de mesa (surtout-de-tabl), incluídos no grandioso serviço Arabesque (973 peças), foram confeccionados segundo os modelos de Rachette. A apoteose da decoração da mesa foi a figura de Catarina II e 9 composições alegóricas sobre suas virtudes (“Generosidade”, “Justiça”, etc.) e sobre as vitórias militares do império.

Numerosas estatuetas de gênero do final do século 18 - início do século 19. foram feitas de acordo com os modelos do escultor Stepan Pimenov. Nessa época, o IPE estava desenvolvendo ativamente histórias nacionais. Pimenov estabeleceu uma direção sentimental, próxima em espírito à obra do pintor A.G. Venetsianov. Os famosos "Vodonoska" e "Vodonos", "The Girl with a Broken Jug" foram repetidamente reproduzidos pelo IPE e copiados por outros fabricantes.

Quando August Spies foi nomeado Modelador Chefe, as prioridades mudaram para seguir os modelos saxões. A planta copiava os modelos de Meissen e Sevres, produzia estatuetas de putti, bacantes, graciosas damas e cavalheiros, lindas crianças com cestos de flores e frutas.

Durante o reinado de Nicolau II, o lançamento de "Os povos da Rússia" continuou: mais 74 estatuetas apareceram. Seu autor foi P.P. Kamensky, que trabalhou em estreita colaboração com antropólogos e etnógrafos. As grandes figuras, com cerca de 40 cm de altura, tiveram uma edição limitada e as menores foram à venda em massa.

IPZ também prestou atenção à chamada escultura de interior. Em 1901-1907. A. Adamson executou trabalhos do biscoito no estilo romântico-clássico: “Ouvindo o sussurro das ondas”, “O Nascimento de Vênus”, “O Último Sopro do Navio”.

O início do século 20 trouxe a cooperação da planta com os artistas da associação "World of Art" E. Lancere e S. Chekhonin (eles estavam envolvidos na pintura). UMA Konstantin Somov tornou-se o autor de três estatuetas na estética do "Mundo da Arte": "Senhora com Máscara", "Amantes", "Sobre a Pedra".

Até o famoso Valentin Serov homenageou a arte da porcelana plástica, completando nela um esboço para a futura pintura "O Rapto da Europa".

Desde 1914, Vasily Kuznetsov era o chefe do departamento de escultura. Seus "Little Humpbacked Horse" e "Ivanushka the Fool" foram repetidamente reproduzidos. Suas séries "Signs of the Zodiac" e "months of the year" são muito interessantes.

Desde 1918, a produção recebeu um novo nome: State Porcelain Factory, e desde 1925 passou a se chamar LFZ (Leningrad Porcelain Factory em homenagem a M. V. Lomonosov).

Olga Glebova-Sudeikina, uma personalidade brilhante da Idade da Prata, fez modelos das estatuetas "Psisha" (o nome da heroína da peça, atriz serva) e "Columbine" para a Fundação Estatal da Federação Russa. Aliás, no catálogo da loja online da fábrica, essas obras ainda estão lá, são moldadas nas formas restauradas. Os originais de Sudeikina são mantidos em l'Hermitage.

Natalya Yakovlevna Danko foi uma das figuras mais importantes das artes e ofícios. De 1914 até sua morte em 1942 (durante a evacuação da sitiada Leningrado), sua vida foi associada ao LFZ. Muitas de suas obras foram feitas no gênero da chamada porcelana de propaganda: numerosos marinheiros, homens do Exército Vermelho, operárias e operárias, agitadores, fazendeiros coletivos, batedores, partidários, pioneiros e heróis de Papanin foram feitos com incrível confiabilidade e habilidade .

Sua irmã mais nova, Elena, costumava trabalhar em parceria com ela, pintando estatuetas. Eles também criaram as famosas estatuetas de Anna Akhmatova (1924), a atriz Zinaida Reich e Meyerhold. Danko também ficou feliz em incorporar enredos simples do dia a dia: "Lavadeira", "Caixa da fortuna", "Jogo de damas", "Hooligan and Apple Trader". Ela fez conjuntos de peças de xadrez, uma grande série de heróis nas obras de Pushkin.

Na exposição de Paris em 1925, LFZ recebeu uma grande medalha de ouro.

Natalya Danko, junto com vários outros mestres soviéticos, recebeu um prêmio individual. O notável escultor A. T. Matveev também foi premiado por uma série de estatuetas de natureza feminina nua: "Lasca", "Banhista com pelve", "Calçar sapatos", etc.

Técnicas de pintura

O alto nível artístico dos murais LFZ é conhecido em todo o mundo. Eles se distinguem por sua expressividade e elaboração detalhada. Existem três métodos principais de pintura:

  • sob o vidrado - o desenho é aplicado sobre a superfície da porcelana, que é então coberta com esmalte e enviada ao forno de alta temperatura;
  • esmaltar - as tintas são aplicadas a um produto esmaltado já queimado, que então é submetido a outra queima em uma mufla a 700-900 ° C;
  • "Intraglaze" a pintura implica que as tintas são aplicadas após o esmalte e a cozedura, mas depois reutilizam temperaturas ultra-altas, a partir das quais a tinta literalmente se funde com o esmalte.

Os artistas do IPZ / LFZ aplicaram todos os métodos, dependendo da tarefa criativa. Underglaze dá cores suaves e suaves. O overglaze tem contornos claros e um relevo ligeiramente perceptível do traço. Um efeito decorativo adicional é fornecido por douramento.

Revisão de modelos soviéticos

A porcelana soviética era justamente o orgulho do país, junto com o balé e as conquistas no espaço. A fábrica de Lomonosov era a líder do setor e se tornou a primeira na URSS a lançar a produção de porcelana fina de paredes finas. Os produtos LFZ sempre foram um item de exportação lucrativo. Hoje, colecionadores de todo o mundo estão perseguindo estatuetas do passado. Estatuetas raras, lançadas em pequenas edições, e modelos de autores de artistas e escultores que fizeram a glória da planta são especialmente apreciados.

  • A escultora aplicada Sofya Velikhova criou obras populares como "Jovem Pushkin na Mesa", "Pequena Bailarina", "Primeira Valsa", "Mashenka".
  • As heroínas de Efim Gendelman são líricas e sinceras: "The Girl Sits", "Summer Day", "On Sketches".
  • Os heróis dos contos de fadas parecem muito vantajosos em porcelana, por exemplo, o brilhante "Ivanushka and the Firebird" de G. Yakimova e E. Lupanova, "Guidon and the Swan Princess", "Alyonushka", "Geese-Swans".
  • O tema esporte sempre foi relevante na URSS. "Patinadora artística" E. Gendelman, "Esquiador" e "Esquiador" G. Stolbovoy, jogadores de futebol de porcelana, goleiros e nadadores promoveram a educação física.
  • O famoso ilustrador Aleksey Pakhomov fez várias figuras para o LFZ: "First Grader", "Filippok", "Young Ballerina".
  • O tema infantil foi continuado pela grande e muito querida série popular “Infância Feliz” de Galina Stolbova: “Aluna”, “Jovem Dançarina”, “Menina com Coroa de Flores”, “Canção de Ninar” e outras estatuetas.
  • Os contos de Bazhov nos Urais acabaram se tornando um tema popular: "A Senhora da Montanha de Cobre" foi produzida por várias empresas de porcelana ao mesmo tempo. No LFZ, esta figura foi executada por V. Shchukina. E o escultor E. Yanson-Manizer tornou-se o autor da estatueta do retrato de Maya Plisetskaya nesta imagem do balé "Flor de Pedra".
  • Mais de uma vez, as páginas da literatura clássica se tornaram uma inspiração para os mestres da porcelana. A série dos anos 1950 "Personagens de Gogol" dos artistas B. Vorobyov e I. Riznich, composta por 9 peças, tornou-se um fenômeno muito perceptível.
  • Quase todos os interiores soviéticos eram decorados com estatuetas de animais: vários cães, ursos polares, cavalos, tigres produzidos pela LFZ eram um presente popular e, para muitos, tornaram-se itens de coleção. E hoje figuras como "Penguin" e "Raccoon" de P. Veselov, "Bulldog" produzido desde 1949, "Lion", "Elephant" e "Deer" de B. Vorobyov, "Boxer" de V. Drachinskaya estão em demanda. .

Estatuetas modernas

Os pequenos plásticos escultóricos modernos do IPE são representados por seções:

  • bolacha;
  • escultura de gênero;
  • animalesco;
  • esporte;
  • Período soviético (objetos de acordo com as formas e pinturas dos grandes mestres da planta).

A maior parte do catálogo inclui esculturas de animais. A coleção é dividida em subseções:

  • gatos;
  • cães;
  • os ursos;
  • moradores da floresta;
  • roedores;
  • pássaros;
  • África;
  • anfíbios;
  • peixes;
  • os habitantes da fazenda.

As figuras dos animais são feitas de diferentes maneiras: realistas e detalhadas, ou com um certo grau de convenção, estilizadas. Existem modelos novos ("Bull", lançado para o Ano Novo de 2021, "Dove", "Russian Toy Terrier", "Cat with a Ball", "Koala", um lindo "Arabian Horse" de um biscoito), mas a maioria são circulações de estatuetas populares cujos autores foram famosos escultores de animais do passado: P. Veselov, B. Vorobyov, N. Muratov.

A produção de estatuetas de gênero e grupos tradicionais para o IPZ continua. Os esboços do cotidiano de Petersburgo segundo as formas e pinturas de Elvira Yeropkina ("Encontro", "Depois do trabalho") são produtos altamente artísticos, porque as obras do mestre estão em museus e coleções particulares.

A colaboração com o artista gráfico Anatoly Belkin acabou sendo muito interessante.

As obras do famoso Mikhail Shemyakin do projeto de 2006 "Hoffmaniada" são destacadas em um grupo separado. A série exclusiva consiste em uma série de personagens criados pelo artista para o balé Quebra-nozes no Teatro Mariinsky. São estatuetas bastante caras, itens cobiçados para presentes e coleções luxuosas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa