Design e decoração

Quarto amarelo: prós, contras e recursos de design

Quarto amarelo: prós, contras e recursos de design
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Opções de acabamento
  3. Itens de interior
  4. Iluminação
  5. Belos exemplos

O amarelo é uma cor ensolarada que transmite o clima de verão e simboliza conforto e aconchego. Mesmo no dia mais frio e nublado, será muito agradável e confortável estar em um cômodo decorado com essas cores, e se você usar essa cúpula para decorar um quarto, então um clima ensolarado vai se instalar nele pelo menos até o próximo renovação.

Peculiaridades

Via de regra, os quartos são decorados em amarelo por pessoas que amam o calor dos dias de verão e desejam contemplar sombras semelhantes à luz do sol o ano todo. Entre a grande quantidade de tons, todos podem escolher o certo. As variedades mais populares da faixa amarela no design de interiores de quartos incluem o seguinte:

  • cítrico;
  • amarelo claro;
  • mostarda;
  • canário;
  • ouro amarelo;
  • linho;
  • verde amarelo;
  • amarelo pastel;
  • enxofre amarelo;
  • areia;
  • milho.

Tomando como base uma das tonalidades anteriores e complementando-a com outras mais adequadas de acordo com o espectro de cores, será possível criar um interior único, o que propiciará um descanso confortável, mas ao mesmo tempo dará impressões agradáveis ​​e excelente humor antes de ir para a cama e imediatamente após acordar.

O amarelo é combinado com mais sucesso com várias cores em um dormitório.

  • Branco. Tal conjunto parece gentil, mas ao mesmo tempo elegante. Como regra, o branco neutro é diluído com detalhes em amarelo ou fica em pé de igualdade com uma tonalidade ensolarada, criando assim uma atmosfera brilhante e positiva.
  • Marrom. Cores do mesmo espectro, mas com diferentes saturações, permitem que você crie uma incrível combinação de qualidade e leveza no banheiro.Via de regra, opta-se por móveis marrons, que são complementados com tecidos leves de tonalidade ensolarada (podem ser colchas, lençóis, cortinas, tule) ou quaisquer acessórios (molduras, abajures ou arandelas, tapete de cabeceira e muito mais) .
  • Verde. A combinação de tons claros naturais agradará aos otimistas e conhecedores inatos de tudo que é natural e natural. Essa colaboração parece espetacular no estilo biônico ou ecológico. Mas é importante notar que para uma melhor percepção do interior, é necessário complementar este dueto com uma terceira tonalidade, que retirasse parte do cativante destas duas cores e as suavizasse um pouco. Para este efeito, são adequados o bege pastel, o leitoso, o castanho claro e, em alguns casos, o preto.
  • cinza... Amarelo com cinza é uma combinação quase clássica em design de interiores moderno. Essa união parece suculenta, mas ao mesmo tempo suave, ambas as cores se complementam e realçam perfeitamente. Neste caso, não existe um brilho ousado, como, por exemplo, ao combinar o amarelo com o verde, mas ao mesmo tempo, estes tons parecem muito vivos e orgânicos próximos uns dos outros.

Opções de acabamento

Via de regra, ao planejar o interior de um quarto, o tom principal é definido pelas paredes, piso e teto. É sobre eles que se constrói toda a composição de estilo do cômodo, e o dormitório amarelo não foge a esse ponto.

Paredes

As paredes ocupam a maior percentagem da vista não só do quarto, mas também de qualquer outra divisão, por isso é tão importante escolher a opção certa para o seu design. Se estamos falando de uma sala em cores ensolaradas, então é importante, antes de tudo, escolher a textura correta da superfície, pois a textura de alguns materiais pode sobrecarregar demais o espaço.

Para uma sala destinada ao relaxamento, a melhor opção para decoração de parede será o papel de parede: clássico ou pintável. O material de sua fabricação pode ser qualquer coisa: papel, não tecido, vinil, fibra de vidro ou mesmo bambu. O principal é que permitem que o quarto respire e seja amigo do ambiente, uma vez que uma pessoa passa pelo menos um terço da sua vida no quarto e é perigoso contactar constantemente uma fonte de toxinas.

É muito mais importante escolher a cor certa.

Se você planeja decorar as paredes em amarelo, não deve ter um tom chamativo (como amarelo ácido ou limão). Em uma sala iluminada, a psique estará constantemente em um estado de agitação, portanto, é improvável que seja possível relaxar totalmente em tal sala. É melhor dar preferência aos delicados tons de bege e amarelo, à cor do sorvete de caramelo e às cores pastel da areia. Essas sombras não atraem muita atenção, mas dão o tom para todo o espaço. Quaisquer outros itens podem ser mais brilhantes e acentuados em tal quarto.

A harmonia neste caso não será violada, um ambiente confortável e tranquilo será alcançado na sala, que é ao mesmo tempo bastante fresco e positivo.

Se a predominância do amarelo no quarto é planejada apenas nos detalhes, traindo a cor geral ensolarada do ambiente, então, na hora de decorar as paredes, vale a pena privilegiar os tons neutros ao todo. Por exemplo, podem ser cores de leite, tons de bege claro de diferentes intensidades, bem como uma escala de cinza claro.

Piso

Nem tudo é tão difícil aqui, o principal é escolher uma tonalidade que combine com o esquema de cores de todo o quarto. Se tons brancos ou claros prevalecem nele, então o piso deve ser o mesmo, e se itens de interior escuros forem usados, por exemplo, móveis feitos de carvalho ou alguma outra madeira escura, então o piso dos tons correspondentes também será apropriado.

Teto

Uma vez que a cor amarela pertence em grande parte à gama de iluminação, o tecto é escolhido da mesma forma. Um teto amarelo será supérfluo mesmo em uma sala completamente amarela, portanto, essa opção deve ser excluída. Um top branco é a solução ideal para esse tipo de quarto, a única questão é qual tonalidade dessa cor escolher: quente ou fria.

É um absurdo se o projeto for completado por uma superfície de teto branco-azulado, enquanto abaixo dele o mobiliário estará localizado exclusivamente em cores quentes.

Outra questão é preferir uma superfície de teto fosca ou brilhante. Aqui, ao escolher, você precisa basear-se em outros critérios e, em primeiro lugar, esta é a área da sala. Se o quarto não é grande e ao mesmo tempo tem tetos altos, então a melhor opção é escolher uma tela brilhante. Neste caso, todo o ambiente será refletido no teto, e a quantidade de luz dobrada dará a sensação de um espaço maior.

Se o esquema de cores for bastante neutro e não houver necessidade de uma expansão visual do espaço, é perfeitamente possível parar em o forro fosco, de manutenção muito mais prática, não atrai muita atenção e completa organicamente toda a composição.

Itens de interior

Quanto à mobília do quarto, geralmente inclui uma série de itens necessários.

  • Cama. Pode ser duplo ou individual, dependendo da quantidade de pessoas na sala. O material de sua fabricação, como outras peças de mobiliário, raramente é amarelo e na maioria das vezes é feito sob uma árvore ou tal. No quarto, cujo desenho se baseia no amarelo, é preferível dar preferência aos móveis em tons claros de madeira: faia clara e outonal, olmo, carvalho cremona e champanhe, ácer real e madison, nogueira e amieiro.
  • Curbstone... De acordo com o parágrafo anterior, pode haver uma ou duas de cada lado da cama de casal. A cor do gabinete, assim como da cama, pode ter um tom amadeirado.

Na maioria das vezes, esses itens são empacotados e vendidos juntos.

  • Armário... Pode ser substituído por um amplo camarim ao lado do quarto ou, caso haja uma única pessoa no quarto, por uma pequena cômoda com cabide para guardar os ternos.
  • Armário pode ser ótimo para complementar o interior amarelo se for impressa em fotos no tom correspondente ao esquema de cores da sala.
  • Cortinas... Quase nenhum quarto pode passar sem eles, já que este quarto, junto com um banheiro e um banheiro, é privado. Em casos raros, quando o apartamento se encontra nos pisos superiores e não existem janelas no lado oposto do edifício adjacente, é permitida a ausência de enquadramento têxtil no espaço da janela. Além disso, nem sempre há cortinas nas janelas dos quartos em estilo loft. Mas se eles existem, eles recebem um papel importante - dominar a cor na sala.

Na maioria das vezes, a predominância do amarelo em uma sala se deve a essa mesma cor das cortinas que ressoam com outros tecidos no quarto.

  • Tapete... Via de regra, nos últimos anos, um número cada vez maior de designers tende a não utilizar esse atributo de forma alguma nas residências, preferindo o acabamento do piso com elementos de madeira natural. O sistema de piso quente pode substituir o calor do pelo de lã. Mas, ainda assim, nada pode substituir um tapete fofo perto da cama, que é tão agradável de pisar, apenas quando você acorda e sai da cama.

É ele quem pode dar o toque final ao decorar um quarto em amarelo.

Iluminação

A luz é um detalhe que pode completar ou arruinar com competência toda a composição interior, portanto, atenção especial deve ser dada ao design da iluminação e à escolha das lâmpadas.

Portanto, se a sala está voltada para o lado sul, nela você pode usar a faixa fria de brilho, que é fornecida, por exemplo, por lâmpadas fluorescentes. No lado norte, lâmpadas LED suaves que emitem um espectro quente complementam organicamente a cor da sala.

Quanto à escolha das próprias fontes de luz, então não há restrições aqui, é importante apenas manter o equilíbrio entre luz e cor e escolher os dispositivos adequados ao estilo da sala. Lustres elegantes podem complementar a falta de luz do dia, e as arandelas difusas proporcionam uma atmosfera agradável de privacidade e um crepúsculo confortável, tão necessário para um bom descanso.

Belos exemplos

Um excelente exemplo de uma abordagem moderna ao design de interiores. Nada supérfluo, mas ao mesmo tempo tudo está em seu lugar. O estofamento amarelo combina com o realce da parede, uma superfície cinza neutra equilibra os detalhes vibrantes e um lustre imponente completa a composição.

Opção de quarto em estilo country. Móveis clássicos e tecidos brancos parecem muito orgânicos em contraste com as paredes amarelas.

Um clássico com um toque moderno, a provar que nunca há muito amarelo. Grandes molduras em marrom combinam perfeitamente com a cor das paredes, e os tecidos ressoam uns com os outros e complementam perfeitamente a decoração das paredes e tetos.

Para a cor amarela no interior, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa