Marcas de máquinas de costura

Máquinas de costura: princípio de operação, tipos, seleção e uso

Máquinas de costura: princípio de operação, tipos, seleção e uso
Contente
  1. História e modelos antigos
  2. Princípio da Operação
  3. Tipos e sua estrutura
  4. Como escolher?
  5. Modelos populares, comentários sobre eles
  6. Regras operacionais
  7. Possíveis problemas
  8. Visão geral da revisão
  9. Adendo

As máquinas de costura parecem ser um produto muito simples e até primitivo. No entanto, muitos têm pouca ideia de seu princípio de operação e tipos básicos, bem como de como essas coisas apareciam. Enquanto isso, apenas pessoas com conhecimento podem fazer uma escolha competente e usar uma máquina de costura.

História e modelos antigos

É geralmente aceito que as máquinas de costura foram inventadas na segunda metade do século XVIII. Inicialmente, eles tentaram simplificar a costura diretamente, reproduzindo o trabalho manual com a maior precisão possível. A eficácia desse método acabou sendo extremamente baixa.

E quase ninguém, exceto os próprios inventores, precisava de tais dispositivos. Tudo mudou em 1814, quando um alfaiate austríaco chamado Josef Madersperger inventou uma agulha com um orifício na ponta afiada.

Ao longo de vários anos, engenheiros em diferentes países começaram a pensar em como usar essa agulha na obtenção de pontos mecanizados. A patente oficial de uma máquina de costura mais ou menos próxima do modelo moderno foi emitida em 1830 por Barthélemy Timonier.

Este desenvolvimento já permitiu a criação de uma fábrica de costura. A próxima melhoria foi feita por Elias Howe. Este cidadão americano apresentou o ponto de costura ao mundo em 1845. Esse método permitia que a máquina costurasse até 300 pontos por minuto.

Nos anos seguintes, os projetos melhoraram rapidamente. Os engenheiros tentaram desenvolver costura horizontal e vertical. A distribuição em massa de máquinas de costura não para a indústria, mas para uso doméstico, porém, já está associada ao nome de Isaac Singer.

A perfeição dos produtos por ele inventados é tal que se tornaram antiguidades, e alguns dos exemplares continuam a ligar regularmente o tecido no século XXI. A mais bem-sucedida das primeiras variantes (com o "swing shuttle") também foi introduzida por Singer em 1850.

Essa marca ganhou fama mundial em meados da década de 1860. Até o final do século 19, houve um verdadeiro boom das máquinas de costura, e então surgiram várias empresas que são amplamente conhecidas dos interessados ​​nos dias de hoje.

Em nosso país, a produção desse tipo de equipamento teve início em 1900.

Agora, os seguintes modelos são classificados como antiguidades:

  • Borletti;
  • Borboleta;
  • "Seagull-2" soviético;
  • "Seagull-132";
  • Csepel;
  • Mini Jaguar;
  • Adolf Knoch;
  • Kochler.

As primeiras máquinas de costura produzidas na URSS datam de 1923. Naquela época, era uma produção bastante complexa (quase no mesmo nível da produção de carros hoje). Os produtos custam em conformidade. É curioso que a perfeição dos designs da Singer tenha permitido que fossem lançados sem alterações por várias décadas consecutivas. Até mesmo o design, que acabou se tornando uma característica dos produtos Podolsk, foi cuidadosamente preservado.

Princípio da Operação

Ao longo do último século e meio, as máquinas de costura foram aprimoradas significativamente. Não apenas eletrificado, mas até mesmo designs eletrônicos apareceram. No entanto, o "núcleo" principal permaneceu inalterado e, aparentemente, permanecerá da mesma forma para sempre. Os dispositivos portáteis e motorizados sempre têm:

  • volantes;
  • dispositivos de enrolamento;
  • mangas;
  • porta-agulhas;
  • receptores (permitindo reverter);
  • rodas de seleção de padrões;
  • Suportes para costurar mangas;
  • placas de agulha;
  • plataformas especiais.

Mas todos esses detalhes são fáceis de ver ao examinar o dispositivo de fora. E a parte principal de qualquer máquina que funciona com sucesso é o ônibus espacial. A parte mais importante do ônibus espacial é o carretel. É com ela que você deve prestar atenção constante na hora de costurar. O papel da bobina é dispensar linhas para os nós principais. Este processo é automatizado. Requer que a linha seja inserida em um slot especial. O sistema é cuidadosamente ajustado para evitar pular pontos individuais.

Continuando a se familiarizar com o diagrama da máquina de costura, você precisa prestar atenção em mais um detalhe - a bica. Evita que a bobina caia da bobina. O design é bem desenvolvido e bem equilibrado. É quase impossível violá-lo propositalmente sem seguir as instruções das instruções. A lançadeira é cortada em um perfil especial. Uma conexão especial de biela é responsável por seu movimento correto.

Os operadores têm a capacidade de influenciar essa conexão usando um painel extraível de metal.

A agulha, movendo-se ao longo de um determinado caminho, desce pela linha superior capturada. Então este fio é levado pela lançadeira. Com sua ajuda, os fios superior e inferior são entrelaçados. Tudo parece simples, mas uma solução tão elegante já permite costurar em zigue-zague e até criar padrões chiques. Alguns modelos possuem agulhas laterais que simplificam o processamento do tecido nas bordas, mas é quase impossível encontrar essas máquinas em uma loja comum.

Existe uma unidade dentro do corpo da máquina de costura. Em dispositivos mecânicos, ele se move devido à força muscular de uma pessoa. Os modelos mais avançados usam um motor elétrico. É da pulsão que o impulso mecânico vai para a biela.

Todas as máquinas de costura são projetadas para uso de longo prazo e, portanto, tentam torná-las o mais duráveis ​​possível.

O lubrificante é aplicado através de orifícios especiais. Você não precisa desmontar o carro para isso. Se você cuidar bem do equipamento, ele durará facilmente de 40 a 50 anos. As opções avançadas incluem um pedal. Os designers modernos estão cada vez mais tentando usar não um pedal mecânico, mas eletromecânico, a fim de simplificar ainda mais o trabalho.

Um processo muito importante de avanço do tecido é realizado com a ajuda do eixo principal. A biela o conecta ao eixo do volante. Além disso, um par de hastes gira sincronizadamente nas laterais.É sua torção que empurra o mecanismo de brochamento. Uma das hastes é complementada com uma "cauda de andorinha". Ele se move para frente e para trás ao longo do curso da matéria costurada. No segundo eixo, há um came que sobe e desce a própria cauda de andorinha. Ele já transmite um impulso mecânico para dentes especiais. E esses dentes giram no lugar.

As máquinas de costura possuem outro parafuso que controla a tensão da linha.

Tipos e sua estrutura

A classificação principal das máquinas de costura domésticas implica sua divisão em três tipos:

  • dispositivos puramente mecânicos;
  • dispositivos eletromecânicos;
  • sistemas informatizados.

Historicamente, o primeiro tipo apareceu antes dos outros. Projetos desse tipo atingiram seu auge de perfeição no início do século XX. Mas mesmo nessas máquinas, e mesmo em máquinas mais antigas, você pode costurar muito bem. O principal é depurar corretamente o dispositivo. O "Singer" mecânico e o "Podolsk" um pouco mais recente são usados ​​principalmente para costura reta.

Diferentes modelos podem ser operados com a mão ou com o pé.

A "mecânica" mais avançada pode até fazer um ponto em "ziguezague". Isso é típico para modelos da família "Seagull". Carros mecânicos são quase eternos... Mas esses dispositivos não podem se orgulhar de grande funcionalidade. Além disso, eles devem ser ajustados individualmente para todos os tipos de tecidos.

A grande maioria das máquinas de costura modernas são equipadas com acionamento eletromecânico. Essa adição expande significativamente o número de manipulações disponíveis. Você pode facilmente:

  • cerzir;
  • botões de bainha;
  • formar costuras de vários tipos;
  • defina o ponto necessário rolando uma roda especial.

Máquina de costura de computador ainda mais funcional e sofisticado. Todos esses modelos possuem um microprocessador embutido. A incorporação de tela também é fornecida. O número de etapas de trabalho pode ser superior a 100. O sistema automático dá dicas para a seleção do tecido e determinação da força de pressão. Existem muitos desses modelos na variedade do irmão, Bernina.

O custo dessa técnica é alto, mas essa taxa é compensada pela capacidade de realizar manipulações muito complexas. As versões mais caras possuem uma unidade de bordar e podem memorizar a seqüência de ações. Tal solução significa um nível qualitativamente novo de montagem. E requisitos muito elevados são impostos aos componentes.

É comum fazer a distinção entre as máquinas de lançadeira e de corrente. Alguns estudos da indústria mostram que a participação tecnologia de transporte representa pelo menos 75% de todo o trabalho realizado.

Se você planeja trabalhar com couro e tecidos duráveis ​​semelhantes, você deve dar preferência máquina colunar.

Esses dispositivos são muito apreciados na indústria de móveis e calçados. Mas, para uso doméstico, seus recursos são redundantes.

Merece atenção e modificação da manga... Ao contrário do nome, não é necessário apenas quando se trabalha com agasalhos. Essas máquinas permitem costurar sapatos de couro e peças em bruto para eles em locais de difícil acesso. Também é possível trabalhar com bolsas e artigos de couro. Note-se que as máquinas de costura de manga são adequadas para uso doméstico. Esta opção facilita o trabalho com mangas, calças.

A plataforma de manga difere da plataforma usual apenas porque o armazenamento de acessórios pode ser removido. Mas também devemos levar em conta que todos os modelos produzidos em massa agora têm essa plataforma.

Portanto, mencioná-lo na descrição nada mais é do que um truque de marketing inteligente.

Máquina de fazer bainhas, ao contrário do ponto fixo tradicional, é bastante útil. Geralmente é usado quando você precisa costurar calças ou um vestido. Esse dispositivo permite que você costure de acordo com a margem de manobra, sem ir para a frente.

Algumas versões possuem espaçador que permite puncionar a bainha em 1 ou 2 pontos. O objetivo dessa lacuna é reduzir a visibilidade de perfurações em tecidos finos.

Aparelho de dois êmbolos (tendo um par de espremedores) torna possível formar linhas completamente fechadas entre a parte principal e a margem de manobra.

Para trabalhar com tecidos de traje de elite, são utilizadas máquinas que fazem uma alça de cinto sem costuras visíveis.

Se não estiver limitado a servo tecnologia séria, você pode dar preferência a um mini-stick (em outra grafia - mini-stecher). Seu objetivo é consertar pequenos itens. E não só as pequenas, mas também cortinas e roupa de cama. A massa dos mini-adesivos é de 0,1 a 0,3 kg.

Isso permite que sejam usados ​​na estrada - em um hotel, camping; carregue com você em uma carruagem ou carro com segurança.

Os adesivos são simples e geralmente não possuem componentes eletrônicos. Você não precisa ter nenhuma experiência com dispositivos fixos para usar um carro rodoviário. Neste caso, será possível concluir todas as opções de costura e costura mais comuns. É perfeitamente possível trabalhar com uma grande variedade de tipos de tecidos. O princípio básico de conexão é o mesmo do grampeador. Se voltarmos às máquinas de costura fixas, então, entre elas, deve-se distinguir entre modelos com caixa de plástico e caixa de metal. O primeiro tipo é mais fácil. Mas o segundo é mais confiável e estável. Todos os modelos antigos são feitos apenas de metal e madeira. Também existe uma diferença no número de agulhas.

A máquina de agulha única tem poucos recursos. Mesmo para uso doméstico, muitas vezes você terá que usar um modelo de duas agulhas. Ele permite que você conduza algumas linhas paralelas. Você também pode:

  • subsídios para rabiscar;
  • produzir cintos;
  • lidar com cintos e correias.

Freqüentemente, nas descrições das máquinas de costura, eles mencionam o transportador superior. Este é o nome do "calcador de transporte" (que substitui o calcador usual), que ajuda a avançar o tecido por cima. Como resultado, as duas camadas dobradas de matéria se movem simultânea e uniformemente. As rugas e outras consequências do processamento desigual desaparecem. Além disso, os transportadores superiores são relevantes quando você precisa manusear materiais deslizantes finos.

Merece uma conversa separada bartackers... Eles formam pontos curtos (bartacks) - daí o nome. Esses dispositivos podem ser automáticos e semiautomáticos. O processo é muito simples: depois de aplicar um ponto de linha única, ele é enrolado com linha ou linhas adicionais.

Alguns dos modelos são programáveis ​​e podem executar opções de processamento bastante complexas e até mesmo cortar automaticamente o resto da linha.

É apropriado encerrar a revisão em máquinas de costura de caseado... Todos esses modelos podem colocar laços simples e de ilhó automaticamente. Freqüentemente, o próprio dispositivo mecânico é responsável pelo ciclo de cobertura. Mas em versões mais avançadas, há controle de software, que expande significativamente as capacidades das máquinas de costura. Por exemplo, surge a opção de criar casas de botão com moldura reforçada, o que é muito importante para tecidos de malha e malhas facilmente danificados.

Como escolher?

Tipo vaivém

É impossível escolher uma boa máquina de costura manual ou automática sem se interessar pelas características da lançadeira. Para iniciantes, basta dominar a arte da costura. dispositivo de pêndulo... Esta solução construtiva foi usada de forma muito ativa no passado. Agora ele pode ser encontrado apenas em produtos da categoria de orçamento. Mas mesmo eles foram melhorados significativamente - agora não há necessidade, como no mesmo "Podolsk", para configurar manualmente o sistema.

Lançadeira dupla envolvente vertical - o oposto do "pêndulo". Tanto que este aparelho só pode ser encontrado dentro de modelos profissionais caros. É apreciado por sua combinação de velocidade impressionante e resistência ao desgaste. Ao usar tal sistema, mesmo o trabalho intensivo é extremamente raramente acompanhado pelo aparecimento de linhas defeituosas.

Lançadeira horizontal - o "mais silencioso" e principalmente encontrado em dispositivos de gama média, no entanto, requer configurações complexas.

Tipos de pontos

Esse ponto também não pode ser evitado ao se discutir as características técnicas das máquinas de costura. O zigue-zague de uma peça permite processar a superfície de corte.Ziguezagues estreitos ajudam a costurar tecidos elásticos e malhas. Um duplo zigue-zague ajuda a costurar a trança e conectar suas bordas. O modo de ponto invisível permite que você costure a parte inferior de vários produtos; isso requer um pé especial.

Também podem estar presentes:

  • costuras decorativas (como uma concha);
  • passagem secreta elástica;
  • "alongamento" de três carreiras;
  • costura em favo de mel;
  • linha de conexão;
  • alguns outros modos.

Costurando uma casa de botão

As máquinas de costura de alta qualidade do tipo mecânico e eletromecânico só podem fazer laçadas planas. É difícil implementar algo radicalmente diferente em tal base de elemento. A exceção são os equipamentos computadorizados e as máquinas de bordar para uso doméstico. Em grandes fábricas, as dobradiças são formadas usando máquinas especializadas em casas de botão, mas engenheiros treinados devem escolhê-las, portanto, este tópico não deve ser tocado aqui.

A grande maioria dos eletrodomésticos já sabe fazer laços no modo automático. Você só precisa monitorar a translação do pé e o comprimento das voltas. Ao escolher o tamanho do caseado, você precisará focar no botão fixado no calcador.

Alguns modelos têm velocidades de ziguezague diferentes ao ir e voltar. Mas a disponibilidade de tal opção deve ser esclarecida antes de comprar.

Tipo de controlo

As estruturas mecânicas são completamente independentes da alimentação da rede. Portanto, eles podem ser usados ​​mesmo onde não há alimentação elétrica e não é esperado. Dispositivos eletromecânicos não podem mais funcionar sem estar conectados à rede elétrica. Alças especiais são usadas para definir o modo necessário. Na técnica de costura eletrônica, os botões são usados.

Mas uma solução mais avançada é usar sensores. Em várias lojas, as máquinas de escrever eletrônicas são chamadas de máquinas, nas quais existem botões mecânicos separados. Também é necessário distinguir entre software e controle de computador. A última opção envolve o uso do próprio sistema operacional da máquina. Esta é a solução ideal para costura de designer e designer.

Agulhas

Por melhor que seja a máquina em si, é completamente inútil sem agulhas. Bem, como um suporte, ele só pode ser usado. Tente distribuir as agulhas para os tipos de tecidos preferidos.

Os números 65-90 são perfeitos para costurar tecidos elásticos e extra elásticos. Tecido leve deverá ser costurado com agulhas 60-70.

Existem também combinações ideais (de acordo com os números das agulhas):

  • 80-90 - chita grossa, tecidos básicos e sintéticos;
  • 100 - denim e fibras sintéticas densas;
  • 110 - variedades densas de lã;
  • 120 - pano áspero e saco;
  • 100-200 - couro, lona.

Opções adicionais

No passado, havia máquinas de costura da classe 22. Eles foram descontinuados há muito tempo, mas a classe 1022 já os substituiu. Esta solução é perfeita para ateliês e pequenas confecções. O símbolo para esta e outras classes é apenas uma derivação do modelo básico. As principais características são as seguintes:

  • Classe 97 adequado para tecido de fantasia;
  • Classe 852 - a mesma finalidade, mas com um par de pontos de travamento paralelos;
  • Classe 51 - um tipo de equipamento frequentemente encontrado, embora um pouco desatualizado.

Talvez a característica mais importante de uma máquina de costura seja sua potência. Ele determina, entre outras coisas, a adequação do dispositivo para tecidos pesados. Ao mesmo tempo, o valor do pagamento para habitação e serviços comunitários também depende da potência do dispositivo elétrico. A classificação de potência é sempre indicada na placa de classificação junto com os dispositivos de iluminação e os componentes eletrônicos de controle. Portanto, a força real desenvolvida pelo motor será sempre menor que o valor especificado.

Dos outros pontos que precisam ser considerados na escolha, os mais destacados são:

  • tipos de tecido preferidos;
  • comprimento do ponto mais longo;
  • largura do ziguezague;
  • looping automático ou semiautomático;
  • passador de linha interno;
  • ponto bartack;
  • posicionamento das agulhas.

Modelos populares, comentários sobre eles

Os carros japoneses da marca são muito populares agora Janome... Por exemplo, estamos falando sobre o modelo 18E. O índice mostra que ele pode lidar com 18 operações de uma vez. A alta velocidade de costura (até 400 golpes por minuto) é igualmente importante. A construção é otimizada para tecidos leves a moderadamente pesados. As resenhas observam a simplicidade e adequação para obras populares.

Kohler É uma antiga marca alemã de máquinas de costura. Já foi muito popular. Mas agora não interessa como um produto prático, mas como antiguidades. Um modelo comparativamente interessante é o Zick-Zack, que é barato.

Mas os usuários observam que é adequado apenas para aqueles que dominam a arte da costura.

Máquina de escrever Zimber em geral, ele funciona e faz bem o seu trabalho. O ZM-10918 pode ser alimentado por baterias e rede elétrica. Surgem problemas ao costurar jeans grossos. Mas este dispositivo irá “tomar” calmamente sua versão fina. O modelo foi projetado para um trabalho cuidadoso e silencioso. Isso justifica seu preço.

Os produtos também estão em demanda Gemsy... Um exemplo é o modelo de ponto fixo com agulha única GEM 8900H. Vai ajudar quem quer trabalhar com materiais densos e moderadamente densos. A opção de lubrificação automática é atraente. Os usuários aprovam este modelo, mas indicam que a montagem é um pouco difícil.

Líder ágat - outra boa máquina de costura. Ela pode costurar todos os tecidos do dia a dia. A qualidade de construção não é satisfatória. O apelo também não é muito difícil. A confiabilidade depende da marca.

Máquina de costura DEXP SM-1200 relativamente leve e com boa aparência. Mas não tem regulação de velocidade. A fonte de energia são as baterias. Portanto, o dispositivo é adequado onde a energia é freqüentemente cortada. Ideal para dominar costura e trabalhos básicos, mas nada mais.

Os produtos da empresa também merecem uma discussão separada. Velles... Fornece máquinas de costura há cerca de 20 anos. Principalmente o produto é destinado ao uso industrial. Deve-se ter em mente que em alguns modelos as hastes não são suficientemente confiáveis. Você precisa ter mais cuidado com eles.

Radom 86 - outra "saudação dos velhos tempos". O modelo é capaz de dar uma linha reta de até 0,5 cm de largura.O fabricante prevê o uso da graxa I20 e seus análogos diretos. A qualidade do trabalho é geralmente aceitável. Mesmo assim, artesãos experientes devem procurar algo mais novo.

Complete a visão geral da revisão pertinente à marca "Lada". 237ª versão tem um dispositivo de programação. Os produtos desta marca foram fabricados na Checoslováquia. O design é muito confiável, existem cópias que trabalharam por várias décadas e mantiveram sua funcionalidade. Note-se que os "Ladas" cosem peles relativamente finas.

Regras operacionais

Os pontos mais importantes sobre como usar qualquer máquina de costura são fornecidos em suas instruções. Ele descreve como você pode:

  • encobrir a borda;
  • fio;
  • fazer ajustes.

Todas essas ações são mais ou menos individuais. Costureiras experientes podem mudar o dispositivo com relativa facilidade. Mas o principal não está nisso, mas nos princípios gerais do trabalho com equipamentos de costura. Na grande maioria dos modelos, o botão de partida está localizado à direita do assento do operador (o que é bastante lógico). Mas independentemente disso, a máquina deve ser apoiada com firmeza.

Antes de começar a trabalhar, você precisa se sentar em uma cadeira confortável. A agulha deve estar à esquerda e todas as outras partes à direita. A agulha deve ser inserida da forma mais segura possível, ou seja, com o avião para trás. A linha é enrolada colocando o carretel no suporte superior. A fibra deve então passar pelo enrolador e ir para a bobina. A ponta da linha é deixada do lado de fora para ser inserida na agulha. Algumas das informações geralmente são fornecidas não apenas no manual, mas também no corpo da máquina. Essas dicas também não devem ser esquecidas. Depois de terminar o trabalho, é imprescindível limpar o aparelho e colocá-lo em ordem.

É melhor começar a treinar com material de baixa qualidade e baixa densidade. É mais fácil e tranquilo trabalhar com ele.

A máquina de costura não deve ser usada:

  • ao ar livre;
  • em uma sala sem aquecimento;
  • na umidade;
  • rodeado por substâncias cáusticas e explosivas.

Em dispositivos mecânicos, a velocidade de costura deve ser monitorada cuidadosamente. É indesejável economizar em agulhas e linhas - por causa deles, até mesmo tecnologia de primeira classe pode criar problemas. É estritamente proibido levar seus dedos, rosto ou outra parte do corpo até a agulha, linha em uma máquina de trabalho.

Você pode trabalhar em dispositivos elétricos somente após verificar seu isolamento e aterramento.

Possíveis problemas

Mesmo a melhor técnica às vezes falha. Quando ela não agarra a linha da bobina, a causa pode ser:

  • embotamento do nariz da lançadeira;
  • calibração incorreta da barra da agulha;
  • não sincronicidade em sua obra e nas ações da barra de agulha;
  • rebarbas na tampa do carretel.

Pontos saltados - um sinal de má qualidade da agulha ou um grande espaço entre ela e a lançadeira. Se a máquina pegar os fios do fundo, quebrá-los, você terá que ajustar a tensão. Em casos mais difíceis, você precisa trabalhar com uma lançadeira movendo o tecido com um mecanismo.

Além disso, as pessoas enfrentam os seguintes problemas:

  • montagem inadequada de tensores;
  • incompatibilidade de agulhas e linhas;
  • afrouxamento das travas da caixa da bobina;
  • corrosão;
  • enrolamento irregular de fios.

Visão geral da revisão

O Janome 2323 é ótimo para uso doméstico.É uma máquina simples, mas poderosa. Artesãos experientes também podem costurá-lo “para eles próprios”. A qualidade não será perdida.

Também elogiado:

  • Necchi Comfort 7434 AT (para trabalhos com tecidos delicados e bonitos);
  • Brother Comfort 35 A (para qualidade e aparência elegante);
  • Singer 7467 Confidence (para um excelente equilíbrio entre preço e qualidade).

Adendo

Em condições normais, os carros com lâmpada LED são muito mais práticos e ainda mais econômicos do que os modelos com lâmpadas incandescentes tradicionais. Essa fonte de luz também exclui a ocorrência de queimaduras. A orla permite, como o nome sugere, otimizar a orla e torná-la mais rápida. A escolha entre afiação de marca e de mercado de massa é em grande parte uma questão de gosto pessoal e orçamento. Ainda não há diferença prática entre eles.

Se você planeja carregar sua máquina de costura com frequência, é útil levar uma sacola onde colocá-la e os acessórios. A mesma bolsa será útil para armazenamento seguro se você planeja costurar apenas periodicamente. É muito importante usar apenas os óleos recomendados pelo fabricante para lubrificação.

Se a placa de costura quebrar, é melhor substituí-la. As tentativas de ignorar o problema ou consertar a peça sozinho raramente são produtivas.

Você aprenderá como escolher uma máquina de costura e quais operações de costura são realmente necessárias no próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa