Chapéus

Chapéu de velejador

Chapéu de velejador
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Como escolher e como cuidar?
  4. Com o que vestir?
  5. Imagens espetaculares

Há pouco tempo, o chapéu boater voltou à moda, passou a aparecer em desfiles e fotos de street style, blogueiras de moda também adotaram esse estilo. Um ótimo motivo para prestar atenção também neste modelo, que faz parte do seu guarda-roupa de verão.

Vamos descobrir juntos o que é um velejador, como escolher e o que vestir?

O chapéu de velejador surgiu na segunda metade do século 19, era usado para remar para proteger a cabeça do sol escaldante. Daí o nome (do francês canotier - "remador"). Em Veneza, os gondoleiros começaram a usá-lo como cocar, chapéus desse estilo podem ser vistos neles hoje.

Aí ela fez parte do guarda-roupa masculino por muito tempo, e só no início do século XX migrou para o feminino. No início, era usado para ciclismo e hipismo, já que o boné era bem leve e não bloqueava a visão com aba larga.

Entrou na moda do dia-a-dia graças à grande Coco Chanel, para quem os chapéus eram uma verdadeira paixão.

Ela não gostava dos enfeites de cabeça pretensiosos que as damas da época preferiam. Portanto, um dos primeiros chapéus que ela criou foi um lacônico e rígido velejador de feltro. Esta modelo se tornou um cartão de visita não só da própria Mademoiselle, mas também das coleções anuais da House of Chanel.

Peculiaridades

Esse chapéu pode ser descrito como uma panqueca de palha rígida, complementada por uma larga fita na coroa.

O velejador autêntico é um cocar redondo de palha. As características distintivas são uma coroa plana, a ausência de cantos aerodinâmicos chanfrados, que são encontrados na maioria dos outros modelos.

Os campos são perpendiculares, retos e estreitos.Existem também outros modelos: com abas mais largas e até uma pequena viseira.

Certifique-se de ter uma fita decorando a coroa, tradicionalmente, deve ser azul escuro.

Claro, hoje os velejadores são encontrados em várias interpretações, eles podem ser decorados com fitas coloridas, laços, flores e um véu. Além disso, apareceram chapéus de outros materiais - feltro, lã, têxteis. Desde que este modelo voltou à moda, os designers nos ofereceram uma grande seleção para todos os gostos.

Materiais (editar)

Canudo

O velejador clássico deve ser feito de palha, sua principal função é proteger a cabeça do sol.

Para a fabricação, são utilizadas tranças planas de palha, que são costuradas ou tecidas juntas. Na maioria das vezes, o trigo seco comum é tomado como base, mas também pode ser o caule de outras plantas: trigo florentino, palha de arroz, toquilla (uma planta nativa do Equador) e outras plantas herbáceas.

Durante o processo de fabricação, o produto é tratado com vapor, tornando-o mais macio, mergulhado em água quente e, em seguida, ajustado manualmente nos parâmetros desejados. Um processo tão longo é necessário para que o produto seja o mais agradável possível de usar.

De feltro

Devido à popularidade do chapéu de palha, os designers decidiram introduzir o mesmo modelo de feltro na moda. É adequado para uso fora da estação, quando você precisa proteger sua cabeça do vento, frio leve e chuva leve.

Existem dois tipos de feltro - macio e duro, mas os velejadores, é claro, são feitos de disco rígido. Você não pode alterar a forma de tal cocar fazendo amassados ​​na coroa ou inclinando a aba. Portanto, você precisa escolher um chapéu de tamanho exato para que ele caiba bem e não voe para longe com uma rajada de vento.

Têxtil

Chapéus têxteis são populares no verão. Eles são leves e práticos, por isso muitas pessoas preferem este material específico.

Os modelos de tecido mantêm sua rigidez tradicional e mantêm bem sua formaportanto, não é recomendável submetê-los a lavagens fortes, que podem dificultar a limpeza. Mas não há risco de danificar o chapéu durante o transporte - o chapéu pode ser embalado com segurança em uma mala.

para quem é isso?

O velejador ficará muito bem em meninas altas e magras, especialmente meninas magras com rosto triangular. Ficará bem nos proprietários de um rosto oval, que são adequados para quase todos os chapéus.

Este modelo não é absolutamente adequado para meninas com rosto quadrado ou redondo! Você precisa evitar modelos com formatos rígidos e margens pequenas - eles definitivamente não são para você.

Como escolher e como cuidar?

Se você tiver sorte e o velejador se adequar ao formato do seu rosto, você pode começar a escolher. Os especialistas desaconselham a compra de chapéus online, pois, neste caso, a montagem preliminar é mais importante do que em qualquer outro lugar.

  • O melhor são os chapéus de palha equatorianos. O material exige uma preparação demorada de enfeite e tecelagem, já que geralmente são feitos à mão. O custo do cocar acabado é alto, mas a qualidade também é adequada.
  • Certifique-se de experimentar o chapéu escolhido, certifique-se de que não haja pedaços de palha saindo de dentro, que posteriormente pode causar desconforto ao usar.
  • Preste atenção à presença de fita de tecido macio, que deve ser cosida no interior ao longo de todo o diâmetro da coroa. É necessário que o chapéu caiba bem na cabeça.
  • Nem é preciso dizer que o chapéu deve ser exatamente do tamanho certo para você. Isso é especialmente importante ao escolher chapéus de palha, pois eles são muito leves e podem explodir com o vento.
  • Ao sair, um chapéu de palha não é muito exigente. A limpeza a seco com uma escova macia é suficiente. Se estiver muito sujo e precisar ser lavado, faça-o rapidamente e nunca deixe na água por muito tempo, caso contrário pode deformar-se.

Com o que vestir?

Um chapéu de palha é um ótimo adereço para a cabeça no verão quente.Protegerá sua cabeça do sol escaldante e dará um charme especial ao seu visual.

O chapéu ficará muito bem com todos os tipos de vestidos e vestidos de verão sofisticados. É desejável que sejam leves e arejados, para combinar com o próprio chapéu. Dê preferência a cores claras e brilhantes - branco, azul, azul claro, vermelho, rosa, verde, amarelo.

Outra ótima solução são as camisetas e blusas de denim e algodão leve. Estes podem ser namorados rasgados, jeans skinny skinny, jeans largos, uma saia e até um macacão. Sandálias ou alpercatas combinam bem com esse look.

Blusas leves e arejadas ficarão ótimas com shorts ou calças leves de algodão, uma minissaia linha A ou uma saia midi macia na altura do joelho. Para sapatos, opte por sandálias com salto pequeno.

É impossível não lembrar que sobre o tema marinho, a imagem, sustentada neste estilo, ficará ótima.

Pode consistir em um colete, calças largas leves, sandálias ou escarpins sem salto e um chapéu pequeno e fofo. Complete o look com acessórios temáticos: bijuterias em formato de âncora ou lenço de chiffon com estampa náutica.

A imagem da empresa não é motivo para recusar um cocar. Nesse caso, você pode se lembrar de como os homens usavam um velejador e criam um visual masculino: um terninho de três peças, uma camisa branca e uma gravata. Para sapatos, mocassins ou oxfords são adequados.

Não se esqueça das joias finas. Dependendo do look que você escolher, podem ser delicados clipes vintage e medalhões. Correntes finas, vários anéis nos dedos e pequenos brincos de argola também são adequados. Esse conjunto de joias será apropriado em combinação com jeans ou calças.

Recentemente, tornou-se moda combinar os velejadores com um guarda-roupa de outono. Este é um pequeno aceno para Coco Chanel, que o usou com casacos quentes de tweed.

Não é surpreendente usar um chapéu assim com um casaco decorado com uma gola de pele, assim como fez Merlin Monroe. Use-o sobre um vestido de chiffon, complementando o look com botins de salto alto.

Imagens espetaculares

  • Um excelente look de verão para todos os dias. Shorts jeans curtos, uma camisa de algodão azul alongada, sandálias de camurça bege, uma bolsa azul claro e um velejador de aba larga. Conveniente e elegante!
  • Esse look é perfeito para passear pela cidade e um encontro romântico. Vestido curto branco com listras verdes, feito no estilo minimalista. Uma pequena bolsa azul com uma alça longa e um chapéu - nada mais.
  • Vai ao casamento do seu amigo? Um chapéu velejador, decorado com flores no topo da coroa, será um ótimo complemento para um visual festivo. A base será um vestido bainha azul, escarpins limão e uma pequena clutch bege.
sem comentários

Moda

a beleza

casa