Profissões

Visão geral das escassas profissões

Visão geral das escassas profissões
Contente
  1. O que é isso?
  2. Falta de especialistas em TI
  3. Falta de trabalhadores qualificados
  4. Outras profissões mais escassas

Os empregadores muitas vezes enfrentam uma escassez de trabalhadores qualificados. Pesquisas em grande escala estão sendo realizadas para identificar profissões escassas. É muito difícil encontrar engenheiros, médicos e professores qualificados. Se você sabe mais sobre as escassas profissões, pode escolher o nicho mais lucrativo, conseguir um bom emprego.

O que é isso?

A definição de profissão escassa é direta. A proporção de vagas abertas e currículos é analisada. Portanto, contratar uma pessoa com uma profissão escassa é bastante problemático. Nem sempre é o caso de ninguém ter recebido a educação necessária. Acontece com muito mais frequência que os jovens simplesmente vão trabalhar fora de sua especialidade. Com isso, idosos com larga experiência profissional não têm a oportunidade de transmitir seus conhecimentos para a nova geração. E os jovens, por sua vez, sem habilidades práticas, não conseguem se candidatar a um bom emprego.

O conhecimento sobre as escassas profissões permite que você decida sobre a escolha do nicho mais livre. Portanto, o especialista estará em demanda máxima.

Falta de especialistas em TI

A demanda por programadores e administradores de software na Rússia está crescendo continuamente. Há uma escassez especial desses especialistas no setor bancário. Também existem muitas vagas no mercado para gerentes de projetos de TI, especialistas em montagem de equipamentos complexos. Os programadores estão entre as 20 profissões mais escassas.

No campo de TI, não existem profissionais de marketing suficientes para prever a demanda pelos produtos da empresa. Quase todas as agências de recrutamento que conduzem pesquisas para identificar profissões escassas concordam com isso.A falta do número necessário de gerentes de topo também é notada com nitidez. Gerentes são necessários para gerenciar projetos e instalações em grandes empresas.

Falta de trabalhadores qualificados

Na Rússia, existem grandes problemas com o sistema de educação profissional. É por isso que muitas empresas têm dificuldade em encontrar pessoal qualificado. Muitos dos trabalhadores existentes já atingiram a idade de aposentadoria. Esse déficit é ruim para o estado geral da indústria nacional. Muitas agências de recrutamento notaram que não há mais do que 1,5 CV por vaga de engenheiro. No entanto, nem todos os candidatos atendem aos requisitos de qualificação.

Não menos história triste com técnicos de aeronaves. Os graduados do único corpo docente especializado do Instituto de Aviação de Moscou têm empregos de 200%. O desinteresse por especialidades técnicas por muito tempo valeu a pena. Entre os déficits estão especialistas em eletrônica que sabem trabalhar com equipamentos de alta tecnologia. As empresas de manufatura e construção de máquinas sofrem com isso. Profissionais qualificados nessas áreas são altamente valorizados pelos empregadores.

Outras profissões mais escassas

Há falta de especialistas em muitos setores. Por exemplo, faltam gerentes na área médica. Gerentes com conhecimento das especificidades da profissão médica são necessários em clínicas privadas. Numerosos exemplos indicam que há uma escassez perceptível de gerentes de nível médio. É assim que se parecem as 5 profissões mais escassas no mercado de trabalho.

  • Gerente de RI. Esses especialistas são responsáveis ​​pela ligação com os investidores. Em grandes empresas, esses trabalhadores são chamados de carências graves. Só a experiência e a qualificação permitirão apresentar adequadamente o projeto de forma a obter o financiamento necessário.
  • Advogados de derivados. São especialmente procurados os especialistas que podem participar em transações internacionais.
  • Gerente de Remuneração e Benefícios (C&B). O especialista desenvolve um sistema de motivação material, implementa um esquema de remuneração ideal. O gerente também determina as especificidades da concessão de benefícios aos funcionários da empresa.
  • Soldadores. Surpreendentemente, existem cerca de 16-330 vagas por currículo nessa especialidade, dependendo da região.
  • Serralheria para reparação de material elétrico. Um funcionário pode escolher entre 390 ofertas de diferentes empresas. A escassez grave leva a dificuldades na produção.

As escassas profissões são altamente dependentes da região. Além disso, em alguns casos, os candidatos não precisam ter qualificações especiais ou experiência de trabalho. Assim, faltam carregadores em 24 regiões, catadores - em 18, trabalhadores - em 17. Além disso, essa carência costuma estar associada a baixos salários.

sem comentários

Moda

a beleza

casa