Profissões

Profissões desaparecidas e desaparecidas

Profissões desaparecidas e desaparecidas
Contente
  1. Por que o desaparecimento está acontecendo?
  2. Que profissões já desapareceram?
  3. Especialidades ameaçadas de extinção

O mundo não pára - o progresso constante cria cada vez mais novas tecnologias e mecanismos inteligentes mais sofisticados. O desenvolvimento leva não apenas ao surgimento de novas especialidades, mas também à extinção gradual ou ao desaparecimento completo das antigas. Neste artigo, examinaremos as profissões que desapareceram sem deixar vestígios e as que podem se tornar obsoletas em um futuro próximo.

Por que o desaparecimento está acontecendo?

Muitas ocupações se tornaram obsoletas - elas deixaram de corresponder às necessidades das pessoas, agora você pode aprender sobre elas apenas nas páginas de livros históricos. O principal motivo do desaparecimento das especialidades são as invenções científicas e técnicas que simplificam o trabalho das pessoas.... Os maiores avanços no progresso tecnológico são a criação do motor de combustão interna e a descoberta da eletricidade. Essas invenções foram o início de uma grande cadeia de eventos - a produção e o uso de carros, aviões, locomotivas elétricas, trens, máquinas elétricas, lâmpadas, equipamentos industriais, domésticos e eletrônicos começaram em todo o mundo.

Num futuro próximo, a nossa realidade estará repleta de novas tecnologias: carros com piloto automático, impressão 3D revelarão o seu potencial, graças aos painéis solares, o custo da eletricidade diminuirá e novas baterias economizadoras permitirão a criação carros mais ecológicos. No futuro, todos esses eventos levarão ao fato de que 50-60% das profissões atualmente existentes se tornarão obsoletas (dentro de 15-20 anos).

Tudo isso ainda é apenas especulação, mas olhando para os fatos históricos, você ficará convencido de que tais declarações têm argumentos de peso. No século passado, houve ocupações que pareceriam estranhas e desnecessárias para uma pessoa moderna.Naquela época, havia um trabalho de rotina incomum, muito procurado e muito valorizado - ninguém pensaria que depois de algumas décadas ele cairia no esquecimento.

Hoje em dia, essas aulas são ministradas por máquinas de tecnologia avançada ou programas de computador - isso marcou o triunfo do progresso sobre uma embarcação obsoleta.

Que profissões já desapareceram?

A lista de especialidades que desapareceram e estão totalmente desatualizadas é bastante longa, além disso, é constantemente atualizada com novos nomes. Vamos dar uma olhada em algumas das antigas profissões que estavam no auge da demanda, mas agora estão completamente suplantadas pelo progresso.

Táxi

O cocheiro era tão popular no século 19 quanto o motorista de táxi ou transporte público é agora. Em 1903, um advogado estava prestes a investir na futura famosa empresa de Henry Ford... Um amigo do advogado tentou convencê-lo de que a ideia era inútil. O amigo era uma pessoa bastante influente, mas míope, acreditava que "o cavalo sempre foi e será, e os carros são apenas um vento mutável da moda".

A maioria das pessoas concordava com a opinião desse homem, porque os trens não podiam competir em mobilidade com as carruagens, e os primeiros carros pareciam duvidosos e até ridículos. Os taxistas estavam ainda mais relutantes em aceitar o novo meio de transporte, porque isso significava para eles a perda de seus empregos. No entanto, apenas algumas décadas depois, a posição de cocheiro tornou-se uma das muitas ocupações extintas.

Kolesnik

Há muito tempo, esses artesãos eram muito apreciados e respeitados, pois se dedicavam à fabricação e reparo de rodas para carruagens, carroças, carroças e também construíam o próprio transporte puxado por cavalos. Os artesãos eram muito procurados e, portanto, muito difundidos - eles eram encontrados em todas as cidades, vilas, aldeias e vilas.

A existência de veículos com rodas foi fortemente influenciada pelo surgimento da produção em massa - os produtos das empresas eram de qualidade superior e baratos. As empresas estabeleceram condições ótimas para a fabricação de veículos, e também utilizaram máquinas elétricas especiais, o que simplificou e acelerou muito o processo. Hoje em dia, os carrinhos e seus componentes praticamente não são mais necessários - são usados ​​apenas em raras ocasiões em eventos temáticos ou para o entretenimento de turistas.

Apenas os numerosos sobrenomes e nomes de povoados que se originaram dessa profissão falam agora da antiga popularidade dos cocheiros.

Cocheiro

Uma das especialidades mais esquecidas do século passado é o cocheiro, representantes desse ofício eram taxistas a serviço do Estado. O nome da obra vem do local específico de residência dos trabalhadores - eram pequenos vilarejos em fossos construídos ao redor dos correios.

O dever dos funcionários era garantir o transporte rápido de correspondências, encomendas, cargas e até funcionários importantes. O perfil foi necessário apenas até o surgimento da ferrovia. No início, os trens criaram uma forte concorrência, e depois afastaram completamente os cocheiros do mercado de trabalho, pois a movimentação na ferrovia é muito mais rápida e confortável.

Lamplighter

Antes da invenção das lâmpadas incandescentes elétricas, as lâmpadas com jato de gás ou velas eram instaladas ao longo das estradas da cidade. Todos os dias, quando o sol se aproximava do pôr-do-sol, acendedores de lampiões andavam pelas ruas e colocavam fogo nas lanternas com fósforos ou uma lamparina especial de querosene. Os trabalhadores tiveram que carregar uma escada pesada com eles, porque as velas foram colocadas em pilares altos. Além disso, as funções dos acendedores de lâmpadas incluíam conserto e reposição de material combustível nas lâmpadas, de modo que os funcionários também precisavam levar matéria-prima com elas. Com o início da madrugada, os funcionários tiveram que dar a volta no setor da cidade que lhes foi atribuído e desligar todas as luzes.

Esse trabalho estava em demanda até que as velas e chifres foram substituídos por postes equipados com lâmpadas elétricas.

Em algumas cidades, monumentos são colocados em homenagem aos acendedores de lâmpadas - como uma homenagem ao seu trabalho de zelo.

Homem despertador

Essa lição aprendida na Irlanda e na Inglaterra no início do século passado, foi uma medida forçada durante o rápido progresso. Em inglês, o nome da profissão soa como "knocker-up" - se traduz literalmente como "uma pessoa que acorda com uma batida". Durante a revolução industrial, o trabalho em turnos começou a ser introduzido, então despertadores eram necessários - sua função era acordar os trabalhadores para o início do turno.

Representantes desse setor de serviços negociaram com antecedência os horários de despertar com os funcionários da fábrica, depois percorreram as casas necessárias e bateram nas janelas. Para os residentes do segundo andar, os trabalhadores usavam canas de bambu compridas e leves - elas eram convenientes para bater em janelas altas de vidro. A especialidade era perfeita para idosos e mulheres que não podiam trabalhar em uma empresa industrial.

A profissão somou-se à lista das extintas na década de 20 do século passado, quando foram inventados os despertadores mecânicos, mas também foram substituídos pelos eletrônicos no futuro. No mundo moderno, os despertadores perderam completamente a demanda devido ao fato de que foi possível instalar um programa especial de despertar em qualquer dispositivo móvel.

Limpa-chaminés

Uma das especialidades mais perigosas que, felizmente, já não é procurada. Os limpadores de chaminés funcionavam nas cidades com aquecimento do tipo fogão - forneciam segurança contra incêndio aos moradores, mas ao mesmo tempo causavam sérios danos à saúde... Entre as atribuições dos representantes da embarcação estavam a limpeza das lareiras e chaminés do acúmulo de cinzas e fuligem.

Devido à estrutura estreita e apertada dos canais, os meninos muito jovens eram atraídos para o trabalho, principalmente na idade de 5 a 7 anos. O trabalho era prejudicial à saúde - os organismos das crianças eram rapidamente contaminados, o que levava ao chamado câncer dos limpadores de chaminés. A medicina naquela época ainda não estava suficientemente desenvolvida para provar o perigo de uma especialidade. Mas depois que o efeito cancerígeno da fuligem em limpadores de chaminés foi calculado, a idade dos funcionários aumentou primeiro para 8 e depois para 16 anos.

Modernos sistemas de aquecimento e inovadoras tecnologias de limpeza garantem a segurança contra incêndios da população, fazendo com que as crianças não precisem mais sacrificar sua saúde.

Operador de telefone

Antes da invenção das centrais telefônicas automáticas, os assinantes eram conectados manualmente. Nem todos foram contratados para esse tipo de trabalho - a maioria meninas com boa saúde, voz agradável e caráter tranquilo trabalhavam nas emissoras. Além disso, devido às peculiaridades do mecanismo, um fator muito importante para o emprego como operadora de telefonia foi o alto crescimento do sexo bonito.

A essência do trabalho era sentar-se em frente a um quadro especial com interruptores e conectar as linhas necessárias entre si durante a chamada. A profissão exigia a maior atenção e responsabilidade das meninas, pois não dispunham de mais de 8 segundos para uma ligação manual, caso contrário a ligação seria interrompida. As placas eram bastante altas, e muitas vezes acontecia que antes dos interruptores era preciso alcançar o alto, razão pela qual os candidatos com alto crescimento e braços longos eram escolhidos.

A especialidade de uma operadora de telefonia permaneceu até o final da década de 70 do século passado, tanto tempo que ela viveu porque o sistema de conexão manual continuou a ser utilizado para comunicações internacionais até o final.

Leiteiro

Com certeza em filmes ou livros, cada um de vocês conheceu uma descrição dessa profissão, pois até meados do século 20 ela era uma parte importante da vida da cidade. Leite fresco era levado para as casas dos clientes, escolas e estabelecimentos de alimentação todas as manhãs.

Os leiteiros entregavam o produto em motocicletas, carros ou carrinhos especiais, e às vezes os fabricantes vendiam seus produtos diretamente na rua. Essa ocupação foi encontrada principalmente na Europa e desapareceu completamente quando a produção em massa de dispositivos de refrigeração doméstica começou. Também o declínio na popularidade da profissão foi muito influenciado pela invenção da pasteurização e dos sacos selados para embalar o leite.

Transportador de água

A profissão estava em alta antes da construção de um sistema centralizado de distribuição de água potável. As funções do carregador de água eram encher um grande barril com água potável de uma fonte mais próxima da cidade. Depois, o líquido tinha que ser trazido para a cidade - lá as pessoas pagavam ao trabalhador e colocavam a água do barril em seus recipientes. Por uma taxa adicional, o carregador de água poderia carregar os recipientes dos consumidores até suas casas - isso era muito conveniente para aqueles que não podiam ou não queriam carregá-los por conta própria.

A instalação de canos de água em todas as casas suplantou completamente a profissão. Na década de 1850, muitos carregadores de água ainda operavam no território de São Petersburgo, os quais, com a ajuda de baldes, distribuíam água para os moradores dos apartamentos. Mas o número de estações elevatórias de água tem vindo a aumentar continuamente, pelo que a profissão de portador de água desapareceu por completo da lista das profissões procuradas.

Rafting

Essa atividade era muito perigosa e tirou muitas vidas dos bravos trabalhadores. A especialidade era complexa do início ao fim do processo - os jangadeiros faziam o trabalho que agora realizam por meio de caminhões e trens.

Naquela época, coletar materiais de construção de madeira parecia muito diferente do que agora. O processo começou no inverno. No início, os homens cortaram a quantidade necessária de floresta, depois colocaram as toras no leito congelado do rio e amarraram-nas. Com a chegada da primavera, o gelo foi derretendo gradativamente, e chegou a hora da próxima etapa do trabalho - representantes do sexo forte se armaram com varas compridas e fortes, depois subiram em uma jangada improvisada de troncos ou o acompanharam ao longo da costa.

A tarefa das vigas era orientar a madeira na direção certa e limpar o leito do rio de possíveis obstáculos. As toras eram colhidas especialmente no leito do rio de uma cidade ou vila para usar a correnteza para entregar uma carga pesada.

A especialidade desapareceu completamente no início do século passado, quando as pessoas começaram a usar ativamente a ferrovia.... Também nessa época foram inventadas as serrarias portáteis, o que simplificou muito o processo de extração de matéria-prima.

De outros

A lista de profissões obsoletas é muito longa, pode continuar por muito tempo.... Considere algumas atividades particularmente interessantes, mas desaparecidas.

  • Pinsetter... Esta atividade envolve a colocação e coleta de pinos na pista de boliche e a devolução da bola aos jogadores. Os meninos trabalhavam como armadores de pinos, porque a profissão permitia trabalho em meio período, mas os ganhos eram relativamente pequenos. Hoje em dia, os pinos de boliche são montados por sistemas automáticos, e o mesmo vale para a entrega de bolas. Da memória antiga, o mecanismo para definir os postes é chamado Pinsetter.
  • Palestrante na empresa. Outra profissão incomum que existiu durante um curto período de revolução tecnológica. O trabalho nas fábricas era muito monótono e tedioso, então os funcionários arrecadaram dinheiro e contrataram alguém para ler em voz alta textos divertidos de jornais e revistas. Mas depois de 10 anos, muitos políticos começaram a usar os serviços dos leitores - eles distribuíam seus anúncios por meio deles. Os empresários não gostaram dessa tendência, e logo depois o lugar dos palestrantes foi totalmente tomado pelas rádios.
  • Calculadora... Nas últimas décadas, o progresso tecnológico avançou cada vez mais rápido, forçando o desaparecimento de antigas ocupações sem deixar vestígios.Assim aconteceu com a especialidade de uma calculadora - ao mesmo tempo, os representantes desta profissão resolveram de forma independente problemas matemáticos grandes e complexos. A maioria dos profissionais trabalhava em equipe, então o trabalho progredia em paralelo. Mas mesmo em uma grande empresa, a computação humana não poderia competir com a velocidade de um computador.

Especialidades ameaçadas de extinção

O rápido desenvolvimento de sistemas eletrônicos automáticos prenuncia o desaparecimento de muitos perfis até o final do século XXI. O desenvolvimento das esferas de informação na Rússia e em todo o mundo levanta uma questão lógica entre as pessoas sobre quais profissões irão desaparecer em um futuro próximo. Portanto, vamos considerar especialidades que são consideradas como desaparecidas.

  • Caixa... Muitos supermercados, farmácias e algumas lanchonetes já estão adquirindo caixas registradoras de autoatendimento. Para pagamentos nesses terminais, normalmente são usados ​​cartões bancários ou carteiras virtuais. Além disso, existem programas para smartphones que permitem que você escaneie o código do produto e pague por ele online. Os terminais POS ainda não substituíram completamente os serviços de caixa, mas o progresso mostra que isso provavelmente acontecerá por volta de 2030.
  • Agricultor... O progresso tecnológico simplifica ao máximo o trabalho dos agricultores, já hoje suas atividades são automatizadas por meio de diversos dispositivos. Devido ao uso de mecanismos, as empresas têm uma necessidade reduzida de recursos humanos. Os empresários podem se limitar ao conteúdo de um especialista que irá monitorar o estado das máquinas automatizadas. Dessa forma, o custo de produção será significativamente menor, pois a empresa não precisará pagar salários aos trabalhadores.
  • Expedidor... No mundo moderno, um grande número de programas são inventados para simplificar a vida. Entre eles, existem aplicativos com os quais as pessoas podem chamar um táxi por conta própria, escolher um trajeto e pagar a conta online. Esta inovação afetará apenas despachantes - os programas não são capazes de substituir os operadores.
  • Contador... Atualmente, a maior parte do trabalho de contabilidade pode ser realizada por programas especiais e sistemas automatizados. Logo as empresas irão apreciar as características positivas dos algoritmos prescritos para cálculo, e então a especialidade "contador" pode ser atribuída à lista de moribundos.
  • bancário... As tecnologias modernas transferiram grande parte dos serviços dos bancários para aplicações especiais, nomeadamente as responsabilidades de operadores, consultores e agentes de crédito. É provável que, no futuro, essas três especialidades não concorram com os programas. Os serviços de assistência online são muito mais móveis e convenientes para os clientes, bem como mais lucrativos para os bancos.
  • Colaborador de jornais e revistas de papel. Há apenas algumas décadas, na rua, era fácil encontrar uma pessoa que lia as notícias no jornal matinal. Mas agora esse método de divulgação de informações está se tornando gradualmente obsoleto e desnecessário - o público pode ler notícias eletrônicas logo após o lançamento, mas os artigos impressos são publicados em intervalos de poucos dias. Ex-jornalistas e editores podem ser facilmente retreinados em profissões mais modernas, como redatores, gerentes de conteúdo ou gerentes de contas de mídia social.
  • Agente de viagens... É cada vez maior o número de empresários do turismo que encontra clientes através de sites da Internet, sem pagar a mais pelo trabalho dos agentes. O mesmo acontece por parte do consumidor - o viajante prefere planejar seu próprio roteiro, buscar hospedagem e reservar passagens, pois o sistema de busca é constantemente aprimorado e complementado com novos serviços. Portanto, uma agência de viagens terá demanda apenas entre clientes ricos.
sem comentários

Moda

a beleza

casa