Profissões

Estilista de alimentos: características da profissão e formação

Estilista de alimentos: características da profissão e formação
Contente
  1. Características da profissão
  2. Como se tornar?
  3. Dicas úteis

Fotos de alimentos agora podem ser encontradas em outdoors, placas de restaurantes e até mesmo no Instagram. Muitas meninas, ao visitarem um restaurante ou apenas verem uma comida bem apresentada, tentam postá-la imediatamente em uma rede social. Os pratos são bonitos e apetitosos. Acontece que existem segredos, uma vez aprendidos os quais pode, a nível profissional, apresentar-nos imagens originais de comidas deliciosas.

Características da profissão

Um estilista de alimentos é a pessoa que pode apresentar uma foto de comida de uma forma que você com certeza queira comê-la. Estilistas de alimentos fazem maravilhas, suas fotos suculentas podem ser encontradas em livros de receitas ou em menus de restaurantes. Mesmo o prato mais comum ou apenas uma maçã cortada ao meio pode parecer que você não consegue tirar os olhos deles. Os artesãos estão sempre prontos para fazer filmagens de vídeos de culinária e suas ações lembram a obra de um artista. Suas criações são frequentemente utilizadas para publicidade, para que os espectadores não apenas comprem o produto, mas também o apreciem.

Um estilista de comida deve ter o talento e compreender a tecnologia do processo fotográfico. É muito importante saber arrumar o prato, escolher a iluminação, mostrando-a do ângulo mais favorável.

Qualquer surpresa no set, variedade de alimentos e produtos deve ser a norma para um profissional. Afinal, muitas horas de trabalho no quadro requerem reações rápidas e decisões informadas.

Como se tornar?

Para se tornar um estilista de comida, você não precisa se formar na faculdade ou fazer determinados cursos. O principal para esta profissão deve ser uma grande vontade de fotografar. Tire fotos lindas e habilidosas, tenha uma velocidade de obturador, saiba tudo sobre iluminação de contorno e abertura.Um mestre deve ter talento, imaginação e visão própria do mundo, meticulosidade nas pequenas coisas e mãos adequadas para um trabalho tão delicado. Para tirar fotos não para um álbum amador em casa, mas para promover e ser famoso, é necessário reunir um portfólio com os trabalhos de maior sucesso e divulgá-los em agências de publicidade ou restaurantes. Sempre utilizam os serviços deste profissional.

Mesmo que você não tenha sido treinado, mas tenha as habilidades e os conhecimentos necessários, há uma chance de conseguir este emprego. Mas você certamente deve ter conhecimento de culinária.

Isso poderia ser a educação de um chef ou um certificado de treinamento em culinária em uma escola renomada como a Leiths School of Food and Wine ou Le Cordon Bleu.

Afinal, como estilista de alimentos, você deve conhecer todas as etapas da criação de pratos. Você também pode estudar a si mesmo, para isso há muita informação no espaço da Internet. Assistir a várias conferências sobre alimentos e participar de webinars irá apenas beneficiar você. A melhor maneira de aprender com os exemplos é reservar um tempo para observar o trabalho de famosos fotógrafos de culinária.

Dicas úteis

Assim que a profissão começou a se popularizar, vários métodos foram usados ​​para criar uma bela foto, que nada tem a ver com o preparo natural de alimentos e ingredientes naturais que podem ser consumidos. Por exemplo, usar um maçarico para criar uma crosta dourada ou usar uma solução de limão em vez de maionese. Agora tudo mudou, os estilistas de alimentos estão usando produtos reais e métodos naturais.

  • Dica nº 1. Claro, para filmar de alta qualidade, antes de mais nada, é necessário ter equipamentos de alta qualidade. A câmera deve atender a todos os requisitos profissionais. A presença de uma mesa gráfica também é necessária, pois após a visualização dos quadros, pequenos defeitos podem ser encontrados, e com a ajuda de uma mesa digitalizadora podem ser facilmente retocados.
  • Dica 2. Para uma foto original e vívida, você precisa comprar apenas alimentos bonitos e frescos. Para frutas ou vegetais, procure espécimes perfeitos, sem cortes ou amassados, de tamanho grande e de cor suculenta e madura. Se for peixe, também deve ser fresco e com uma cor saudável. Afinal, se os produtos em sua forma natural ficam lindos e apetitosos, mas na foto com certeza ficarão ainda melhores sem o uso de retoques ou efeitos especiais.
  • Dica # 3... A disposição correta dos alimentos no prato é um critério importante na criação de uma moldura de qualidade. Os estilistas de alimentos têm uma regra especial para a disposição dos produtos. O prato é um mostrador. Tem lugar para a carne às duas horas, para os legumes às seis, para acompanhamento (batata, massa ou outros hidratos de carbono) às dez horas. Todos os profissionais aderem a esse método, pois a composição dividida em três partes será bem lembrada. Se você quiser focar em qualquer outro produto, basta aumentá-lo ainda mais em relação a outros alimentos.
  • Dica nº 4. Para que suas fotos pareçam naturais, você também precisa usar luz natural. Boas fotos são tiradas em um dia ensolarado, quando você pode usar áreas claras e sombreadas. Se o dia estiver nublado, a área da janela é o melhor lugar para tirar uma foto. Se for um dia completamente escuro e chuvoso, você definitivamente não pode fazer isso sem usar um flash.
  • Dica # 5. Para uma foto perfeita, o trabalho deve ser feito com rapidez e habilidade. Afinal, se você procurar uma zona ou um lado adequado do produto o dia todo, mas com isso, o produto perderá seu aspecto fresco.
  • Dica # 6. Para prolongar a aparência estética e fresca de seus produtos durante uma sessão de fotos, borrife suco de limão ou água gelada 15-20 minutos antes de iniciar o trabalho. Se forem pratos fervidos, é melhor refrescar apenas com água e, se fritos, apenas com óleo.
  • Dica # 7. Para destacar e enfatizar seus pratos, use pratos de cor sólida.Para isso, pratos de cor branca ou azul com aba larga são mais adequados. Mantenha sempre a fita para a cabeça aberta, não coloque comida sobre ela. Isso fará com que os pratos pareçam elegantes e distintos. Quanto aos próprios pratos e talheres, é melhor comprar uma opção cara.
  • Dica # 8. Se você for fotografar um hambúrguer ou comida semelhante, use um fundo e suporte. Tente manter a moldura mais simples e evite usar outros alimentos ou acessórios.
sem comentários

Moda

a beleza

casa