Presente

Características das bonecas japonesas Kokeshi

Características das bonecas japonesas Kokeshi
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Visualizações

A direção tradicional de fazer bonecos de madeira existe no Japão há vários séculos. Kokeshi é um pequeno souvenir e talismã que traz sorte ao dono, prosperidade e prosperidade. Nos tempos modernos, na Terra do Sol Nascente, são produzidos tanto bonecos colecionáveis ​​exclusivos quanto opções para o grande consumidor.

O que é isso?

Desde os tempos antigos, existem muitas bonecas tradicionais no Japão, os segredos de sua criação foram passados ​​do mestre para seus alunos. Os mais populares são kokeshi. Nos tempos antigos, eles tinham grande importância, eles agiam como um talismã, proteção contra infortúnios, doenças.

Kokeshi (kokeshi) são pequenas figuras cilíndricas feitas de cerejeira maciça, bétula e madeira de bordo. Normalmente, em um torno, o corpo e a cabeça são cortados separadamente e, em seguida, conectados. A boneca japonesa não tem membros. Eles são pintados com folhas, inflorescências e outros enfeites. Os tons tradicionais são vermelho, amarelo e preto. As características faciais são aplicadas com vários traços.

Cada área tinha seus próprios segredos para moer e pintar bonecos de madeira. Centros de artesanato ainda existem em Kyoto, Nara, Kagoshima. As lembranças japonesas modernas não são criadas apenas com madeira, mas também com pedra, plástico, papelão, argila, tecido e linha. A altura pode ser de alguns centímetros a um metro. Eles são pintados com uma variedade de cores e ornamentos.

Nos tempos modernos, é antes uma decoração de interior. Por exemplo, a marca Kimmidoll lançou uma série completa de bonecos kokeshi, cada um dos quais se tornou a personificação de um dos verdadeiros valores da vida humana.

Lembranças não apenas lembram eventos importantes da vida, mas também são um símbolo e uma lembrança das qualidades inestimáveis ​​de uma pessoa, como simpatia, gentileza e beleza, coragem, lealdade, etc.

História de origem

Acredita-se que as primeiras bonecas surgiram no final do século XVII durante o apogeu da era Edo, embora se acredite que o costume de moer e dar kokeshi às crianças exista há cerca de mil anos. A produção floresceu no final do período Edo. Essas bonecas são muito comuns no nordeste do Japão, na cidade de Tohoku, na costa da ilha de Honshu - aqui existem fontes termais curativas, as pessoas vêm aqui para descanso e tratamento de todo o país. Há uma versão em que as pupas, sem pintura, serviam como massageador em procedimentos com água.

Os japoneses há muito desenvolveram uma etiqueta especial ao apresentar presentes, que indica claramente o que dar, quando, como e em que ocasião. Existe um tipo especial de presente - na memória de eventos importantes da vida. Esses souvenirs começaram a ser oferecidos a quem visitava centros médicos. Logo, os produtos de madeira se tornaram a marca registrada da área. Os visitantes tinham pressa em comprar kokeshi e levá-los como um presente para suas famílias.

Diz a lenda que os deuses darão uma boa colheita se virem que as crianças brincam de boneca. A onipresença dos kokeshi também pode ser explicada pelo fato de serem lembranças muito baratas. Segundo a lenda, eles protegem suas casas de incêndios e não permitem a entrada de espíritos malignos. As lembranças são feitas de madeira de alta qualidade, mas antes que a árvore seja deixada ao ar livre por cerca de 5 anos. A cor do material frequentemente confere ao brinquedo diferentes tons: do bordo japonês - brinquedos claros, e da cereja - escuros.

Uma estatueta tradicional de madeira era feita da seguinte maneira: os detalhes eram torneados e polidos suavemente, em seguida conectavam a cabeça ao corpo com uma haste especial. Cada personagem foi pintado individualmente.

Pelas regras estabelecidas há muito tempo, os kokeshi parecem garotas em trajes nacionais - quimono. A forma e a expressão dos rostos são diferentes - existem rostos sérios e outros sorridentes.

Visualizações

Existem variações canônicas e modernas de estatuetas de madeira. O princípio básico - minimalismo e beleza - permanece, provavelmente, é por isso que a produção de kokeshi é considerada uma forma de arte nacional no Japão moderno também.

Clássico

Os brinquedos tradicionais têm formas e designs muito simples. As primeiras peças foram feitas sem pintura, caracterizam-se por um corpo esguio e uma cabeça redonda. A forma de fabricação em cada localidade era única, o produto de uma área não se assemelha a outras. Cada uma das onze regiões do Japão tem sua própria técnica de pintura única.

Os críticos de arte distinguem 11 tipos no local da criação.

  • Tsukiyu - bonecos originais apareceram em Fukushima. O pescoço longo e esguio é inserido no corpo comprido. Na coroa existe um anel duplo em tom vermelho com um padrão especial. O quimono é decorado com um padrão de anel.
  • Togatta - Confeccionados na região Miyagi, possuem corpo reto e delgado. Olhos muito estreitos são desenhados no rosto, linhas vermelhas divergem do topo da cabeça, que passam pela testa e descem pelas bochechas. Crisântemos e flores de ameixa estão retratados nas roupas. Alguns exemplos têm penteados com cabelos na altura dos ombros, muitas vezes os produtos são pintados em tons e padrões diferentes.
  • Yajiro - apareceu na cidade de Sirokishi, a principal diferença são os tocos de cabeça conectados ao corpo. A coroa é decorada com um padrão semelhante a uma boina. De formato bastante volumoso, pintado com flores e folhas.
  • Naruko - começou a fazer pela primeira vez na cidade de Naruko. Distingue-se por um longo pescoço, o rosto é emoldurado por fios pretos. A diferença mais importante: a cabeça da figura gira, enquanto se ouve um som que lembra um choro. Ela também é chamada de "boneca que chora".
  • Sakunami - produzido na região com o mesmo nome. Possui uma grande cabeça de plug em um corpo esguio.Nas laterais, abaixo e acima, um ornamento de anel brilhante é aplicado em combinação com um padrão de crisântemos, o cabelo é desenhado com franja e há sempre uma pequena mecha na coroa.
  • Yamagata - desenvolvido na região de Sakunami. Esta tendência é caracterizada por finas figuras compostas. Na coroa há padrões em forma de anéis, no corpo há imagens de inflorescências de cereja e ameixa, além de botões de crisântemo.
  • Kajiyama - feito na cidade de Akita. Foi esculpido em um pedaço inteiro de madeira. Na testa desenham-se longas franjas, o corpo é decorado com um avental com botões de crisântemo.
  • Nanbu - apareceu no centro regional de Iwate. Tradicionalmente, eram produzidos brinquedos com cabeça móvel. Feito especificamente para bebês com dentição, geralmente feito sem pintura.
  • Tsugaru - produzido em Ovani. Eles faziam figuras sólidas, mas as tornavam muito diversas: alguns tinham cintura de vespa, outros tinham ombros largos. Freqüentemente, os rostos das bonecas são emoldurados com cabelos pretos, os padrões do corpo podem ser muito diferentes.
  • Dzao-takayu - são feitos na Prefeitura de Yamagata. Eles são uma variação do Togatta, mas têm corpos redondos e firmes. O rosto dos lados é desenhado em vermelho, geralmente um quadrado é desenhado com tintas pretas. Os quimonos são pintados com crisântemos e flores de cerejeira.
  • Hijiori - criado a partir de uma combinação dos tipos Togatta e Naruko, produzidos nas cidades de Yamagata e Sendai. O cabelo é tingido de preto com adição de padrões vermelhos. O corpo é largo o suficiente com ombros poderosos, pintados com flores de crisântemo e brotos de bambu.

As variedades mais conhecidas são Naruko e Togatta. As variedades tradicionais diferem na forma do corpo, no tamanho da cabeça, nas características da aplicação de ornamentos e nas características faciais. Os olhos também são diferentes na forma e no tamanho: há os de formato amendoado mais arredondados ou alongados, há diferenças nas cores do quimono, bem como na natureza da colocação dos botões e listras nele. Muito depende da tecnologia de fabricação: em Sakunami, por exemplo, alguns produtos são revestidos com entalhes em relevo, enquanto outros são apenas pintados. Em Yaziro, a peça de trabalho é pintada em um torno e algumas das linhas são aplicadas enquanto a peça de trabalho é girada, então uma pintura em anel é obtida.

A escolha das cores geralmente depende do mestre, mas na maioria das vezes é uma combinação de preto, vermelho e amarelo. Os brinquedos modernos são pintados com mais cores do que os antigos e, muitas vezes, são comprados por turistas estrangeiros. Bonecas antigas clássicas são antigas e podem ir até vários milhares de dólares.

Moderno

Além de bonecos clássicos no Japão moderno, eles também produzem bonecos de grife. Obras de autoria não são limitadas por nada além da imaginação. Os produtos variam na variedade, muitas vezes o penteado não é pintado, mas sim cortado em madeira, os enfeites também se distinguem pela originalidade. Em muitos casos, o material de fabricação não é apenas madeira, mas também porcelana, tecido, plástico. Esses brinquedos retratam não apenas belas mulheres japonesas em quimonos pintados com flores, mas também samurais e criaturas fantásticas das tradições e lendas japonesas. Muitas vezes, sob a forma de variedades modernas, você pode reconhecer os personagens de filmes populares: Luke Skywalker, Yoda, Obi-Wan Kenobi - os heróis do ciclo de filmes Star Wars, Mickey Mouse e sua namorada, Mini-desenhos animados inventados por Walt Disney.

Um tipo de Shingata kokeshi são bonecos de design e design criativo. Freqüentemente, o desempenho pode se desviar dos cânones da fabricação de brinquedos de madeira. Artistas japoneses contemporâneos continuam a criar novas formas e ornamentos para bonecas. Ao criá-los, os artesãos podem usar combinações incomuns de tons e técnicas diferentes - gravura, esmalte, etc.

Agora, o kokeshi é um dos souvenirs mais populares no Japão.

sem comentários

Moda

a beleza

casa