Cobertores e colchas

Tudo sobre cobertores de malha

Tudo sobre cobertores de malha
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Projeto
  4. Técnicas e padrões
  5. Dimensões (editar)
  6. Como escolher?
  7. Como cuidar?

O estilo escandinavo é a primeira coisa que se associa aos tecidos de malha no interior. Embora cobertores de malha não sejam usados ​​apenas nele, as imagens mais citadas e vencedoras apresentaram ao mundo o estilo Scandi. Ou melhor, repetiu perfeitamente o que aprendeu: a decoração tradicional, que nem apareceu no século passado, ajuda a criar aconchego e um clima caseiro especial. Mas você ainda precisa poder escolher uma manta de tricô, ou talvez faça você mesmo.

Peculiaridades

Uma manta de tricô na cama é sempre aconchegante e estilosa. Os formatos, padrões, tecnologias, requisitos para a espessura do tricô estão mudando, os tons e ornamentos preferidos estão mudando. Mas o próprio charme de tal colcha de malha permanece o mesmo.

Quais são as vantagens deste produto:

  • adequado para uma cama ou sofá em qualquer cômodo - sala de estar, quarto, berçário;
  • facilidade de atendimento - um certo modo de lavagem à máquina e o trabalho está feito;
  • uma grande seleção de fios se você quiser tricotar um cobertor quente;
  • controle de qualidade no caso de fazer uma manta com as próprias mãos - o mestre é responsável por cada linha e por cada laçada exclui casamento;
  • acessibilidade - para um produto que, com os devidos cuidados, vai durar muitos anos, o preço é mais do que adequado.

Opções de manta 3:

  • máquina de tricô;
  • tricô à mão;
  • mão de malha.

No primeiro caso, a tela será mais padronizada, não tão única, mas também econômica. Você pode comprar um pedaço de máquina de tricô e usar uma fita para processar as bordas. Os acabamentos em seda ou cetim vão rodear perfeitamente esse produto.

O tricô manual é a opção mais popular. Se você pegar fios grossos e grandes agulhas de tricô, a manta pode até entrar em contato durante a noite. Embora geralmente não haja pressa em tal assunto.Quanto mais simples for o padrão, mais limpa será a colcha. As mantas para bebês costumam ser de crochê, o que é mais difícil de fazer, pois não é tão fácil manter a forma do produto. O crochê é especialmente importante para diferentes tipos de estilo country, incluindo a Provença.

Materiais (editar)

De onde tricotar - essa é a questão, de modo que mantenha sua forma, seja macio o suficiente e seja considerado usável.

Acrílico

Essa fibra para fio é sintética, brilha agradavelmente, mostra-se bem no uso. O acrílico tem um fio forte que desliza facilmente nas agulhas. Os iniciantes costumam escolher o acrílico precisamente por causa da facilidade de interação com ele. Os produtos acabados não são vulneráveis ​​à deformação, não têm medo nem mesmo de lavagens frequentes.

Mas é importante ressaltar que os fios de acrílico são considerados frios, porque não tricotam manta para o inverno e não compram. Mas uma colcha para relaxar no verão no terraço ou mesmo para uma noite quente em casa ficará ótima.

Fibra natural, não necessita de publicidade. A variedade de tons é impressionante. O fio em si é forte, ou seja, não haverá problemas com o tricô. Mas com o uso, nem tudo fica tão favorável: algumas lavagens - e a manta pode esticar bastante, basta sentar, perder seu aspecto original. E é difícil para iniciantes trabalhar com fios.

Os cobertores de bebê feitos de lã pura não são tricotados porque o material é muito áspero para a pele do bebê.

Mohair

É considerado um tipo de fio combinado, a fibra natural é usada em conjunto com componentes sintéticos. As coisas de mohair têm um charme especial - tanto visual quanto tátil. Com este material obtêm-se cobertores quentes de pelo comprido, muito acolhedores e acolhedores. Novamente, esta não é uma opção para iniciantes. Cuidar do mohair é um pouco mais difícil, mas tudo é real.

Angorá

Fibra macia e fofa é boa para tricotar cobertores de bebê. Um padrão brilhante, uma pilha muito delicada atrai muitos em tais tecidos. Mas, no processo de uso, parte das vilosidades rola para baixo e, após a lavagem, essa penugem precisa ser colocada em ordem.

Linho

A fibra vegetal para cobertores não é a mais popular, mas é uma boa opção. Produtos macios e delicados podem ser obtidos a partir deste material natural. É verdade que não se aquece, o que significa que só é adequado para uso no verão.

Jersey

Uma variação interessante deste material pode ser considerada um cobertor feito em casa feito de blusas de malha velhas. Por um lado, é um grande motivo para preservar a memória de coisas que uma vez foram amadas, para dar-lhes uma segunda vida. Por outro lado, é uma forma econômica de conseguir um novo cobertor. Pode ser debruado com uma guarnição de tecido macio ou até de pele.

Cobertores são feitos de fios de pom-pom e melange, algodão é usado para o avesso (se tal lado for fornecido).

Projeto

Existem técnicas que são utilizadas há décadas e não perdem a sua relevância. Por exemplo, tricô com rabo de cavalo ou de quadrados. Existem padrões que sempre adornam um produto têxtil - por exemplo, colchas listradas não saem de moda.

Técnicas e padrões

Os modelos podem ter um grande enfeite ou baseiam-se em pequenos tricôs. Existem modelos em que há a inclusão de um ornamento tridimensional no desenho. NPor fim, mantas com adição de imagens coloridas também podem ser consideradas na moda.

Um padrão xadrez pode ser formado usando:

  • ponto jarreteira;
  • tecelagem com aberturas;
  • tranças e tranças;
  • variações florísticas volumétricas;
  • composições não padronizadas;
  • alternância de diferentes loops, frente e verso.

Para obter um design xadrez interessante, até mesmo inesperado, existem várias técnicas difíceis de aprender.

Ajudará você a conseguir um cobertor incomum:

  • Técnica tunisiana, que requer um gancho, e como resultado, você obtém um padrão de dois níveis em uma tela densa e plástica;
  • Método bávaro - também executado com gancho, a tecelagem é feita em círculo, inclui elementos de cores saturadas ou partes em forma de quadrado;
  • os motivos scandi, via de regra, usam duas tonalidades e são feitos com agulhas de tricô (por exemplo, leitoso e azul ou branco e cinza, menta e bege);
  • o método frente e verso requer o uso de agulhas de tricô com dois fios ou agulha de crochê no caso de um fio;
  • tricotar na diagonal - a manta adquirirá uma imagem dinâmica.

Em que estilos de interior não são usados ​​cobertores de malha: eles podem decorar tanto o conforto natural da Provença, quanto o alegre estilo mediterrâneo, e até mesmo cobertores são usados ​​em um minimalismo contido. É verdade, como regra, uma cor e sem efeitos 3D, raramente duas cores.

Cores

Tudo depende apenas do desejo dos proprietários e de ideias básicas sobre a combinação de cores. Com um monocromático, tudo é simples: ele precisa encontrar uma consonância interior. Se a sala tiver um fundo, uma base, por exemplo, paredes brancas, móveis em tons de cinza ou madeira, a decoração pode adicionar cor. E aqui você pode ser mais ousado: um xadrez amarelo, azul, verde, turquesa, vermelho vai ficar bem em um fundo calmo. Em uma palavra, você precisa de fios coloridos. Já a manta preta é mais apropriada no interior, onde não há propósito de colocar acentos através da decoração.

Cores calmas e não espectrais são consideradas cores universais. Estes são cinza, bege, caramelo, bem como várias variações de chocolate (você pode usar fios seccionais). E no estilo Scandi, e no Hygge, e no cinema-folk e no eco-boho, são exatamente esses tipos de cobertores que vão convencer.

Dimensões (editar)

Existem tamanhos padrão pelos quais você deve se orientar. Por exemplo, uma única manta é considerada um produto com uma largura de 120-140 cm e um comprimento de 180-220 cm. O xadrez 220x240 já é largo, embora não seja enorme (surpreendentemente, pode ser maior). Por exemplo, a manta Euromaxi tem comprimento de até 300 cm e largura de até 280 cm.

Como determinar o tamanho do cobertor:

  • o comprimento da colcha é igual ao comprimento da cama, a largura da colcha é igual à altura da saliência multiplicada por 2 - esta regra é válida para camas com cabeceira;
  • o comprimento da colcha é igual ao comprimento da cama mais a altura da saliência, e a largura é igual à largura da cama mais a altura da saliência multiplicada por 2 - esta regra se aplica a camas sem encosto em as pernas.

Tudo isso também é válido para medir cobertores de bebê. Mas para recém-nascidos muito pequenos, o tamanho ideal da colcha será de 700 por 100 cm, se você quiser estender um pouco a vida útil do cobertor - 80 por 110 cm. O limite é de 90 por 120 cm.

Como escolher?

A escolha é a mais interessante e a mais dolorosa. Mas mesmo isso pode ser resolvido com base no seu próprio gosto. E pode ser desenvolvido com a ajuda da observação.

Em exemplos, é assim.

  • Uma rosa empoeirada em um quarto sereno. Vale a pena prestar atenção a esta cor das paredes - é o melhor possível como um fundo contra o qual qualquer tom de decoração de móveis pode parecer mais suave, mais suave, mais interessante. O xadrez combina perfeitamente, e as almofadas da cama incorporam outros tons usados ​​neste interior.
  • Malhas muito grossas ainda estão em voga e não vão desistir. E quem recusaria tamanha beleza, deleite visual. Tons leitosos serão adequados em qualquer quarto bem iluminado, especialmente um pequeno. Não há necessidade de tomar um branco radical, melhor diluído ligeiramente, com uma tonalidade quase imperceptível. Assim, o interior aquece.
  • A cor bege acinzentada é muito quente, caseira e convidativa. Vai deliciar-se no verão, acalmando-se desde a claridade que sai da janela, permitindo focar no relaxamento. E no mau tempo, no frio, é como se concentrassem o conforto do lar, a confiabilidade, a segurança. A psicologia da cor funciona mesmo que a pessoa não acredite nela.
  • Um cobertor listrado é uma dádiva de Deus para quem não tem um elemento unificador no quarto. Aquele significante que vai mesclar as cores do chão, paredes, móveis, cortinas. Ele pode ser encontrado apenas nessas listras. Harmoniza muito o espaço.
  • Outro exemplo de malha grande e leve. O interior deixa de ser enfadonho e sonolento, mas ao mesmo tempo não é atrevido, não se cansa disso.Ecológico, elegante, sem o menor toque de cor - tudo é exatamente como deveria ser em um quarto moderno.
  • Uma cor de mostarda agradável e bastante moderna na forma de um cobertor também pode se instalar no quarto. É quente, esquentando, mas não é irritante. Ele poderá "fazer amizade" com o verde escuro, o marrom, com os tons ocres, criando uma sinfonia natural - suave, calmante, relaxante.
  • A cor rosa é diferente, e a foto mostra uma das versões mais ousadas dela. E esta é uma opção não só para quartos de meninas. O principal é que o fundo da sala não contradiz a cor obviamente solante. O sotaque certo para quem quer brilho até no quarto.
  • Nesta bela e iluminada sala com óbvios motivos de escândalo, poderia haver um cobertor mais ativo, combinado com um tapete, por exemplo. E, talvez, em alguns dias, nos feriados, mude para isso. Mas essa malha leve, grossa e grande permanece básica. Não vai fazer a cama toda, mas não tem essa missão - se fosse maior, seu volume arruinaria todo o equilíbrio. Modesto, elegante, impecável.
  • E aqui está uma manta de malha brilhante feita de fragmentos coloridos, que é incrivelmente adequada para este quarto com soluções coloridas nas paredes. Mas não há seleção de cores, pois as paredes são como uma folha em branco, brancas e permitindo que as cores entrem ativamente no espaço. Primavera, quarto ensolarado - adequado para aqueles que querem respirar uma energia nova e colorida em suas vidas.
  • Manta leve com pompons marrons - uma boa opção para um quarto pequeno, leve e delicado. Os pompons podem ser usados ​​para combinar com móveis ou carpetes da mesma cor.

Esses exemplos mostram em que a escolha se baseia. Em primeiro lugar, é uma integração ideal no contexto de um quarto já decorado. Ótimos em cor, textura e expectativas. Alguém acha que o interior do quarto está sonolento, sem vida, frio e um cobertor pode muito bem "acordá-lo". Ou, ao contrário, a manta deve absorver a luminosidade dos elementos da sala, como se os unisse em si mesma, tornando-se um elo de ligação.

Como cuidar?

A grande questão é como fazer com que a malha dure mais e não sofra danos irreversíveis. Pegue manchas, por exemplo, contra as quais nada está imune. Se uma mancha se formou na superfície da colcha e não teve tempo de ser absorvida, ela deve secar. A pressa permitirá que a sujeira ou outro responsável pela mancha penetre mais profundamente no fio. Remova manchas secas com uma escova de roupas macia ou escova de dentes.

Se a mancha for teimosa e o pincel não funcionar, você precisará da ajuda de um tira-manchas líquido. Se for uma manta colorida, apenas um tira-manchas sem alvejante. Neste caso, não é possível esfregar o local contaminado, é necessário retirar a mancha com água e, em seguida, enxugar essa área com um pano macio e seco.

Que outras regras de cuidado você precisa saber:

  • Lavar à mão - isto é molhar um cobertor em água, cuja temperatura não é superior a 40 graus. Se você usar detergentes líquidos. Você precisa lavar com cuidado, não deve esfregar coisas tricotadas intensamente. Você pode usar uma esponja macia durante a lavagem.
  • Após o enxágue, que deve ser repetido, o cobertor deve ser torcido. Também delicado, é claro. A água deve ser drenada. Mas, ao mesmo tempo, o produto deve ser protegido da flacidez. Você não precisa torcer nada. Depois do push-up, a manta pode ser enrolada em tecido (um lençol normal serve), é ela quem vai tirar o excesso de umidade da coisa tricotada.
  • Se a lavagem for usada em uma máquina de lavar, a água também não deve ser aquecida acima de 40 graus. Todos os mesmos detergentes líquidos são usados. Eles são divididos em meios para cor e para branco, isso também é levado em consideração no que diz respeito aos produtos de malha. A lavagem é delicada, o que significa que a centrifugação só pode ser efectuada a baixas velocidades. Caso contrário, vale até a pena desistir da fiação da máquina e realizar esta etapa manualmente, controlando pessoalmente o processo.
  • Itens de acrílico são bem lavados em um modo delicado de máquina, mas para cobertores de algodão, uma lavagem mais suave à mão é preferível.Bem como a fiação manual.
  • Seque um cobertor de malha como este: espalhar sobre uma superfície horizontal, previamente coberta com um pano. Não se pendure em uma corda ou barra, não permita que fique em uma posição vertical. É por causa dessa secagem que a manta cede e fica seriamente deformada. Um lençol branco é ideal para roupa de cama, porque a roupa colorida às vezes desbota.
  • Se você quiser que o cobertor seque mais rápido, o tecido por baixo deve ser trocado de tempos em tempos. Se o produto tricotado tiver um padrão grande o suficiente, quando for necessário vaporizar o cobertor, deve-se colocar uma toalha turca por baixo - assim o padrão fica protegido de deformações.
  • Se o cobertor tiver que ser removido em algum lugar para armazenamento, pode ser uma bolsa ou uma caixa. Faz sentido proteger os produtos feitos de fios naturais colocando um repelente de traças na área de armazenamento.

Essas dicas são suficientes para manter a coisa limpa, não mudando sua forma e cor, servindo por anos e agradando aos olhos.

Para informações sobre como tricotar uma manta de pelúcia sem agulhas de tricô e sem gancho, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa