Cobertores e colchas

Como escolher um cobertor fofo e como cuidar dele?

Como escolher um cobertor fofo e como cuidar dele?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Projeto
  4. Dimensões (editar)
  5. Como escolher?
  6. Como cuidar?

Uma manta fofa não só dá conforto, mas também é uma adição atraente para o interior. Na hora de comprar esse produto, é importante estar atento à escolha do material, bem como saber com antecedência como cuidar dele.

Peculiaridades

Um cobertor fofo é um habitante familiar de cada segundo apartamento. Independentemente de ser natural ou sintética, a colcha acumula bem o calor, proporcionando aconchego e comodidade aos seus proprietários. Os modelos com pelo longo também se caracterizam por uma maior resistência ao desgaste - são usados ​​por um longo tempo sem desbotar ou perder seu aspecto atraente. E também o material usado para capas felpudas rapidamente evapora a umidade, enquanto permanece seco. Uma desvantagem comum de tais produtos é o rápido acúmulo de poeira.

Existe um grande número de modelos no mercado que diferem em tamanho, cor e, claro, custo.

Materiais (editar)

As colchas felpudas são criadas a partir de três tipos de materiais.

Natural

De materiais naturais, o mais popular é o tecido de lã: feito de lã de alpaca, camelo, ovelha ou angorá. Cobertores de lã de ovelha têm a capacidade de termorregular, absorver o excesso de umidade e repelir a sujeira. O material respirável e elástico mantém sua forma por muito tempo e, portanto, não requer uma substituição rápida.

Das deficiências, pode-se destacar a probabilidade de alergias, portanto, para pessoas com problemas semelhantes, por exemplo, a lã de ovelha merino com um pêlo longo não é adequada.

As capas de lã de camelo são consideradas muito quentes, leves e elásticas. O produto é capaz de absorver quase 30% do peso total, mantendo-o seco e não eletrizante. A vida média da colcha chega a 9 anos. No entanto, novamente, o pelo de camelo pode causar alergias. Além disso, os pêlos da pele eriçam a pele humana, o que é útil, mas não muito agradável.

Os cobertores de lã de alpaca não caem, não rolam nem amassam. Este cobertor mantém a temperatura corporal em um nível confortável e também é hipoalergênico.

Artificial

Uma manta felpuda feita de material artificial pode ser à base de acrílico, microfibra ou poliéster. A coisa é muito fácil de cuidar e, a princípio, mantém sua aparência original por muito tempo, mas requer lavagens frequentes. Parece menos apresentável do que um produto natural, mas também custa menos. As colchas de acrílico parecem lã natural, mas perdem rapidamente a maciez. São fáceis de lavar e são hipoalergênicos, indicados para pessoas com hipersensibilidade. No entanto, você deve estar preparado para absorver odores estranhos e formar pellets.

As tampas de microfibra, por outro lado, são sempre iguais ao toque, mas em nenhum caso devem ser passadas a ferro e secas a altas temperaturas, caso contrário o produto estica.

O tecido sintético é fácil de cuidar, vai absorver a umidade com alta qualidade, mas seca rapidamente. O material é fácil de limpar e não desbota. Infelizmente, a microfibra acumula uma carga estática.

Os cobertores de lã não têm medo de altas temperaturas, luz solar e lavagem. Sua aparência, entretanto, não é agradável para todos. As desvantagens também incluem o aumento gradual de voltagem estática.

As mantas de poliéster são agradáveis ​​ao toque, duráveis ​​e fáceis de limpar. Eles não absorvem odores e são muito acessíveis. Entre as desvantagens estão a eletrificação, bem como o encolhimento em altas temperaturas.

As capas de peles artificiais são duráveis ​​e resistentes, mas acumulam poeira, eletrificam e se transformam em pelotas.

Combinado

A combinação de capas macias contém uma mistura de fibras. Por exemplo, pode-se dizer que é uma manta turca, para a qual se utilizam cerca de 80% de fibras naturais e 20% de fibras sintéticas.

Porém, na maioria das vezes a base artificial é complementada com fios naturais, como é o caso da lã e do acrílico.

Projeto

A cor da manta fofa deve ser escolhida de forma que esteja em harmonia com o esquema de cores que domina o interior do cômodo onde vai morar. Em quase qualquer estilo, é possível colocar produtos monocromáticos em tons neutros - bege, branco, cinza, leite ou creme. Em interiores clássicos, uma manta de pêlo comprido na cor do café com leite ou chocolate, além de marrom, vai ficar bem. O mesmo pode ser dito para os tons de champanhe, menta e azeitona. Adicione leveza e ternura ao ambiente com a ajuda de mantas de flores rosa, pêssego, verde claro, azul calmo e lilás, quase flores de lavanda.

Como destaque em quartos lacônicos, é perfeitamente possível usar uma manta vermelha, amarela, azul, laranja ou mesmo bordô. É importante ter cuidado com os modelos pretos, pois eles são adequados apenas para espaços monocromáticos.

Aliás, você sempre pode comprar uma colcha dupla face e trocá-la de acordo com seu humor.

Quando se trata de estampas, para criar um espaço estiloso e atraente, o melhor é optar por padrões geométricos calmos e interagir com muito cuidado com as estampas de animais. O formato da capa pode ser escolhido em um clássico formato retangular ou quadrado, ou você pode dar preferência a modelos arredondados incomuns.

Dimensões (editar)

As dimensões da colcha são selecionadas dependendo de onde ele vai estar. Para cobrir uma cama de solteiro padrão, é adequado um modelo com laterais de 190 e 140 centímetros, e para o leito de uma criança, a mesma largura e comprimento, igual a 160 centímetros, serão suficientes. Para cama de casal ou uma cama e meia, é preferível levar uma capa de 220x240 centímetros. Para uma cama "king", você precisará de um cobertor de 240x270 ou ainda maior. As dimensões dos cobertores para sofás grandes correspondem aproximadamente às dimensões dos cobertores para uma cama e meia, de casal e "king".

Para um sofá pequeno, 170x240 centímetros são suficientes. Os menores habitantes do apartamento compram produtos medindo 75 × 75, 75 × 90, 100 × 120 ou 110 × 140 centímetros.

Na hora de comprar é importante certificar-se de que a manta fica pendurada nas laterais dos móveis em cerca de 20 centímetros, mas não acaba no chão.

Como escolher?

A escolha de uma manta de lã macia é determinada por vários parâmetros.

  1. O problema com o material está sendo resolvido, cada um com seus prós e contras.
  2. Tendo determinado quem utilizará o produto, você deverá escolher o tamanho desejado de acordo com a grade dimensional. Em regra, todo o sortimento do mercado subdivide-se em modelos destinados a adultos, adolescentes e crianças.
  3. O comprimento da pilha e a densidade dos fios do modelo selecionado são estimados.

Quanto mais longas forem as fibras, melhor será o produto, mas mais cuidadosamente você terá que limpar sua superfície antes de lavar. Caso contrário, os pequenos detritos presos terão que ser removidos junto com as fibras. O mesmo pode ser dito sobre a densidade: quanto mais denso o produto, mais tempo ele durará.

A propósito, quanto mais pesada a colcha, melhores serão seus indicadores de densidade e comprimento de pilha.

Como cuidar?

Se a manta fofa for de material natural, não é recomendável guardá-la em embalagem de celofane - é melhor colocar o produto em uma caixa de papelão. Uma colcha artificial não requer condições especiais de armazenamento, mas também é melhor não colocá-la na bolsa, pois pode ficar eletrificada. A colcha deve ser removida para armazenamento limpa, bem dobrada e, se possível, na posição horizontal. Para evitar o aparecimento de vincos, é aconselhável utilizar a chamada técnica de dobragem suave. Os produtos naturais são mais bem colocados em uma prateleira entre os itens sintéticos - essa "vizinhança" reduz a probabilidade de traças. A embalagem lacrada não vai ajudar no cobertor, então não faz sentido gastar dinheiro com ela.

As colchas felpudas podem ser lavadas na máquina, se indicado no rótulo do produto. No entanto, isso se aplica mais frequentemente a modelos de cabelos curtos do que a modelos de cabelos compridos. No compartimento apropriado da máquina automática, é imprescindível adicionar condicionador ao detergente líquido para tornar a superfície macia. Após a lavagem, o produto é cuidadosamente seco na posição horizontal.

É terminantemente proibido apertar, pois o tecido pode esticar e perder a elasticidade. Se um cobertor felpudo for guardado no armário por muito tempo, ele deve ser ventilado e sacudido de vez em quando, alisando as dobras.

A capa de pele sintética também pode ser lavada em uma máquina automática, mas somente se o tambor tiver capacidade suficiente. O regime de temperatura não deve ultrapassar 35-40 graus, isso preservará o brilho do produto e não lavará a tinta. Além disso, nessa água, a manta sintética manterá sua forma. Antes de começar a lavar, a colcha precisará ser sacudida e limpa com uma escova rara e dura, para remover os detritos grandes. As manchas fortes são tratadas com um removedor de manchas projetado para itens coloridos, mesmo antes de colocar no dispositivo.

O produto é enviado para o tambor, enrolado ordenadamente em um rolo solto com as fibras dentro. Esta posição ajudará a evitar o empilhamento e o emaranhamento dos fios. É melhor substituir o pó por produtos líquidos, pois eles são melhor removidos do material e desaparecem completamente após o enxágue.Se for necessário usar o pó, primeiro será necessário diluí-lo em uma pequena quantidade de água morna.

As peles artificiais são processadas em modo sintético, sem fiação automática.

Deve secar na horizontal, sempre sem cordas que criem vincos. Não deixe o produto exposto à luz solar direta ou em uma área mal ventilada. O produto de pele seca deve ser escovado na direção da pilha. Deve ser mencionado que a lã artificial deve ser trabalhada regularmente desta forma, e não apenas antes da lavagem.

Não devemos esquecer que se houver algodão na composição junto com fibras de poliéster, é proibido lavar mantas em altas temperaturas, caso contrário elas encolherão e se deformarão.

sem comentários

Moda

a beleza

casa