Gerador de vapor

Conserto de gerador de vapor faça você mesmo

Conserto de gerador de vapor faça você mesmo
Contente
  1. Recursos de diagnóstico
  2. Autorreparação
  3. Recomendações

O gerador de vapor hoje se tornou um eletrodoméstico indispensável para muitas pessoas. Com a ajuda dele, você pode passar rapidamente até mesmo roupas muito enrugadas após a lavagem, alisar dobras em agasalhos, cortinas verticais e processar as superfícies de móveis estofados. Via de regra, esses aparelhos são confiáveis ​​e servem por muito tempo como auxiliares no dia a dia, mas também acontece que ocorrem quebras de equipamentos. Falhas graves exigirão reparos de serviço por especialistas profissionais e pequenos defeitos podem ser tentados para serem eliminados por conta própria.

Recursos de diagnóstico

Os principais problemas de funcionamento associados ao funcionamento do gerador de vapor podem ser observados durante a sua utilização. Após uma inspeção visual durante o trabalho com o dispositivo, os seguintes sinais se tornarão aparentes:

  • ligado no aparelho não gera vapor quente;
  • não parece possível ajustar o nível de pressão;
  • aquecimento de água em um recipiente especial de um aparelho elétrico leva muito tempo, ou a água não esquenta de todo;
  • nível de água não é detectado em um indicador especial;
  • da carcaça do gerador de vapor vazamentos de água;
  • a integridade do cabo de alimentação está quebrada, ou há um mau funcionamento no plugue;
  • o vapor do gerador de vapor está fluindo constantemente e não se presta à regulação pelo botão de seu abastecimento;
  • vapor quente sai de baixo da válvula tampas de um recipiente para encher água;
  • superfície de trabalho o ferro não aquece;
  • a água é fornecida pela base junto com o vapor, pintado em cor enferrujada.

Para um diagnóstico completo do funcionamento do gerador de vapor e auto-solução de problemas, você deve ter um conjunto mínimo de ferramentas: chaves de fenda especiais, um multímetro, um ferro de soldar.

    Faz sentido realizar pequenos reparos apenas se você tiver as habilidades necessárias para consertar eletrodomésticos complexos.

    Autorreparação

    Dependendo do tipo de avaria que ocorreu na estação de vapor de sua casa, as instruções passo a passo para consertá-la serão diferentes.

    A maioria dos modelos de geradores de vapor possui dispositivo semelhante, portanto, as causas de falha são do mesmo tipo. As diferenças podem estar em algumas nuances que uma pessoa experiente pode identificar e corrigir com as próprias mãos.

    Considere as avarias mais frequentes e as formas de reparar o gerador de vapor em caso de avaria.

    Sem vapor

    Uma das avarias mais comuns é a interrupção do fornecimento de vapor através do gerador de vapor. Esse problema ocorre por vários motivos.

    • Na utilização de água de baixa qualidade com várias impurezas, o filtro do aparelho bloqueia rapidamente e interrompe o fornecimento de vapor. Você pode eliminar o mau funcionamento da seguinte maneira: desparafuse a mangueira longa e flexível do gerador de vapor, retire o filtro em forma de rede e enxágue-o, depois remonte todas as peças na ordem inversa e teste o funcionamento do dispositivo .
    • Os orifícios da superfície de trabalho do ferro estão obstruídos com calcário e suas partículas impedem a saída do vapor. Para resolver este problema, encha o reservatório de água com descalcificante. Se não estiver disponível, prepare uma solução, consiste em 1000 ml de água e 10 g de ácido cítrico em pó. Ligue o aparelho e deixe a água ferver. Em seguida, o gerador de vapor é desligado, eles dão tempo para a água esfriar. Agora drene a solução através do orifício, na qual você o despejou antes deste procedimento - você verá que o líquido que sai do aparelho tem uma cor marrom escura. Este procedimento deve ser repetido várias vezes até que a solução drenada se torne límpida. O reservatório é então enxaguado com água limpa e o gerador de vapor está pronto para ser usado novamente.

    O vapor pode parar de se formar em um aparelho elétrico se o dispositivo de um elemento de aquecimento, chamado elemento de aquecimento, queimar. A substituição de tal peça é melhor realizada em uma oficina de garantia.

    Água flúi

    Em vez de vapor, a água pode fluir do gerador de vapor. Você mesmo pode identificar e eliminar esse tipo de mau funcionamento.

    • A válvula de bloqueio está avariada. Você pode verificar isso se, despejando água no dispositivo e sacudindo-o de um lado para o outro, você vir gotas de água perto da válvula. Esse mau funcionamento pode ser corrigido apertando a válvula com mais força antes da operação; às vezes, isso requer uma substituição completa da válvula.
    • A mangueira de vapor está dobrada ou danificada. Quando o vapor é fornecido, a água se acumula dentro da mangueira devido a um entupimento e durante o uso do gerador de vapor ela sai. Para permitir que o vapor quente passe novamente livremente pela mangueira, a água nela acumulada deve ser drenada. Para isso, desligue o aparelho, deixe esfriar completamente, endireite a mangueira, levante-a por cima do gerador de vapor e depois deixe a água escorrer.

    Não liga

    Acontece que a estação de vapor não liga. Pode haver vários motivos para isso.

    • Alguns aparelhos foram concebidos para cortar automaticamente o fornecimento de energia se o gerador de vapor estiver entupido com depósitos de calcário. Quando o indicador de decalque acender no painel de controle, você precisará limpar o tanque de água com agentes especiais ou uma solução de ácido cítrico a 10%.
    • O cabo de alimentação do aparelho pode estar danificado, mas você não pode vê-lo sob a trança. Às vezes, ao ligar o aparelho, você pode sentir o cheiro de plástico queimado. Esse tipo de defeito é difícil de diagnosticar e consertar em casa. Nesse caso, você precisará substituir o cabo elétrico e é melhor fazer isso em uma oficina especializada.
    • O gerador de vapor pode não ligar por outros motivos. Por exemplo, como resultado da falha do botão liga / desliga ou devido ao fato de que a placa de controle do dispositivo está queimada. Essas avarias só podem ser eliminadas por um especialista que saiba consertar eletrodomésticos.

    Não se apresse para ir a uma oficina de serviço se o seu gerador de vapor não ligar. Às vezes, isso acontece devido a motivos não relacionados à avaria do equipamento.

    Por exemplo, uma tomada elétrica está com defeito ou há uma queda de energia no apartamento. Acontece que a luz indicadora de energia no painel de instrumentos simplesmente queima, embora o próprio gerador de vapor esteja funcionando e fornecendo vapor.

    Água enferrujada flui

    Durante o processo de cozimento a vapor, um líquido com tonalidade enferrujada pode escorrer da estação de vapor, ou o vapor é fornecido com as menores partículas de ferrugem, deixando vestígios de uma cor avermelhada nos tecidos. Considere as causas e sua eliminação.

    • A ferrugem se formou no tanque de água, que entrou na mangueira de vapor e entupiu o filtro grosso. Isso acontece se, após trabalhar com um aparelho elétrico, não escoar os restos de água da torneira não utilizada, que por muito tempo atua nas paredes do tanque, causando corrosão no mesmo. Para remover a ferrugem, desligue o gerador de vapor, deixe esfriar, drene a água contaminada, depois enxágue o tanque, encha uma nova porção do líquido e use o aparelho. Usar água destilada ajudará a prevenir esse problema.
    • O uso prolongado da estação de vapor em níveis extremos de aquecimento pode danificar as juntas de silicone. Isso ocorre porque o elemento de aquecimento os derrete, colorindo a água e evitando que o líquido se transforme em vapor. Você pode eliminar esse mau funcionamento substituindo as juntas ou elementos de aquecimento. A reparação deste nível de complexidade é realizada na oficina.

    Granulados

    Quando aquecido, o aparelho pode borrifar pequenas quantidades de água e vapor.

    • Tal deve-se ao facto de a água na forma de condensação se acumular junto aos orifícios da sola de aquecimento do ferro e, ao ligar o aparelho, o líquido sai à superfície. Neste caso, nenhuma medida especial de reparo é necessária. Após a evaporação do condensado, o gerador de vapor funcionará normalmente.
    • Se o aparelho estiver equipado com descalcificação automática, em caso de restos de água no reservatório após o funcionamento, ao ser novamente ligado, a mesma sairá pelos orifícios de alimentação do vapor em forma de salpicos. O problema pode ser eliminado sem reparo - basta pressionar o botão de vapor várias vezes.

    A pressão não é regulada

    No gerador de vapor, a água é convertida em vapor sob pressão, e se a configuração desta opção não funcionar, a saída de vapor é significativamente reduzida.

    • Verifique se o aparelho está obstruído com calcário - se o limpar, muitas vezes o funcionamento do gerador de vapor é restaurado.
    • Modelos caros de geradores de vapor são equipados com regulagem automática da energia a vapor fornecida. Para determinar o mau funcionamento, tente operar o dispositivo em vários modos. Se a pressão do vapor for reduzida em todos os modos, significa que o sistema eletrônico está danificado, o que só pode ser restaurado em uma oficina de serviço.

    Outras avarias

    Durante a operação do gerador de vapor, outras avarias podem ocorrer, que nem sempre pode ser eliminado por conta própria em casa.

    • Ao usar o aparelho, uma poça se forma embaixo. Tal mau funcionamento requer a desconexão urgente do gerador de vapor da fonte de alimentação, uma vez que a situação pode causar ferimentos elétricos. O motivo do vazamento de líquido pode estar associado à violação da integridade do reservatório de água, que deve ser substituído na oficina.
    • Com operação prolongada, os sensores do aparelho elétrico freqüentemente queimam. Na maioria das vezes, o indicador de nível de água falha, o botão de fornecimento de vapor cai, o interruptor de nível de pressão. Diagnósticos e reparos exigirão o uso de ferramentas especiais que nem todos possuem em casa.

    Consertar eletrodomésticos complexos requer certas habilidades.

    Se não for possível eliminar o mau funcionamento com os meios disponíveis, você não deve agravar a situação. Ações inexperientes podem levar a um aumento significativo no custo de reparos, que posteriormente terão que ser realizados em um centro de serviços.

    Recomendações

    Se notar avarias no funcionamento do gerador de vapor, para autodiagnóstico e tentativas de eliminá-las Os especialistas em reparos aconselham você a seguir estas regras:

    • realizar todas as manipulações apenas quando o dispositivo é desconectado da fonte de alimentação e seu completo resfriamento após aquecimento;
    • enquanto verifica o funcionamento do aparelho elétrico realizar todos os testes em um pedaço de pano de cor clara, que então não será uma pena jogá-lo fora;
    • se sentir o cheiro de um fio queimado, o aparelho solta faíscas ou fumaça - desligue-o imediatamente e leve-o a um centro de serviço.

    Ao escolher uma oficina para a reparação de um aparelho eléctrico, dê preferência aos centros de serviço oficiais certificados.

    Os endereços deles estão listados no cartão de garantia que acompanha o gerador de vapor. O reparo por um mestre particular nem sempre é eficaz e de alta qualidade.

    Para obter informações sobre como desmontar e consertar o ferro, veja o vídeo.

    1 comentário

    Obrigado pela informação disponível, muito útil!

    Moda

    a beleza

    casa