Ferramentas de cabeleireiro

Tesouras de cabeleireiro: variedades e dicas para escolher

Tesouras de cabeleireiro: variedades e dicas para escolher
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Fabricantes
  4. Como escolher?
  5. Dicas de cuidados

As tesouras de cabeleireiro são a principal ferramenta de qualquer cortador de cabelo. A qualidade e ergonomia das ferramentas de cabeleireiro refletem-se em grande medida no resultado final do trabalho e na imagem da cliente.

Peculiaridades

As ferramentas de corte para cabeleireiros diferem das ferramentas domésticas no material de fabricação, na estrutura e na forma.

Para a produção de tesouras, utiliza-se aço de alta qualidade, capaz de manter o grau e ângulo de afiação adequados por muito tempo. Neste caso, dois tipos de nitidez são usados ​​- com um ângulo de convecção (38 °) e um ângulo reto (até 50 °).

As ferramentas profissionais para a execução de cortes de cabelo estão equipadas com um grupo de parafusos especial - um sistema de elementos de fixação especiais que garantem o funcionamento suave dos elementos de corte. No arsenal de um profissional, são utilizados produtos com micro-entalhes especiais, que evitam que os cachos escorreguem da superfície das lâminas. Vários formatos de alças e anéis, que tornam a ferramenta conveniente para trabalhos de longo prazo.

Visualizações

No arsenal de um artesão experiente, via de regra, existem pelo menos 3 tipos de tesouras de cabeleireiro:

  • liso, usado diretamente para cortes de cabelo regulares, inclusive para cabelos cacheados;
  • desbaste;
  • quente.

Vários tipos de formatos de ferramenta também são usados:

  • clássico;
  • deslocado;
  • assimétrico.

Ferramentas profissionais clássicas assuma a simetria do arranjo de ambos os anéis e lâminas do mesmo comprimento. A forma é conveniente para artesãos com dedos finos, adeptos do estilo clássico.

Formas deslocadas permitem que você remova o estresse desnecessário e reduza o nível de atrito.

Formas assimétricas os anéis aliviam o estresse, mas não são adequados para todos.Na maior parte, eles permitem que você escolha um modelo que melhor se adapte às características anatômicas individuais da estrutura da mão do mestre. Portanto, eles precisam ser ajustados.

A variedade de formas e ângulos de deslocamento favorece a ergonomia do produto e visa aumentar o conforto na utilização de utensílios de cabeleireiro. No mesmo sentido, anéis de inserção adicionais e batentes para o dedo mínimo são usados.

Desbaste

O objetivo da tesoura de desbaste é afinar e sombrear o cabelo. As ferramentas são equipadas com dentes em uma ou duas lâminas. Muitas vezes, os jovens profissionais optam por produtos dupla face, pois no processo de trabalho diminui o grau de risco de se retirar mais pelos do que o necessário. No entanto, os modelos unilaterais possuem um traço mais leve, o que possibilita a execução de um corte com menos estresse nos fios.

Quente

Tesouras quentes - produtos com um elemento de aquecimento embutido de até 90 graus, que no corte, permite evitar defeitos estruturais nos cabelos, sua rachadura.

Para fatiar

Para obter fatias de corte de alta qualidade, você precisa de um dispositivo com bordas afiadas. Uma opção adequada para isso seriam produtos com afiação por convecção. As lâminas dessas tesouras são convexas e a espessura da borda afiada é comparável ao diâmetro do cabelo.

As lâminas das ferramentas de corte são geralmente retas ou curvas.

Para corte deslizante

Os produtos com corte deslizante são geralmente fabricados no Japão. Um tipo especial de afiação dos panos garante o barbear dos cabelos. As telas utilizadas para fazer esses cortes são polidas e sua face interna é afiada por meio de tecnologias especiais. A superfície de corte é bastante larga, as lâminas são arqueadas.

Canhoto

O uso não padronizado de uma mão não dominante leva à fadiga precoce das mãos e, portanto, a uma diminuição no nível de desempenho. É por isso as marcas mais conhecidas produzem dispositivos para artesãos canhotos, a diferença entre os quais é a posição das lâminas - a esquerda está acima da direita e o entalhe para o polegar está na parte inferior.

Fabricantes

Os fabricantes do Japão são líderes indiscutíveis em qualidade e propriedades de consumo de dispositivos para cabeleireiro. Os produtos japoneses, embora caros, apresentam excelente desempenho devido ao uso de aços de alta qualidade, aliado a alta tecnologia e uma profunda tradição em ferramentas de corte artesanais.

Ao processar espaços em branco, a robótica mais precisa e mecanismos computadorizados são usados. Já o acabamento dos produtos é feito principalmente à mão. Esta abordagem tem um impacto significativo na classificação da marca e permite-nos produzir os melhores produtos.

Vamos observar alguns japoneses e não apenas empresas que produzem ferramentas de cabeleireiro profissional de alta qualidade.

  • Tayo. Os produtos da empresa são utilizados nos salões de beleza mais famosos do mundo. O sortimento é representado por diversas coleções, desde modelos clássicos até premium. Preços - a partir de 4000 rublos.
  • Hinshitsu, Mizuka. Produzir produtos premium de alta qualidade
  • Kedake. Representa a qualidade japonesa a preços de orçamento. Excelente ferramenta de trabalho com micro-rolamentos que permitem o bom funcionamento do mecanismo e prolongam a sua vida útil. A empresa está no mercado há cerca de 10 anos. O custo dos instrumentos é de $ 65-297. Uma diferença significativa em relação a outras marcas é a relação favorável de parâmetros bem conhecidos em termos de design e ergonomia, bem como preços e níveis de qualidade. Os produtos Kedake são feitos de aço 440-C. Os microrolamentos são usados ​​em produtos desde 2004.
  • Mizutani. Uma marca que tem como lema “Funcionalidade, qualidade e beleza”. Os produtos o justificam plenamente.
  • Joewell. Qualidade japonesa garantida a preços muito acessíveis. A ferramenta é usada tanto por iniciantes quanto por profissionais experientes. Fabricado na fábrica Tokosha.
  • Dewal. Uma marca russo-alemã que produz excelentes produtos a preços acessíveis. A ênfase está na ergonomia e design. Preços - a partir de 2.300 rublos.
  • Zinger. Uma conhecida marca alemã que monitora constantemente a qualidade de seus produtos e as nuances de sua montagem.
  • Jaguar. Os produtos desta marca destacam-se pela alta qualidade alemã. A empresa oferece períodos de garantia decentes. As tesouras são caracterizadas por soluções ergonômicas e de design rígidas. Os dispositivos são resistentes ao desgaste e despretensiosos na manutenção. Preços - a partir de 5.000 rublos. Os produtos não precisam de afiação frequente, uma vez que tecnologias especiais de alta fabricação fornecem a nitidez e a resistência necessárias para a tesoura por um longo tempo.
  • Suntachi. Uma marca sul-coreana que fabrica produtos de aço japonês de alta qualidade. As tesouras são diferenciadas por afiação manual de alta precisão e um mecanismo de parafuso exclusivo.
  • Mertz. Modelos baratos de fabricação alemã com alças de plástico. Seu custo começa a partir de 100 rublos, opções de alta qualidade - a partir de 1000 rublos.
  • Kapous. A marca russa, há 10 anos no mercado, produz kits de ferramentas de alta qualidade.
  • Mustang. Produz uma linha especial de tesouras Mustang Base de uma empresa nacional. Eles são convenientes e práticos para iniciantes e artesãos experientes. Esta série usa aço X12 de qualidade, que tem dureza decente, que aumenta a nitidez com segurança e permanece afiado por um longo tempo.

De acordo com a classificação Salonoff, certos grupos de produtos de empresas estão em demanda especial:

  • Mizutani;
  • Hinshitsu;
  • Supremo;
  • Suntachi;
  • Kedake;
  • Dewal;
  • Mertz;
  • Kapous;
  • PNG.

Como escolher?

Ao escolher uma ferramenta de cabeleireiro, é importante considerar vários critérios.

  • Antes de escolher um produto, é importante entender claramente para quais cortes de cabelo ele é adquirido. Assim, tesouras com pequenos entalhes nas telas são utilizadas para cortes de cabelo masculinos. Eles evitam que o cabelo escorregue. Telas lisas e sem entalhes contribuem para um corte deslizante, mais utilizado em cortes de cabelo femininos.
  • O material afeta a vida útil e a preservação da qualidade da afiação original. O metal usado para ferramentas de cabeleireiro é o aço de alto carbono. Para transmitir os melhores parâmetros de resistência ao produto, ligas com adição de molibdênio, tungstênio, vanádio são utilizadas.

Aditivos de níquel e cromo tornam os dispositivos resistentes ao desgaste e à corrosão.

  • Afiação correta - uma garantia de trabalho produtivo e competente. Vale a pena prestar atenção ao ângulo de nitidez, que deve ser mantido de 38 a 50 graus.
  • Um parâmetro importante é a forma da tesoura e as dimensões das pontas de corte ao longo do comprimento.... Artesãos experientes dividem modelos retos, cirúrgicos, em forma de sabre e ergonômicos, escolhendo o comprimento das lâminas de acordo com as especificidades do corte de cabelo. Para muitos cortes comuns e simples, modelos com lâminas de 5-5,5 "são adequados.

Na execução de cortes de cabelo masculinos e sombreamento, são utilizadas telas longas e tesouras com lâminas curtas são úteis para o detalhamento.

  • A largura do tecido é diferente. As largas são mais adequadas para cortes deslizantes e as estreitas para sombreamentos e cortes precisos.
  • O conforto de uso deve garantir um funcionamento a longo prazo sem fadiga dos dedos e das mãos.
  • O movimento suave das telas permite evitar defeitos no penteado.
  • Vários produtos prevêem a presença de almofadas de borracha nos anéis, que são convenientemente adaptadas para dedos finos, o que contribui para o conforto geral no trabalho.
  • É importante prestar atenção aos apoios especiais para os dedos. Este dispositivo facilita muito o trabalho e reduz a fadiga das mãos. Tentar na parada não será supérfluo. Em vários modelos, as paradas são instaladas em versões removíveis.
  • Produtos profissionais de alta qualidade são caros. Modelos não muito caros são adequados para iniciantes.
  • O tamanho dos dentes para tesouras de desbaste é diferente.Cabelo fino e não muito grosso é cortado com tesoura com dentes finos, e cachos grossos - com dentes grossos. É melhor para o artesão ter as duas opções.
  • Os canhotos devem escolher produtos para canhotos. A diferença é que a tela esquerda está posicionada abaixo da direita e o descanso do polegar está abaixo. Isso facilita muito o trabalho do mago.
  • Verifique a condição de aperto do parafuso. Para verificar, você deve:
    • pegue o produto por um anel e direcione a lâmina correspondente para cima;
    • pegue o segundo anel com a outra mão e levante-o verticalmente, quase 90 graus;
    • solte o segundo anel, sob seu peso as lâminas irão se fechar, e o grau de seu fechamento irá mostrar o valor desejado. A distância entre o grupo de parafusos de fixação do produto e o ponto de fechamento livre das lonas deve ser exatamente a metade do seu comprimento.

Na hora de escolher um produto de acordo com o material de fabricação, é importante considerar o tipo de marcação do aço. A melhor ferramenta tem um índice de dureza de 58-62 HRC. Com o aumento do índice, as propriedades de trabalho do produto melhoram, mas ao mesmo tempo a fragilidade do produto também aumenta.

Aparelhos revestidos de cromo e titânio são usados ​​por clientes que são alérgicos a produtos que contêm níquel. A douração confere ao produto apenas elegância e não tem outras funções.

Ao falar sobre um grupo de parafusos, é importante considerar que existem 3 tipos de parafusos usados.

  1. Os parafusos de ajuste individuais são planos. Esse parafuso é feito sem partes convexas, por isso não interfere na liberdade de movimento das lâminas. Permite que você personalize o grau de deslocamento da lâmina. Você pode usar uma moeda para ajustar.
  2. Parafusos universais para ajuste fino (projetam-se ligeiramente acima das lâminas). Permite ajustar manualmente a lisura da lâmina, sem equipamento. O ajuste é fornecido pelo giro livre do parafuso dentro de certos limites. Eles têm uma função de travamento e tensionamento que impede que oscile.
  3. Dispositivo de microrcal lubrificado, para o qual um polímero especial é usado, fornece o grau de deslizamento necessário durante a operação. O sistema facilita o processo de trabalho e apóia efetivamente o mecanismo sem uma manutenção adequada por muito tempo.

Por mais perfeito que seja o produto, ele pode exigir uma correção individual especial para as características da mão do especialista. Portanto, vale a pena escolher imediatamente uma tesoura que proporcione um fácil ajuste dos parâmetros de curso e da velocidade de fechamento e abertura das lâminas. Para isso, são utilizados anéis de plástico especiais para evitar que os dedos escorreguem e possibilitar a alteração do tamanho dos anéis.

Os profissionais são incentivados a comprar itens artesanais caros. Via de regra, eles são mais perfeitos no trabalho.

É melhor comprar ferramentas em pontos de venda especializados. Você deve primeiro estudar todos os documentos das mercadorias. Freqüentemente, sob o disfarce de produtos de uma marca popular, são vendidas réplicas orientais baratas, de baixa qualidade e com vida útil curta. Se o preço for significativamente menor do que o da marca, então é bem possível que você tenha uma falsificação na sua frente.

Dicas de cuidados

Uma ferramenta profissional é um mecanismo complexo que é influenciado por muitos fatores. Portanto, cuidar da tesoura é muito importante, pois garantirá uma longa vida útil.

  1. Impacto mecânico e choque devem ser evitados. Depois de deixar o produto cair, você não precisa continuar a trabalhar com ele - ele pode ser desativado e o defeito resultante não será fácil de corrigir. É melhor entrar em contato imediatamente com um especialista que irá verificar e corrigir tudo cuidadosamente. Na maioria dos casos, os centros de serviço são capazes de fornecer a assistência necessária.
  2. Verifique regularmente a pressão das lâminas. Lâminas excessivamente pressionadas não só complicam o trabalho, mas também, devido ao aumento do atrito, levam ao desenvolvimento de superfícies de contato.Um efeito semelhante aparece quando os parafusos de fixação são afrouxados, quando uma folga indesejada é formada entre as lâminas. Nesse caso, o grupo de fixação falha, e com um golpe aparentemente macio, não há possibilidade de fazer um corte correto.
  3. Segure o instrumento corretamente - significa usá-lo corretamente e cortá-lo com dignidade. Para uma pegada correta, você deve:
    • insira o dedo anelar no anel inferior;
    • cubra o instrumento com a palma da mão;
    • o polegar deve repousar contra o anel e a ferramenta deve estar em uma palma relaxada.

Com esta empunhadura clássica, o trabalho começa e termina. Na prática, existem muitas formas de segurar, elas dependem do corte de cabelo do cliente e da experiência do mestre. Alguns artesãos se acostumam a segurar a tesoura de maneira incorreta, usando suas técnicas individuais. Se isso não afetar a qualidade do trabalho, várias nuances são permitidas.

Ao final do trabalho, você deve fechar as telas e colocar a ferramenta no estojo., em um suporte ou apenas em um pano macio. Este é um momento extremamente urgente. É importante fechar a tesoura no início de qualquer quebra, e ela deve ser colocada sobre uma superfície plana coberta com um pano macio, de preferência camurça.

Se for esperada uma longa pausa no trabalho, limpe a ferramenta com um material macio e lubrifique. Caso contrário, as telas podem ficar cobertas de manchas de ferrugem. Não há metal que resista totalmente aos processos de oxidação. A tesoura deve ser mantida sempre limpa e lubrificada.

Não se deve afiar os produtos você mesmo ou dá-los para isso a pseudo-mestres que vêm ao salão e oferecem seus serviços. Esse risco geralmente leva a resultados desastrosos. É importante entender que outros tipos de tesouras não podem ser comparados com ferramentas profissionais de cabeleireiro.

Os grupos de parafusos disponíveis em sua tesoura não devem ser desmontados. Esta é uma ocupação para especialistas. Aqui, qualquer mola ou espaçador desempenha um papel na operação do mecanismo. Mesmo pequenos danos podem afetar negativamente os resultados do trabalho.

É importante verificar regularmente a nitidez das arestas de corte. Ao menos uma vez a cada 2 semanas, é necessário testar o nitidez do instrumento com um pedaço de algodão, cortando-o lentamente. Se o algodão for fácil de cortar e as pontas da ferramenta não puxarem as vilosidades, a tesoura está normal. Caso contrário, entre em contato com centros de serviços especiais onde a afiação de ferramentas é realizada em máquinas especiais.

        Você não deve deixar a ferramenta totalmente inutilizável. Com uma manutenção cuidadosa e regular, durará muito tempo.

        É importante saber que a esterilização de dispositivos os limpa da microflora e dos vírus perigosos da hepatite e HIV... A desinfecção dos instrumentos não mata todos os agentes infecciosos, mas apenas reduz o número de micróbios nos produtos, reduzindo significativamente o risco de infecção. Por lei, todo salão é obrigado a desinfetar e esterilizar os instrumentos.

        Como escolher uma tesoura de cabeleireiro, veja abaixo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa