Casaco

Casaco de lã fervida

Casaco de lã fervida

História de origem

A tecnologia de fazer roupas de lã fervida foi inventada na distante Idade Média por simples camponeses que viviam no sopé dos picos das montanhas da Áustria. O tecido áspero de lã de ovelha verde escuro era incrivelmente à prova d'água e mantinha você aquecido no tempo frio. Na Rússia, esse tecido é conhecido desde a segunda metade do século 19, quase imediatamente com seu aparecimento no mercado, ganhando grande popularidade entre os fashionistas.

Hoje em dia, a lã fervida, ou como também é comumente chamada, loden, é utilizada na confecção de casacos, jaquetas, chapéus e cachecóis, além de saias. Alguns estilistas chegam a oferecer terninhos em suas coleções outono-inverno, além de diversos acessórios desse material.

Características e benefícios

Este tecido é único, em primeiro lugar, pelas suas qualidades ecológicas, retém perfeitamente o calor e ao mesmo tempo é bastante durável: Graças à tecnologia de fabricação, as roupas de lã fervida são muito duráveis ​​e não se esfarelam com o uso. Além disso, esse tecido praticamente não enruga, e para alisar as irregularidades basta deixar o produto pendurado em um cabide no gabinete, e ele se alisa por conta própria.

O tecido adquire todas essas propriedades como resultado de um processo de produção bastante trabalhoso, que pouco mudou desde a Idade Média: primeiro, fia-se lã grossa de ovelha, depois ferve-se em água com soda cáustica, de onde as fibras são comprimidas e ocorre encolhimento.

Tudo isso confere à lã durabilidade e resistência à água, mas ao mesmo tempo não a pesa. Em seguida, a tela resultante é pintada, penteada, decorada com vários padrões e só então seca.

Modelos

Os estilos e formas do casaco de lã fervida são extremamente diversos.A versão mais clássica: o comprimento fica logo abaixo do joelho, com vários botões grandes no meio - esse estilo é prático e versátil, mas ao mesmo tempo não é desprovido de elegância e chique.

Outra opção popular é o sobretudo britânico. A história do design deste estilo tem mais de cem anos. O casaco é feito em formas clássicas rígidas e é complementado por bolsos de remendo e um cinto largo. Esse produto é mais adequado para meninas altas e esguias e, se houver uma fivela enorme no cinto, ele enfatizará com sucesso os seios exuberantes. O sobretudo britânico será um ótimo complemento para um vestido e calças justas.

O sobretudo é um estilo enraizado na moda militar do século 19 e tem sido amado por fashionistas de todo o mundo nos últimos anos. Uma opção bastante modesta que se adapta a qualquer figura, pois esconde as imperfeições existentes e valoriza os méritos. Combina muito com sapatos de salto alto e médio.

De ano para ano, uma opção popular é um casaco curto de comprimento médio, isolado com pele. Esse produto protege perfeitamente contra geadas amargas e retém o calor. Neste caso, a pele pode emoldurar tanto a bainha do casaco quanto a gola. Também existem opções onde o pelo vai separadamente em forma de capa.

Hoje, um casaco de lã fervida sem forro é muito popular. Esta solução inovadora e não padronizada em alfaiataria é oferecida atualmente em várias versões por designers de todo o mundo, pois vai bem com quase todas as roupas - tanto calças clássicas como calças jeans rasgadas jovens ficarão igualmente adequadas por baixo delas.

Quando usar?

O casaco de lã fervida é relevante em qualquer estação do ano, pois existem modelos adequados para caminhar tanto em dias frescos de verão quanto em geadas severas de inverno. Não tenha medo de ser pego pela chuva com esse casaco! Graças à tecnologia de fabricação Loden descrita acima, o tecido não absorve umidade e seca rapidamente.

Algumas mulheres da moda compram-se especificamente com roupas curtas, abaixo do joelho, casacos de lã fervida para viagens de carro no inverno. Essa opção é boa porque o tecido leve não atrapalha os movimentos, permitindo que você se sinta confortável e livre ao volante.

Como lavar um casaco de lã fervida?

Em geral, os casacos Loden são surpreendentemente duráveis. Eles servirão ao proprietário por mais de uma temporada, sem perder sua aparência original, se você seguir algumas regras simples para cuidar do produto:

  • O cabide deve ser do mesmo tamanho do seu casaco para não deformá-lo.
  • Use capas especiais para guardar roupas.
  • Ao passar, use apenas um pano de gaze úmido.
  • Se você for exposto à chuva no exterior, seque o produto em um cabide longe de fontes de calor.
  • Tecido de lã é sujeito a eletrificação, o que significa que atrai poeira. Use uma escova de cerdas macias para limpar. Para reduzir a eletrificação, você pode usar agentes antiestáticos especiais para lã.
  • Finalmente, lave seu casaco. Se não quiser recorrer aos serviços de mestres de limpeza a seco, pode lavar o pó e a sujidade você mesmo, para isso não só uma escova especial é adequada, mas também o "método popular" com farinha de pão. É necessário espalhar o casaco sobre uma superfície plana e polvilhar com farinha de rosca por cima. Em seguida, enrole a migalha em pequenos "koloboks" que irão absorver poeira, sujeira e fiapos. Após este procedimento, basta caminhar com uma escova ou apenas com a mão úmida sobre a superfície da pelagem.

Avaliações

As críticas aos casacos de lã fervida são, na sua maioria, positivas. Os clientes notam calor, conforto, facilidade de uso. Muitos ficam simplesmente maravilhados com o material que não se enruga nem se desintegra.

É verdade que alguns sentem repulsa pela complexidade da lavagem do produto, o que obriga o cliente a entregar a coisa para lavagem a seco, e isso nem sempre é cômodo e racional, como eles pensam. Em casos especiais, o tecido de lã natural é contra-indicado para alergias.Porém, para a maioria das fashionistas, tais afazeres não são um fardo, pois na busca da elegância você pode fechar os olhos para algumas dificuldades, pois a beleza, como você sabe, exige sacrifício.

sem comentários

Moda

a beleza

casa