Overlock

Como enfiar o overlock?

Como enfiar o overlock?
Contente
  1. Ferramentas de reabastecimento e ajuste
  2. Esquema geral
  3. Como reabastecer o overlock de 51 classes?
  4. Aconselhamento profissional

Overlock é um assistente valioso para todas as costureiras. Com este dispositivo, as costuras na cobertura não são apenas lisas, mas também bonitas. Obviamente, para que o overlock possa lidar com o trabalho com sucesso, você terá que aprender a trabalhar nele. Além disso, uma das etapas importantes é o threading. Aqui é importante escolher os fios certos e familiarizar-se com as características do dispositivo e com os esquemas de encadeamento.

Ferramentas de reabastecimento e ajuste

Para simplificar o trabalho com o overlock, vale preparar algumas ferramentas com antecedência. Com eles, é mais conveniente enfiar os fios e você pode eliminar facilmente os problemas que surgem no processo.

É importante que você sempre tenha três ou mais bobinas multicoloridas à mão. Isso evitará um ajuste deficiente da linha.

Um conjunto sobressalente de facas overlock é obrigatório para todas as costureiras iniciantes.... Afinal, eles são freqüentemente usados ​​para vários materiais e falham rapidamente.

Vale a pena lembrar que eles são projetados para lidar com threads que se projetam para fora.

Eles também podem aparar as bordas de materiais delicados e excessivamente fluidos.

Um conjunto adicional de agulhas também deve estar sempre disponível.... Isso permitirá que você retome o trabalho rapidamente se a agulha estiver torta ou quebrada. A substituição também será necessária se houver pontos pulados frequentes na linha de costura. É importante ajustar a agulha corretamente e não puxar com muita força com as mãos ao costurar.

O óleo lubrificante mantém o overlock protegido contra superaquecimento e danos. Recomenda-se lubrificar o equipamento overlock pelo menos uma vez a cada 6 meses. A maneira mais fácil de realizar este procedimento é com uma seringa descartável convencional. Seu uso permitirá que o lubrificante seja aplicado em todas as áreas de difícil acesso.

Pinças de ponta fina são uma excelente ajuda para enfiar o orifício da laçadeira esquerda. Está posicionado de tal forma que é bastante difícil alcançá-lo com as mãos desprotegidas.

Um pequeno pedaço de tecido permitirá que você verifique o quão bem os fios foram enfiados. Basta uma costura de controle e fica claro se tudo foi feito corretamente ou não. Assim, é possível customizar melhor a máquina, e não prejudicar o produto.

Esquema geral

Para o overlock, existe um algoritmo de threading unificado. Ele deve primeiro passar pelo laçador esquerdo e, em seguida, pelo laçador direito. Vale esclarecer que o laçador é um dispositivo de metal em forma de gancho. Quando o dispositivo está funcionando, ele captura os fios que saem da agulha e os conecta com os fios que passam pelo fundo. Isso cria um ponto de corrente.

O processo de enfiar o laçador esquerdo é mais fácil de descrever passo a passo.

  • A linha é conduzida através da guia de linha para o orifício no lado direito da capa. A seguir, deve ser arrastado para o ilhó, que se encontra na tampa do lado esquerdo, que desempenha uma função protetora.
  • A linha é então enrolada em volta do tensor e inserida na passagem que leva ao laçador.
  • Depois disso, você precisa girar a roda com um movimento da esquerda para a direita para que o laçador da direita se mova e fique exatamente acima da agulha.
  • Agora você precisa amarrar a linha nas costas de modo que ela passe pela alavanca direita da laçadeira e depois prenda no gancho.
  • A roda gira novamente para abaixar o laçador esquerdo.
  • Um fio é enfiado nele e, em seguida, o laçador direito é levantado acima da agulha por movimentos giratórios da roda.
  • O laçador esquerdo também é colocado na posição mais alta e a linha é travada sob o calcador.

É um pouco mais fácil inserir os fios corretamente no laçador direito.

  • O fio é passado por um dispositivo tensor e inserido na fenda da placa com uma faca.
  • Em seguida, você precisa girar a roda até que o laçador direito esteja na posição superior.
  • Agora você pode puxar o fio pela fenda logo abaixo da agulha de crochê.
  • A linha deve passar pelo tensor e pela placa. Ao mesmo tempo, gira em torno da haste do aparelho que regula a tensão.
  • Na última etapa, é necessário fixar o fio sob a agulha e enfiar as agulhas no ilhó.

3 fios

O overlocker chinês de três fios é um modelo versátil. Se você aprender a enfiar os fios nele, poderá fazê-lo facilmente em qualquer overlock. O processo será executado na seguinte sequência:

  • as roscas devem ser rosqueadas sequencialmente nos orifícios direcionais que estão no corpo do dispositivo;
  • enfie o tensor de linha, localizado no laçador direito, e puxe-o para baixo;
  • em seguida, a linha deve ser enfiada no buraco da agulha e puxada para a parte de trás através do calcador;
  • verifique a costura correta em um pedaço de tecido de teste e certifique-se de que a linha esteja corretamente passada.

Vale esclarecer que no overloque de três fios, um dos fios vai para a agulha e dois são puxados pelos laçadores.

4 fios

O overloque de quatro fios possui duas agulhas. Dois threads são encadeados por eles e o resto é capturado por loopers. Alguns modelos diferem no encadeamento, mas geralmente possuem um diagrama. Além disso, muitas vezes é aplicado diretamente no corpo da máquina.

Algumas máquinas têm um sistema especial projetado para simplificar o processo de rosqueamento nos laçadores de cima e de baixo (F. A. S. T.).

  • Ligue o aparador e, a seguir, levante a faca de modo que ela seja pressionada contra o corpo do overlock e gire.
  • Coloque os carretéis de linha em hastes especiais e passe-os pelos tensores. Deve-se ter em mente que cada fio possui seu próprio dispositivo de tensionamento. Freqüentemente, há um diagrama de instruções dentro da caixa que indica qual tensionador de linha combina com qual carretel.
  • A primeira linha deve ser enganchada nos 3 suportes de linha localizados dentro do corpo do overlock. A ponta da rosca é inserida em um conector especial que, via de regra, está localizado próximo à mesa de trabalho.
  • Em seguida, o segundo fio deve ser passado em seu tensor, passando pelo laçador. Para fazer isso, você precisa girar a roda.
  • O terceiro enfiamento é feito através do tensor de linha e, a seguir, pelo suporte na parte superior, localizado acima da mesa de trabalho. Depois disso, a ponta da linha deve ser passada na agulha direita.
  • Da mesma forma que a terceira, você precisa passar a linha na quarta linha, apenas no final ela deve ser enfiada na agulha esquerda.
  • Quando todos os fios estiverem enfiados, é necessário levantar o pé do aparelho e abaixar a alavanca na parte de trás do corpo. Todos os quatro fios devem ser passados ​​sob o pé.
  • Agora você pode abaixar a faca para sua posição original.

5 fios

Antes de passar o laçador de 5 fios, verifique se ele está desconectado da fonte de alimentação. Também é importante levantar o pé com a alavanca.

  • O enfiamento começa girando o volante em sua direção. Isso é necessário para que o porta-agulha seja levantado o máximo possível.
  • Em seguida, você precisa enfiar a linha primeiro no laçador superior e, em seguida, no laçador inferior.
  • Depois disso, os fios são inseridos na agulha direita e, em seguida, na agulha esquerda.

Freqüentemente, nas carrocerias dessas máquinas, é apresentado um esquema de cores de reabastecimento, o que torna esse processo mais fácil. Basta enrolar o fio conforme as setas de direção e puxar levemente. Para maior comodidade, você pode utilizar dispositivos especiais que irão facilitar o trabalho.

Como reabastecer o overlock de 51 classes?

O overlocker classe 51 é um dispositivo industrial capaz de overlock de 3 threads. Na maioria das vezes, esse overlock é usado no ateliê para nublar cortes em malhas e tecidos diversos. O modelo de overlock de 51 classes tem uma semelhança para uso em casa, que é chamada de "Prima".

O enfiamento no dispositivo é realizado da seguinte forma:

  • a linha é passada por um par de orifícios na parte traseira do guia de linha;
  • em seguida, é puxado para baixo da arruela tensora e puxado para fora em sua direção;
  • em seguida, a linha deve ser passada no segundo chifre e, em seguida, no orifício da guia de linha na barra da agulha;
  • na última etapa, o fio desce, é enfiado no buraco da agulha e é passado por baixo do calcador nas costas.

Aconselhamento profissional

Para que o overlock funcione corretamente, você deve seguir algumas dicas e uma série de regras. Além disso, permitirá que você obtenha lindas sobreposições de materiais.

O mais importante é manter o aparelho limpo.

Vale lembrar que todos os mecanismos precisam de lubrificação periódica. Ao mesmo tempo, eles devem estar livres de poeira ou partículas de sujeira.

Recomenda-se a utilização de roscas com a mesma espessura e torção para o overloque. Freqüentemente, as falhas no trabalho acontecem pelo fato de a linha não ser tensionada corretamente. Isso pode ser evitado se constantemente antes de começar a trabalhar no aparelho, verifique a tensão da linha e, se necessário, ajuste-a.

É importante selecionar agulhas adequadas para um determinado modelo de máquina, pois elas diferem no comprimento e na espessura do orifício.

Além disso, as agulhas devem ser substituídas antes que se quebrem. O desgaste excessivo da agulha pode fazer com que o ponto de chuleamento fique ruim.

Se houver uma batida durante o trabalho no overloque, vale a pena interromper o overloque. Isso acontece se o item for muito grosso, como cortinas ou algumas áreas em jeans.

No overlock, você pode, como em uma máquina de costura convencional, não cortar as linhas no final da operação, mas colocar novas peças sob a sapatilha e continuar a encobrir. Isso reduzirá o consumo de linha e evitará que o fio seja puxado das agulhas ou laçadeiras.

Em aparelhos com faca, é importante escolher a direção certa do material para que a borda das peças fique cortada de maneira uniforme.

No próximo vídeo, você poderá se familiarizar visualmente com a maneira correta e fácil de reabastecer o overlock.

sem comentários

Moda

a beleza

casa