Vaporizador

Tipos de mau funcionamento de vaporizadores de roupas e as sutilezas de fazer reparos

Tipos de mau funcionamento de vaporizadores de roupas e as sutilezas de fazer reparos
Contente
  1. Dispositivo
  2. Tipos de falhas
  3. Como consertar o aparelho?
  4. Cuidados de acompanhamento

O vaporizador de roupas é popular por sua conveniência e funcionalidade. Mas essas unidades às vezes falham, então você deve estudar os tipos de defeitos e as sutilezas de fazer reparos em casa.

Dispositivo

Os vaporizadores para roupas são feitos para tratar roupas com vapor. O segundo nome desta unidade é steamer. Um vaporizador funciona da mesma forma que um ferro - pode ser usado para alisar vincos e vincos em roupas com vapor. Devido a esse dispositivo, você pode resolver facilmente alguns problemas que estão além do poder de um ferro. Por exemplo, alise pequenas rugas sob o botão, manga, próximo às costuras. Alguns modelos estão equipados com um ferro especial, com o qual pode alisar as dobras difíceis de alcançar. Nesse caso, a ação mecânica é utilizada em conjunto com o vapor.

Anteriormente, o vaporizador era usado apenas no ateliê e em uma confecção. Os dispositivos se distinguiam por seu grande tamanho e alto preço.

Atualmente, os fabricantes oferecem diferentes modelos de vaporizadores, que são divididos em duas categorias:

  • piso;
  • manual.

Em casa, geralmente você pode encontrar a segunda opção. Seu design é semelhante ao de uma máquina de café. O circuito do vaporizador contém os seguintes detalhes:

  • caldeira;
  • um recipiente para armazenar água;
  • sistema elétrico;
  • um pistão equipado com uma bomba;
  • spray.

A caldeira é a parte principal. Ele contém um elemento de aquecimento, um termostato com uma válvula de segurança. O líquido do reservatório passa por tubos especiais e, quando aquecido, é convertido em vapor.Em seguida, o vapor é direcionado para o atomizador, onde um pistão com uma bomba cria o nível de pressão necessário para a atomização. Todas as ações são realizadas devido à eletricidade, portanto, o funcionamento do vaporizador é impossível sem fusíveis com fios.

Tipos de falhas

A maioria dos problemas de funcionamento enfrentados pelos proprietários de navios a vapor pode ser corrigida por você mesmo. Os seguintes problemas são os mais comuns:

  • o dispositivo ferve mal;
  • o vapor escapa de outras partes do dispositivo;
  • o vaporizador não produz vapor;
  • o aquecimento da água parou de funcionar.

Quase todos os defeitos podem ser eliminados de forma independente e em pouco tempo. Para funcionar, você deve saber quais ações precisam ser executadas e quais sutilezas de reparos devem ser levados em consideração durante o reparo. Naturalmente, você deve conhecer a estrutura e o funcionamento do vaporizador, as funções de todos os seus elementos e peças.

Como consertar o aparelho?

A maioria dos proprietários dessa técnica faz seus próprios reparos. Você pode consertar o vaporizador por conta própria se várias condições forem atendidas:

  • o dispositivo foi fabricado na RPC e não tem garantia no território da Federação Russa;
  • o período de garantia já passou.

Antes de começar a fazer reparos por conta própria, familiarize-se com a documentação técnica e, em seguida, siga para a ação. É necessário desmontar a parte do corpo, ligar as partes elétricas. Ao trabalhar, é importante garantir que haja resistência à corrente elétrica. Após o reparo, você deve conectar o dispositivo à rede por um curto período de tempo para verificar se ele funciona. Se o vaporizador estiver funcionando corretamente, ele pode ser remontado. Este procedimento é necessário para excluir a desmontagem múltipla da caixa.

Se a causa do mau funcionamento estiver no termostato do tablet, o tempo de reparo pode ser estendido indefinidamente. As peças queimadas podem ser compradas em uma loja ou entrando em contato com uma oficina especializada para reparos. Esses elementos são produzidos com chances mínimas de serem substituídos por análogos, portanto, você precisa procurar os originais imediatamente. Reparos artesanais, neste caso, estão totalmente descartados, pois ações inadequadas podem causar curto-circuito, podendo resultar em incêndio. Antes de consertar, você deve estudar as causas de cada mau funcionamento para reduzir o tempo de localização da peça danificada.

Sem vapor

Na maioria das vezes, esse problema está associado à formação de escamas. Devido a isso, o aquecedor não transmite bem o calor e os canais de vapor ficam obstruídos. Diante desses sintomas, não é necessário um reparo em grande escala do produto, bastando uma simples limpeza. Até as mulheres podem realizar tais eventos. Dois métodos são eficazes para a limpeza:

  • mecânico;
  • químico.

Para o método mecânico, será necessária a desmontagem do produto. É executado com uma chave de fenda simples. Isso exigirá:

  • Desconecte os fios do sistema de fornecimento de fluido.
  • Puxe o elemento de aquecimento e remova a escala.
  • O tanque de água é enxaguado com uma solução de vinagre alimentar. Como alternativa, você pode usar um líquido descalcificante especial.

O método químico não envolve a desmontagem do vaporizador e a desconexão da rede.

Para a limpeza você precisará de:

  • adicione água com uma solução de vinagre na concentração de 3% (proporções 1: 1) ao tanque;
  • então você precisa aquecer o dispositivo até que o vapor seja formado;
  • o procedimento é realizado até que a água tenha evaporado completamente.

Com a ajuda deste método, não só o elemento de aquecimento é limpo, mas também todos os tubos de drenagem, orifícios do pulverizador. Além disso, a razão de não haver vapor pode estar no mau funcionamento da bomba. Os especialistas recomendam entrar em contato com oficinas especializadas neste assunto, pois para eliminar o mau funcionamento será necessário desmontar o aparelho e ligá-lo desmontado.

Se não for possível levar o vaporizador ao comandante, você deve estudar as regras para trabalhar com aparelhos elétricos. Devido ao fato de que a bomba de água está localizada paralela ao elemento de aquecimento, as seguintes ações serão necessárias.

  • Abrindo o caso.
  • Em seguida, você deve ligar o dispositivo e verificar o nível de tensão na bomba. Seu desempenho deve corresponder aos dados especificados na documentação do modelo.
  • Se os contatos estiverem funcionando, você pode desconectar o plugue da rede.
  • Em seguida, você deve desencaixar os terminais próximos à caldeira. Isso é necessário para poder tocar não o elemento de aquecimento, mas a própria bomba. Ao tocar, você pode determinar a causa do mau funcionamento. Se não houver sinal, a causa está no motor.

O tanque de água é enxaguado com uma solução de vinagre para alimentos

Este sintoma geralmente indica um mau funcionamento da bomba. Se esta peça estiver em ordem, preste atenção à válvula de admissão, que se encontra na admissão da caldeira. O design do componente é semelhante ao do bico de uma bicicleta, portanto, o trabalho de reparo é direto. Para consertar o mau funcionamento, você precisará desparafusar a peça e mergulhá-la em uma solução de ácido cítrico. Algumas donas de casa compram líquidos para limpar lava-louças ou máquinas de lavar para o procedimento. Você pode limpar a válvula de admissão de qualquer maneira conveniente.

O vapor sai de outras partes

Se o vaporizador for usado com frequência, podem ocorrer dobras na mangueira. Eles podem não ser visíveis, mas o vapor ainda passará por eles para o exterior. Se você não prestar atenção a tal defeito, os orifícios ficarão maiores. É melhor aproveitar a substituição da mangueira e não perder tempo isolando a parte danificada.

O aquecimento da água não funciona

Se o líquido não aquecer, o motivo pode estar escondido na caldeira. Ele contém várias partes que podem se deteriorar:

  • termostato;
  • Elemento de aquecimento;
  • fusível.

Para determinar a causa, ligue o elemento de aquecimento usando um testador. Não é recomendável realizar tal procedimento em casa, pois é acompanhado de dificuldades. Pode ser necessário substituir a espiral, com a qual você pode entrar em contato com o centro de serviço. O fusível é fixado ao corpo da caldeira com suportes especiais. Esses elementos costumam falhar e é fácil substituí-los. Para trabalhar, você precisa de um testador, com o qual deve tocar o fusível em ambos os lados. O plugue deve ser desconectado antes do uso. Se não houver sinal, isso indica um fusível com defeito.

O termostato é uma placa bimetálica. Este relé é responsável por desligar a corrente quando a temperatura desejada for atingida. Se o termostato estiver avariado, deve ser substituído. O reparo, neste caso, será inadequado.

Cuidados de acompanhamento

O vaporizador precisa de cuidados. O serviço atempado é uma garantia do funcionamento a longo prazo do dispositivo. A manutenção pode ser regular ou de serviço. Devido à manutenção regular, a probabilidade de reparo é reduzida pela metade. O procedimento exigirá as seguintes etapas:

  • após 50 horas de operação, a caldeira deve ser enxaguada com água corrente;
  • todos os canos pelos quais a água passa também devem ser enxaguados;
  • então você precisa lavar os canos;
  • o tanque de armazenamento de água também é limpo de acumulações estranhas;
  • após o enxágue, seque todas as peças;
  • os elementos devem ser limpos com um pano macio que absorva bem a umidade.

O serviço deve ser realizado em oficina especializada por profissionais. Durante este procedimento, o mestre desmontará a unidade, substituirá as peças defeituosas, se necessário, e limpará a estrutura. Essa manutenção é útil, pois o aquecedor com encaixes será lavado em um líquido especial, que o usuário comum nem sempre tem.Os vaporizadores industriais são enviados para manutenção sem falha, pois são usados ​​com frequência. A frequência dessa manutenção de vaporizadores domésticos depende da frequência de uso do aparelho. Se o vaporizador foi comprado para cozinhar várias coisas por semana, é permitido entrar em contato com a oficina uma vez a cada 3-5 anos.

Preparação de água

Alguns dos componentes presentes no projeto do vaporizador podem não funcionar bem devido ao envelhecimento. Esse comportamento é considerado normal em quase todas as unidades. No entanto, a maioria dos problemas está relacionada ao calcário, portanto, você deve cuidar do vaporizador para evitar reparos futuros. Para evitar a formação de calcário, deve-se ter cuidado ao preparar a água. Muitos fabricantes indicam que a água destilada, disponível em concessionárias de automóveis e farmácias, será necessária para funcionar corretamente. No entanto, essa compra é bastante cara, então a maioria dos usuários prepara o líquido destilado por conta própria.

Para a preparação, você precisará de uma chaleira, um tanque resistente ao calor e um filtro de água. Todo o procedimento demora um pouco. O destilado é preparado da seguinte forma:

  • a água é despejada em uma chaleira e levada para ferver;
  • o líquido é derramado em um recipiente resistente ao calor;
  • depois que a água se estabilizar, você deve recorrer à filtragem do sedimento;
  • recomenda-se o uso de recipientes com cartuchos de carbono para filtração.

Usando água engarrafada em um vaporizador

A água engarrafada é frequentemente encontrada em lojas, onde há uma nota de que ela pode ser usada em ferros de engomar. Muitas pessoas o compram pensando que o problema do calcário foi resolvido. No entanto, foi observado com base em observações que o uso de tal líquido também contribui para a formação de incrustações. Nenhuma diferença foi observada usando água pura da rede elétrica. Além disso, observe que a água engarrafada pode conter fragrâncias que podem afetar adversamente as roupas. É impossível usar água potável engarrafada em ferros, pois contém componentes minerais que têm um efeito prejudicial no dispositivo de vaporização.

Para aprender a limpar o vaporizador de roupas com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa