Cor de cabelo

Cor do cabelo: as leis da ciência da cor e as regras para sua aplicação

Cor do cabelo: as leis da ciência da cor e as regras para sua aplicação
Contente
  1. O que é isso?
  2. Regras fundamentais
  3. Escolha de tons
  4. Recursos para colorir
  5. Recomendações profissionais

Cada um de nós naturalmente tem uma certa cor de cabelo. Mas e se você quiser mudá-lo: torná-lo mais claro, mais escuro ou mais claro? Como adivinhar com o tom, pois o que vai enfatizar a dignidade de uma pessoa é contra-indicado para outra. O conhecimento sobre a cor e as regras para a seleção de tonalidades nos ajudarão nisso.

O que é isso?

Tingir o cabelo não é apenas mudar o tom. Este é um processo bastante difícil, ocorrendo de acordo com as leis da física, química e cor. Mas hoje não vamos mergulhar na "selva" física e química. Estamos interessados ​​em estudar as cores e tudo o que está relacionado com elas.

Colorismo é o nome da ciência da cor, inclui o conhecimento sobre sua origem, sobre quais tonalidades são consideradas básicas, quais são compostas e adicionais. Ela nos ensina a mistura correta de tons, harmonizando a imagem com a ajuda deles, revelando os segredos do significado de cada cor do ponto de vista psicológico e cultural. ...

Ao escolher a cor de cabelo ideal, círculos de cores são usados, que são usados ​​na criação artística, e cada novo mikston é criado de acordo com todas as regras de mistura de cores subtrativas

Regras fundamentais

O primeiro que criou a roda de cores e lhe deu um nome foi o cientista mundialmente famoso I. Newton. Seu sistema incluía 7 cores do arco-íris. Um pouco depois, Goethe propôs sua própria versão com seis tons: os principais eram vermelho, azul e amarelo, e os adicionais eram verde, roxo e laranja. A roda de 12 cores de Itten também é conhecida. W. Oswald foi mais longe, desenvolvendo um sistema composto por 24 cores. No entanto, todos esses "ajudantes" coloridos têm semelhanças:

  • as cores principais são vermelho, amarelo e azul;
  • as cores acromáticas são excluídas dos círculos.

Vamos agora falar sobre como novos tons são criados e considerar as leis básicas da mistura em relação à arte do cabeleireiro.

  • Os tons que estão à direita e à esquerda do que está no vértice do triângulo se harmonizarão perfeitamente uns com os outros.
  • Para neutralizar a descoloração indesejada, você precisa usar a cor que está localizada no círculo exatamente oposto a ela. Por exemplo, você obteve um tom amarelado, o que significa que olhamos o diagrama e vemos que há um roxo oposto ao amarelo. Agora fica claro por que todos os bálsamos e produtos de coloração para neutralizar o amarelo têm essa cor.

Na Internet, você pode encontrar várias tabelas para misturar tintas para obter uma determinada tonalidade. Apresentamos a sua atenção um deles.

Cor desejada

Cores usadas para obtê-lo

Castanha avermelhada

Vermelho + marrom + preto

Ruivo

Branco + laranja + marrom

Borgonha

Vermelho + marrom + preto + amarelo

Carmesim

Azul + branco + vermelho + marrom

Ameixa

Vermelho + Branco + Azul + Preto

castanha

Amarelo + vermelho + preto + branco

Mel

Branco + amarelo + marrom escuro (chocolate)

Chocolate

Amarelo + vermelho + preto + branco

Cinza cobre

Preto + Branco + Vermelho

Ovo loiro

Branco + amarelo + uma gota de marrom

marrom dourado

Amarelo + vermelho + azul + branco

Castanho médio (castanho claro)

Amarelo + vermelho + azul + branco + preto

Marrom claro

Amarelo + branco + preto + marrom

Madrepérola cinza

Branco + preto + uma gota de azul

Observe que a tabela mostra uma mistura de cores vivas para obter as cores a que estamos acostumados. As proporções de cada um deles irão variar em cada caso dependendo da vontade do cliente quanto à saturação da cor final. A seleção de 3 cores principais de todas as cores disponíveis é explicada pelo fato de que tudo ao redor (e o cabelo não é exceção) contém essas mesmas cores nas cores. Apenas a saturação de cada um difere. O sistema de numeração geralmente aceito para níveis de cores é assim.

  • Unidade - esse é preto, dez é o loiro mais claro.
  • 1 a 3 o azul é predominante, contém um pouco de vermelho, praticamente não há amarelo. Os tons resultantes: castanho, castanho escuro e seus tons.
  • 4 a 7 o nível é dominado por vermelho, e amarelo e azul são apresentados ligeiramente. Nesta categoria, você pode obter muitos tons de saturação diferente.
  • 8 a 10 o amarelo sai por cima. Outras cores são excluídas.

E agora aprenderemos a "ler" as tinturas de cabelo por seus números. Na maioria das vezes, você pode ver 1, 2 ou 3 números na embalagem. Vamos dar sua descriptografia.

O número 1 significa a naturalidade da cor e sua profundidade:

  • 1 - preto;
  • 2 - castanho muito escuro;
  • 3 - castanho escuro;
  • 4 - castanha;
  • 5 - castanho claro;
  • 6 - loiro escuro;
  • 7 - castanho claro;
  • 8 - loiro claro;
  • 9 - loiro muito claro;
  • 10 - quase loiro.

Entre os fabricantes, há aqueles que fabricam produtos com números 11 e 12 - significam corantes descolorantes. Se você vir apenas um número na embalagem, significa que o tom é natural, sem impurezas. No entanto, a maioria dos produtos é numerada com dois ou três dígitos.

O número 2 é a cor principal do corante:

  • 0 - natural;
  • 1 - há azul com uma mistura de roxo (tons de cinza);
  • 2 - há um pigmento verde (tons foscos);
  • 3 - amarelo e laranja estão presentes (tons dourados);
  • 4 - há um tom de cobre (tons avermelhados);
  • 5 - vermelho e roxo (mogno);
  • 6 - há azul e roxo (tons de roxo);
  • 7 - vermelho e marrom ("havana") estão presentes.

Por favor, note que 1 e 2 referem-se a "frio", 3-7 - a "quente".

Número 3 (se houver) indica que há mais um tom no corante, porém, sua quantidade é a metade do principal.

Como se obtém essa ou aquela cor sob a influência de um corante? O fato é que algum tipo de pigmento natural está inicialmente presente em nossos cabelos (com exceção dos albinos). A eu- e a feomelanina são responsáveis ​​por sua saturação. Quanto mais eumelanina na composição, mais escura será a tonalidade. As composições corantes contêm um agente oxidante que destrói os dois tipos de melaninas. Daí surge o conceito - o fundo de clarificação, ou seja, a tonalidade final obtida com a coloração. Para uma compreensão mais clara do termo, daremos um exemplo: os cachos ficaram descoloridos e adquiriram uma cor avermelhada, respectivamente, o fundo do clareamento era laranja.

Abaixo está uma tabela para neutralizar a iluminação de fundo.

Fundo claro

Neutralizador

Qtd, g

Amarelo muito claro

Roxa

0,5

Luz amarela

Roxa

0,5

Amarelo

Roxa

1

Amarelo alaranjado

Azul e roxo

1,5

laranja

Azul

2

Laranja vermelha

Azul e verde

2,5

vermelho

Verde

3

Castanho avermelhado

Não requerido

-

marrom

Não requerido

-

Regras de neutralização:

  • a quantidade de composição neutralizante é indicada para 60 gramas de corante;
  • para obter o verde, misture o azul e o amarelo na proporção de 1: 1;
  • 1 grama de composição = 2 cm (quando expulso do tubo).

Escolha de tons

Com certeza você já tem uma dúvida: como escolher a cor ideal para você? Claro, você pode ir ao cabeleireiro, onde o mestre estilista vai lhe mostrar uma mesa de sombra e, misturando tintas e cores, vai criar um tom adequado para você. No entanto, um especialista mais competente irá sugerir um caminho mais difícil que levará a um melhor resultado. Agora estamos falando sobre como considerar as características individuais de sua aparência, cada uma das quais será discutida a seguir.

  • Tipo de cor. Cada mulher, pelo menos uma vez, passou em testes na Internet para determinar o tipo de cor. O resultado foi "outono", "inverno", "verão" ou "primavera" com o subtipo "frio" ou "quente". No mesmo local, muito provavelmente, você leu recomendações sobre a seleção de uma paleta de cores para roupas e maquiagens. Mas o mesmo se aplica à tonalidade do cabelo. Um cabeleireiro-estilista competente será capaz de determinar rapidamente quem você é por tipo de cor, o que mais combina com você e o que é contra-indicado.

Ao escolher um tom de pintura por conta própria, existe o risco de cometer um erro.

  • Mudanças relacionadas à idade... Lembre-se da crença popular de que a "idade negra"? Na verdade, se você é uma morena que queima naturalmente, então ele não será capaz de envelhecer você a priori, já que tanto a cor da sua pele quanto a da íris "combinam" com a tonalidade do cabelo, e mesmo as rugas não são um obstáculo neste caso. Qualquer cor errada pode visualmente envelhecer e tirar o brilho natural. Portanto, senhoras idosas são sempre aconselhadas a se concentrar no tom natural ao pintar. É desejável escolher cores pastel sem brilho aprimorado.
  • Naturalidade e harmonia da imagem... Continuando o tema de uma morena natural, imagine seu loiro tingido! Isso pelo menos parece estranho. Claro, você provavelmente já viu exemplos como esse mesmo entre as estrelas de Hollywood. Mas não recomendamos experimentos tão drásticos para você - há o risco de que o resultado o choque e seu cabelo seja danificado.
  • Condição do cabelo... Ao mudar a cor, mesmo por um tom, sempre leve em consideração o estado do seu cabelo agora. Se os cachos são opacos, as pontas dos fios de cabelo parecem uma escova, quebram e parecem doentes - é hora de cuidar da alimentação e do tratamento. Faça um curso de vitaminas, faça máscaras nutritivas, corte as pontas duplas e só depois comece a colorir.
  • Manter a cor do cabelo. Se um mikston composto foi usado na primeira vez que a cor do cabelo foi alterada, será difícil criá-lo novamente nas mesmas proporções. As raízes regeneradas começarão a lembrá-lo de tingir novamente.A única saída neste caso é pedir ao especialista que realizou o primeiro procedimento que anote a relação proporcional e a designação digital dos corantes utilizados. Então, mesmo que não tenha a oportunidade de chegar à coloração do mesmo mestre, você terá um "memorando" em mãos, graças ao qual qualquer outro cabeleireiro-colorista preparará uma mistura adequada.

Ao tingir em casa com um produto do mercado de massa, sua "varinha mágica" estará guardando a caixa embaixo do produto usado e comprando o mesmo depois.

    Vamos falar sobre pintura doméstica DIY. Muitas mulheres, comprando tinturas prontas, esperam que a tonalidade final corresponda exatamente à apresentada na embalagem. Na verdade, isso nem sempre acontece. Aqui você precisa levar em consideração a cor original do cabelo, se eles foram tingidos antes, quanto tempo se passou desde o último procedimento.

    Portanto, o melhor que se pode oferecer neste caso é consultar um mestre colorista, ele certamente poderá lhe dar recomendações na escolha de um corante, mesmo entre produtos de massa.

    Recursos para colorir

    Para obter os melhores resultados ao pintar o cabelo (tanto de forma independente como no salão), deve responder claramente a uma questão, a saber: o que pretende alcançar no final? E aqui estão 2 opções, cada uma com suas próprias características.

    • Pintura sobre cabelos grisalhos. Nesse caso, você precisa de corantes persistentes que contenham amônia. A escolha da tonalidade, a aderência ao tempo de exposição do produto nos cabelos e os cuidados posteriores são muito importantes aqui. A maioria dos produtos de supermercados contém amônia, mas mesmo assim você deve ler atentamente as informações na embalagem quanto ao sombreamento dos cabelos grisalhos.

    Cabelo grisalho é cabelo vazio, imagine como a tinta deve ser forte para preencher a haste de cima para baixo e se fixar nela! Considere isso ao escolher um produto.

    • Mudando a tonalidade natural ou aumentando sua intensidade. Aqui está uma situação ligeiramente diferente. Se você quiser mudar o tom do seu cabelo em 1-2 unidades, então você pode escolher uma tinta sem amônia - disponível geralmente e profissional. De qualquer forma, é aconselhável consultar um especialista com antecedência, especialmente se você deseja obter um tom mais claro do que o disponível. Se você quiser repintar radicalmente, por exemplo, em uma loira de uma mulher de cabelos castanhos, você precisará de um clareamento preliminar do cabelo, e não pode ficar sem um cabeleireiro. Claro, se você valoriza a saúde de seus cabelos e não quer receber uma surpresa inesperada.

    Recomendações profissionais

    Os melhores cabeleireiros-coloristas agem da seguinte forma: olham atentamente para o cliente, determinando se ele pertence a um ou a outro tipo de cor. Em seguida, há uma conversa "coração a coração", durante a qual as preferências e expectativas do visitante são esclarecidas. E só depois o mestre recomenda esta ou aquela cor. Para estar "no assunto" e entender o que o estilista vai falar, propomos aprender sobre aqueles "pontos de partida" a partir dos quais ele partirá, e aos quais você deve prestar atenção para traçar uma consulta correta para o resultado.

    • Considere o seu tipo de cor. Isso já foi dito, mas nunca é tarde para repetir, porque este ponto é realmente muito importante e inclui 2 etapas: definir "temperatura" (tipo "quente" ou "frio") e contraste. O primeiro dirá qual tonalidade de cabelo enfatiza melhor a dignidade da aparência, o segundo - se é necessário “realçar” as características faciais adicionando contraste, ou seria melhor suavizá-las.
    • Características da pele. É aconselhável ir ao mestre sem maquiagem. Ele vai olhar para o rosto com luz intensa e dizer quais imperfeições esta ou aquela cor irá enfatizar e quais vantagens irá destacar.Após a análise, será escolhida a tonalidade ideal ou proposta uma coloração heterogênea: realce, coloração, balayazh, ombre e outras opções.
    • Autoexpressão. Escolhendo o tom certo, você em qualquer caso imagina como ficará em você. Talvez seja precisamente "para a nova cor" que pretende mudar o seu guarda-roupa, começar a pintar e pentear os cabelos de uma nova forma. Portanto, antes de visitar um colorista, selecione as 2-3 melhores, na sua opinião, tonalidades e comente a sua escolha, apresentando diversos argumentos. O assistente avaliará a possibilidade de traduzir suas ideias em realidade e o ajudará a corrigi-las.

    Para as noções básicas de cor, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa