A cobaia

As cobaias podem ser banhadas e como fazê-lo corretamente?

As cobaias podem ser banhadas e como fazê-lo corretamente?
Contente
  1. Prós e contras"
  2. Eles gostam de nadar?
  3. Frequência de procedimentos
  4. Regras fundamentais
  5. Descrição do processo

Uma cobaia é um animal de estimação, cuja aquisição uma segunda criança implora aos pais. E muitas vezes os adultos não persistem por muito tempo: não é o animal mais problemático, pequeno, fofo, e não há necessidade de andar. Mas quando surge uma cobaia na família, a primeira disputa em relação ao animal é se ele precisa ser banhado. É aí que começa a polêmica: porco não é o animal mais limpo, é óbvio que você precisa tomar banho com frequência! Marinha - onde demora muito sem água. Ambos os argumentos não são válidos.

O animal recebeu o nome de porco devido ao formato do focinho, que lembrava um pouco o estigma de porco. E o contorno geral do corpo cabia na imagem de um porco, só que muito pequeno. E "mar" é o que resta do adjetivo "ultramar", como o animal era originalmente chamado. Portanto, é impossível considerar um animal de estimação como enlameado ou como uma besta dos espaços abertos do mar.

Prós e contras"

O roedor é considerado um animal limpo. Normalmente ele se arruma, e a cobaia não precisa ser lavada adicionalmente. No ambiente natural, é claro, ninguém organiza procedimentos hídricos para um animal.

O roedor monitora o pelo por conta própria: lambe-o com a língua conforme necessário e depois o alisa com as patas.

Se o animal estiver são, se as condições que você organizou para ele forem favoráveis, você não deve dar banho nele. Para um roedor, os procedimentos com água são estressantes: e as crianças, que na maioria das vezes insistem em um banho para um porco, devem ser explicadas imediatamente após a compra.

Mas há argumentos que sugerem que às vezes você ainda precisa lavar sua cobaia.

Considere em quais situações o animal deve ser lavado.

  • Se emaranhados, caroços, poluição formada por vários motivos são visíveis em seu pelo a olho nu. Isso pode acontecer com a caxumba se ela “sair correndo para dar uma caminhada” ou andar em um cercado ao ar livre durante a estação quente.
  • Se você perceber que o pelo do animal está desbotado, se não puder chamá-lo de brilhante e vivo, talvez o porco não consiga se lavar. Isso também acontece. Nesta situação, ela precisa de ajuda.
  • Se no dia seguinte é uma importante exposição onde vai mostrar a sua mascote em todo o seu esplendor, o porco precisa de um banho de spa. Para que o pelo brilhe, o animal terá que passar por procedimentos de água.
  • Se o porco começar a cheirar mal, definitivamente deve ser lavado com o máximo de cuidado possível.
  • Preste atenção ao estado da glândula sebácea na caxumba. Onde o animal tem cauda, ​​existe um órgão responsável pela produção de sebo. E para ser mais preciso, um segredo especial é produzido a partir da glândula que, como os feromônios, agem sobre os representantes do sexo oposto. A glândula sebácea é uma área oleosa que se parece com uma pequena área calva. E se você encontrar crostas neste local, a cobaia definitivamente precisa de um banho.

Como podem ver, entre os motivos do banho não estão a "curiosidade", o "interesse ocioso" e motivos do tipo "acho que ela quer nadar". Portanto, mais uma vez não exponha o animal ao estresse: e água para ele é uma situação assustadora.

Eles gostam de nadar?

Isso não quer dizer que os porcos estejam entusiasmados com a ideia de tomar banho. Sim, os animais têm habilidade para nadar - em condições naturais são capazes de superar obstáculos de água (riachos, por exemplo). Se você banhar o animal, não causará muito dano a ele, mas o banho também não causará sensações agradáveis.

Se, após imergir o animal na água, você observar pânico, agressão, alta ansiedade do animal, não o treine, não o ensine a ser paciente - tire o animal da água... Se te parece que está sujo, é só limpar o pé de pêlo com lenços umedecidos sem perfume. Você pode simplesmente umedecer um pedaço de pano em água morna com sabão e enxugar o animal - na maioria dos casos, isso é o suficiente.

E embora a maioria das cobaias evite tomar banho, há entre seus irmãos espécimes que tomam banho com prazer. Se os donos os tratam com carinho, se a água é confortável para o animal, os olhos não beliscam nada, é relaxado e calmo, o animal vai tomar banho bem. Pode até ronronar e assobiar de prazer.

Mas se o seu animal não demonstra tais emoções, não tente forçá-lo ou ensiná-lo a tomar banho: sua atividade o assustará ainda mais.

Frequência de procedimentos

Uma questão razoável é quantas vezes por mês você pode dar banho em seu porco. Se você tem um animal de estimação de pêlo comprido, parece que tudo o que ele faz é se sujar, juntando poeira, crescendo com pedaços de sujeira e assim por diante.

A lavagem regular não é considerada de forma alguma - para um porco, este é um procedimento não natural, portanto, não há programação... Se no verão está muito quente, abafado, e parece que o próprio porco quer tomar banho, então no máximo uma vez por mês por um curto período de tempo você pode dar-lhe um banho leve. Em outras ocasiões, dê banho na caxumba a cada 3 meses, não com mais frequência.

Lavar com frequência é perigoso para o animal. Tanto a água em si quanto a solução de sabão ressecam a pele do animal. Com isso, figurativamente, a imunidade da caxumba cai. Ela se torna suscetível a várias doenças.

Uma pessoa também pode pegar um resfriado após um banho, e até mesmo um pequeno animal, não acostumado às condições naturais do habitat, está sob ameaça direta. Portanto, muitas vezes é estritamente proibido dar banho em um roedor.

Existem pelo menos mais 5 "não" em relação a dar banho a uma cobaia.

  1. Você não pode dar banho nos filhotes - apenas os adultos toleram os procedimentos de banho com relativa calma. Uma pequena cobaia é ameaçada por todos os lados e pode não sobreviver ao estresse hídrico. E a pele jovem não precisa ser lavada.
  2. Você não pode dar banho em seu animal de estimação nos primeiros dias em casa.... Parece a muitos proprietários que a primeira coisa a fazer é dar banho no porco para que fique "limpo e fofo" para criar raízes melhor. Ao contrário, esse estresse só interfere na adaptação do animal. Que ele se acalme com calma, para ele tudo é novo, tudo é assustador, tudo é estranho.
  3. Não dê banho em seu animal de estimação no inverno. Como mencionado, um resfriado pode ser fatal para um roedor. Os porcos são extremamente sensíveis a temperaturas extremas e correntes de ar.
  4. Não coloque mulheres grávidas na água: o banho é um grande estresse para eles, com sérios riscos.
  5. Não dê banho em um roedor doente.

Nunca quebre essas regras - um caso de negligência é suficiente para causar danos irreparáveis ​​ao animal.

Regras fundamentais

O animal tem medo de qualquer surpresa. Ele percebe isso como uma ameaça, começa a entrar em pânico, gritar e lutar para escapar de suas mãos. Nessa situação, é impossível continuar tomando banho. Portanto, o animal precisa estar preparado para o procedimento. 3-5 dias antes do banho programado, você deve levar o roedor nos braços, ir ao banheiro. Se ele já estava assustado nesta fase, acalme o animal, acaricie, você pode tratá-lo com sua iguaria preferida.

Você pode pentear o pelo do porco no banheiro: a maioria dos bichinhos adora isso, então o roedor vai associar o novo ambiente a sensações agradáveis.

Quando você perceber que o porco está confortável no banheiro, você pode colocá-lo na pia ou na bacia (onde você vai dar banho no animal no futuro). Deixe-o se acostumar com a superfície seca, para que depois não reaja negativamente ao mesmo local, apenas com água.

O próximo estágio do vício seguro é ligar a água. Deixe a água correr em riacho fino (sem pressão forte), não direcione a água para o pêlo do porco, nem que seja de brincadeira. O animal precisa sentir a água com as patas, então não terá mais medo do barulho da água.

Descrição do processo

Não se apresse para nadar se notar que a adaptação não correu bem. Só quando o porco deixa de ter medo do banho, quando não tem medo da água que sai da torneira, o animal pode ser banhado. O procedimento começa em terra. Cerca de 20 minutos antes do banho, as glândulas sebáceas do animal precisam ser lubrificadas com óleo cosmético (qualquer um vai funcionar). Isso vai soltar as crostas e permitir que caiam mais rápido e mais facilmente na água.

Não é difícil limpar a glândula sebácea: pingar óleo em uma almofada de algodão, esfregar levemente. Tenha cuidado para não sujar o pelo do seu porco.

Certifique-se de usar luvas antes de lavar. É possível que o porco ainda fique com medo, comece a chutar e morder - você precisa se proteger.

Dar banho em sua cobaia envolve várias atividades.

  1. É mais conveniente banhar o animal na pia. Fazer isso no banho ou na bacia não é muito correto: o porco verá as laterais e poderá tentar pular para fora do recipiente. E em uma solução com sabão, o animal é muito escorregadio, então você não precisa depender de sua própria destreza. É preciso ter muito cuidado na água - se o porco se soltar e cair, pode se ferir gravemente, há também uma ameaça de perigo mortal.
  2. Feche o ralo da pia, aspire água o suficiente para que toque uniformemente a barriga do porco. É aconselhável colocar um pequeno guardanapo de algodão no fundo da concha para que o animal possa agarrá-lo com as patas - assim o animal ficará mais calmo.
  3. Mergulhe o porco na água, acaricie-o, converse com calma e carinho.
  4. Use as mãos para umedecer suavemente o pelo. Se você tem um porco de pêlo comprido, você pode pegar um pequeno balde ou copo, despeje a água do balde com um jato fino de água. Mas não levante o recipiente muito alto: o porco vai se assustar.
  5. Quando a pelagem estiver suficientemente hidratada, aplique literalmente uma gota de shampoo na mão (não mais). Pegue um shampoo de bebê, neutro, se não houver mais nada. Mas é melhor, claro, comprar um produto especial em uma loja de animais. Shampoos para coelhos e gatos são bons, mas não leve produtos para cães - eles são muito agressivos com os porcos.Tente não lavar o seu animal de estimação com um sabonete simples, pois contém uma grande quantidade de ácidos, o que torna o pêlo quebradiço e duro.
  6. Passe o shampoo da maneira usual em suas mãos, aplique no pelo do animal. A espuma não deve cair na cabeça, não deve ir além do pescoço. Delicadamente, com a máxima delicadeza, enxágue a região das glândulas sebáceas. Retire as crostas - já estão moles, saem bem.
  7. Comece a lavar o pelo, faça aos poucos, sem movimentos bruscos. Use um balde para dar água ao animal ao mesmo tempo. A umidade não deve entrar nos ouvidos e olhos do porco. Isso está repleto de otite média, conjuntivite, que aumentará o medo elementar.
  8. Os proprietários muitas vezes complicam o processo de lavagem de porcos de pêlo comprido com o uso adicional de bálsamo. Não há grande necessidade disso, a menos, é claro, que você esteja preparando um animal para uma exposição. É verdade que, depois do bálsamo, pentear o pelo não é tão difícil. Segure na lã por um minuto, enxágue. Mas não se empolgue - toda vez que você não precisa lavar seu animal de estimação.

Não há nada complicado nas regras, se você não ignorar nenhuma das prescrições, então ocasionalmente, se necessário, você pode dar banho no animal em casa. Se a primeira experiência de banho permanecer positiva, isso não significa que os procedimentos possam ser aumentados.

Após os procedimentos de banho, limpar novamente a glândula sebácea da caxumba, bem como a bolsa anal. Com um cotonete, limpe a área da glândula sebácea e, a seguir, trate com um anti-séptico (a clorofilta comum serve). Para limpar a bolsa anal, é preciso pressionar levemente o abdômen inferior do porco, a bolsa vai ficar proeminente, com um cotonete embebido em óleo, você limpa rapidamente. Evite atritos desnecessários. Muitas vezes, a limpeza manual não pode ser feita, mas tente fazê-lo uma vez por mês e meio.

Para secar seu animal de estimação, você pode usar um secador de cabelo em um ambiente delicado. Mas se o porco tem medo de sons ásperos, é melhor se recusar a usar o dispositivo.

Se notar que o animal está assustado, basta usar uma toalha seca, lembrando de trocar o tecido.

Após o banho, você não precisa levar o animal para fora por pelo menos um dia. Em uma sala fria, em uma corrente de ar, você não pode deixar um roedor. Não deixe o animal molhado entrar na gaiola de serragem - eles grudarão no pelo. Depois do banho, o pet merece um lanche delicioso, agrade o animal, é bom ele se acalmar.

Para informações sobre como lavar uma cobaia, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa