Sofás

Escolhendo um sofá-livro

Escolhendo um sofá-livro
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Tipos
  5. Dimensões (editar)
  6. Materiais (editar)
  7. Projeto
  8. Critério de seleção
  9. Lindos exemplos no interior

Os sofás de livros são um dos modelos mais procurados no mercado de móveis estofados. As suas características do mecanismo de transformação permitem diferentes métodos de instalação: pela parede, a meio da divisão. Os sofás-cama dobráveis ​​com colchão ortopédico são adequados para o uso diário como cama permanente. Os "livros" clássicos ajudam a acomodar confortavelmente os hóspedes. No entanto, este modelo tem uma tonelada de outras configurações que vale a pena considerar com mais detalhes.

Peculiaridades

Um sofá-livro é uma peça de mobiliário equipada com um mecanismo de transformação. Quando desdobrado, o modelo clássico para 2 ou 3 lugares se transforma em uma cama completa para 2 adultos... Um sofá-cama deste tipo tem um encosto reclinável e um assento que se move ligeiramente para a frente. A borda frontal não tem pernas, pende livremente acima do chão. Nas laterais estão apoios de braços rígidos ou inclináveis.

O sofá-livro dobrável distingue-se pela sua simplicidade e fiabilidade. O transformador pode ser desdobrado e dobrado sem esforço, no interior existe uma espaçosa caixa para roupa suja. O seu dispositivo não prevê elementos complexos, a ausência de peças em atrito permite garantir uma longa vida útil de toda a estrutura.

O mecanismo funciona silenciosamente, até mesmo um adolescente ou idoso pode realizar a transformação.

Os sofás de livros são um dos modelos mais populares de móveis estofados. O design é bem conhecido - foi produzido na época da União Soviética. As soluções de design moderno parecem muito mais atraentes, na versão de canto ajudam no zoneamento de espaço em um estúdio espaçoso ou sótão.Livro-sofá bem adequado para diferentes instalações, modelos para quartos de crianças, quartos, salas de estar estão disponíveis, você pode até encontrar versões de cozinha compactas.

Esta é a opção mais versátil que pode ser adquirida numa espaçosa casa de campo e num pequeno apartamento.

Vantagens e desvantagens

O livro-sofá tem muitas vantagens óbvias, pelas quais seus proprietários o apreciam.

  1. Força elevada. O projeto pode resistir a muitos ciclos de desdobramento e durará anos. É a solução perfeita para o uso diário.
  2. Design conveniente. Após o desdobramento, o sofá se transforma em uma espaçosa cama de casal com compartimento para roupa de cama dentro. Em alguns modelos, as gavetas são feitas no lugar dela, permitindo que você guarde sapatos ou outras coisas volumosas. O dormitório é bastante amplo, sem mudanças bruscas.
  3. Formato compacto. O livro-sofá se encaixa bem em espaços pequenos. Ele pode ser instalado próximo a uma parede ou em um canto e, em seguida, transformar facilmente os móveis, se necessário.
  4. Conveniência. Modelos modernos desses sofás estão disponíveis com uma base ortopédica adequada para pessoas de todas as idades. Preenchimento elástico ou bloco de mola, "cobra" ou poliuretano - você pode escolher quase qualquer opção para um determinado orçamento e preferências pessoais.
  5. Segurança para o estado do pavimento. O sofá não possui pernas que exerçam pressão pontual sobre a superfície do linóleo, carpete, não risca o parquete caro ou laminado.
  6. Custo acessível... Ela torna esse modelo enorme, muito popular. Ao mesmo tempo, em termos de qualidade, o móvel não é inferior às suas contrapartes mais modernas com outros mecanismos de transformação.
  7. Capacidade de manutenção. Elementos quebrados podem até ser substituídos por você. No entanto, os defeitos são extremamente raros.

Não sem falhas... Vale a pena atentar para o fato de que se colocado muito próximo à parede, a borda do sofá com desdobramentos frequentes pode levar à abrasão do revestimento da parede. Papéis de parede de papel e tinta barata perderão rapidamente seu apelo. Você pode evitar isso, observando apenas uma certa distância de segurança.

Com desdobramentos frequentes, o mecanismo de transformação pode ranger um pouco.

Visualizações

Os sofás dobráveis ​​têm várias opções de configuração populares ao mesmo tempo. Podem ser classificados de acordo com o tipo de construção, enchimento e presença de elementos adicionais. Todas as opções devem ser consideradas com mais detalhes.

Com ou sem braços

Os modelos com apoios de braço são considerados clássicos. Os elementos laterais atuam como suportes para conforto durante o sono e descanso. Esses modelos de sofás são escolhidos para crianças pequenas, na sala de estar ou no quarto de hóspedes. Os apoios de braço podem ser totalmente rígidos ou complementados com acolchoamento macio. Às vezes, eles podem se transformar alterando o ângulo de inclinação - esta opção versátil é chamada de click-mordaça.

Os apoios de braços utilizados na concepção do sofá podem ser de madeira. Esse suporte tem alta resistência, dureza, suporta cargas significativas e é fácil de limpar. A base larga pode ser usada como prateleira para laptop, bandeja de chá ou livro favorito.

Se o sofá for empurrado contra a parede e não for usado para dormir, uma lâmpada de design pode ser fixada no apoio de braço.

Sofás dobráveis ​​sem braços são considerados uma opção de design mais moderna. São mais compactos que os clássicos, são mais fáceis de colocar em divisões com área limitada. Esses modelos de móveis estofados têm um visual elegante, se distinguem pela boa ergonomia, pois permitem a instalação de outros itens de interior próximos ao sofá: um armário, uma mesa de centro, um pufe.

O custo de um sofá sem braços geralmente é menor devido à sua facilidade de execução.

Com caixa de lavanderia e sem sistema de armazenamento

Design de sofá de livro oferece oportunidades para colocar roupas de cama e outras coisas úteis em sua base... A caixa de linho dentro pode ser em 1 ou mais cópias, às vezes é dividida em seções e blocos no interior. Na maioria dos casos, ele só pode ser acessado com o assento levantado.

Às vezes, eles são implementados, garantindo a disponibilidade do sistema de armazenamento 24 horas por dia.

Com diferentes tipos de recheio

Existem 3 categorias principais de enchimentos usados ​​na construção de sofás de livros.

  1. Carregado por mola (dependente)... Pode ser um clássico bloco "Bonnel" ou "cobra", no qual todos os elementos estão interligados. Essa base é bastante elástica e densa, proporcionando ao sofá uma longa vida útil. As propriedades ortopédicas são baixas.
  2. Sem mola. Eles têm um enchimento resiliente feito de espuma de poliuretano ou látex e fornecem uma densidade muito alta. A ausência de molas permite que tais sofás sejam usados ​​em quartos de crianças. A única desvantagem de uma base sem mola é a deformação gradual do material com a carga.
  3. Com bloco de molas independente. Estruturas ortopédicas deste tipo distribuem uniformemente a carga sobre a superfície. A base é adequada para pessoas com dores nas costas. Esses sofás são mais caros, mas os mais confortáveis ​​durante o sono.

Direto

Um sofá-cama clássico geralmente tem essa configuração. A disposição direta permite a comodidade de utilizar o móvel tanto na posição dobrada quanto na posição transformada. Vale a pena considerar que é este formato adequado para pequenas instalações. Em uma sala espaçosa, sofás-livros retos são dispostos em pares - simetricamente, criando composições interiores originais.

Angular

Um sofá deste tipo tem um módulo lateral adicional, que lembra um sofá. Apenas a parte principal permanece dobrável. Os sofás para livros com uma estrutura de canto diferem em design, eles são freqüentemente usados ​​para salas de zoneamento. Móveis deste tipo podem ser colocados junto à parede, aumentando o número de assentos disponíveis e sem congestionar o espaço.

Tipos

Sofá-livro clássico ele se desdobra de forma muito simples. Sua borda de ataque é movida para uma posição vertical até um clique característico e, em seguida, abaixada. Os modelos de barcos não possuem apoio de braços, as bordas do assento e do encosto são ligeiramente levantadas ou possuem mecanismo de garra para alterar o ângulo de inclinação. Este desenho auxilia o sofá-cama, quando utilizado como cama, a garantir o correto posicionamento do travesseiro, a relaxar a musculatura das costas.

Retirável

Um modelo bastante confortável para o uso diário, não requer esforço físico significativo durante a transformação, o que o torna uma compra bastante lucrativa para uso no quarto de um adolescente, um berçário. O sofá é composto por 3 partes: 1 escondida no encosto, 2 no assento. Uma alça está escondida sob o fundo, puxando-a na qual você pode desdobrar o beliche. A superfície acabada é grande e regular. Os "livros" roll-out são feitos sobre uma estrutura de metal com lamelas de bambu, a base em si é bastante baixa.

"Eurobook"

Se o modelo de rolamento tem elementos ocultos, então o "Eurobook" é simplesmente dividido em um encosto e um assento - eles não são presos um ao outro. Existem guias de rolos no design do produto. Ao transformar, o assento é simplesmente puxado para a frente, após o que o encosto é colocado no espaço vago. Eurobook não é o sistema mais fácil de usar, requer algum esforço físico.

É interessante notar que este tipo de sofá tem uma diferença significativa entre o tamanho do encosto e do assento - eles parecerão muito profundos para pessoas de baixa estatura. Entre as vantagens desse sistema de transformação, pode-se destacar o aumento do conforto de um berço sem diferenças características de altura. Ao escolher é melhor dar preferência a um modelo com sarrafos tipo ortopédico e bloco de espuma de poliuretano ou molas independentes como enchimento.

Dimensões (editar)

Todos os sofás de livros disponíveis no mercado podem ser divididos em versões estreitas e largas. Os modelos mais compactos também são curtos. Por exemplo, uma versão pequena para um berçário pode atingir apenas 140–160 cm. Livro clássico - um sofá de três lugares dobrado (com as costas levantadas). As mini-versões têm assento duplo, simplesmente três de nós não podemos sentar neste, pois a pequena área útil exclui esta possibilidade.

Em média, a faixa de tamanho é assim: comprimento do assento - de 185 a 260 cm, profundidade - de 80 a 130 cm, altura com encosto - de 10 a 105 cm.

O tamanho do berço também importa, ele é calculado na forma desdobrada.

  1. Largura de 120 a 140 cm (mais opções gerais - até 160 cm). Vale a pena considerar que uma pessoa de constituição normal requer pelo menos 70 cm de largura para um posicionamento confortável. Sofás estreitos são geralmente vistos como camas de solteiro.
  2. Comprimento 105-185 cm... Modelos de até 180 cm são considerados adolescentes, um adulto se sentirá desconfortável em tal lugar de dormir. A versão dupla família deve ter uma cama de 190 a 200 cm.
  3. Altura do chão. Nos modelos roll-out raramente ultrapassa os 35 cm. Nos modelos clássicos, pode atingir os 50 cm.

O peso médio de um sofá-livro chega a 70-90 kg, os modelos mais leves - com uma base de pinho.

Caixas cheias de linho, um maior número de assentos aumentam a solidez da estrutura.

Materiais (editar)

Dependendo do desenho, o livro-sofá pode ter uma base de moldura de diferentes tipos. Os modelos com base em uma estrutura de metal são mais modernos, considerado resistente ao aumento de cargas. Eles usam aço durável: carbono pintado de aço inoxidável. A estrutura de metal aumenta significativamente a vida útil dos móveis, torna-o mais resistente a fatores externos, reduz o peso do próprio sofá.

As bases de madeira ainda são populares, mas não tão duráveis ​​quanto as de aço.... São feitos de faia maciça e outras espécies duras, caso necessite de um produto verdadeiramente durável "durante séculos". Os modelos da classe econômica são feitos de pinho, bétula e também materiais à base de madeira. Eles podem rachar durante a operação e são menos resistentes ao estresse.

A escolha dos materiais têxteis para um livro-sofá depende muito da classe de móveis estofados.

Couro ecológico

Material multicamada com textura e durabilidade não muito diferente de sua contraparte natural. O couro ecológico parece apresentável e caro, resistente à umidade e à abrasão mecânica. Esta é uma boa solução para uma casa com crianças pequenas.

Os sofás estofados deste tipo são mais caros do que os sofás de tecido.

Tapeçaria

Tecido para estofamento com trama volumosa e texturizada de fios. A composição moderna do material permite uma combinação de algodão, lã, seda com fibras artificiais (acrílico, poliéster). Essa combinação aumenta a resistência ao desgaste do produto, confere ao estofamento elasticidade e resistência à deformação.

A tapeçaria não desbota ao sol por muito tempo, tem efeito antiestático, está disponível em um número ilimitado de cores e opções de design.

Esteira

Estofado em que a trama das fibras se assemelha a serapilheira. Para móveis, são utilizados tipos deste material, constituídos principalmente por fibras artificiais. O tapete tem um arranjo característico de "tabuleiro de xadrez" de fios, pode ser liso ou felpudo... Tecido de linho e algodão desse tipo, combinado com acrílico, fibras de poliéster, tingido em cores vivas, parece interessante.

Jacquard

Tecido de estofamento semi-sintético popular. Jacquard é caracterizado por alta resistência mecânica, resistência ao desgaste e aparência atraente. O material se distingue por uma variedade de ornamentos, é pintado em cores diferentes, dependendo da trama, sua textura ganha um aspecto mais grosseiro ou elegante.

Chenille

Um material felpudo adequado para estofar sofás de salas ou salas de estar. A chenila é fácil de limpar, hipoalergênica, tem uma textura interessante.

Em termos de resistência ao desgaste, não é inferior ao floco.

Velours

Tecido delicado com cerdas curtas e finas. Limpa bem, tem aparência apresentável, é resistente ao desbotamento e à abrasão. A superfície é muito agradável ao toque - tal sofá pode ser um elemento central no interior da sala de estar.

Rebanho

Análogo artificial de veludo ou camurça. Difere na aparência atraente, cochilo macio. Flock é considerado o estofamento ideal para sofás para animais de estimação.

É durável, prático e fácil de limpar.

Esta é apenas uma pequena parte dos materiais usados ​​pelos fabricantes modernos para estofamento de sofás. A decisão final depende sempre apenas do futuro proprietário do móvel.

Projeto

O design externo de um sofá para livros não é menos importante hoje do que seu enchimento. Para interiores minimalistas modernos, é comum selecionar modelos elegantes e lacônicos de cinza, branco e bege em estofamento texturizado de tecido. A mesma gama, mas já em couro, vai caber no estilo clássico, decorar um escritório ou sala de estar.

Para um quarto, é melhor escolher modelos com estofamento macio feito de flock, chenille, veludo.

Os clássicos modernos permitem o uso apenas de cores monocromáticas em cores acromáticas (cinza, branco, preto) ou pastéis calmos. Vale agregar brilho ou padrões geométricos, estampas de "jornal" e o resultado será de vanguarda. O interesse por sofás brilhantes - amarelo canário ou mostarda, verde relvado - veio da Escandinávia. Escarlate no interior branco ou preto - uma referência ao estilo japonês.

Essa peça de mobiliário estofado em si torna-se um objeto de arte no interior.

Tons de bege e café são característicos para o estilo country e ecológico. Eles são harmoniosamente combinados com móveis de madeira natural, vigas ou toras no revestimento da parede. V sótão costuma-se comprar um sofá claro com capa de esteira ou de linho, pode ser framboesa, turquesa, verde ácido ou limão penetrante.

Lilás, tons de rosa são característicos para estilo romântico... Sofá roxo fica bem estético Provence. Você deve ter cuidado com as estampas na decoração. Flores escuras ou elementos geométricos exigem um fundo calmo. Deve-se ter em mente que, após reparos, muitas vezes esse sofá não se encaixa mais no design de interiores - ele precisa ser trocado ou puxado.

Critério de seleção

Ao decidir como escolher o sofá-livro certo, você deve prestar atenção a critérios importantes.

  1. Dimensões. Eles são determinados pela disponibilidade de espaço livre e o tipo de instalações. Para o quarto e sala de estar, geralmente são escolhidos os modelos maiores para 4 lugares e 2 beliches. Um modelo adolescente com pequenas dimensões pode ser instalado no berçário.
  2. Compromisso... Um sofá de uso diário deve ter um mecanismo de transformação conveniente, um colchão ortopédico para um sono mais confortável. Para a sala, pode-se escolher um modelo com capa decorativa removível, com almofadas que combinam com o estofamento. Aqui você precisa levar em consideração o número de assentos e a configuração - o melhor seria um sofá-livro de canto ou reto de 4 lugares.
  3. Estofo. Você pode escolher as opções mais confortáveis, levando em consideração algumas características dos tecidos. Por exemplo, flock é recomendado para uso em casas e apartamentos onde há animais de estimação - é o mais à prova de vandalismo para garras e dentes. Modelos estofados de couro e eco-couro são geralmente considerados uma opção para um escritório ou sala de estar. Eles parecem impressionantes, mas são desconfortáveis ​​para dormir. Os tecidos sem fiapos são eliminados e perdem sua apresentabilidade mais rápido do que os tecidos sem fiapos.
  4. O preenchimento... A base ortopédica para dormir é muito mais cara do que o normal. Se o sofá for comprado como um sofá para convidados, você pode economizar dinheiro e comprar um modelo dependente de mola ou uma versão com espuma PU dentro do assento e nas costas.
  5. Cargas permitidas. Estruturas de metal de alta qualidade podem suportar mais pressão do que suas contrapartes feitas de aglomerado ou pinho maciço. Para pessoas com estrutura grande, com muito peso, isso pode ser um fator decisivo na hora de escolher.
  6. A presença de braços. A presença deles na estrutura pode ser importante se o sofá não for planejado para ser colocado com frequência. Os apoios laterais fornecem segurança adicional para crianças pequenas, permitem que você se sente confortavelmente no assento de grande profundidade.
  7. A altura do cais. Nem todos ficam satisfeitos com a oportunidade de conseguir um dormitório mais espaçoso, a uma altura de cerca de 30 cm do chão. Pessoas com dores nas costas, problemas nas articulações e pessoas altas sentir-se-ão fisicamente desconfortáveis ​​em usar um sofá assim.
  8. Mecanismo de transformação... Apesar da popularidade do Eurobook, o seu análogo clássico com dobradiças também não desiste devido à sua facilidade de utilização. Modelos de roll-out são convenientes quando você precisa de um lugar muito espaçoso para dormir.

Seguindo essas recomendações, você pode facilmente determinar o modelo ideal do sofá-livro - com os parâmetros, design e funcionalidade desejados.

Lindos exemplos no interior

  • Sofá bege e marrom com braços e assento profundo. Almofadas contrastantes em tom chocolate amargo adicionam um toque de interesse a este móvel.
  • Uma versão brilhante de "limão-mostarda" do sofá com costas baixas e apoios de braços. Esta opção é adequada para sala de estar, agregando aconchego e riqueza de cores.
  • Clássicos com estilo. O sofá de tecido com estampas românticas tem um aspecto bastante elegante, a base de madeira e os apoios de braço conferem-lhe um toque extra.

Você pode descobrir como fazer um eurobook de sofá com suas próprias mãos abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa