Sofás

Sofás estilo provençal: características e exemplos no interior

Sofás estilo provençal: características e exemplos no interior
Contente
  1. Características distintas
  2. Visão geral da espécie
  3. Materiais (editar)
  4. Dimensões (editar)
  5. Espectro de cores
  6. Acessórios
  7. Lindos exemplos no interior

A direção estilística da Provença é uma das subespécies do estilo country. Os móveis feitos neste projeto são caracterizados pela simplicidade, leveza e aparência sofisticada. Vamos nos deter nas características dos sofás Provence e na complexidade de escolher o modelo ideal.

Características distintas

Uma característica dos sofás macios de estilo provençal é a ausência de luxo, pathos e pretensão. Linhas suaves, cores discretas e materiais naturais são típicos deles. Principais características distintivas.

  • Material de manufatura - variedades caras de madeira, é permitido o uso de peças forjadas de metal, que agregam sofisticação, originalidade e valor ao sofá.
  • Pode haver arranhões e vestígios de abrasões em móveis - geralmente eles recorrem a ao envelhecimento artificial das peças.
  • Todas as peças de madeira de sofás certamente envernizado.
  • Para estofamento usam tecidos naturais de cores nude - monocromáticos ou com leve enfeite floral.
  • Para decorar o resort dos mestres à escultura e ao uso de pequenas peças. A parte traseira é geralmente arredondada e baixa, as pernas, via de regra, têm um formato ornamentado.

Para uma imersão máxima no estilo, o sofá é decorado com almofadas decorativas e outros acessórios de uma paleta de tons semelhante.

Visão geral da espécie

Por formulário

Móveis estofados de estilo provençal são apresentados em uma ampla variedade de formas, mas todos eles diferem em funcionalidade, conforto e uma sensação de conforto doméstico. Dependendo do desenho do modelo, vários tipos de móveis estofados podem ser distinguidos.

  • Sofá clássico. Esses itens têm uma configuração reta combinada com um dorso semicircular elevado. Apoios de braço são fornecidos, embora isso seja opcional. Eles são feitos de madeira maciça de espécies valiosas. Os sofás clássicos podem acomodar confortavelmente 2 a 3 pessoas.

Alguns sofás estão equipados com um mecanismo dobrável, para que possam ser usados ​​como um local para dormir.

  • Sofá de canto. Os modelos são ideais para salas pequenas. Podem ser típicos ou arredondados, os primeiros são mais frequentemente instalados na cozinha e os segundos são ideais para decorar janelas salientes.
  • Sofá. Este é um mini-sofá, ideal para organizar uma pequena sala de estar, bem como uma cozinha. Uma característica distintiva desse tipo de mobiliário é a localização das costas e dos apoios de braço na mesma altura.
  • otomano... Esses produtos são compactos, sem nenhum apoio de braços e costas. Para o máximo conforto dos usuários, o pufe está equipado com um grande número de almofadas e almofadas de várias formas e tamanhos.
  • Forjado. Tais modelos dão visualmente a impressão de estruturas graciosas, leves e quase sem peso, porém, na verdade, são muito fortes e estáveis. Os produtos são geralmente instalados em grandes e espaçosas casas de campo e mansões.
  • Com braços... Dependendo do modelo, os apoios de braços são duros ou macios, os primeiros são de madeira e as pernas são do mesmo material. Estes maravilhosos parecem bastante ricos e impressionantes.

Por transformação

Alguns modelos de sofás provençais têm mecanismo de dobragem, inicialmente não estava previsto, no entanto, a falta de espaço em edifícios típicos de vários andares levou à necessidade de utilizar os princípios da ergonomia para mobiliar os quartos. É por isso que os fabricantes começaram a produzir sofás conversíveis. Dependendo do mecanismo utilizado, esses modelos podem ter uma cama extra embaixo do assento ou do encosto. Quando dobrados, os sofás ocupam muito pouco espaço, e quando desdobrados equivalem a uma cama de casal.

Alguns fabricantes oferecem modelos dobráveis ​​para uso ocasional, por exemplo, quando você precisa acomodar um convidado. Para o uso diário, a escolha deve ser feita em favor de modelos com mecanismos de extensão mais duráveis ​​e confiáveis. Na verdade, existem muitas opções de transformação. Para uso raro, o modelo clamshell será a melhor solução. Os produtos de implantação são mais fáceis de usar, mas requerem mais espaço... A opção mais orçamentária é considerada um "livro", porém, sua desvantagem é a necessidade de deixar espaço entre o sofá e a parede. No entanto, este menos é eliminado em um produto mais avançado "Eurobook".

Materiais (editar)

Os sofás em estilo provençal são ideais para uma residência de verão, bem como uma casa de campo ou um pequeno apartamento. Os seguintes materiais são normalmente usados ​​para a fabricação de móveis.

  • Madeira natural - os fabricantes em todo o mundo optam pelo castanho, carvalho ou nogueira. A madeira é utilizada para a fabricação da moldura, apoios de braço e encosto duro, e finos entalhes também são aplicados a esses elementos para atingir a máxima decoratividade.
  • Metal forjado - o material traz toques originais para o sofá, tornando-o mais vintage.
  • Em casas de campo e casas de campo, costumam encontrar-se sofás de vime; a taboa é usada para criá-los.... Esses móveis parecem elegantes e frágeis. Claro, você não conseguirá dormir sobre ele, mas poderá descansar com bastante conforto durante o dia. Além disso, a taboa se tornará um elemento elegante da sala.

Dentro de casa use sofás macios, eles fornecem enchimento.

  • Espuma de poliuretano... É um material prático e de alta qualidade para o enchimento de móveis estofados. É amigo do ambiente, distingue-se pela sua elasticidade e durabilidade.Após deformar-se com o peso do corpo humano, recupera rapidamente a sua forma original, além disso, permite a passagem de ar e não absorve suor e água, de forma que o sofá não exalará o desagradável cheiro de mofo. A espuma de poliuretano não acumula partículas de poeira, o que significa que raramente causa alergias em crianças e adultos.
  • Borracha de espuma... É usado exclusivamente em modelos baratos, você não o encontrará em produtos de marcas de fabricantes famosos. O fato é que esse material tem desvantagens muito significativas: não é resistente ao desgaste, restaura fracamente sua forma e se enruga à medida que é usado. Esse enchimento logo se torna completamente inutilizável, portanto, mesmo com uma atitude cuidadosa, não dura mais do que 5 anos.
  • Látex espumado. Este enchimento é encontrado nos produtos mais caros. É ventilado, não coleta partículas de poeira e não absorve água. A vida útil do enchedor chega a 20 anos. O látex distribui uniformemente a carga do peso corporal do usuário sobre a superfície, proporcionando um descanso confortável.

Qualquer enchimento deve ser complementado com um bloco de mola - graças às molas, um maior nível de conforto é fornecido. Ao escolher o modelo ideal, deve ser dada preferência ao mecanismo Pocket spring - nele, as molas estão localizadas de forma autônoma entre si, ficam em uma bolsa separada de material durável. Tal dispositivo tem uma longa vida útil, é caracterizado pela resistência ao desgaste e, em caso de danos, pode facilmente substituir a peça quebrada.

Simples clássico, como sofás provençais de canto, são tradicionalmente criados a partir de materiais naturais. Para estofados em estilo provençal, a tapeçaria é ideal, assim como algodão, jacquard ou linho.

Cada um desses materiais tem suas próprias características típicas.

  • Tapeçaria - material denso e resistente ao desgaste, portanto, sua vida útil é bastante longa. A vantagem do modelo é que tem dupla face, as telas macias se diferenciam por uma grande variedade de cores e enfeites florais estilosos.
  • Algodão - um material natural 100% amigo do ambiente e hipoalergénico. Tem a propriedade de permitir a passagem de água. No entanto, esse tecido é muito fino para ser usado continuamente - o período de operação de tais sofás não excede 5 a 7 anos, após o qual o estofamento precisa ser substituído. Para aumentar a resistência ao desgaste do algodão, ele costuma ser tratado com impregnações especiais que o protegem do acúmulo de partículas de poeira e do desgaste prematuro.
  • Linho - tecido durável e muito denso, sua única desvantagem é a paleta de cores extremamente limitada. As cores mais frequentemente encontradas nas lojas não são muito adequadas para o design provençal.
  • Jacquard - estofos com aspecto estético e características de elevada resistência. A tela não desbota ao sol, não se desgasta com o tempo e não perde o seu efeito decorativo. Esses sofás não requerem muita limpeza. A vantagem indiscutível do jacquard é a variedade de padrões e designs que combinam perfeitamente com a Provence.

Dimensões (editar)

O estilo provençal é preferido por naturezas românticas que valorizam a naturalidade e naturalidade no ambiente, preferem linhas suaves e requintadas. É por isso quando montados, esses sofás geralmente não ocupam muito espaço, no entanto, mantêm sua funcionalidade na íntegra. Na maioria das vezes são retos, na maioria dos casos são modelos de dois lugares com encostos altos, assentos elásticos e apoios de braços macios. Um sofá compacto será a verdadeira decoração de qualquer interior.

Para salas mais espaçosas, você pode escolher modelos de canto largo - eles não são compactos e requerem espaço livre. Normalmente são realizadas por dobragem, pelo que a qualquer momento o sofá pode ser transformado numa cama.Em geral, ao escolher um modelo de sofá adequado, em primeiro lugar, você deve avaliar a filmagem da sala. Os produtos para dormir podem ser duplos ou mesmo triplos. A primeira opção é ideal para pessoas solteiras que recebem hóspedes de vez em quando, enquanto a segunda é preferível para acomodação em uma casa com uma família.

Os modelos duplos são equipados com poltronas macias, criando cantos de móveis elegantes.

Espectro de cores

Os tons mais benéficos para sofás de estilo provençal são:

  • Branco;
  • terracota;
  • láctico;
  • cremoso;
  • marfim;
  • Rosa pálido;
  • lilás pálido;
  • Oliva;
  • pêssego.

Você pode escolher quase qualquer tom, a única condição é que não seja brilhante, ácido e chamativo. Os sofás de estilo provençal podem ser monocromáticos ou podem ser decorados com padrões florais discretos. Os padrões são permitidos em coral, verde claro ou roxo neutro.

Acessórios

Os sofás de estilo provençal são espetaculares por si só, mas podem ser ainda mais originais com elementos decorativos adicionais.

  • A opção mais comum é almofadas de sofá pequenas, são dispostas em grandes quantidades.
  • Móveis cravos - são usados ​​para decorar as costas de sofás e outros móveis. Com este acessório, você pode criar um enfeite em relevo na superfície do sofá.
  • Adicionar estilo e beleza vai ajudar capas e capas com motivos florais para combinar com o estofamento. É melhor usar cobertores com fundos alargados para criar babados e pregas sofisticadas.

Essas capas podem se tornar uma decoração espetacular para qualquer mobiliário estofado, criando um conjunto único no mobiliário da sala.

Lindos exemplos no interior

  • Os sofás modulares de estilo provençal se destacam por sua leveza, sofisticação e incrível beleza, altamente valorizada pelos amantes do chique francês:
  • O sofá branco leitoso é decorado com almofadas com inscrições discretas para combinar;
  • Delicada madeira de oliveira, sofá envelhecido artificialmente, complementada por um gracioso "manequim" com estampa floral;
  • O sofá de canto azul celeste macio pode ser usado como um lugar para relaxar e como uma área de recepção;
  • Um pequeno sofá com pernas esculpidas se encaixará perfeitamente na atmosfera da cozinha-sala de jantar;
  • Mas em uma espaçosa sala de estar, você pode colocar 2 sofás da mesma coleção: um pequeno com pernas entalhadas e um macio que pode ser expandido se você precisar de um lugar para acomodar hóspedes durante a noite;
  • Um lindo sofá com estampa floral, complementado pelo mesmo pufe, e também em harmonia com o carpete do chão.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral de um sofá em estilo provençal da fábrica de móveis bielorrussa "Pinskdrev".

sem comentários

Moda

a beleza

casa