Sofás

Sofás estreitos: tipos e segredos de escolha

Sofás estreitos: tipos e segredos de escolha
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visão geral das variedades
  3. Mecanismos de dobragem
  4. Materiais (editar)
  5. Dimensões (editar)
  6. Como escolher?
  7. Lindos exemplos no interior

É melhor conduzir conversas sinceras não em cadeiras duras ou banquinhos, mas subindo de cabeça para baixo em um sofá aconchegante. Se uma semelhante estiver localizada na cozinha de um apartamento na cidade, ela, por definição, não pode ser muito profunda e larga, porque a maioria das cozinhas não pode se orgulhar de áreas vastas. Mas isso não significa de forma alguma que você não possa colocar um sofá estreito e confortável - reto ou de canto - na cozinha ou em uma pequena sala de estar.

Vantagens e desvantagens

Existem vantagens suficientes para sofás estreitos:

  • ideal para colocação em uma pequena área - cozinha, loggia, terraço;
  • apesar do assento estreito, pode acomodar três ou mais pessoasespecialmente modelos circulares ou angulares;
  • presença de caixas para roupa de cama (se localizada no quarto, hall) ou para utensílios de cozinha (se estiver na cozinha);
  • modelo dobrável se transforma em uma cama extra, se necessário;
  • publicado em um grande número de estilos e cores, o que permite escolher o modelo certo para qualquer divisão.

Existem também desvantagens, mas não muitas delas.

  • Se for necessário transformar um sofá deslizante em um lugar para dormir, ele deve ser constantemente dobrado e desdobrado.
  • Quando desdobrados, nem sempre apresentam uma superfície plana.
  • O modelo reto pode ocupar totalmente as paredes, impossibilitando uma movimentação mais confortável no ambiente.

Visão geral das variedades

Ao comprar um sofá estreito, é necessário escolhê-lo de acordo com uma série de características. Os modelos no mercado diferem em forma, mecanismo de ação, opções de montagem e, claro, preço. Sofás estreitos podem ter o formato deste.

  • Direto... Esses produtos são mais frequentemente encontrados na cozinha ou na loggia. Eles economizam espaço perfeitamente devido à sua compactação. Na maioria dos casos, eles têm um assento sólido que pode acomodar duas ou três pessoas. O assento dobra para trás para fornecer acesso à caixa de armazenamento interna para qualquer coisa.
  • Canto. Uma ótima opção para uma pequena cozinha ou sala com uma pegada mínima. Esse sofá deixará o máximo de espaço livre possível e, ao mesmo tempo, será bastante confortável. Na maioria dos casos, ele se desdobra, criando uma cama extra.
  • Semicircular... Fica melhor em salas grandes, pois ocupa muito espaço. Na maioria dos casos, não é dobrável.

Requer uma seleção cuidadosa do restante da mobília do quarto.

Mecanismos de dobragem

Para sofás dobráveis ​​estreitos, os seguintes mecanismos de transformação são encontrados com mais frequência.

  • "Golfinho"... O desdobramento ocorre da seguinte maneira: a parte inferior é puxada para fora do assento (na maioria das vezes pelas dobradiças) e sobe um nível com o assento.
  • "Acordeão" - este modelo é desdobrado simplesmente puxando-o para a frente até que o assento esteja completamente esticado.
  • "Livro" é um assento, dividido longitudinalmente em duas metades, que, ao ser desdobradas, se transformam em beliche maciço.
  • "Eurobook" estende-se da mesma forma que o "golfinho", mas não é a camada inferior que se encaixa no espaço livre, mas sim o encosto do sofá.

Se falarmos sobre a construção, então quanto menor for a área da sala, maior será a probabilidade de o sofá ser fixo e reto. O canto requer duas paredes livres, enquanto o reto requer apenas uma. No caso de ser necessário um modelo em concha, é melhor escolher mini-modelos que se desdobram da forma que mais lhe convier. Se eles tiverem gavetas ou prateleiras embutidas, ótimo.

Quanto às soluções de cores, a combinação ideal será aquela que se adequará ao resto da decoração da sala. Se você não fizer reparos e não trocar móveis, papel de parede e piso ao mesmo tempo, será necessário "encaixar" corretamente sua compra em um cômodo já mobiliado.

Para isso, use cores neutras que combinem com qualquer interior: bege, leitoso, cinza, azul, chocolate.

Materiais (editar)

Dependendo do fabricante e do segmento de preço em que o móvel é apresentado, a matéria-prima para sua produção pode ser muito cara, cara e orçamentária. No entanto, você precisa prestar atenção não só e não tanto no custo como na qualidade das matérias-primas.

Quadro

A base de qualquer sofá é a sua moldura, e depende da sua resistência se o produto lhe servirá por muito tempo ou se irá falhar nas primeiras sobrecargas. As estruturas são:

  • aço (cromado);
  • do MDF;
  • contraplacado de alta qualidade - multicamadas e à prova d'água;
  • a partir de folhas de aglomerado.

Estruturas de madeira são considerados mais ergonômicos e ecológicos, mas, por exemplo, móveis com estrutura de ferro (aço) seriam ideais para colocação na cozinha. É mais resistente a temperaturas extremas e alta umidade do ar. Porém, se a moldura de madeira for impregnada com compostos hidrofugantes especiais, isso evitará que o móvel inche e rache. Você deve estar preparado para o fato de que tal sofá não será barato.

Excipientes

O enchimento do seu sofá não é menos importante, porque o conforto e a comodidade dependem do enchimento. Para que o assento e o encosto mantenham sua aparência original por muito tempo, você precisa de um enchimento de alta qualidade. Dos "recheios" modernos para sofás, pode-se distinguir o seguinte.

  • Borracha de espuma de fabricantes noruegueses e alemães. A borracha de espuma moderna é hipoalergênica, repele a poeira, a mantém limpa por muito tempo e não é suscetível a deformações.
  • Espuma de poliuretano é usado em uma ampla variedade de formas - de duro a supermacio e altamente elástico. É graças à espuma de poliuretano que os sofás têm assentos e costas elásticas, não assumindo a forma do corpo da pessoa que se senta sobre eles.
  • Preenchimento de poliéster na maioria das vezes encher as costas do sofá. É resistente à umidade, elástico, retém o calor e é bastante macio.
  • Preenchedor Durafil confere maciez e esplendor aos móveis, é altamente elástico e tem propriedades semelhantes às de um bloco de molas. Permite que o encosto e o assento não percam o aspecto, mesmo que nele estejam várias pessoas.
  • As molas podem ser dispostas em forma de cobra ou independentes umas das outras. No segundo caso, cada espiral é colocada em uma capa têxtil separada, o que dá estabilidade à base de suporte e mantém uma aparência de superfície uniforme por muito tempo.
  • Blocos de primavera são um dispositivo de quadro no qual as molas estão entrelaçadas. Os blocos são usados ​​com mais frequência em colchões ortopédicos.

Estofamento

Quanto mais fácil for manter o estofamento do sofá, melhor. Afinal, aqueles modelos que estão na cozinha podem sujar muito rapidamente. E devem ser limpos com a mesma rapidez, caso contrário, manchas persistentes, fuligem e graxa serão extremamente difíceis de remover. É bom se o produto tiver tampas removíveis que possam ser lavadas ou limpas. Os materiais para estofamento de sofás (incluindo os estreitos) são os seguintes.

  • Couro ecológico - esta não é a dermantina usada anteriormente. O couro artificial moderno é de altíssima qualidade e, na aparência, é praticamente indistinguível do natural. É fácil de limpar, durável e possui uma ampla gama de cores, porém pode perder rapidamente a atratividade.
  • Estofamento de couro genuíno parece lindo e é muito caro.
  • Bando de sofás estofados fácil de lavar e limpar. A gama de cores é bastante extensa.
  • Estofamento de veludo muito macio e agradável ao toque, porém, pode ser exposto à eletricidade estática e atrair lã, fios, poeira, necessitando, portanto, de limpeza sistemática.
  • Móveis revestidos de jacquard, resiste a um grande número de lavagens e limpezas, pelo que é ideal tanto no quarto das crianças como na cozinha. Ao mesmo tempo, a aparência não se deteriora.

Dimensões (editar)

Hoje não existe um padrão único - nem em largura, nem em profundidade, nem em comprimento. Tudo depende do fabricante e de sua decisão. Um sofá, concebido para duas pessoas, terá 160 cm de comprimento e o outro - 190 cm. O design dos sofás pode ser compacto (concebido para acomodar um máximo de 3 pessoas, e na maioria dos casos - duplo) e longo - eles podem acomodar e 5 ou mais pessoas. Em termos de profundidade do assento, o padrão é 90 cm.

Os assentos de sofás estreitos podem ter 80 cm ou até 70 cm de profundidade. O sofá do berçário pode ter 60 cm de profundidade, mas deve ser dobrado para dormir.

Como escolher?

É imprescindível levar em consideração os parâmetros da sala em que o sofá será colocado. O tamanho da sala determina qual modelo e qual tamanho pode ser colocado nele. Certifique-se de avaliar quanto espaço livre você tem ao longo das paredes, se há um canto livre se você quiser colocar um modelo de canto. Você também precisa considerar quantas pessoas estão planejadas para serem colocadas no sofá.

Dificilmente há uma pessoa que não esteja interessada no custo dos móveis. Todos procuram a melhor combinação qualidade-preço. Pergunte ao fabricante de móveis há quanto tempo está no mercado e que reputação tem. Visto que um sofá é algo que não se compra por um ou dois dias, ele deve ser de alta qualidade, durável e confiável.

Claro, você deve se guiar pelo estilo em que seu interior é sustentado e escolher um sofá que se adapte a ele. A combinação de cores também é importante.

Lindos exemplos no interior

Um sofá bonito vintage no corredor parece elegante e atraente.

Um modelo original com encosto alto e uma cor invulgar para a cozinha.

O armazenamento embutido neste sofá compacto economiza ainda mais espaço.

Um sofá na varanda? Por que não?

O modelo de canto divide perfeitamente o espaço.

Uma visão geral do sofá estreito reto é apresentada abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa