Sofás

Sofás dobráveis ​​para a frente: tipos, tamanhos e regras de seleção

Sofás dobráveis ​​para a frente: tipos, tamanhos e regras de seleção
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Mecanismos de transformação
  3. Visão geral da espécie
  4. Materiais (editar)
  5. Dimensões (editar)
  6. Critérios de escolha

Hoje em dia existem no mercado uma grande quantidade de sofás de vários modelos e tamanhos, que se diferenciam não só na forma, mas também nos materiais de fabricação, bem como na sua finalidade. No artigo de hoje, falaremos sobre sofás que se dobram para a frente, analisamos seus tipos e nos alongamos mais sobre como não cometer erros ao escolher esta importante peça do interior de sua casa.

Vantagens e desvantagens

As vantagens de um sofá-cama são óbvias. Durante o dia, este móvel estofado é dobrado, ocupando um mínimo de espaço, poupando espaço livre e permitindo uma utilização ergonómica da divisão. Devido ao tamanho compacto desse mobiliário e ao grande número de modelos diferentes, você pode escolher um sofá-cama confortável de acordo com o tamanho da sala, que se encaixará facilmente em um grande hall ou em um quarto pequeno.

No momento, a maior demanda é por sofás dobráveis, já que seu mecanismo de transformação é confiável e fácil de operar. Além disso, esses sofás costumam ser equipados com um colchão ortopédico para garantir uma noite de sono saudável. Entre as desvantagens de tais projetos pode-se chamar de berço insuficientemente plano, constituído por diversos segmentos em alguns modelos de sofás.

Outra desvantagem importante dos sofás dobráveis ​​para a frente é esta é a possibilidade de danificar o parquete ou a formação de trilhos enrolados no carpete quando a parte móvel é puxada para fora... Além disso, tais designs prevêem a presença de um grande espaço livre na frente deles.

Mecanismos de transformação

Todos os mecanismos de transformação diferem entre si tanto em termos de indicadores de usuário quanto no grau de confiabilidade. Este é um parâmetro importante que você definitivamente precisa prestar atenção na hora de escolher um modelo adequado, pois a durabilidade de um móvel estofado depende do correto funcionamento de todas as partes. Então, aqui estão os principais tipos de mecanismos de transformação de sofá:

  • dobrando;
  • desenrolar (deslizar para fora);
  • desdobramento (giro).

Já que em nosso artigo estamos falando de sofás que se desdobram exclusivamente para a frente, consideraremos modelos nos quais os dois primeiros tipos de mecanismo de transformação estão instalados.

Visão geral da espécie

Os modelos dobráveis ​​são considerados os mais simples e práticos. Entre eles estão os tipos populares:

"Livro"

Este modelo não perde a sua relevância, apesar da sólida experiência do seu serviço. "Book" tem um mecanismo simples que pode ser montado em sofás retos e de canto. Para colocar um sofá na cama, você precisa levantar o assento até ouvir um clique e abaixá-lo - à sua frente está uma cama totalmente confortável. Devido à sua compactação e mecanismo de transformação simples, os sofás de “livro” são muito populares entre os proprietários de pequenos apartamentos.

As principais desvantagens deste modelo são a necessidade de afastar o móvel da parede durante o seu desdobramento, bem como o fato da cama de dormir possuir uma junta no meio entre o assento desdobrado e o encosto. No entanto, a última desvantagem pode ser facilmente corrigida colocando um cobertor grosso ou cobertor na superfície do sofá. Todos os "livros" estão equipados com uma espaçosa caixa para guardar a roupa de cama, os modelos também estão disponíveis com ou sem braços.

"Click-gag"

Esta é uma versão mais moderna e aprimorada do "livro". Você terá que mexer um pouco no seu desdobramento, pois o design oferece possibilidades adicionais: o encosto do sofá pode assumir não apenas posições verticais e horizontais, mas também "reclináveis" intermediárias, às vezes até em duas versões, o que torna esse sofá muito mais confortável e conveniente. Além disso, a parte traseira tem paredes laterais que podem mudar de posição e servir como um apoio confortável para a cabeça durante o repouso. Os braços desses sofás também podem ser abaixados e levantados.

As desvantagens do projeto incluem alguma falta de confiabilidade de seus mecanismos: devido ao grande número de nós diferentes, existe a possibilidade de falha de qualquer elemento se tais sofás forem usados ​​muito ativamente.

Sofá-divã

Tal mini-sofá tem apenas um apoio de braço, devido ao qual ele pode ser colocado onde mesmo um sofá de "livro" comum não caberá. Devido ao seu tamanho compacto, muitas vezes os sofás são colocados nos quartos das crianças, o que permite libertar o máximo de espaço para as brincadeiras activas da criança. Os modelos roll-out ou deslizantes são altamente confiáveis ​​e proporcionam uma confortável noite de descanso. Entre esses modelos, existem designs simples e mais complexos.

"Eurobook"

Refere-se às opções mais simples para sofás estendíveis. Seu mecanismo é altamente confiável e fácil de usar. Para transformar este sofá em zona de dormir, basta puxar o assento na sua direção com uma alça especial, e ele irá rolar para a frente utilizando os rodízios instalados na parte inferior do assento. Depois disso, você precisa abaixar o encosto no espaço vazio resultante, e a cama espaçosa está pronta para uso.

Os Eurobooks são especialmente populares devido à sua simplicidade e mecanismo de transformação confiável, graças ao qual esses sofás praticamente não falham. Entre as desvantagens está a existência de uma junta na superfície de dormir, como nos modelos dobráveis, bem como o perigo de danos ao parquete ou laminado, ou a formação de trilhos enrolados no tapete pelas rodas devido ao puxão do assento frente.

Tiquetaque

É uma versão melhorada do "Eurobook". Sua diferença reside no fato de que ao se desdobrar, a parte deslizante não rola no chão, mas sobe, faz uma espécie de movimento de caminhada e cai até a distância desejada, evitando danificar o revestimento do piso. Como no modelo Eurobook, a profundidade do assento dos sofás de teca é bastante grande, o que torna o modelo não totalmente confortável quando sentado. No entanto, essa desvantagem é contornada pelos travesseiros incluídos no kit do produto.

"Golfinho"

Este tipo de mecanismo de transformação é normalmente instalado em modelos de canto de móveis estofados. Esses sofás tendem a enobrecer qualquer ambiente., da respeitável recepcionista do diretor do empreendimento à habitual sala de estar de um pequeno apartamento. O design desses sofás é muito diversificado.

Para desdobrar o sofá com o mecanismo golfinho, é necessário empurrar para a frente o bloco móvel escondido sob o assento, que por sua vez fica nivelado com a superfície principal do assento e, em seguida, desdobrar a parte macia do sofá no mesmo forma como fizemos com o sofá-livro. O local de dormir acaba por ser muito amplo e confortável, a disposição é fácil, não é necessário nenhum esforço.

O único ponto que você deve prestar atenção ao comprar tal modelo é a moldura - deve ser feito de madeira. Caso contrário, devido à carga pesada durante o uso diário, isso não durará muito.

"Acordeão"

A vantagem do modelo é a sua compactação na montagem. Os sofás não requerem muito espaço livre, mas na posição desdobrada formam uma superfície ampla perfeitamente plana, muitas vezes equipada com um colchão ortopédico.

O mecanismo de transformação de tais obras de móveis estofados de acordo com o princípio de peles de acordeão - Assim que o assento é puxado em sua direção pela alça especial, ele se move para a frente, arrastando o encosto de duas peças do sofá, que se abre e forma um lugar confortável para dormir. O aspecto positivo do modelo "Acordeão" é facilidade e facilidade de uso, bem como boas propriedades ortopédicas da superfície de dormir.

Menos - é necessário espaço livre na frente do sofá no momento do desdobramento.

"Puma"

Este mecanismo é normalmente instalado em produtos premium, a transformação é fácil e simples: o assento sobe e avança ao longo do caminho de um arco, após o qual é instalado em suportes especiais. O mecanismo é durável e confiável, portanto este mobiliário estofado de alta qualidade é muito popular... Quando dobrados, esses modelos são muito compactos e, quando desdobrados, formam uma ampla base plana sem juntas visíveis. Este mecanismo de transformação é instalado em modelos de sofá de canto e reto.

Vamos terminar nossa análise de modelos de sofás dobráveis ​​e estendidos com tipos populares de mecanismos de transformação sob o nome geral de "cama dobrável". Nesta série, existem várias variedades, as mais famosas das quais são:

  • "Concha francesa";
  • "American clamshell" ("sedaflex");
  • "Concha italiana".

O modelo mais simples é uma "concha francesa" que consiste em três seções e se desdobra desdobrando as partes escondidas no assento para a frente. Este modelo não se destina ao uso diário, pois seu mecanismo não é confiável. "Cama americana dobrável" é mais durável e confiável e tem um colchão espesso. Esse sofá consiste em duas seções e, quando desdobrado, forma uma cama bastante confortável e uniforme. "Italian clamshell" é instalado em modelos caros, é confiável e confortável, adequado para o uso diário.

Todos os sofás dobráveis ​​são caracterizados pela ausência de uma caixa de armazenamento para a roupa de cama.

Materiais (editar)

Um papel importante na escolha de um sofá é desempenhado pela qualidade dos materiais usados ​​para fazê-lo. Aqui, separadamente, você precisa prestar atenção à moldura do item adquirido, seu enchimento e estofamento.

As armações para sofás podem ser:

  • metal;
  • de madeira;
  • combinado;
  • de aglomerado ou madeira compensada.

As mais duráveis ​​são as armações de metal.Além disso, o mobiliário de qualidade vem com uma moldura de madeira maciça. Molduras combinadas são uma boa opção. A única desvantagem dos materiais acima é seu alto preço. Como um meio-termo, você pode escolher um modelo com moldura de madeira compensada. Os sofás com moldura de aglomerado distinguem-se pela sua fragilidade - estes móveis duram no máximo vários anos.

O material de preenchimento também é muito importante - tanto em termos de durabilidade da estrutura quanto em termos de seu efeito na saúde humana. O material de enchimento mais útil são os blocos de mola independentes, que têm excelentes propriedades ortopédicas. Os blocos de molas dependentes são bastante confiáveis ​​e duráveis, no entanto, dormir em um sofá assim pode provocar problemas na coluna. As molas interconectadas tendem a se esticar e formar uma espécie de rede no meio da superfície de dormir.

O enchimento de espuma de poliuretano tem propriedades ortopédicas, no entanto, dormir em tal sofá pode não parecer confortável para todos devido à rigidez desse material. A maioria dos modelos de orçamento são equipados com enchimento de espuma ou poliéster acolchoado, no entanto, esses materiais tendem a se deformar rapidamente, portanto, esses sofás são frágeis. O estofamento dos sofás é feito de diversos materiais, tais como:

  • couro;
  • couro sintético;
  • esteiras;
  • chenille;
  • tapeçaria;
  • rebanho;
  • veludo.

O material mais caro e valioso é, claro, couro, no entanto, esses sofás não são adequados para todos os cômodos. Esteira - material denso e durável, mais adequado para sofás com uma ótima relação qualidade-preço. Veludo e rebanho - tecidos para estofamento muito populares, são agradáveis ​​ao toque e apresentam uma grande variedade de cores, porém, estão sujeitos à abrasão em pouco tempo. Tapeçaria e chenille - os materiais mais duráveis ​​e confiáveis ​​com um preço bastante alto.

Dimensões (editar)

Hoje em dia, os sofás são produzidos em uma grande variedade de tamanhos. As dimensões do produto variam de acordo com o modelo. O comprimento dos sofás retos de dois lugares padrão é geralmente de 250 cm. Os sofás de um e meio são produzidos em comprimentos a partir de 200 cm. A largura do leito pode ser muito diferente, mas mais frequentemente existem modelos com uma largura de 130 cm a 150 cm para os modelos compactos, os sofás padrão podem ter uma largura de 170 cm ou 180 cm. Sofá grande está disponível a partir de 200 cm de largura. Os mini-sofás infantis podem ter 120 cm e até 110 cm de largura.

Critérios de escolha

Para escolher corretamente esta peça de mobiliário necessária e bastante cara, você precisa fazer medições de seu quarto, bem como da entrada e das portas internas... Para que algo possa servir aos seus proprietários por muitos anos, preste atenção na qualidade do produto. Examine as costuras; elas devem ser lisas e fortes. A maneira mais fácil de fazer isso é nos apoios de braços, claro, se eles forem revestidos de tecido ou couro.

Pergunte aos vendedores de que materiais são feitos a moldura e o enchimento do sofá. Sente-se no sofá - o assento deve ser bastante confortável e, depois de sair do sofá, volte rapidamente à sua forma anterior. Esse fato fala sobre a qualidade do enchimento. O estofamento deve combinar com a decoração da sua sala, ser durável o suficiente e ser fácil de limpar.

Desdobre e dobre o sofá várias vezes - o mecanismo de transformação deve funcionar suave e facilmente. Caso contrário, evite comprar este modelo.

O modelo infantil deve cumprir os requisitos de segurança: não deve ter cantos vivos e duros, o mecanismo deve funcionar facilmente e excluir o perigo de lesões para a criança.

Para informações sobre os mecanismos de transformação dos sofás, veja o vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa