Sofás

Sofás dobráveis: tipos e dicas para escolher

Sofás dobráveis: tipos e dicas para escolher
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Sistemas dobráveis
  3. Formulários
  4. Design e materiais
  5. Dimensões (editar)
  6. Como escolher?
  7. Marcas
  8. Lindos exemplos no interior

O sofá é um símbolo invariável de aconchego e conforto especial em um apartamento. Escolhido corretamente, ele se encaixa perfeitamente em vários interiores, perfeitamente e por muito tempo desempenhando suas funções. As opções de sofás dobráveis ​​são uma excelente saída para uma caixa pequena.

Peculiaridades

Hoje em dia, a funcionalidade dos sofás foi significativamente ampliada - na posição desdobrada, representam um local confortável para relaxar, podendo ainda ser equipados com gavetas e nichos, mesas, mini-bares com iluminação e outras estruturas auxiliares.

Hoje, os produtos são apresentados em uma grande variedade - na forma de modelos de canto, modulares, em P e L, banquetes, sofás, "livros" e muitos outros produtos... Essa variedade geralmente cria dificuldades na escolha de um produto para uma sala específica.

Além disso, um sofá é uma compra responsável e vários modelos são caros.

Sistemas dobráveis

Os métodos (esquemas) dos sofás dobráveis ​​modernos são diferentes em seu design:

  • dobrando;
  • sair da cama;
  • retrátil;
  • girar;
  • sem mecanismo de dobramento.

Vamos dar uma olhada em alguns dos sistemas de dobra mais populares.

"Livro"

Sofás do tipo dobrável, cujas vantagens são a compactação, a presença de compartimentos para guardar itens e o custo relativamente baixo. Para desdobrar o produto, você precisa elevar o assento até um som de clique característico e, em seguida, abaixá-lo.

"Eurobook"

"Livro" melhorado qualitativamente que é um mecanismo retrátil usando rolos.

Os rolos são um ponto fraco, pois podem deixar marcas no revestimento do piso.

"Tiquetaque"

Modelo dobrável "Eurobook" com mecanismo de deslizamento, proporcionando uma atitude mais precisa em relação ao piso - os roletes não se movem no chão e o assento segue o caminho do movimento em arco.

O produto não requer muito espaço de aninhamento. Você pode dobrá-lo na ordem inversa.

"Acordeão"

Consiste em 3 módulos revestidos de tecido, movimento de rebatimento do assento para a frente até que ele pare... Entre as vantagens do produto, vale destacar a facilidade de uso, as pequenas dimensões, a possibilidade de utilizar uma capa removível e o baixo peso (até 180 kg).

Retirável

Você pode desdobrar o produto puxando o laço especial forte localizado na parte inferior do assento. Os sofás desdobráveis ​​são fiáveis, ocupam pouco espaço e têm um amplo espaço para dormir.

"Berço"

É produzido em 2 tipos construtivos de trazer para uma versão adormecida: americano e francês. As opções são ligeiramente diferentes, mas semelhantes porque, na posição inicial, a área de dormir está localizada por baixo do assento. Na segunda versão, o assento é puxado para cima, após o que o sofá pode ser totalmente desdobrado, após a retirada dos travesseiros. Na posição inicial, o produto ocupa pouco espaço. Ao mesmo tempo, o espaço para dormir tem uma área significativa.

Na versão americana ("sedaflex"), o dispositivo dobrável é semelhante à versão francesa, mas o encosto de cabeça não precisa ser retirado - ele se desloca sozinho para a posição de dormir. O produto é mais durável.

"Spartacus"

Dispositivo de dobragem tripla, equipado com mecanismo de dobragem para a frente. Uma reminiscência da "concha americana", desdobra-se em 3 etapas, é instalado em suportes internos especiais.

A estrutura está equipada com colchão de espuma de poliuretano e malha metálica, que garantem uma estadia confortável.

Tais elementos são recomendados por ortopedistas para usuários com problemas musculoesqueléticos.

"Golfinho"

Um produto com um mecanismo de dobragem complicado, caro, mas confiável. Ao desdobrar o sofá, retire o bloco localizado sob o assento.

"Konrad"

Confortável para dormir, pois está equipado com dispositivos de mola. Para desmontar o sofá, é puxada a parte localizada sob o assento, que puxa o resto dos elementos estruturais junto com ela. Prós - a área de dormir tem um design semelhante aos colchões ortopédicos. O produto permite economizar espaço quando dobrado, com uma área de dormir relativamente grande.

Para salas pequenas, sofás-sofás compactos que podem ser desmontados para o lado são mais convenientes.

Formulários

Em termos de forma, os sofás são divididos em opções retas, redondas e semicirculares (ovais). Além disso, eles podem ser grandes e pequenos.

  • Direto... Das vantagens, vale destacar a variabilidade de comprimento, o uso de vários mecanismos de dobramento e uma gama significativa de preços. Além disso, os tipos de sofás retos são universais ao escolhê-los para o interior. Entre as deficiências - espaço pequeno, assento estreito, afrouxamento frequente dos apoios de braço durante a operação, aparência não muito "comercial" do lado traseiro.
  • Volta - originais, proporcionam o nível de conforto pretendido, seguros, equipados com compartimentos de arrumação. Entre as desvantagens estão os preços elevados, as dimensões significativas, a necessidade de uma seleção especial de roupas de cama.
  • Semicircular... Prós - uma variedade de tipos (monolítico, modular, arredondado, com uma parte traseira, pernas, apoios de braço, gavetas, minibares), originalidade de design.

Esse tipo de produto é confortável e amplo, mas tem um preço alto e não tem onde dormir.

Design e materiais

O design dos sofás é diversificado - desde modelos clássicos de design até modelos modernos e elegantes, feitos em estilo moderno ou suaves e antigos. A gama de cores dos produtos manufaturados também é variada - desde tons brancos e claros até tons escuros.

Os materiais utilizados para a fabricação das esquadrias devem atender aos critérios de resistência, resistência ao desgaste, respeito ao meio ambiente e naturalidade. A maioria das molduras é feita de aglomerado, compensado, madeira e metal.

  • Aglomerado, talvez o material de vida mais curta, não destinado a cargas significativas e frequentes.
  • Madeira compensada muito mais resistente, tem uma estrutura mais densa e pouco se deforma durante a operação.
  • Produtos com estrutura de aço estão no topo da classificação em termos de confiabilidade, mas aumentam muito o peso da estrutura.
  • Duráveis, ecológicos e duradouros molduras de madeira... Este é um clássico, mas o mais caro.

Dentre os enchimentos para sofás, podem ser utilizados os seguintes:

  • blocos de primavera - as molas distribuem o peso de uma pessoa corretamente, proporcionando o grau de conforto necessário;
  • PPU - o material é ecologicamente correto, elimina reações alérgicas, possui ótimo equilíbrio entre dureza / maciez e alta permeabilidade ao ar;
  • sintepon - uma das opções práticas e orçamentárias, mas com um curto tempo de operação possível;
  • hollowfiber - excelente enchimento para mobiliário infantil (hipoalergénico, amigo do ambiente, com longa vida útil);
  • espuma de borracha - de curta duração.

O estofamento utilizado para sofás, além de alta qualidade, deve ter uma textura densa. Jacquard, flock e chenille são especialmente populares hoje em dia.

  • Rebanho mais adequado para famílias com crianças pequenas e animais. Este estofamento é durável, resistente à água, fácil de limpar, mas absorve vários odores intensamente.
  • Jacquard - parece elegante. O material é versátil, moderadamente resistente e prático, produzido em cores e padrões ricos.
  • Chenille - estético, ecológico e durável.

A melhor opção de estofamento para um sofá em uma sala depende do seu gosto e preferências individuais. Em todos os casos, deve-se partir das condições de colocação de sofás, potencial financeiro e uma série de recomendações de especialistas sobre sua escolha.

Dimensões (editar)

As dimensões e outros parâmetros dos produtos dependem de seus tipos, sendo que cada um deles possui suas próprias características. As opções de canto geralmente têm dimensões significativas e são caracterizadas pela solidez. Ocupando um canto da sala, não requerem grandes áreas e são colocadas em quartos pequenos, e na posição aberta servem regularmente para dormir.

Apresenta opções de canto.

  • São produzidos, via de regra, sem braços, menos frequentemente com eles.
  • As áreas de assento padrão têm 140, 150, 130, 170, 190 ou 200 cm de largura. As opções de seleção são determinadas pelo número de pessoas acomodadas.
  • As dimensões dos dormitórios são variadas: se um produto é adquirido para crianças, o comprimento é limitado a 150 cm, para um usuário adulto - 190-210 cm.
  • As opções de canto incluem três partes: um canto e dois elementos retangulares, cada um com suas próprias dimensões. A parte mais longa tem normalmente 130, 140 ou 150 cm. Os produtos também podem ser produzidos com uma gama de tamanhos diferente.
  • Os sofás de canto também têm larguras diferentes - são mais frequentemente encontrados com tamanhos de 90 ou 70 cm.
  • Eles certamente estão equipados com nichos de linho especiais.

Os sofás retos são mais frequentemente a escolha do consumidor. Esse um objeto dobrável é frequentemente usado para dormir e é selecionado para quartos espaçosos... Geralmente é colocado ao longo da parede. Freqüentemente, os produtos com um local para dormir também são colocados nas cozinhas. Os tamanhos típicos são selecionados para quartos standard, e para quartos originais, o produto é escolhido exclusivamente de acordo com as dimensões exigidas. Opções de costas altas disponíveis. Nesse caso, o custo do produto sobe, e os parâmetros são executados de acordo com os desenhos. Nos produtos retos, via de regra, o mecanismo é utilizado "livro" (com verso dobrável), "golfinho" ou "acordeão".

Ao escolher um produto, eles levam em consideração: altura, profundidade e outras dimensões reais. A escolha de uma opção adequada baseia-se não tanto em suas dimensões, mas nos parâmetros do local desejado para dormir. Neste sentido, os seguintes tamanhos são os mais preferidos.

  • Para cozinhas - 130 cm, 150 cm e às vezes 160 cm.Os produtos são pequenos e bastante aceitáveis ​​para cozinhas.
  • Para um apartamento em que vive uma grande família, eles compram sofás com 170 cm ou 2 metros de comprimento, e para grandes salas - com comprimento de 290 cm.
  • Uma largura de 90 cm é mais adequada para modelos retos, menos frequentemente eles são comprados com uma largura de 70 cm.

Os dormitórios para os modelos que se dobram para a frente têm um comprimento considerável - 170, 180, 190, 200 cm. A largura é diferente, muitas vezes são adquiridos sofás de 90 cm ou 140 cm para instalação em salas de área significativa. Dispositivos com profundidade de 80 cm ou mais são procurados, pois são confortáveis... Este tipo de produto pode atingir tamanhos de até 3 m (opções multi-assento).

Os sofás são leves, de um único lugar, escolhidos para situações não padronizadas. Via de regra, são dispostos no sentido do comprimento, portanto o menor tamanho é 180 cm. Mas também são possíveis opções grandes - 190 ou 200 cm. Na posição inicial, seus comprimentos típicos são 135, 140, 150, 170, 190 cm.

Para salas de área significativa, sofás com um tamanho de 210 cm estão disponíveis. Uma profundidade confortável para eles é um tamanho de 80 cm.

Os tamanhos dos modelos infantis são amplamente determinados pelos recursos de design dos mecanismos de transformação. Assim, produtos que se dobram para frente costumam ser produzidos com 170 cm de comprimento, se forem transformados ao longo, seu comprimento pode chegar a 2 ou 3 m, dependendo das características da gama do modelo. Os sofás modulares incluem várias peças que são fixadas umas às outras, cujas dimensões são determinadas pelos tipos e formas dos produtos. O tamanho típico de um módulo varia entre 60-100 cm.

O tamanho também é influenciado pelo número de assentos.

  • Para solteiros (versão curta) padrão - 130,140 cm.
  • Para o dobro, por exemplo, para um casal (descansar e dormir) o comprimento é de pelo menos 170 cm, mas um modelo com dimensões 190 e 200 cm será mais confortável. Um sofá de 180 ou 210 cm de comprimento seria uma boa compra.
  • Em triplo produtos, o comprimento pode chegar a 300 cm. O comprimento comum é de 2-2,5 m, e a largura é de 80-110 cm. Ao escolher um modelo específico, é necessário levar em consideração a metragem da sala.
  • Fabricado 4, 5 e 7 lugares produtos, cujas dimensões, com exceção do comprimento, pouco diferem das opções padrão. O estilo de desempenho também influencia muito suas dimensões. Assim, um sofá de alta tecnologia terá dimensões menores que seu análogo, executado no estilo barroco.

Também são produzidos sofás-cama dobráveis ​​(transformadores), extremamente convenientes para o quarto das crianças. Durante o dia, a cama é retirada e o espaço torna-se amplo para jogos e diversão.

Como escolher?

Os principais critérios para a escolha dos sofás incluem as finalidades de uso, tipos, tipos e formas, características de design, materiais, possíveis funções auxiliares, custo e marca do produto. De acordo com as áreas de aplicação, distinguem-se produtos para salas de estar, cozinhas, quartos de crianças, corredores, para arranjos de escritórios e espaços de entretenimento.... Além dos usos tradicionais de sofás, eles também são usados ​​para criar zonas separadas nos quartos.

De acordo com esses acentos, as formas, os estofos são selecionados, os tipos de enchimento são determinados, bem como os mecanismos de dobragem adequados.

O sofá da sala é um produto confortável para relaxar, mas também para decoração de interiores. Ao escolhê-lo, leve em consideração as dimensões da sala.

  • Para quartos espaçosos Opções de canto com assento largo e encosto alto serão adequadas. Provavelmente, cinco assentos serão a opção mais adequada. Além disso, se a família for hospitaleira.
  • Para pequenas salas de estar costumam escolher sofás pequenos, de cores vivas que acentuam a atenção no sofá, distraindo os hóspedes do tamanho da sala. Se o produto foi planejado para ser raramente usado para dormir, então qualquer mecanismo para o seu desdobramento servirá.

Na hora de escolher uma opção de canto ou reto para cozinhas, é importante focar na funcionalidade, praticidade e ergonomia do produto.

A moldura das molduras deve ser durável (a melhor opção é uma moldura de aço inoxidável).O estofamento é preferível para não deixar marcas, bem tolerante à limpeza e manter sua aparência estética.

O ambiente de escritório caracteriza-se pela respeitabilidade nos produtos, aliada ao máximo conforto.... Não devemos nos esquecer da praticidade. Aconselha-se a escolha de produtos lacônicos com estofamento em couro do mesmo tom. Em espaços estreitos, dois sofás pequenos ficarão bem. Para produtos espaçosos, de tamanho médio são adequados. Os sofás ficam bem em tons neutros claros e escuros suaves, dando solidez aos móveis.

O nível de dureza do móvel (inclusive com colchão) é escolhido com base na visão individual, às vezes levando em consideração as recomendações de médicos especialistas. Recomenda-se escolher a moldura de madeira, que é mais bem seca - o sofá ficará mais resistente e silencioso durante o funcionamento. Para um zoneamento competente com sofás, deve-se prestar atenção à área e ao layout da sala.

Vale lembrar a estética das paredes traseiras dos produtos. A sua cor não deve sobressair no fundo de todo o interior.

Móveis infantis, além de outros requisitos gerais de confiabilidade, não devem conter fragmentos pontiagudos. É melhor escolher produtos arredondados.

Tendo em vista os mecanismos de transformação e sua confiabilidade, recomenda-se:

  • para desdobramento diário - "pantógrafo", "golfinho", versões angulares do "puma";
  • para salas de estar - "livros" e "acordeões".

A parte transformadora da estrutura deve ser necessariamente leve, caso contrário, várias quebras e falhas regulares durante a operação são inevitáveis. É melhor escolher materiais para armações que sejam naturais, fortes, resistentes ao desgaste e ecologicamente corretos.

Para a escolha correta das dimensões gerais, aconselhamos que leve em consideração uma série de recomendações:

  • a presença de um dispositivo dobrável afeta fortemente as dimensões do objeto;
  • Número de assentos deve ser calculado com antecedência e, se esse parâmetro for incerto, as opções modulares são mais convenientes;
  • comprimento do produto na posição inicial depende da métrica da sala em que está instalado - para salas espaçosas, esse parâmetro às vezes chega a 300 cm.

Os sofás são tradicionalmente produzidos em tamanhos padrão, projetados para usuários com altura e peso médios. Esses indicadores acabam sendo desconfortáveis ​​para pessoas excessivamente altas ou baixas se a aquisição for planejada para dormir. Qualquer centímetro é relevante aqui. Para usuários de baixa estatura, o comprimento da cama pode ser de 130 cm, o que é típico para assentos infantis. Frequentemente, nesses casos, são escolhidos produtos de 170 cm. Para pessoas altas e muito altas, o comprimento da cama chega a 190-210 cm, e às vezes 300 cm. A profundidade dos sofás é de 80 cm.

Existem normas especiais que definem a profundidade dos dispositivos, o que corresponde a 450-600 mm para móveis não dobráveis ​​e 500 mm para móveis dobráveis. O comprimento da cama é de pelo menos 1860 mm e a largura 700 mm. A largura de 650 mm só é permitida para modelos convidados.

Marcas

Os lugares altos nas classificações de móveis de alta qualidade são ocupados pelos fabricantes:

  • "Pinskdrev" da Bielo-Rússia;
  • Bentsony italiano;
  • IKEA sueco;
  • Dlinestyle ucraniano;
  • Pohjanmaan finlandês.

As melhores empresas nacionais são:

  • "Pegasus";
  • Rival;
  • "Slavmebel";
  • "Sapsan";
  • Lerroy.

As empresas populares também são Kristie e Anderssen.fabricação de produtos de canto de alta qualidade. Os produtos dessas empresas merecem atenção, são caracterizados por uma variedade de formas e serviços de garantia obrigatórios. A faixa de preço para todas essas empresas é diversa.

Lindos exemplos no interior

  • Sofá de canto.
  • Sofá reto cinza.
  • Sofá de três lugares amplo.
  • Sofá de couro ecológico.
  • Sofá verde golfinho.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral dos mecanismos de transformação dos sofás.

sem comentários

Moda

a beleza

casa