Sofás

Que tipo de espuma é melhor para um sofá?

Que tipo de espuma é melhor para um sofá?
Contente
  1. Requisitos para espuma de borracha para o sofá
  2. Variedades
  3. Como escolher?

Cada família tem uma sala onde todos os membros da família se reúnem nos finais de semana ou feriados. Para que essas reuniões sejam confortáveis, é importante ter móveis estofados confortáveis. Na maioria das vezes, um sofá é usado para essas reuniões, o que leva ao desgaste rápido de seu enchimento interno. Para substituir a borracha de espuma em um sofá, é necessário conhecer as regras de escolha desse material e suas especificações.

Requisitos para espuma de borracha para o sofá

O conforto do sofá depende muito da qualidade da espuma, portanto, no processo de restauração do enchimento de móveis estofados, você precisa poder fazer a escolha certa deste material. Móveis ou sofás de espuma de borracha merecem atenção especial, da qual dependerão a maciez do móvel e suas qualidades elásticas, bem como a vida útil. Para encontrar a opção certa, você deve prestar atenção aos seguintes aspectos:

  1. densidade - valores de densidade mais altos permitirão que você use móveis por muito tempo;
  2. estresse de compressão - o indicador padrão refere-se a um valor kPa de 40% quando a espuma de borracha é comprimida;
  3. resistência do material - é importante levar em consideração os valores que determinam a resistência à tração da espuma de borracha ou o alongamento do material durante a ruptura;
  4. elasticidade - calculado durante o teste, determinando a altura de rebote após a compressão;
  5. deformação - medição da taxa de recuperação do material à sua posição original após a deformação.

    Para poder navegar nos tipos de espuma de borracha à venda, eles introduziram os nomes das letras:

    • ST - Versão padrão;
    • HL e EL - borracha de espuma dura e material de maior rigidez;
    • HS - a variedade mais suave que muitas vezes pode ser encontrada no enchimento de sofás;
    • RH - espuma de borracha com alto grau de elasticidade;
    • LR - material macio com estrutura viscosa;
    • RTC - espuma de poliuretano com aumento da porosidade da estrutura.

    Além de sinais de letras, há também os digitais, onde o número inicial indica a densidade e os dois seguintes mostram a tensão de compressão.

    Variedades

    Na produção de móveis, muitas vezes recorrem ao uso de espuma de borracha, sem ela é difícil imaginar o assento de um banquinho e o encosto de uma poltrona, o sofá, a camada superior de um colchão para uma cama. Para escolher a borracha certa para móveis, você precisa entender quais tipos desse material existem e quais são suas características.

    Padrão

    A versão padrão é feita de um poliol de base, componentes adicionais podem ser incluídos nela para atingir a densidade e elasticidade desejadas. Esse tipo é frequentemente usado para o acabamento de apoios de braço e encostos de cabeça de móveis estofados. A densidade dessa borracha de espuma é de 25-30 kg por metro cúbico. m.

    Ao escolher este material, você precisa procurar a marcação ST e ser guiado pelos indicadores numéricos de densidade e tensões compressivas.

    Maior rigidez

    Para obter espuma com maior rigidez, são utilizados polióis especiais, que aumentam significativamente este indicador. A densidade da espuma de borracha pode variar e depende dos componentes que a compõem. Com densidade do material de 30 kg por m3, deve ser utilizado para a produção de colchões ou como poltrona. A borracha de espuma que excede o valor especificado é usada para móveis que podem suportar altas cargas. Você pode encontrar esses produtos à venda com a marcação EL.

    Duro

    Borracha de espuma com valores de densidade na faixa de 25-40 kg por m3 é usada para encher móveis para casa e escritório. Este preenchimento não é adequado para todos. Não vale a pena usá-lo para móveis infantis, pois é muito duro e resistente, o que será totalmente inconveniente para as crianças. Você pode descobrir esse material de acordo com a marcação HL na embalagem.

    Suave

    Borracha de espuma com uma densidade na faixa de 25-45 kg por m3 é usada para preencher um berço. Devido aos bons indicadores de maciez, firmeza e elasticidade, os colchões para cama ou sofá feitos com este material são muito confortáveis.

    A borracha de espuma macia é confortável para descansar e dormir, não deixa sensações desagradáveis ​​ao sentar ou deitar e permite um relaxamento total.

    Você pode encontrar este material pela marcação HS na embalagem.

    Altamente elástico

    A espuma de borracha com densidade superior a 30 kg por m3 é capaz de suportar um peso superior a 100 kg, por isso é mais frequentemente utilizada para a produção de colchões. Uma característica deste material é uma combinação de rigidez inicial e boa capacidade de carga. Para adquirir essa espuma, é necessário procurar a marcação HR na embalagem.

    Altamente elástico com conforto superior

    Para a produção de móveis estofados de alta qualidade e confortáveis, foi criada a borracha de espuma, cuja densidade está na faixa de 30-55 kg por m3, o que o torna o mais macio e confortável de usar. Esse tipo de material pode ser encontrado com mais frequência em móveis estofados, que são de alta qualidade. Para encontrar essa opção de espuma de borracha por conta própria, você precisa ser orientado pela marcação HR * na embalagem.

    Como escolher?

    Se você precisar selecionar espuma de borracha para preencher o sofá de forma independente, é importante entender as características desse material e poder fazer a escolha certa. Podem surgir dificuldades com a seleção de diferentes opções de encosto e assento, pois cada opção necessita do seu próprio preenchimento. Na hora de decidir por uma vista, é preferível dar preferência a um produto com uma densidade de pelo menos 28 kg por m3, o que lhe permitirá operar o móvel o maior tempo possível e desfrutar do conforto da sua utilização.

    Para que a escolha da borracha esponjosa seja correta, vale a pena considerar as nuances a seguir.

    • A espessura ideal da folha é de 3-4 cm., variedades mais finas não são adequadas para encher móveis estofados.
    • É necessário determinar os indicadores necessários de rigidez e elasticidade da espuma de borracha. Para os assentos, vale a pena escolher variedades mais rígidas, e para os apoios de braço e de cabeça - mais elásticos.
    • É necessário verificar a qualidade da espuma de borracha estudando o processo de restauração da forma do material após a deformação.... Variedades baratas não mantêm sua forma e por muito tempo voltam à posição original após a exposição, o que é totalmente inaceitável para o enchimento de móveis estofados.
    • É importante verificar a composição do material, avaliar o grau de nocividade de seus aditivos, para prevenir o desenvolvimento de reações alérgicas, o que é especialmente importante ao trabalhar com móveis infantis.

    Não só o conforto e a durabilidade de utilizar um sofá ou colchão, mas também os benefícios de utilizá-lo, dependem da escolha correta da espuma de borracha para o enchimento de móveis estofados.

    Densidade

    As características de densidade são consideradas uma das mais importantes na seleção do enchimento de móveis estofados, pois estão diretamente relacionadas com a resistência ao desgaste do material. Dependendo da densidade da espuma de borracha, os valores de rigidez, resistência e preservação da forma original após a deformação podem mudar. Para encontrar uma boa espuma de borracha, é preciso prestar atenção não aos valores indicados no rolo. A marca do produto é a característica mais importante que o ajudará a escolher a opção certa.

    Vale a pena prestar atenção ao fabricante - quanto mais famoso e popular ele for, maiores serão as chances de ele ser capaz de fornecer um produto de melhor qualidade e que pode durar o maior tempo possível.

    Espessura

    Para que seja agradável sentar e deitar no sofá, deve ser o mais confortável possível. Tais indicadores podem ser alcançados devido à escolha correta da espessura da espuma de borracha. O material espesso é capaz de criar boa absorção de choques, maciez e elasticidade, o que proporciona conforto a partir do uso de móveis estofados.

    A espessura ideal da folha de espuma para o sofá é de 4 cm ou mais.

    Se as folhas forem mais finas, elas devem ser usadas para trabalhar com os apoios de braço. Se o sofá tiver uma base rígida, é melhor usar uma folha de espuma de 10 cm de espessura para deixar o móvel o mais confortável possível.

    Elasticidade

    Os indicadores de elasticidade são importantes para o enchimento interior do sofá, pois permitem que se sinta confortável ao sentar-se confortavelmente neste móvel. Para determinar a elasticidade da espuma, um teste simples é realizado com uma bola que cai de uma altura na folha de espuma.

    Quanto maior for o rebote após o impacto, melhor será a elasticidade do material.... Para selecionar uma versão de espuma de borracha de alta qualidade para um sofá, você precisa levar em consideração um grande número de fatores, incluindo: tensão de compressão, deformação permanente, resistência à tração, coeficiente de conforto e coeficiente de suporte. Se você analisar todos os indicadores corretamente, poderá escolher a versão de espuma de borracha com maior sucesso, que durará muito e proporcionará o máximo nível de conforto.

    Como substituir a borracha de espuma no sofá, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa