Sofás

Sofás redondos: tipos e uso no interior

Sofás redondos: tipos e uso no interior
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da espécie
  3. Materiais (editar)
  4. Dimensões (editar)
  5. Cores e estilos
  6. Escolha de capas
  7. Uso interior

Para obter um interior original e ao mesmo tempo aconchegante, um sofá redondo é indispensável. Pela suavidade de suas linhas, parece extravagante, mas ao mesmo tempo muito elegante. No entanto, se você decidir comprar esse tipo de sofá, é necessário escolher o sofá certo.

Peculiaridades

Móveis em forma de círculo são um dos mais (senão os mais) exigentes no tamanho da sala e na mobília nela. Em uma sala pequena, esse sofá não vai parecer, ele precisa de muito espaço, mesmo que seja muito compacto em si mesmo. Também deve ser lembrado que tais móveis estão sempre em destaque, então o resto dos móveis deve estar, por assim dizer, “ao redor” dele, se ajustar a ele.

Devido ao formato específico, não é fácil colocar tal sofá diretamente na parede ou em um canto - mesmo sendo movido o mais próximo possível de um ou do outro, ele ocupará mais espaço do que, digamos, um canto retangular do mesmo tamanho.

Os sofás redondos têm as seguintes características:

  • um assento semicircular, dependendo do tamanho, é adequado para acomodar uma, duas ou mais pessoas;
  • quando desmontado, é um círculo, novamente dependendo do tamanho - um e meio ou duplo;
  • na maioria dos casos, está equipado com um compartimento interno para guardar roupas de cama e travesseiros;
  • pode ter apoios de braço normais ou em forma de rodízios, ou não ter;
  • o tamanho médio do sofá é 2x2,40 m.

Visão geral da espécie

Existem três tipos de sofás redondos: monolítico, modular e transformador (dobrável). Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Modulares são mais convenientes em termos de ergonomia: os módulos podem ser desconectados se necessário e colocados como desejar. Pode ser transformado em uma cama redonda com cabeceira e em um sofá disposto.

As estruturas monolíticas são menos gerais, mas são muito mais estáveis ​​e é mais conveniente dormir sobre elas. No entanto, esses móveis só podem ser colocados em uma sala grande ou muito grande, pois requer muito espaço livre para ter uma aparência realmente impressionante. Devido ao seu formato futurista, esse sofá atrai instantaneamente a atenção e confere ao ambiente um toque chique e extravagante.

Um sofá-cama redondo dobrável é uma excelente solução para quem tem uma sala e um quarto numa divisão. Esse tipo de mobiliário também será uma boa solução para um apartamento decorado em estilo de alta tecnologia ou loft.

O sofá transformador pode ser, dependendo do tipo de mecanismo, roll-out, dobrável e meio.

  • No mecanismo extraível a base está equipada com rodas e desenrola-se por baixo do assento sobre elas. Este é o tipo de mecanismo mais fácil de transformar e não requer força especial de seu dono.
  • Meios mecanismos utilizado em móveis modulares. O princípio de funcionamento é o seguinte: dois semicírculos são conectados por meio de fechos ou simplesmente deslizando em uma base redonda.
  • Para mecanismo dobrável a presença de um encosto, que é rebatido para trás quando o sofá é desdobrado, e um assento deslizante são características. Assim, consegue-se um local confortável para dormir, muito mais confortável do que um modular.

No entanto, o verdadeiro conforto requer mais do que apenas um mecanismo conveniente. A qualidade do enchimento e estofamento, assim como o tamanho do berço, também são muito importantes.

Materiais (editar)

Na maioria das vezes, para a fabricação de sofás redondos, são utilizadas armações de aço metálicas, nas quais são fixadas ripas de madeira. Às vezes, placas laminadas de móveis ou madeira maciça são usadas para criar a moldura.

Para casas de campo, varandas e terraços, os sofás com costas e braços de vime, com bancos estofados em tecido com motivos florais ao estilo provençal são ideais.

Excipientes

No assento de um sofá, os blocos de molas ou acolchoamento de látex artificial são mais frequentemente localizados. Às vezes, uma combinação de ambos, às vezes com a adição de cargas exóticas, como casca de coco.

As molas são mais confortáveis ​​quando se trata de repetir as linhas do corpo. No entanto, eles devem ser de alta qualidade e duráveis, o que significa que são feitos de materiais caros. Verificar se as molas do seu sofá são caras ou não vai funcionar. A única coisa que se pode aconselhar neste caso é fazer uma escolha a favor de fabricantes de móveis com boa reputação. Em seus produtos são utilizados enchimentos de alta qualidade, para que o sofá não ceda nem deforme.

O enchimento sintético de várias densidades e espessuras é outro enchimento de alta qualidade. Freqüentemente, um sofá-cama tem um colchão ortopédico embutido, que é muito confortável para dormir.

É melhor escolher modelos macios com um enchimento combinado. Isso, em primeiro lugar, aumenta a vida útil do produto e, em segundo lugar, é mais funcional e prático e, portanto, mais barato. A espuma de poliuretano é estufada nas costas e rebatida no local de dormir.

Estofamento

Depois de decidir o mecanismo e o design, você pode passar para a aparência do seu sofá. Isso é igualmente importante, pois a qualidade do estofamento do produto determina por quanto tempo ele manterá sua aparência atraente.

A moderna indústria de móveis permite que o sofá seja estofado com qualquer material - de couro genuíno a tapeçaria. Resta decidir o que você quer.

Os sofás redondos são mais frequentemente encontrados no segmento de móveis de luxo, o que significa que são estofados com tecidos ou couro de altíssima qualidade - naturais ou artificiais, mas sempre de alta qualidade. O couro artificial moderno não é o couro sintético que aparece na mente de todas as pessoas cuja infância foi nos anos soviéticos e pós-soviéticos.É o chamado couro ecológico feito de polímeros artificiais, muitas vezes em aparência completamente indistinguível de um material natural.

Quanto aos têxteis de alta qualidade, trata-se de tecidos com tramas complexas (naturais e sintéticas) - jacquard, tapeçaria. Eles podem ser lisos ou impressos.

Estofamento de couro facilmente deformado e rasgado pela exposição a objetos pontiagudos, não estica bem. Portanto, se você tem um gato ou cachorro, deve pensar várias vezes antes de comprar um sofá estofado em couro.

Estofos de tapeçaria pode ter cores diferentes, mas sempre - uma textura de relevo. É fácil de limpar, o que é importante. O estofamento Jacquard sempre tem um padrão, e bastante grande. É muito durável, pouco suscetível a danos por objetos mecânicos. A superfície de veludo é muito macia e confortável, no entanto, tecidos de baixa qualidade podem acumular fortemente eletricidade estática e atrair fios, lã, cabelo e poeira, que exigirão limpeza constante.

Qualquer estofamento de tecido com pelo pode ser alergênico, portanto, quem tem predisposição a essa reação do corpo deve escolher com muito cuidado.

Dimensões (editar)

O tamanho de um sofá redondo é muito importante. Mesmo para um espécime pequeno, você precisa de uma sala de pelo menos 10 m². m., se possível, não desordenado. Se falamos de modelos grandes, tamanhos a partir de 3x3 m, você deve avaliar se será possível não só colocá-lo em sua sala, mas também quanto espaço ficará lá após a colocação. O ideal é que o sofá possa ser abordado de todas as direções se não tiver encosto ou se tiver um design modular. Se for monolítico e deslocado para uma das paredes, a abordagem deve ser pelos três lados, excluindo o fundo.

Cores e estilos

Uma vez que a forma redonda da cama é original em si mesma, o interior nem sempre precisa de uma cor viva do modelo. Embora os móveis de design sejam geralmente decorados com cores incomuns - vermelho, verde, azul brilhante, roxo. Móveis pretos parecem muito elegantes, especialmente em contraste com paredes claras, e não necessariamente brancas - pode ser bege, leitoso ou brilhante, mas em tons claros: hortelã, pistache, lavanda, celestial.

Quanto ao estilo, deve estar em harmonia com o resto da sala, criando uma composição única.

Escolha de capas

Tendo decidido comprar um sofá redondo, com grande probabilidade, você terá que fazer as capas e colchas para encomendá-lo. Vai ser difícil comprar os prontos, já que a escolha, francamente, não é grande. Basicamente, os modelos típicos de capas são costurados em sofás padrão tradicionais - retangulares, modulares ou monolíticos.

Uso interior

A regra principal de um sofá redondo é que ele não deve ficar em locais apertados. Além de uma grande área, a sala deve ter um teto alto e uma porta ampla, especialmente se você estiver adquirindo um modelo monolítico. Idealmente, o sofá é colocado no centro da sala e o interior é formado em torno dele. Não deve haver nenhum outro móvel grande na sala, especialmente se a área for "bombada". Uma abundância de itens pequenos dará a impressão de estarem desordenados, portanto, isso também deve ser evitado.

Outra regra é excluir outras peças de mobília de formato irregular do interior de um sofá redondo, especialmente se você não for um designer profissional.

Esteja preparado para o fato de que apenas pegar e pegar o resto da mobília no conjunto para o sofá de uma forma não padronizada não funcionará. As opções adequadas custarão muito, pois a instalação de um sofá desses exigirá a substituição de todo o resto da mobília da sala. Se você tem contatos com artesãos que fazem móveis sob medida, então talvez esta seja a melhor saída - você terá a oportunidade de criar o interior dos seus sonhos.

Mas mesmo neste caso, esteja preparado para o facto de encontrar um sofá redondo de fabricantes de luxo ou premium. No segmento intermediário e ainda mais no segmento de baixo preço, a probabilidade de encontrar móveis originais de alta qualidade e formatos não padronizados não é uma tarefa fácil.

Para uma visão geral do sofá redondo, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa