Colchão

Tecido de colchão

Tecido de colchão
Contente
  1. Requisitos
  2. Tecidos de colchão padrão
  3. Materiais modernos melhorados
  4. Como escolher?

O tipo de tecido dos colchões determina seu conforto e durabilidade. Com o material deste artigo, você aprenderá quais materiais são usados ​​na produção, quais requisitos são impostos a eles. Além disso, mostraremos como escolher a melhor opção corretamente.

Requisitos

Diferentes tecidos são usados ​​na produção de colchões. Todos eles devem atender a uma série de requisitos. Os materiais do estofamento devem ser densos, resistentes à deformação e ao desgaste. Na fabricação de colchões, são utilizados tecidos duráveis ​​que mantêm sua forma bem. É importante que seja agradável ao toque. Nesse caso, a textura da superfície pode ser lisa, macia, acolchoada.

Tipo de material adequado:

  • atende aos requisitos de resistência;
  • despretensioso na manutenção;
  • tem permeabilidade ao ar;
  • protege o enchimento de bactérias;
  • fornece um microclima favorável;
  • difere em segurança ambiental;
  • tem apelo estético.

O tecido para a capa do colchão deve suportar as tensões mecânicas diárias (fricção, limpeza regular). O material deve ser antialérgico, não evitando a evaporação da umidade.

Tecidos de colchão padrão

Os materiais do colchão variam. A produção utiliza algodão, linho, fibras de lã. Para os modelos econômicos, são utilizadas fibras de poliéster e polipropileno. O colchão de teca (colorido ou listrado) é um tecido de algodão natural com ponto de sarja ou liso. É ecologicamente correto e higroscópico. Usado para cobrir colchões baratos. É difícil de limpar e absorve odores estranhos.

A chita estampada apresenta uma trama simples de fios. Pode ser natural e combinado.Os fios de poliéster são tecidos no tecido para melhorar o desempenho. Este material é utilizado para cobrir colchões de crianças.

Jacquard é caracterizado pela intrincada tecelagem de fios. Pode ser natural, sintético, combinado (a melhor opção). Jacquard é durável, denso e durável. É resistente ao alongamento e à abrasão.

Algodão-poliéster externamente semelhante à chita grossa, mas com maior porcentagem de fibras sintéticas na composição. Às vezes, é totalmente artificial. Usado para enchimento de embalagens de orçamento. É fácil de limpar, mas tem baixa respirabilidade.

As malhas para colchões podem ser diferentes (algodão, mista, artificial). Difere em maciez e elasticidade, agradáveis ​​sensações táteis. Com o tempo, muitas vezes ele rola e fica coberto de porões.

Materiais modernos melhorados

Até à data, foram desenvolvidos tecidos para colchões com características melhoradas. Por exemplo, materiais foram desenvolvidos com proteção contra vazamentos repentinos. Existem tecidos para criar um sistema de aeração de ar dentro do tapete. Tecidos técnicos também são usados ​​como camadas intermediárias entre o estofamento e o enchimento.

  • Babosa - têxteis com efeito benéfico para a pele. Capaz de aliviar a irritação, melhora o fluxo sanguíneo. Tem efeito antibacteriano. Utilizado para a produção de capas acolchoadas frente e verso. Lavável à máquina.
  • Bambu - tecido hidrorrepelente do colchão com propriedades antibacterianas. Contribui para a manutenção do conforto e frescura, conservação térmica e termorregulação. Usado para tampas removíveis laváveis ​​à máquina.
  • Prata - moderno tecido acolchoado com distribuição de umidade e função repelente de sujeira. Contém fios de prata. Isso reduz o impacto de anomalias magnéticas. Têxteis antiestáticos e anti-alérgicos.
  • Tencel - têxteis em madeira de eucalipto. É utilizado para coberturas de colchão não removíveis de tipos tradicionais e acolchoados. É considerado hipoalergênico e antiestático. Promove um ambiente de máximo conforto durante o sono e relaxamento.
  • Quattro stagione - um tipo único de tecido feito de fibras de viscose de celulose e poliéster. Possui uma estrutura de superfície sedosa e alta resistência à tração. É considerado um material durável com excelentes características de desempenho.
  • Antibatterico - tecido de malha antiestática moderno com impregnação antibacteriana. Difere em textura macia, elasticidade. Usado para costurar capas de colchão removíveis e não removíveis.
  • Amicor - têxteis à base de fibras acrílicas. Refere-se a materiais com proteção contra fungos e bactérias. Difere na resistência à deformação.
  • Microcuidado - tecido que absorve e evapora rapidamente a umidade. Tem efeito antifúngico.

Além disso, materiais com efeito anti-stress e impregnações antiácaros são usados ​​na produção. Alguns fabricantes embalam os enchimentos em coberturas de membrana à prova d'água.

Os produtos individuais são fabricados com materiais equipados com opções Thermo Balance, Climat Control, Lux Comfort.

Como escolher?

É necessário comprar um colchão levando em consideração o tipo adequado de estofamento. Se compararmos as características de desempenho, o jacquard é considerado um material mais durável. É tão popular quanto o jersey, não rola e não dá leads em operação. Ao comprar, é preciso levar em consideração o grau de conforto. Alguém não consegue dormir em um colchão duro, por isso prefere comprar um produto com forro macio de tapete. Nesse sentido, a melhor opção seria um colchão com capa de malha.

O poliéster é um material barato, mas no uso diário perde para outros materiais. As capas de poliéster dificilmente respiram. Além disso, são bastante escorregadias, por isso a roupa de cama terá de ser corrigida com mais frequência do que o habitual. Se você tem alergia, deve escolher a opção hipoalergênica.

Se precisar de uma opção de tipo combinado, você deve examinar mais de perto os produtos de dupla face. Eles não só têm rigidez lateral diferente, mas também diferentes materiais de estofamento.

Ao escolher entre colchões com capa removível e não removível, deve-se dar preferência ao primeiro tipo. Nesse caso, é preciso prestar atenção às características de cuidado do produto. Alguns tecidos não podem ser lavados na máquina. Ao escolher uma capa de colchão removível, eles procuram garantir que o material realce as propriedades do colchão. Pode ser equipado com camadas adicionais para aumentar o conforto do usuário. Alguns tecidos são costurados para ajustar a firmeza do colchão.

Se você comprar um colchão com forro não removível, deve-se dar preferência a um produto com forro de tecido impermeável. É ideal para crianças, idosos e pacientes acamados. A tampa removível não deve encolher após a lavagem ou limpeza. O material deve ser bastante denso e durável. A cor do produto pode ser branco, azul, rosa, cinza, brilhante. Para os modelos infantis, levam tecidos nas cores azul, rosa, amarelo, laranja. As cores são diferentes.

Além da estampa listrada, podem ser motivos florais e vegetais, imagens de personagens de desenhos animados e contos de fadas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa