Mantras

Tudo sobre o mantra Om

Tudo sobre o mantra Om
Contente
  1. O que é isso?
  2. Que impacto isso tem?
  3. para quem é isso?
  4. Opções de pronúncia
  5. Prática
  6. Poses

Mantras são um meio antigo de comunicação entre uma pessoa e o Universo. Além disso, essa comunicação é caracterizada por energia positiva. Hoje, há um grande número de mantras diferentes, cada um com seu próprio significado e várias características individuais exclusivas. Hoje, em nosso material, consideraremos em detalhes o mantra Om.

O que é isso?

Mantra Om ajuda a unir o corpo e a alma de uma pessoa, ele conecta sua concha física e campo de energia. A pessoa que pratica esse mantra tem a oportunidade de se concentrar em si mesma e colocar sua mente em ordem.

Dependendo da pronúncia do mantra, pode soar como "OM" ou "AUM". O significado da pronúncia deste mantra é que este som em si contribui para a purificação e pacificação da alma humana, traz clareza de mente.

Se falamos sobre o significado do mantra, então você precisa decifrá-lo não como um todo, mas por símbolos individuais:

  • o som A significa criação, sonhos e deleite celestial;
  • o som de Wu é interpretado como terra e sono;
  • o som M está associado à destruição e ao submundo.

Assim, podemos concluir que o grande mantra Om personifica a natureza cíclica do mundo e reflete tudo o que existe. Este mantra é usado mais ativamente pelos monges tibetanos, mas também é popular entre as pessoas que praticam ioga regularmente. Ao mesmo tempo, existem menções ao Om nas escrituras mais antigas.

Dentro da estrutura de uma tendência religiosa como o hinduísmo, o mantra Om é considerado um dos mais sagrados. Nesse sentido, esse som também é chamado de "palavra de poder".

Os adeptos do hinduísmo acreditam que o som Om é a manifestação primária do princípio divino, e suas vibrações levaram ao surgimento do universo.

Que impacto isso tem?

O mantra Om tem um efeito positivo na pessoa que o pratica regularmente. Vamos dar uma olhada mais de perto nos efeitos que esse som causa:

  • limpar a mente;
  • eliminação de estados emocionais negativos;
  • renovação e restauração do campo de energia humana;
  • levar uma pessoa a um estado harmonioso e equilibrado (relevante para pessoas apáticas ou excessivamente excitadas);
  • desenvolvimento espiritual, etc.

Também é importante dizer que muitas vezes o som do Om é usado em combinação com outros mantras, ao mesmo tempo que os realça. Como parte da prática independente, o Om ajuda a pessoa a se livrar de idéias ilusórias sobre o mundo exterior ao seu redor.

Assim, podemos concluir que o mantra Om trabalha para o benefício de uma pessoa.

para quem é isso?

O Mantra Om é adequado para todas as pessoas (independentemente do sexo e idade) que desejam se livrar do estresse e da ansiedade. Além disso, esses estresses e preocupações podem estar associados a qualquer área de sua vida (pessoal, familiar, profissional etc.). O mantra Om proporciona tranquilidade e equilíbrio. É aconselhável praticar pela manhã.

Opções de pronúncia

O mantra Om pode ser recitado de diferentes maneiras (por exemplo, Hrim, Aum, etc.). Deve-se ter em mente que o significado e o impacto desse som em uma pessoa também mudarão.

Em primeiro lugar, vamos examinar as maneiras corretas de pronunciar o mantra. Existem vários deles.

  • Em voz alta. Pronunciar Om em voz alta é considerado ineficaz. Isso se deve ao fato de que, nesta situação, o som afeta não o mundo interno de uma pessoa, mas seu ambiente externo. Além disso, externamente, Om é apenas uma expressão de sua consciência interna.
  • Em um sussurro. Este método será mais relevante se você quiser influenciar os fluxos de energia.
  • Na mente. Esta pronúncia é considerada a mais forte. No processo de recitar um mantra em sua mente, você tem a influência mais poderosa em seu mundo interior.

Ler o mantra Om é permitido não apenas sozinho, mas também na companhia de pessoas que pensam como você. Assim, você tem um efeito complexo em seus mundos internos, bem como em seu ambiente.

Portanto, dependendo de seus objetivos, você pode entoar o mantra de maneiras completamente diferentes. Porém, de uma forma ou de outra, é necessário abordar esse processo da forma mais consciente possível.

Prática

As pessoas que pensam sobre a prática do mantra Om estão se perguntando como fazê-lo corretamente. Além disso, esta questão pode ser do interesse não apenas para iniciantes, mas também para iogues experientes. Vamos considerar as regras básicas de prática.

  • Antes de começar a prática direta, você precisa entrar em sintonia com o humor apropriado. Para fazer isso, você precisa ficar sozinho consigo mesmo e tentar se concentrar o máximo possível em seus próprios sentimentos e sensações. Nesse ponto, é importante se livrar das preocupações e preocupações do mundo.
  • Depois de limpar sua mente, você precisa encontrar a posição mais confortável e confortável para você. Geralmente é uma postura sentada.
  • Em seguida, você precisa relaxar seu corpo tanto quanto possível, parar de pensar, afastar todos os pensamentos estranhos presentes em sua cabeça.
  • O próximo passo é você ser capaz de se concentrar o máximo possível em seu eu interior. Para fazer isso, você precisa fechar os olhos e tentar se sentir parte de algo maior, uma parte do Universo.
  • Nesta fase, você já pode começar a cantarolar ou ler sons. Ao mesmo tempo, recomenda-se pronunciá-los com o máximo intervalo idêntico possível. Além disso, os sons devem ser pronunciados em uma respiração.
  • Nesse processo, é importante manter a sensação de que você está em um imenso espaço galáctico, com estrelas ao seu redor.Você deve se sentir como se estivesse no vazio, e as vibrações do som que você emite preencherão todo o Universo.
  • Para agilizar a prática, você pode segurar um rosário nas mãos, classificando-os e, assim, controlando o número de sílabas pronunciadas. Lembre-se de que um círculo do mantra é 108 vezes.
  • Após o término da prática, você pode abrir lentamente os olhos e retornar ao mundo real.

    Além do mais, deve-se ter em mente que a prática só deve ser realizada em local bem ventilado e com bastante ar puro. Você pode espalhar incenso, acender velas ou bastões de incenso, se quiser. Antes de começar a pronunciar as palavras, você precisa beber água e respirar profundamente e expirar algumas vezes.

    Ao emitir sons, você deve sentir a vibração em seu corpo: na cabeça, tórax, plexo solar, estômago, etc. No entanto, essas sensações não aparecerão desde a primeira prática.

    Os iniciantes são aconselhados a recitar o mantra em voz alta, eventualmente mudando para um sussurro, e então recitar Om completamente apenas em sua mente.

    Hoje, existem vários tipos de prática de Om. Vamos considerá-los com mais detalhes.

    Ativo

    Por falar em prática ativa, deve-se ter em mente que ela implica a pronúncia repetida de um som. mas antes de embarcar em uma prática ativa, você deve fazer uma preparação preliminar, a saber - sintonize-se com um estado de espírito adequado, sente-se confortável, inspire e expire várias vezes de forma a equilibrar a respiração.

    Iogues experientes e aquelas pessoas que constantemente praticam meditação são aconselhados a focalizar toda a sua atenção no chakra chamado Agni (lembre-se de que suas mãos também devem estar na posição apropriada). Os músculos do corpo devem estar o mais relaxados possível.

    Quanto à leitura e pronúncia direta dos sons do Om, isso deve ser feito no quadro de uma sílaba suavemente e prolongada. Ao mesmo tempo, também é muito importante monitorar sua respiração - deve ser calma e profunda. Normalmente, ao ler Om, o volume da voz varia, depois aumenta e depois diminui. A pronúncia de uma sílaba deve durar de 10 a 30 segundos. Ao mesmo tempo, também é recomendável dizer o mantra para si mesmo nos primeiros minutos.

    Passiva

    Além do ativo, também existe uma forma passiva de praticar o mantra Om. Nesse aspecto, isso não significa canto ativo, mas percepção passiva do som. Neste caso, com este som, você pode começar e terminar sua meditação.

    Se você dá preferência à percepção passiva do som do Om, então dependendo do seu humor e preferências, você pode escolher diferentes tipos de desempenho sonoro. A prática passiva deve ocorrer ao amanhecer, antes do nascer do sol.

    Antes de embarcar na meditação direta, os especialistas recomendam fazer um pequeno aquecimento tomando vários asanas - graças a isso, você pode sair do sono rapidamente e entrar em um estado de vigília.

    Também deve-se ter em mente que a sala em que você vai praticar deve ser preparada com antecedência. Deve estar em ordem completa, não deve haver elementos que distraiam e, em geral, o ambiente em si deve ser calmo e relaxante. Para ouvir Om, você precisa ficar na posição mais confortável, por exemplo, a pose de "Lótus Leve" é bem adequada. Você deve se concentrar no chakra Ajna, que está localizado na testa, entre as sobrancelhas.

    Poses

    As posturas em que a prática do Om mantra é realizada são chamadas de asanas. Eles contribuem para a direção correta do fluxo de energia e levam sua prática a um nível qualitativamente novo.

    Para a prática do mantra Om, várias posições são adequadas. Vamos considerá-los com mais detalhes.

    Siddhasana

    Este asana é aceito por aquelas pessoas que desejam fortalecer o mantra. De um modo geral, a postura de Siddhasana é tradicionalmente chamada de postura de poder.Na maioria das vezes, representantes da metade bela da humanidade dão preferência a ela. Para para fazer este asana, você deve cruzar as pernas de modo que o músculo da panturrilha da perna fique na parte inferior da perna. Nesse caso, os calcanhares devem estar voltados para a virilha. Coloque as mãos nos joelhos.

    Vajrasana

    Essa postura também é popular entre as pessoas que praticam o mantra Om. Para aceitá-lo corretamente, você precisa sentar-se de joelhos, enquanto cruza os dedões dos pés. Depois disso, o corpo deve ser abaixado sobre os calcanhares, eles devem suportar seu peso principal. Nesse caso, as costas devem ser mantidas o mais retas possível.

    Padmasana

    Esta posição é considerada calmante. No entanto, você deve levar imediatamente em consideração o fato de que não é adequado para iniciantes. Só pode ser executado por pessoas treinadas e experientes. Além disso, o uso de Padmasana durante a meditação deve ser abandonado por aquelas pessoas que sofrem de doenças nas articulações. O esquema para fazer uma pose é o seguinte. Para começar, você precisa assumir a posição original sentada - suas pernas devem estar em uma posição de joelhos dobrados, seus pés devem ser colocados na superfície superior da coxa transversalmente. Nesse caso, é muito importante garantir que as costas estejam o mais retas possível e a coluna vertebral estendida.

    Cada uma dessas posturas é ótima para praticar o mantra Om. Escolha a opção que melhor se adapta às suas capacidades e preferências.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa