Fitas

Fita de bainha para calças

Fita de bainha para calças
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Como faço para trabalhar com a fita?

Existem várias maneiras de fazer a bainha da calça - dê para profissionais no ateliê, ou faça você mesmo a tarefa com ajuda de fios e agulha. No entanto, o primeiro método pode ser caro e o segundo demorado, então mais e mais pessoas decidem usar a fita especial.

O que é isso?

A fita de bainha para calças, também chamada de fita para calças, é projetada para encurtar a parte inferior da perna para proteger a dobra de abrasão e empenamento. Francamente, existem duas variedades, a primeira das quais, em geral, é desprovida de uma camada adesiva, mas na maioria das vezes é sobre a segunda - uma teia de aranha pegajosa. A facilidade de uso da fita adesiva a torna adequada até mesmo para quem não sabe costurar. Essa teia de aranha permite que você mude rapidamente o comprimento da calça, sem deixar costuras visíveis. É comum comprá-lo por filmagem nos departamentos de hardware.

Recomenda-se limpar as coisas com fita adesiva na máquina de lavar a uma temperatura inferior a 60 graus, ou na tinturaria.

Visualizações

É possível arrumar as calças com a ajuda de dois tipos de fitas de calças.

Fita de Reps

As fitas rep, também conhecidas como tranças, são feitas de algodão e poliéster muito resistente. A presença de linho e lã também é possível, o que não causa irritação mesmo em peles sensíveis. Destina-se a calças de processamento, costuradas com materiais com espessura acima da média. Ao dobrar a parte inferior das pernas e fixá-la com fita adesiva, pode-se aumentar a resistência ao desgaste do produto, bem como proteger suas bordas de deformações rápidas. A largura do corte, ligeiramente engrossada ao longo de uma das bordas, é de cerca de 15 milímetros.É necessário costurar uma fita repetitiva em uma máquina de escrever, o que leva um certo tempo, mas esse método permite maior resistência. Como resultado, as calças não têm medo de lavagens regulares, e a própria trança, sem soltar ou esfregar, serve por muito tempo.

Fita adesiva para passar a ferro

Uma teia de aranha pegajosa com uma base adesiva é muito mais popular. A fita adesiva translúcida é feita de poliamida que pode resistir facilmente à lavagem das mãos e não contém quaisquer produtos químicos ou substâncias tóxicas. Um pedaço de tecido não tecido é coberto com um adesivo na produção. Para calças com bainha, a versão frente e verso é a mais usada, disponível em tons de branco e preto. Uma teia de aranha de 10, 15 ou 20 milímetros de largura é fixada com ferro quente e vapor.

É vendido em rolos e saquinhos embalados de 3-5 metros cada, tem um custo muito orçamentário.

Para a bainha de calças de tecido mais grosso, você precisará usar uma malha termofusível - ou seja, a mesma teia de aranha, mas de maior rigidez. Essa fita tem um papel protetor em um lado, que é removido antes de a tolerância ser aplicada. Sua largura varia de 0,5 a 5 centímetros. Em geral, a espessura de todos os tipos de teia de aranha pode variar de 0,17 a 0,25 milímetros, e a largura pode ser de 5 a 70 milímetros.

Deve-se observar que a fita adesiva não é recomendada para uso em tecidos de textura fina, pois isso pode conferir rigidez desnecessária à fita. E também a teia de aranha não é adequada para jeans e tecidos densos devido ao fato de que se descasca com o tempo, bem como para produtos caros que podem deformar após o processamento.

Como faço para trabalhar com a fita?

Usar corretamente uma fita para calças não é muito difícil. Você pode determinar a quantidade necessária de material diretamente na loja. Para isso, a parte inferior da calça é esticada sobre uma superfície plana e medida a largura de uma perna. Em seguida, o número resultante é multiplicado por 2 para obter o comprimento da fita para uma perna e, novamente, por 2 para entender quanto será necessário para processar ambas as pernas. Alguns especialistas, entretanto, adicionam 2-3 centímetros à largura da perna dobrada.

Se a fita for comprada vários centímetros mais longa do que o resultado obtido, então em um pequeno pedaço será possível testar a nova tecnologia.

O comprimento de dobragem das calças é determinado a olho, ou tendo como referência o meio do calcanhar. O encaixe é feito com ou sem calçado, mas sempre com cinto se a pessoa o usar constantemente. Se as calças forem usadas descalças, a borda inferior deve atingir o nível do chão. O comprimento correto é fixado com alfinetes na área da virilha e nas costuras laterais após dobrar as pernas para o lado direito. É importante que, depois de experimentar e marcar, a folga da cintura à linha ao longo das costuras principais coincida em ambas as pernas.

Deve ser mencionado que o comprimento correto é determinado somente quando o modelo está completamente imóvel. Se você mesmo precisar fazer a bainha em suas próprias calças, é melhor usar uma amostra na forma de calças velhas e cortadas com mais sucesso.

Ao processar produtos densos, a princípio, não assusta se a cor da trança não coincide com a cor do tecido, porém, para calças finas de verão, você precisará adquirir uma teia de aranha branca. Se a loja tiver apenas fita adesiva estreita, você pode organizá-la em duas fileiras uma ao lado da outra.

Por fim, vale ressaltar que embora a teia de aranha permita um corte bonito e uniforme, o processamento com sua ajuda é considerado menos confiável do que no caso de bainhas com fios.

É bastante simples fazer a bainha com fita adesiva. Primeiro, tanto a roupa quanto a própria trança, adquirida na mesma cor da calça, precisarão ser passadas a ferro, inclusive para que o material de acabamento encolha. Outra opção envolve umedecimento prévio da fita da calça em água quente e posterior secagem. Terá também de preparar linhas: contrastantes, destinadas à costura, assim como tonalidades, necessárias para a bainha. O trabalho será executado em máquina de costura munida de agulhas adequadas.

Depois de processar a orla da calça, a calça é virada do avesso. Depois de experimentá-los, nessa altura deve haver uma linha indicando o comprimento necessário e aplicada com sabão ou giz. A trança é aplicada a esta linha com seu engrossamento para cima, de modo que sua borda final se estenda 1,5 centímetros além da costura escalonada. Para evitar o movimento da fita, esta é fixada nas calças com alfinetes. A fita é bainhada com agulha e linha de cor contrastante para que a linha seja colocada no meio.

Na área da costura da virilha, a ponta restante da fita é dobrada e a dobra marcada. Além disso, a perna é processada em uma máquina de costura com duas linhas: a primeira - próxima ao espessamento da fita e a segunda - no lado oposto. Outra costura é feita na costura da fita. As aberturas das pernas viradas do avesso são inseridas de modo que 2-3 mm de fita sobressaem da parte inferior das calças. Após a finalização, a bainha é realizada manualmente com ponto cego ou em máquina com a função de "ponto cego". Tudo termina com o beneficiamento do fundo com um ferro passando por um pano úmido.

Para colar uma teia de aranha padrão, você precisa dobrar a parte inferior da perna para obter um bolso de tecido. Em seguida, os dois lados são conectados um ao outro por colagem na fita em ambos os lados. É importante que a fita passe ao longo da borda da margem da costura, mas não saia de trás dela. Para que o adesivo derreta, é necessário passar o tecido ao não tecido, pré-aquecendo o ferro a uma temperatura suficientemente alta. Se não foi possível colar a fita, é necessário borrifar levemente com água e repetir a passagem a ferro.

Antes de começar a trabalhar, você precisará preparar várias ferramentas. Um centímetro permitirá medir o comprimento necessário do produto e uma régua com giz ou sabonete permitirá fazer marcações. Com o auxílio de uma tesoura, o excesso de teia de aranha é cortado, e o próprio tecido, e a substância pegajosa se derrete com um ferro. Será mais conveniente trabalhar em uma tábua de passar. Também vale a pena preparar um pedaço de pano de algodão ou gaze para a segurança do processamento.

Vários mestres aconselham a pré-limpar as próprias calças e a teia de aranha das menores partículas de detritos, que podem tornar a fixação menos confiável, e também realizar a decapagem. A essência do procedimento é que o tecido seja enviado para a máquina de lavar por 1 ciclo de lavagem. Se não houver oportunidade de lavar o material, ele é processado com vapor usando um ferro ou gerador de vapor. O decatting promove o encolhimento das fibras, o que, por sua vez, evita a deformação do produto durante o desgaste. Isso é especialmente verdadeiro no caso de roupas feitas de materiais naturais, por exemplo, algodão ou linho.

É ainda mais fácil interagir com uma teia de aranha equipada com uma camada de papel. Depois que as marcações forem aplicadas na perna, você precisará colocar fita adesiva no lado avesso com o papel para cima e colá-lo com cuidado até que fique preso no tecido. Em seguida, a camada de papel é removida com cuidado e a próxima parte é aplicada na parte adesiva exposta. Para consertar, você já precisará usar um ferro.

Se a teia de aranha não ficar uniformemente posicionada ou se as calças precisarem ser costuradas novamente, o material adesivo pode ser removido sem problemas por conta própria. O primeiro método sugere cuidadosamente, sem tocar no produto, processar o local de colagem com o vapor do ferro ou com um secador de cabelo regulado para a posição mais quente por 2-3 minutos.Depois que a fita adesiva foi cuidadosamente retirada das pernas, um pedaço de algodão é colocado em seu lugar. As calças são passadas a ferro com a função de vapor, pelo que a restante substância é absorvida pela almofada do tecido. A cola restante irá embora após a lavagem.

E também para lidar com o problema resultará com a ajuda de álcool medicinal a 70% ou 90%. Um chumaço de algodão é embebido em líquido e com sua ajuda borrar o local com cola. Após 5 minutos, a fita deve sair da roupa. Para remover a cola teimosa, você precisará segurar o cotonete embebido no tecido por alguns minutos. Para que não exista um odor desagradável da solução alcoólica, deve-se enxaguar a coisa limpa.

Outra forma eficaz é usar óleo vegetal. A substância é abundantemente impregnada com algodão, que é então aplicado na junção da cola com o tecido. Depois de alguns minutos, você pode retirar a fita com cuidado. Em princípio, não é proibido o uso de solvente, acetona ou terebintina.

Porém, a interação com esses líquidos deve ser muito cuidadosa e somente ocorrer com a proteção das mãos e órgãos respiratórios.

Se houver material pegajoso na base do ferro, ele pode ser removido com uma lixa. Este método é adequado, no entanto, apenas para produtos cujo material durável não esteja coberto de arranhões após intenso estresse mecânico. Também ajudará o uso de um lápis de limpeza especial ou um agente líquido que limpa suavemente a sujeira da sola resfriada com uma esponja. Finalmente, você pode usar um corte simples de algodão: aqueça o ferro contaminado a + 30 ... 50 graus e "limpe" a área desejada do tecido passando a ferro.

sem comentários

Moda

a beleza

casa