Removendo manchas de roupas

Como remover tinta de roupas?

Como remover tinta de roupas?
Contente
  1. A tinta subiu na roupa: o que fazer?
  2. Reação de diferentes tecidos
  3. Como limpar as tinturas em casa?
  4. Dicas úteis

Ao fazer reparos em um apartamento, pintar um quadro ou tingir o cabelo, você pode encontrar problemas como respingos de tinta em suas roupas. No final, isso pode acontecer até por contato acidental com uma parede pintada na entrada ou com um banco na rua. Nesse caso, surge a questão real - como remover a tinta das roupas?

A tinta subiu na roupa: o que fazer?

Se a tinta entrar em contato com qualquer coisa, em primeiro lugar, não entre em pânico. A regra principal é que não há impurezas que não possam ser purificadas.

Outra questão é quão complexo será o procedimento de limpeza. E depende da composição da tinta, do material do tecido. Obviamente, é mais fácil remover tinta nova do que tinta já seca. Mas, no entanto, para não estragar a coisa, você não pode limpar essa contaminação com tudo o que vem à mão. Para isso, existem ferramentas especiais, tanto para loja como para casa, que vão ajudar a retirar esta ou aquela tinta de um determinado tipo de tecido.

Reação de diferentes tecidos

Cada vestimenta vai reagir de forma diferente à mancha de tinta, e deve haver uma abordagem especial para a limpeza de diferentes tipos de tecidos:

  • Nas coisas fora algodão o líquido é bem absorvido e o próprio tecido seca rapidamente. Se for preciso limpar uma mancha de uma camiseta de algodão, então é preciso preparar um mingau, que vai incluir argila branca e gasolina, essa composição é usada para lubrificar a área contaminada e deixar por duas a três horas. Em seguida, a camiseta é lavada com a adição de um tira-manchas ou alvejante (para peças de cores claras).
  • Sintéticos vai se queimar com solventes agressivos, portanto, é melhor usar amônia com sal. Primeiro, a área contaminada é tratada com amônia, depois o item é embebido em uma bacia, que já contém água salgada.
  • Produto de couro (por exemplo, uma jaqueta) é fácil de limpar, para tirar manchas de tinta basta pegar um pano embebido em óleo de girassol. Corrija o resultado com sabão em pó. Após o procedimento, para eliminar vestígios de óleo gorduroso, recomenda-se passar um pano úmido e secar no pano.
  • Tecido delicado (seda, náilon) é bastante difícil remover a tintura, métodos agressivos de exposição (soluções cáusticas) podem arruinar sua coisa favorita. O método com amônia quente é adequado aqui. Você precisa umedecer um cotonete e esfregar suavemente a área afetada. Depois disso, a coisa deve ser lavada e enxaguada em água com adição de sal.
  • Como o algodão, ele absorve rapidamente os líquidos, a tinta desse material é limpa com sabão em pó amassado e álcool aquecido. Esta composição preparada deve ser aplicada na área afetada, como um suéter, e cuidadosamente limpa com um pano seco.
  • Se uma mancha de tinta aparecer nas coisas de poliéster, você pode consertar sem danificar suas roupas. O poliéster lembra o tecido de algodão em sua aparência, mas é mais durável devido ao componente sintético e tolera facilmente o estresse mecânico. É aconselhável neste caso usar sabão em pó com manteiga. A coisa é ensopada primeiro, a mistura resultante é aplicada na área contaminada, depois as roupas são lavadas na máquina ou à mão.
  • Para limpar a tinta jeans e não danificar a estrutura do tecido, deve-se usar gasolina ou aguarrás. Se esse método não der resultados, você precisará comprar um removedor de manchas especial com conteúdo de oxigênio.

É melhor agir o mais rápido possível antes que a mancha seque, caso contrário corre-se o risco de não se livrar da mancha antiga ou estragar tudo com uma solução mal selecionada.

Como limpar as tinturas em casa?

Para remover tinta de roupas ou sapatos, é preciso prestar atenção não só na estrutura do material, mas também na cor. As manchas em uma camisa branca serão diferentes das manchas em calças pretas. Além disso, o tipo de tinta também é importante. Para não estragar sua jaqueta favorita ou remover corretamente a tintura de calças caras, vale a pena considerar que tipo de tinta deve ser removida.

Aquarela

Normalmente, uma mancha dessa tinta aparece nas coisas das crianças, porque os pequenos artistas usam essa tinta para pintar. Não será difícil lavar tal coisa, basta lavar a roupa na máquina ou à mão com a adição de sabão em pó.

Antes de lavar, você pode aplicar na mancha (se for grande) com um agente especial, por exemplo, "Vanish", que tem se mostrado um removedor de manchas eficaz. A tinta de mel para pintura é removida da mesma forma.

Óleo

O tipo de corante mais insidioso, pois é extremamente difícil de remover da roupa. Mas existem várias maneiras de escolher a mais adequada.

Mas vale lembrar que antes de iniciar a limpeza, é necessário retirar a tinta com uma faca ou pincel e aplicar gordura (óleo de girassol ou vaselina) na mancha.

Isso é necessário para o amolecimento, só então a mancha é removida diretamente:

  • Você pode limpar o produto com uma mistura de sabão em pó e manteiga comum. A composição preparada é aplicada com um chumaço de algodão na área contaminada do tecido, deixada por quinze minutos e depois lavada.
  • A gasolina remove efetivamente a tinta do óleo, mas ela deve estar limpa (não funcionará no tanque de um carro, mas funcionará no isqueiro). Você precisa esfregar bem a área afetada com um cotonete embebido em gasolina.
  • Outro método comprovado é o detergente líquido. É adicionado à água morna e, em seguida, a solução resultante é aplicada nas manchas. Não precisa esfregar nada de imediato, nesta forma deixa-se de duas a três horas para que o líquido seja bem absorvido. Decorrido o tempo, a mancha é limpa com pincel e enxaguada com água.
  • Você pode usar acetona, que é encontrada em muitos removedores de esmalte. Aplica-se sobre a tinta (bastam algumas gotas) e remove-se em quinze minutos. Mas esse método não é adequado para tecido de acetato (por exemplo, seda artificial), e vestígios de acetona podem se formar em coisas coloridas.
  • Se uma mancha de tinta a óleo manchar a roupa branca de algodão, então é adequado um produto, para cuja preparação você precisará de sabão amassado e refrigerante para uma colher. Essa mistura é fervida em um litro de água, na qual o produto sujo é mergulhado por literalmente alguns segundos. A seguir, as roupas são lavadas da maneira usual.

Guache

O guache, assim como a tinta aquarela, é feito à base de água, então você pode limpar suas roupas do guache lavando com a adição de Vanish. Existem outros métodos também:

  • Às vezes, o sabão em pó comum pode ajudar, você deve mergulhar a coisa em água morna, esfregar a área contaminada com sabão e depois enxaguar a roupa um pouco.
  • Você pode usar detergente de lavar louça. Para isso, é preciso espumar o líquido, aplicar nas manchas, esperar cerca de meia hora para que o produto seja bem absorvido, depois lavar na máquina ou à mão.
  • Se a mancha não for velha, ela será limpa com pasta de dente, que é aplicada no local da poluição. O resultado será notado em alguns minutos. Normalmente, esse método é usado quando nada mais está disponível.
  • A tinta também é limpa com refrigerante, que está em todas as casas. É preciso molhar as áreas contaminadas, depois polvilhar com refrigerante, esperar um pouco, enxaguar. Este método é adequado apenas para itens de cores claras.
  • A amônia e a glicerina também podem remover manchas de guache. Eles são usados ​​individualmente e juntos (por mistura).
  • A presença de pó de mostarda em casa vai ser um diferencial para quem está com a roupa suja de tinta guache. É necessário adicioná-lo à água até que se forme um mingau e aplicar o produto resultante sobre a mancha. Recomenda-se aguardar um pouco, umedecendo a mostarda, caso contrário ela irá secar.

A base de água

Essa tinta é à base de água, portanto, se a mancha for recente, pode ser removida com água e sabão em pó ou pó Vanish. Se a mancha persistir ao lavar em água fria, você pode tentar lavar suas roupas em água quente.

Outra forma é limpar o esmalte com álcool. Você precisa molhar um pedaço de pano com ele e esfregar a área afetada, a tinta deve sair.

Acrílico

Para remover manchas de tinta acrílica da roupa, segure a peça em água fria corrente (a pressão deve ser forte) e depois lave com pó comum ou sabão em pó. Outros métodos:

  • Se o método anterior não deu nenhum resultado, é aconselhável preparar uma solução especial que o ajudará a lidar com o problema. A amônia é misturada com vinagre e sal na proporção de 2: 2: 1. A solução é aplicada sobre a área contaminada, enxugada com escova de dente comum e, em seguida, lavada na máquina ou à mão.
  • Será muito mais difícil limpar uma mancha seca; isso exigirá artilharia pesada na forma de um solvente especial e alvejante (para tecidos de cores claras) e um tira-manchas (para tecidos coloridos).

Depois que a coisa for limpa de vestígios de tinta, você não pode colocá-la imediatamente.

Você precisa mergulhar suas roupas em água morna, separadamente de outras coisas, enxágue-as bem e depois seque-as ao ar livre. Este procedimento é necessário para eliminar os odores acre do purificador.Não se pode usar perfume nessa situação, eles não vão eliminar o cheiro de acetona ou gasolina, mas vão mascarar por pouco tempo. Para manter a roupa fresca e limpa, é melhor usar um modelo enxágue e seque na varanda por dois dias.

Dicas úteis

Para que as manchas de tinta sejam removidas com eficácia sem deteriorar o que você prefere, é importante saber regras básicas para ajudar a evitar o agravamento da situação:

  • Antes de começar a limpar algo, você precisa determinar o material e o tipo de tinta. Porque, por exemplo, tintas a óleo e aquarelas têm métodos de limpeza diferentes.
  • É muito mais difícil remover a tinta seca velha do que a nova, por isso não é recomendável esperar até que a tinta seja absorvida firmemente pelo tecido, mas começar a limpar o mais rápido possível após a contaminação.
  • Não se pode começar a tirar a tinta da frente da roupa, ela deve ser virada do avesso, caso contrário, há grande risco de descoloração de uma coisa brilhante. Para que o limpador não corroa a frente da roupa pelo avesso, é necessário colocar algum tipo de coisa embaixo dela para "absorver". Pode ser uma toalha ou um guardanapo de papel comum.
  • A regra anterior também se aplica a roupas com várias camadas, como saias forradas. Nesse caso, entre as camadas, antes da limpeza, é necessário colocar um pedaço de pano seco ou filme de polietileno. Assim, a solução não se espalhará, mas será absorvida pelo material subjacente.
  • Primeiro, você precisa processar as manchas das bordas, movendo para o meio.
  • Se você não tiver certeza sobre como escolher o produto certo para um determinado tecido, não deve regá-lo generosamente com uma coisa imediatamente. É melhor escolher uma pequena área de lenço e pingar um pouco do produto sobre ela para ver se há uma reação negativa do material. Caso contrário, você pode iniciar o processamento com segurança.
  • Em tecidos grossos e ásperos, a mancha é muito mais fácil de limpar do que em tecidos finos. Ou seja, tirar a tinta do jeans será mais fácil do que retirá-la de uma blusa de seda.
  • Existe uma regra que se aplica à área de poluição. Quanto menor for, mais fácil será limpá-lo.
  • É necessário limpar a mancha com uma ferramenta especial usando um algodão ou pedaços de pano de cor clara (os escuros podem começar a desbotar com a solução), por isso é melhor preparar tudo com antecedência. Durante a limpeza, você precisa trocar periodicamente as almofadas de algodão.
  • Antes de iniciar a remoção das manchas, é necessário espalhar o produto sobre uma superfície não pintada, caso contrário, há o risco de danificar a camada superior, por exemplo, de uma mesa ou parquete.
  • As tintas à base de óleo são as mais difíceis de remover, portanto, neste caso, você terá que fazer todo o esforço.
  • Além de escolher uma superfície, é importante cuidar da localização. Ao remover manchas com gasolina ou acetona, certifique-se de que a janela da sala esteja aberta (você também pode sair para tomar ar fresco, por exemplo, na varanda). Essas substâncias são inflamáveis, portanto, você deve proteger seu apartamento. Ao mesmo tempo, a entrada de ar fresco por uma janela aberta elimina o risco de envenenamento (devido aos vapores nocivos de alguns solventes). Nesse caso, é obrigatório usar luvas de borracha nas mãos.
  • Os pais muitas vezes removem manchas das roupas dos filhos, porque as crianças gostam de pintar com guache ou aquarelas e raramente o fazem sem se sujarem. Mas há uma vantagem significativa aqui. Normalmente, todas essas tintas para pintura se dissolvem na água, de modo que podem ser facilmente limpas.
  • Às vezes, as meninas têm que lidar com o problema de manchas de tinta em suas roupas. Várias maneiras podem ajudar aqui. Um deles é o vinagre puro, que precisa ser esfregado na sujeira, e depois a coisa é lavada (pode-se colocar vinagre no tamanho de um copo na máquina). Se as roupas não forem coloridas, o peróxido de hidrogênio (pré-aquecido) com amônia virá em seu socorro.Tudo depende da qualidade da tintura de cabelo, às vezes você pode limpar a mancha com sabão em pó comum, às vezes você precisa de algumas gotas de glicerina ou até mesmo gasolina.
  • Se você não está confiante em suas habilidades, pode sempre recorrer a uma lavanderia profissional para obter ajuda, onde especialistas o ajudarão a remover manchas complexas de tinta de suas roupas favoritas.

Então, com essas dicas e truques, você pode remover facilmente manchas de tinta de qualquer tipo de material. Mas será melhor não se envolver em nenhuma situação, depois disso você terá que limpar suas roupas da tinta. Tenha cuidado ao pintar e renovar, e não se encoste em paredes pintadas ou sente-se em bancos de parque pintados.

Para mais informações sobre como remover manchas de tinta, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa