Jaqueta de couro

Como passar uma jaqueta de couro em casa?

Como passar uma jaqueta de couro em casa?
Contente
  1. Maneiras melhores
  2. Métodos ineficazes e proibidos
  3. Dicas úteis
  4. Prevenção do aparecimento de dobras

O couro é um material prático e durável que permite sua ampla utilização na costura de agasalhos. Devido às suas excelentes qualidades decorativas e alto desgaste, as jaquetas de couro são muito populares e não saíram de moda por muitos anos. No entanto, no processo de armazenamento de longo prazo, aparecem hematomas e dobras nas coisas, razão pela qual o problema de alisar a pele em casa é mais do que relevante.

Maneiras melhores

Existem vários métodos de engomar jaquetas de couro, e a escolha de um depende da qualidade e espessura do material, do grau de contusão e da disponibilidade das ferramentas necessárias.

  • Alisamento natural. A essência desse método é que o produto é pendurado em um cabide e deixado sozinho por vários dias. O prazo para endireitar os vincos depende da espessura e da qualidade da fabricação do material. Assim, os modelos de couro fino conseguem alisar completamente em três dias, e se o produto estiver levemente enrugado, um dia será o suficiente. Jaquetas grossas de pele de porco demoram muito mais para endireitar - em alguns casos, pode levar até sete dias. A principal condição para a utilização desse método deve ser a escolha correta de um cabide. O produto não deve ser muito fino e seu tamanho deve corresponder claramente ao tamanho da jaqueta. A melhor opção seria um cabide de madeira ou plástico largo. O uso de modelos de fio fino não é recomendado.

Se a jaqueta não estiver muito enrugada ou acabou de ser comprada, o uso usual da coisa ajuda bem: vista a jaqueta, feche-a bem e ande com ela por 2-3 horas.

  • Banho de vapor. Este método é bastante eficaz e permite que você organize coisas pesadamente amassadas. Para realizar o alisamento, é necessário colocar a jaqueta em um cabide e pendurá-la sobre a banheira. Então você precisa fechar a porta da sala e abrir a água quente. Depois de encher o banheiro de vapor, você deve tentar corrigir hematomas e rugas severas com as mãos secas, sem esticar a pele e com extrema cautela. Após 15 minutos, a água quente pode ser desligada e o produto pode ser deixado no banheiro por um tempo. Normalmente, leva 50 minutos para a jaqueta retornar à sua forma original.

Utilizando o efeito de banho de vapor, deve-se tomar cuidado para evitar que gotas de água fervente caiam sobre o produto. Caso contrário, após a secagem, manchas esbranquiçadas podem aparecer na pele.

  • Tratamento de óleo. Este método envolve o uso de manteiga de amendoim. Para eliminar hematomas, é necessário tratar as áreas problemáticas com um cotonete embebido em óleo. Em alguns intervalos, o procedimento deve ser repetido mais 4 vezes. O óleo de noz é capaz de ser rápida e profundamente absorvido pelos poros da pele e achatar o material com eficácia. Este método é muito eficaz e permite que você se livre de vincos e dobras antigas causados ​​pelo armazenamento de longo prazo. Após o término do processamento, é recomendável colocar a jaqueta em um cabide e pendurá-la em uma sala ventilada por 2 a 3 horas.

A principal condição para o alisamento com óleo é a limpeza da superfície do couro. Caso contrário, a sujeira será absorvida junto com o óleo profundamente na pele e se tornará bastante problemático limpar tal produto. No entanto, a manteiga de amendoim, a principal matéria-prima da qual são as nozes, é uma ferramenta bastante cara, por isso será necessário algum investimento para alisar o revestimento desta forma. Substituir uma composição cara por vaselina, glicerina ou óleo de rícino mais barata reduzirá significativamente o custo do procedimento. O processamento de produtos de couro com esses produtos não só ajuda a suavizar rapidamente as áreas enrugadas, mas também protege a pele contra o ressecamento prematuro.

  • Usando um gerador de vapor. Leia as informações na etiqueta antes de vaporizar sua jaqueta de couro. Portanto, os modelos impregnados com compostos repelentes de umidade não podem ser vaporizados. Na ausência de contra-indicações, esse método pode ser utilizado com segurança, principalmente por ser bastante eficaz. A cozedura a vapor deve ser iniciada com a preparação do produto. Para isso, é necessário esvaziar os bolsos, soltar o pelo do capuz e colocar a jaqueta em um cabide. Em seguida, deve-se ligar o gerador de vapor ou ferro com a opção de alimentação vertical de vapor e vaporizar suavemente os vincos.

Recomenda-se segurar o dispositivo a uma distância de 10-15 cm da superfície do couro, tentando não se demorar em uma área por mais de três segundos. Neste caso, o efeito deve ser feito pontualmente, não sendo necessário vaporizar o produto inteiro como um todo.

  • Alisamento a seco. A essência deste método está em passar o produto com cuidado e precisão com um ferro quente. Você pode passar a ferro os itens de couro pelo avesso, através do forro, ou pela frente, usando papel de embrulho ou tecido grosso de algodão. É muito importante não permitir o contato direto entre a base do ferro e a superfície do couro. É por esse motivo que o uso de gaze ou tecido fino é proibido neste caso. Não se deve usar papel-toalha gofrado, o chamado "waffle": o couro tem uma textura bastante macia e a textura desse tecido pode ser impressa no material.

A passagem a ferro da pele deve ser realizada na temperatura mais baixa, que geralmente corresponde a uma graduação no regulador de ferro. Seda e outros tecidos sensíveis são geralmente passados ​​a essa temperatura.Passe o ferro ao longo das dobras com muito cuidado, permitindo que a pele esfrie. Áreas problemáticas, como mangas, gola e ombros, devem ser passadas a ferro com dispositivos adicionais e, caso não estejam disponíveis, pode-se usar uma toalha enrolada colocada dentro do produto. É estritamente proibido usar o vapor e permanecer na mesma área por mais de dois segundos.

  • Usando a imprensa. Se uma pessoa não estiver em casa e não houver como passar o produto da maneira tradicional, o método de prensagem será útil. Esta tecnologia pertence à categoria de suave e não requer o uso de ferramentas especiais e aparelhos elétricos. Uma prensa, uma pilha de livros, uma panela ou bacia com água e tijolos embrulhados em tecido são adequados. Coloque a jaqueta sobre uma superfície dura, como uma mesa, e pressione as áreas amassadas com uma prensa. Nesta posição, a coisa é deixada durante a noite, e pela manhã é pendurada em um cabide para o endireitamento total.

Métodos ineficazes e proibidos

Um dos métodos mais ineficazes de alisar jaquetas de couro é endireitar os vincos com um secador de cabelo. O ar seco afeta negativamente a superfície do couro e o torna duro e áspero. Além disso, é improvável que dobras antigas sejam corrigidas dessa maneira. Um procedimento destrutivo para o couro natural é o uso de água quente.

Ao alisar o produto com água fervente, os pontos enrugados, claro, vão endireitar, mas o material pode deformar e mudar de cor. Não ajudará a eliminar dobras e alongamentos da área problemática em diferentes direções. Isso apenas estragará a aparência do produto, enquanto os vincos permanecerão no lugar.

Dicas úteis

Muitas vezes, ao passar roupas, surgem situações bastante incomuns, para a solução da qual você pode usar conselhos simples, mas ao mesmo tempo práticos.

  • Para remover adequadamente os vincos do colarinho, passe um pano grosso em ambos os lados e imediatamente esfregue óleo de nozes ou vaselina na pele. Em caso de enrugamento acentuado, o procedimento deve ser repetido duas vezes, e, via de regra, basta para que a gola fique com o aspecto original e o paletó fique como novo.
  • Se houver todos os tipos de defeitos nas roupas de couro, em nenhum caso deve-se usar vapor. Este procedimento pode agravar a situação e as áreas problemáticas ficarão mais visíveis. Neste caso, o tratamento com óleo ou a passagem a seco do produto é adequado.
  • Recomenda-se o uso de um vaporizador para alisar as dobras de jaquetas de inverno com isolamento não destacável. Após o processamento, o produto deve ser pendurado desabotoado em um cabide e deixado em local ventilado por várias horas.
  • Após a exposição ao vapor, a pele deve estar bem seca. No entanto, não é recomendado fazer isso perto de dispositivos de aquecimento ou sob a influência da luz solar direta. O produto deve ser colocado em uma área bem ventilada com níveis normais de umidade.

Prevenção do aparecimento de dobras

Para evitar rugas e rugas, a jaqueta de couro deve ser guardada de maneira adequada. A melhor opção de armazenamento seria um guarda-roupa, no qual o produto ficará pendurado livremente em um cabide, e não será dobrado no armário. Uma solução prática seria usar uma caixa separada para armazenar o modelo. Isso ajudará a proteger a jaqueta do estresse mecânico constante ao qual será exposta sempre que você abrir a porta do gabinete.

Também é muito importante observar o regime de umidade do ambiente onde são armazenados os artigos de couro. O ar muito seco levará à evaporação da umidade dos poros da pele e torna o material rapidamente mais áspero, enquanto o ar muito úmido contribuirá para seu encharcamento excessivo, flacidez e perda de seu brilho original.Além disso, se a jaqueta ficar molhada na chuva, não é recomendável colocá-la no armário. Primeiro, a pele deve secar completamente e só então pode ser removida no local.

O cuidado adequado e o uso cuidadoso podem estender significativamente a vida útil dos produtos de couro e garantir que sua aparência original seja preservada durante toda a vida útil.

Para obter informações sobre como vaporizar uma jaqueta de couro, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa