Pias

Tamanhos de pias para cozinha: quais são e como escolher?

Tamanhos de pias para cozinha: quais são e como escolher?
Contente
  1. Dimensões dependendo da forma
  2. O número de taças e sua profundidade
  3. Tamanhos de pias feitas de materiais diferentes
  4. Nuances de seleção

Ao escolher uma pia, você precisa estar atento às suas dimensões. Afinal, é importante que tudo pareça harmonioso no interior. O padrão para uma pia quadrada é considerado 500x500 mm, mas pode haver outros parâmetros de largura e comprimento. Tudo depende da forma e da aparência.

Dimensões dependendo da forma

A cozinha é onde são preparadas as refeições, o que exige o uso frequente da torneira e da pia. Para que sua cozinha seja um lugar confortável e agradável, você precisa criar um interior harmonioso. E a pia desempenha um papel importante aqui.

Para encontrar uma pia conveniente e prática, você precisa saber com antecedência onde será instalado... Uma dessas opções é a instalação em um armário, que armazenará os materiais de limpeza necessários, e uma lata de lixo também pode ser instalada.

Para fazer a escolha certa, você precisa:

  • medir a largura do gabinete (gabinete);
  • determinar o comprimento, pode ser diferente dependendo da disponibilidade de espaço adicional para secar pratos.

Uma regra importante deve ser levada em consideração: deve haver folgas na parede e ao longo da borda do gabinete.

A distância mínima é de 5 cm, mas, por exemplo, você pode aumentar a distância perto de uma parede para acomodar detergentes de lavar louça e uma esponja. Também evitará o risco de mofo. Já a uma distância menor, é difícil remover o acúmulo de água atrás do misturador.

    Uma ampla variedade de formas é apresentada nas lojas modernas. Além disso, alguns fabricantes realizam pias de acordo com seus desenhos. Essas podem ser formas interessantes e complexas. Mas ainda os mais populares são padrão: quadrado, retangular, oval, redondo.

    Os menos populares, mas muito mais econômicos em termos de espaço, são as pias trapezoidais. Via de regra, possuem como padrão uma tigela no meio e nas bordas são equipadas com asas para pratos. Esta é uma ótima opção para destros e canhotos.

    Existem também pias de cozinha com 6 lados. Essas são opções indiretas, mas ainda não são muito procuradas.

    Os principais tipos usados ​​com mais frequência são essas opções.

    • Formas quadradas, em regra, têm dimensões de 50x50 cm ou 60x60 cm. Adequadas para qualquer interior, independentemente do estilo. Ao escolher tal pia, preste atenção à localização das seções adicionais. Se você for destro, é melhor que eles estejam à direita. Para canhotos - à esquerda. Ao decidir sobre a escolha, pense na tonalidade. Deve corresponder à cor principal do fone de ouvido.
    • Pias retangulares pode ter tigelas pequenas, o que o torna menos conveniente de usar. Essas pias são adequadas para pedestais ou bancadas estreitas. Os tamanhos mais ideais são 50x55 cm, 50x80 cm, 50x100 cm. Esses tamanhos são considerados a média dourada. Na maioria das vezes, esse tipo de pia é instalado em cozinhas pequenas.
    • Como observam as anfitriãs, o mais conveniente de usar é a pia redonda... Seu diâmetro é geralmente de 45 a 52 cm, mas no caso de uma cozinha grande, outras dimensões podem ser solicitadas. Como regra, os fabricantes produzem apenas uma pia, sem seções adicionais para pratos. As pias redondas são práticas, pois mesmo as panelas e frigideiras grandes não são borrifadas com água.
    • Pias ovais mais prático do que retangulares devido aos cantos chanfrados. Os tamanhos são os seguintes: comprimento 56-77 cm e largura 43-51 cm, mas este formato ainda é incomum para os usuários, portanto está em último lugar na procura.

      As pias embutidas estão ganhando popularidade muito rapidamente. As dimensões são determinadas dependendo de como a pia será instalada (embutida, suspensa, integrada).

      As pias suspensas na cozinha exigem dimensões claras da bancada, enquanto as pias embutidas podem ter um erro (não mais do que 0,5 cm). As pias suspensas são mantidas na bancada pelas suas laterais. Se você aumentar o buraco, a pia simplesmente ficará pendurada e será necessário um reforço adicional.

      O método de montagem integrado é usado para bancadas de pedra e pias embutidas e geralmente é vendido com móveis de cozinha. A instalação de tais pias é realizada por um especialista enviado pelo fabricante. Existem muitas nuances ao trabalhar com esse material. Nem sempre é possível enfrentar sozinho.

      O número de taças e sua profundidade

      Até recentemente, era simplesmente impossível imaginar uma pia com duas tigelas e ainda mais com três. Mas o tempo não para e, por conveniência, as donas de casa têm uma escolha: duas ou três tigelas. A pia fica mais volumosa, sua funcionalidade aumenta.

      Se o lava-loiça tiver 2 taças, então é adequado para lavar pratos e alimentos (lavar legumes e frutas, descongelar carnes e peixes). Tudo é feito separadamente. É muito conveniente. Você não precisa se preocupar com o sabonete líquido ou a espuma acidentalmente caindo na comida.

      Na maioria das vezes, as pias com várias cubas são usadas em pequenas empresas relacionadas à indústria alimentícia. Estes são cafés ou pequenos restaurantes.

      Para que o volume da pia seja conveniente, a bancada da cozinha deve ter uma largura de pelo menos 80 cm, mas o comprimento dessas pias a partir de 60 cm é o padrão. As tigelas vêm em tamanhos diferentes. Às vezes é ainda mais conveniente.

      Para uso doméstico, é melhor escolher modelos com duas tigelas ou uma e meia - sendo uma tigela menor e a outra maior.

      A largura e o comprimento da pia são certamente importantes, mas também vale a pena prestar atenção à profundidade. Existem algumas regras a serem observadas aqui.

      1. A profundidade ideal será de 15-20 cm. Isso não apenas aumentará a capacidade, mas durante a operação, o jato de água não será pulverizado em todas as direções.
      2. Existem profundidades acima de 200 mm. Esta opção é adequada para confeiteiros caseiros que costumam assar e precisam lavar assadeiras. Esta pia também é conveniente para famílias numerosas, quando muitas vezes é necessário lavar panelas grandes. Mas, como mostra a prática, essa profundidade é mais frequentemente aplicável para cafés ou lojas.
      3. Você não deve levar uma pia com profundidade inferior a 15 cm. A água da torneira vai borrifar, é melhor instalar essa pia no banheiro. E se houver uma boa pressão, haverá o risco de inundar os vizinhos por baixo.

      Tamanhos de pias feitas de materiais diferentes

      O mercado de materiais de construção cresce a cada ano. Materiais inovadores, mais fortes e mais duráveis ​​estão substituindo os familiares. O consumidor aceita algo, mas ignora algo. Os materiais da pia não são exceção.

      Agora vale a pena lidar com os próprios materiais. E existem algumas nuances aqui.

      1. O material deve ser durável... Na verdade, além de pratos, copos e talheres, as donas de casa têm que lavar coisas mais pesadas, como moedor de carne, panelas.
      2. O material deve ser de baixa porosidade. Isso manterá sua aparência original por muito tempo. Os materiais porosos absorvem a graxa sobre a qual a poeira se deposita. É extremamente difícil lavar tudo.
      3. A pia deve ser resistente à formação de corrosão pelo contato constante com a água... A ferrugem não só estraga a aparência, mas com o tempo torna-se a causa de uma reação alérgica a quem a toca.

      Todos esses requisitos são atendidos por pias de pedra, acrílico (pedra artificial) e aço inoxidável (metal).

      O aço inoxidável é um metal que não sofre corrosão. Você também pode dizer que essas pias são antigas. Eles são usados ​​há muito tempo. Tal pia não será afetada por uma mudança na temperatura da água e sua vida útil é muito longa. Dependendo do polimento, a pia pode ter uma tonalidade escura fosca ou ser mais clara. É importante notar que se a superfície da pia for polida, então logo você poderá encontrar muitos pequenos arranhões, que com o tempo não parecerão muito agradáveis ​​esteticamente.

      As dimensões de tais pias são padronizadas, tudo depende da forma e da presença de seções adicionais. Também é importante destacar que o material é muito leve, por isso é muito utilizado em empresas da indústria alimentícia.

      A pedra artificial (acrílica) é considerada o material mais ecológico. É absolutamente seguro usar. Uma pia como essa vai transformar todo o seu interior. O material é forte o suficiente. Não há vestígios de graxa e pigmentos de coloração, pois o acrílico tem baixa porosidade.

      Mas utensílios domésticos quentes ou altas temperaturas da água podem arruinar a aparência impecável, deixando vestígios. Esses são os contras do material.

      Os tamanhos são na maioria das vezes padrão, uma vez que tal pia já vem incluída com os móveis da cozinha. Ele só pode ser instalado e conectado às comunicações por um especialista.

      Uma grande vantagem do acrílico é sua variedade de tonalidades e sua combinação. Você pode escolher uma pia escura que irá contrastar com a clássica cozinha clara. Ou torne-o quase invisível combinando com o tom da bancada. Esta é uma excelente solução de design para aqueles que amam tudo que é incomum. Além disso, a pedra artificial parece apresentável, mas a um preço muito mais acessível do que o natural.

      Pias de pedra, ao contrário do material anterior, não são sensíveis a altas temperaturas. Este material parece muito lindo. Mas não pode ser restaurado, já que para sua fabricação são utilizadas lascas de mármore e granito.

      É importante notar também que as pias de pedra são muito pesadas, por isso é comum fazê-las pequenas. Outra desvantagem de tal pia é o preço alto, nem todos podem pagar. Na maioria das vezes, essas opções são instaladas em casas particulares e chalés.

      Nuances de seleção

      Toda dona de casa sonha com uma cozinha única e original. Portanto, a escolha do dissipador é importante. Escolha uma pia de acordo com seu gosto e desejo.

      Para que o lava-loiça que opte por fazer parte do interior e do seu pormenor harmonioso, vale a pena relembrar as nuances da escolha.

      1. Vale a pena fazer a escolha por parâmetros... Dependem da área da própria cozinha, bem como da largura da bancada. Por exemplo, para uma pequena cozinha de 6 sq. m vale a pena escolher uma pequena pia. Se estiver equipado com abas de prato, a largura não deve ser superior a 120 cm.
      2. Local de instalação... Aqui vale a pena decidir sobre o fone de ouvido e, em seguida, medir a distância ideal da geladeira e do fogão (lembre-se da regra do "triângulo de trabalho").
      3. Número de taças. Os mais populares são pias duplas e uma e meia (uma tigela grande, a outra pequena). Na hora de escolher, é preciso levar em consideração a altura da batedeira, ela deve ser fácil de usar para as duas taças.
      4. Método de instalação. É melhor escolher entre uma pia embutida e uma de superfície. Para instalar o primeiro, você terá que medir não só a largura e o comprimento, mas também a profundidade para que esteja ideal e localizado a uma distância suficiente do chão. A pia superior é mantida no lugar pelas bordas.
      5. E por fim, para posicionar corretamente a pia, é preciso lembrar que ela deve ficar entre a geladeira e o fogão.... Esta é a melhor opção na hora de preparar pratos e manipulações simples que na maioria das vezes têm que ser feitas na cozinha. O posicionamento correto da pia vai economizar tempo.

      Todas essas dicas definitivamente ajudarão as donas de casa a tomar a decisão certa e tornar sua cozinha conveniente para o trabalho.

      Como escolher uma pia para cozinha, veja abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa