Layout da cozinha

Design de interiores e layout da cozinha-sala de jantar em uma casa particular

Design de interiores e layout da cozinha-sala de jantar em uma casa particular
Contente
  1. História e funcionalidade
  2. Diretrizes de zoneamento
  3. Combinando com a sala de estar
  4. Belos exemplos

A cozinha é o local onde se encontra fisicamente a casa, o símbolo de cada casa. Mas muito raramente, é a cozinha que se torna o local onde as famílias se reúnem. Normalmente, esta função está associada à sala de estar. E tudo porque há mais cozinhas pequenas nos apartamentos do que cozinhas espaçosas. Outra coisa é uma casa privada, onde é possível combinar a cozinha e a sala de jantar, e fazer uma grande sala para almoços e jantares, encontros calorosos, comunicação familiar.

História e funcionalidade

Inicialmente, a cozinha e a sala de jantar eram locais que podiam estar localizados não apenas no mesmo território, mas também a uma distância considerável uma da outra. Às vezes, a cozinha era até levada para a extensão adjacente (se falarmos dos solares). A mesa foi posta em uma sala separada, e os pratos foram trazidos em pratos lacrados para que não esfriassem no caminho.

No século 20, a situação mudou. A compactação começou, os apartamentos grandes foram divididos em pequenos, os apartamentos comunitários tinham uma cozinha comum e não havia necessidade de falar em sala de jantar. E os "Khrushchevs" deram às pessoas habitação própria, mas muito modesta. Para toda a família, se ela for grande, seria virtualmente impossível jantarem juntos na cozinha de um apartamento desses. Ainda hoje, os proprietários costumam trazer a área de jantar para a sala de estar, e eles apenas cozinham na cozinha.

Existem outras possibilidades em uma casa particular. Especialmente se esta casa for projetada pelos próprios proprietários. Eles podem alocar uma grande área para a cozinha-sala de jantar.

Claro, o espaço organizado desta forma parece sólido e torna a habitação visualmente ainda mais espaçosa.

Vamos considerar quais são as vantagens de tal organização do espaço.

  • O interior da cozinha-sala de jantar de uma casa privada permite que os proprietários apresentem ricas possibilidades de design. A disposição dos móveis (com os quais você pode "brincar"), o zoneamento, a escolha da iluminação, a diferença nos níveis das superfícies do teto e do piso serão interessantes.
  • É mais agradável passar o tempo na cozinha-sala de jantar do que apenas na cozinha. É importante para muitas donas de casa não se sentirem isoladas da família, para se comunicarem com eles. E as famílias estão mais dispostas a participar da cozinha e de outras tarefas domésticas, se a cozinha não estiver escondida de seus olhos, mas localizada em uma área de lazer. No entanto, em uma casa privada na cozinha-sala de jantar, geralmente há um sofá e uma TV.
  • O espaço é sempre cômodo - uma grande área permite que você não saia da cozinha quando o forno estiver ligado pela segunda hora consecutiva e a cozinha ficar entupida.

As desvantagens, se houver, são apenas condicionais. Alguns proprietários demoram muito para se habituar a tal disposição, pois carecem do aconchego de uma pequena cozinha e nem mesmo de um local onde se possam reformar. Mas isso é mais uma questão de hábito.

Diretrizes de zoneamento

Na saída, você tem uma grande sala combinada, que terá 2 zonas. Além disso, a primeira zona da cozinha deve estar a uma distância considerável da sala de jantar. Este critério não é rígido, mas é preferível, uma vez que a sala de jantar já não é considerada uma zona de trabalho, mas sim uma zona de estar. Mas o design estilístico deve ser o mesmo.

Quais elementos são usados ​​para separar as duas áreas.

  • Balcão de bar. Na verdade, este já é um separador obsoleto. Mas se você está acostumado a tomar café da manhã em uma "mesa" dessas ou a beber uma taça de vinho à noite com sua esposa, o balcão do bar pode ser funcional.

Fique de olho no design interessante do estande - a estrutura das pernas de metal já parece antiquada.

  • Parede falsa. Pode ser uma parede decorativa de gesso cartonado ou, por exemplo, uma estante. Essa parede é muito arbitrária, ela não divide radicalmente o cômodo em duas metades, mas funciona bem visualmente - a cozinha e a sala de jantar têm uma borda.
  • Colunas... Por dentro, essas estruturas antigas podem ser ocas. Sua superfície é freqüentemente decorada com molduras de estuque. Se a sala for executada no estilo clássico, eles são adequados. Mas o espaço da cozinha-sala de jantar neste caso, realmente, deveria ser grande.
  • Aquário na parede. Esta é uma solução de separação muito boa, mas tal reservatório não é tão fácil de manter.
  • Pódio... Você pode simplesmente fazer o nível do chão em duas zonas diferentes, por exemplo, elevar a cozinha ao pódio. O mesmo é feito com o teto.

Um grande sofá também pode ser um bom delimitador. Ele está de costas para a cozinha e o assento fica de frente para a sala de jantar. Em seu tempo livre, as famílias podem se reunir e assistir TV.

Isso acontece em residências onde a sala de jantar e o hall estão efetivamente integrados em um único espaço, seguidos da cozinha.

Combinando com a sala de estar

Impossível deixar de considerar essa opção, já que é a mais procurada e a mais procurada há muito tempo. O primeiro requisito para tal sala é um sistema de exaustão de alta qualidade. Os cheiros que acompanham o cozimento não devem interferir com os da área de lazer. E os têxteis absorvem bem os aromas dos alimentos.

Um quarto 3 em 1 é adequado para muitos estilos de interiores.

  • Rústico (rural, provençal, chalé)... Um tocante mundo lavanda da Provença ou o estilo de uma dacha clássica russa é o que é escolhido hoje. A opção de chalé é popular há muito mais tempo e, como parece monumental e aconchegante ao mesmo tempo, eles continuarão a escolhê-la.

Em todo caso, o estilo escolhido enfatiza que a casa está localizada fora da cidade, no seio da natureza, longe das altas velocidades da metrópole.

  • Alta tecnologia. A posição de sua popularidade está diminuindo ligeiramente, mas ainda não tanto a ponto de não considerar este exemplo. Não há tanto conforto em tal moradia, ela é repleta de contenção, geometria e estética urbana.
  • Chique gasto. O estilo de vestir charmoso e nobre é uma ode às coisas vintage que foram feitas no século passado, mas estão prontas para servir ao século atual. Sem brilho, tons suaves, muito branco e clareamento.

Riqueza e luxo, como é o caso em casas de campo espaçosas, não se precipitam para o hóspede na porta. Não - este é um lar para a alma, não para demonstrar a plenitude de uma conta bancária.

  • Império, moderno, renascentista - os estilos exigem investimentos financeiros e a correspondência de outras dependências da casa com a direção escolhida.

As variações clássicas americanas e escandinavas acompanham esses estilos. Mas não variações, mas justificativas filosóficas para o estilo Scandi. Ele prega lagom - um conceito que não implica nada supérfluo. A casa deve ter o que você precisa e o que você ama, sem frescuras, acumulação e desordem óbvia de espaço.

Tal casa não parecerá cara e representativa, mas indicará o bom gosto do proprietário e se tornará verdadeiramente aconchegante.

Belos exemplos

A disposição da cozinha-sala de jantar é mais fácil de considerar com exemplos específicos.

Aqui estão 7 ótimas opções de refeições.

  • País, 3 em 1. Uma maravilhosa variação da Provença, que mostra como a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar se situam no mesmo território. Tudo é orgânico, a opção de acabamento tem muito sucesso, os tecidos e o design das lâmpadas "casam" na perfeição todas as zonas do espaço.
  • Uma opção semelhante, mas a forma do espaço é diferente, e você pode ver como todos os elementos da sala estão combinados entre si. Área de jantar agradável perto da janela, área de estar muito agradável com lareira. Uma sala bem iluminada e confortável uniu as 3 zonas, embora seja óbvio que o espaço não é o maior.
  • A solução perfeita para combinar zonas ao estilo escandinavo. Divisórias muito modernas e atraentes definem a fronteira entre cozinhas compactas e espaçosas, salas de jantar e salas de estar. Um excelente conceito para a disposição do espaço.
  • Um exemplo chique de decoração rústica de cozinha e sala de jantar. Tudo é tão pesado e real, sem glamour e elogios de marcas. Essa sala não pode ser alterada por décadas, ela não perderá sua autoridade interior.
  • Shabby chic para quem tem uma pequena casa particular e um pequeno espaço para uma cozinha-sala de jantar. Nada o impede de se tornar o mesmo doce e quente.
  • Versão clássica, que seduz pelo reconhecimento de imagens de interiores e soluções tradicionais.
  • Uma divisória muito legal e atraente que pode ser chamada de balcão de bar original. A cozinha está claramente separada do território, que é a sala de jantar.

Na maioria dos casos, a disposição da sala de jantar é limitada pelas possibilidades financeiras. Mas há opções para qualquer carteira, o principal é decidir sobre o estilo, a severidade das zonas e o território em que se formarão as instalações conjuntas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa