Conjunto de cozinha

Cozinhas com pia no canto: prós e contras, exemplos no interior

Cozinhas com pia no canto: prós e contras, exemplos no interior
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Tipos e layout da cozinha
  3. Como escolher uma pia?
  4. Soluções de estilo
  5. Exemplos de sucesso no interior

Qualquer cozinha requer a instalação de um grande número de uma grande variedade de itens: móveis, pias, geladeira, mesa de jantar, fogão. Infelizmente, nem todas as áreas podem acomodar tudo o que você precisa. Por esse motivo, os designers costumam recorrer a alguns truques: por exemplo, instalam pias de canto. Desta forma, você pode usar o espaço disponível da forma mais ergonômica possível.

Vantagens e desvantagens

Uma pia de canto é considerada uma das maneiras mais racionais de organizar um ambiente. Na maioria dos casos, torna-se parte da cozinha em forma de L ou em L. Esta opção de layout é mais procurada, especialmente em instalações de pequeno porte, pois permite que você use cada metro de espaço livre.

Tal pia também parece harmoniosa em um estúdio, bem como nos casos em que a área da cozinha é combinada com a sala de jantar ou sala de estar.

As vantagens de colocar uma pia no canto da cozinha incluem vários fatores.

  • Possibilidade de instalação de módulo de lavagem, geladeira e fogão de acordo com a regra do triângulo e distâncias equidistantes entre si. Esta solução poupa tempo e esforço das donas de casa: têm sempre à mão tudo o que precisam para trabalhar, pelo que será muito mais fácil, rápido e confortável cozinhar.
  • A pia de canto permite o uso eficiente do espaço embaixo. Por exemplo, você pode colocar filtros de água, um aquecedor de água ou um triturador orgânico lá. Uma dica rápida: em vez de uma lata de lixo comum, coloque vários recipientes separados sob a pia para coletar o lixo separadamente.Nesse caso, a utilização de móveis práticos e funcionais com pia de canto será uma boa solução.
  • A higiene das pias de canto é considerada um aspecto importante. A ausência de juntas em uma área com alta umidade reduz significativamente o risco de mofo, fungos e outros microorganismos patogênicos.
  • O lavatório de canto tem sempre um aspecto harmonioso, não cria dissonância na percepção do design da divisão, é uma solução universal para qualquer estilo.

Também existem desvantagens.

  • Portanto, uma pia de canto ocupa mais espaço do que uma reta, então para aqueles que raramente cozinham, um fone de ouvido linear será mais do que suficiente.
  • Estruturas de canto não serão a melhor escolha para cozinhas quadradas e estreitas e compridas. No primeiro caso, você terá que fazer muitos movimentos desnecessários, passando de um objeto funcional para outro, e no segundo, o local será utilizado de forma não ergonômica, pois existe um grande risco de sobrecarregar uma área já compacta .
  • Um conjunto com pia de canto será bastante difícil de colocar em uma cozinha de formas complexas, por exemplo, em uma sala com nichos, colunas, saliências, uma caldeira a gás, ou simplesmente com paredes curvas.

Observe que se você planeja mover a pia para um local diferente em relação às saídas do oleoduto e drenagem, isso aumentará muito o custo total dos reparos.

Além disso, existe o risco de vazamentos durante a operação.

Tipos e layout da cozinha

Interiores com módulo de lavagem criminal são convenientes em vários casos:

  • em cozinhas pequenas com área inferior a 10 m 2 - nesta situação, os auscultadores, em regra, são complementados com ilhas modulares e zonas funcionais peninsulares;
  • se necessário, mobiliário adicional de uma parede em branco oposta ao canto;
  • para fones de ouvido usados ​​para colocação em um cômodo combinado (cozinha + sala de estar).

Consequentemente, tais pias são ideais em 3 tipos de cozinhas:

  • Em forma de L - esses layouts são ideais para cozinhas pequenas, geralmente uma pia nelas é instalada no canto e um fogão e uma geladeira são colocados à direita e à esquerda dela;
  • com uma península - este acabamento é ideal para apartamentos tipo estúdio, e também apropriado para uma grande área retangular;
  • com ilha - este tipo de configuração será sem dúvida apreciado pelos proprietários de espaçosas instalações, bem como cozinhas conjugadas com sala de estar.

Ao instalar um módulo de canto com barra, a dona de casa também recebe uma bancada de trabalho, além de um local aconchegante para um lanche rápido e confraternização com os amigos.

As seguintes opções para a localização da pia de canto são permitidas:

  • integração em um nicho de bancada - essa solução permitirá que você obtenha economia de espaço real e visual;
  • método suspenso - neste caso, a pia é combinada com o armário e, de fato, ela própria se torna uma bancada.

Uma pia de canto geralmente inclui uma pia e um armário trapezoidal. O meio-fio pode ser oco ou pode ser projetado como um gabinete com um grande número de compartimentos extraíveis. Nesse caso, mecanismos especiais de pull-out são usados ​​para facilitar a localização dos itens de que você precisa: carrosséis e cantos secretos.

Com a ajuda de tais sistemas, você pode mover de forma rápida e fácil a seção desejada em sua direção.

Como escolher uma pia?

Escolhendo uma pia de canto, existem vários parâmetros a serem considerados.

  1. Em primeiro lugar, é importante determinar qual será a carga de peso sobre a estrutura, ou seja, calcular aproximadamente quantos pratos caberão de cada vez. Se vai adquirir um lavatório para uma família numerosa, faz sentido escolher um modelo espaçoso e fácil de usar, caso contrário o trabalho vai causar-lhe muito desconforto.
  2. O dissipador escolhido deve certamente resistir a uma ampla variedade de condições de temperatura. Quanto mais amplo for o alcance, melhor, já que os alimentos costumam ser descongelados na pia e nela despeja-se água fervente de bules.
  3. A pia não é imune à queda de objetos pesados, por isso não será supérfluo certificar-se de que o material utilizado para sua produção é resistente a impactos.
  4. Um argumento muito importante ao comprar uma pia será sua reação a soluções ácidas e outros produtos químicos. Não é segredo que a maioria dos produtos de limpeza para pias contém uma certa porcentagem de ácido, que pode corroer rapidamente revestimentos de baixa qualidade.
  5. Um dos principais fatores de escolha é a facilidade de limpeza da superfície.
  6. Preste atenção especial ao modelo com a profundidade ideal: 20–25 cm. Com uma profundidade mais profunda, você terá que se curvar constantemente para lavar a louça, e com uma profundidade menor, os respingos irão se espalhar.

As pias são feitas de materiais diferentes.

  • Cerâmica. São conchas bonitas e vistosas que podem suportar uma ampla gama de temperaturas. São à prova de fogo e resistentes a danos de baixa a média força: não podem ser riscados ou dobrados. Conseqüentemente, o custo de tais produtos é bastante elevado.
  • Aço inoxidável. A opção mais popular para pias de cozinha. Essas estruturas são extremamente duráveis ​​e práticas, são resistentes à corrosão e, com bons cuidados, mantêm sua aparência estética por muito tempo. No entanto, se utensílios de cozinha pesados ​​caírem acidentalmente, freqüentemente aparecem lascas e rachaduras neles, o que prejudica significativamente a aparência dos produtos. Os preços dessas pias são bastante democráticos, de modo que permanecem acessíveis para a grande maioria de nossos compatriotas.
  • Diamante falso. Esses dissipadores são considerados os dissipadores de nova geração. Eles são ecologicamente corretos, excepcionalmente fortes e duráveis
  • Porcelana. Embora as pias de porcelana sejam mais comumente usadas no banheiro, também podem ser usadas em cozinhas. Não há dúvida de que a porcelana é o material mais bonito e estiloso. Sua leveza invariavelmente atrai a atenção. No entanto, a porcelana é muito frágil e pode ser facilmente danificada. Além disso, o material não resiste a temperaturas elevadas.

Soluções de estilo

As pias podem ser pequenas, médias e grandes.

Os pequenos parecem harmoniosos em cozinhas pequenas. Lavatórios grandes requerem espaço: tais soluções são ideais apenas para grandes espaços.

Quanto ao estilo de design e sua forma, a opção mais comum são 2 recipientes de tamanhos diferentes, colocados em ângulo um com o outro. Eles podem ser redondos, ovais, quadrados ou retangulares.

Opções arredondadas são apropriadas para clássicos, barrocos e rococós, será harmonioso ao decorar quartos na direção de shabby chic e provençal. Mas deve-se notar que tais modelos, apesar de sua aparência estética, podem criar desconforto perceptível: é inconveniente lavar neles objetos grandes, especialmente panelas com cabos alongados.

Ao decorar interiores em estilos modernos, é preferível dar preferência a modelos retangulares e também quadrados de pias de canto.

Exemplos de sucesso no interior

Para concluir, apresentamos uma seleção de fotos que mostra claramente que usar pias de canto na cozinha é estiloso, funcional e ergonômico.

Dicas para escolher uma pia de cozinha mais adiante no vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa