Estilos de cozinha

Cozinhas clássicas com pátina em design de interiores

Cozinhas clássicas com pátina em design de interiores
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Materiais (editar)
  4. Tipos de pátina

As cozinhas Patina sempre parecem caras e elegantes. Eles se encaixam perfeitamente em interiores clássicos. Você deve dar preferência a este projeto se estiver equipando um apartamento na cidade? E o que você precisa saber antes de iniciar o reparo? Tentaremos responder a essas perguntas neste artigo.

Peculiaridades

Se antigamente a pátina era um sinal de envelhecimento da madeira maciça, e essas cozinhas eram frequentemente substituídas por outras novas e frescas, hoje os designers estão tentando envelhecer artificialmente novos itens de interior. A pátina confere exclusividade e conforto aos móveis. Parece que tais coisas têm sua própria história, e seus donos as tratam como um objeto de arte.

Móveis com história são muito valorizados na Europa. Não é jogado em aterros sanitários, mas restaurado e transmitido de geração em geração.

Deve-se notar que se trata de móveis de madeira maciça de alta qualidade. Não adianta restaurar e admirar as tábuas rachadas.

Mas se você não herdou essa cozinha vintage, os fabricantes e designers ficarão felizes em oferecer um conjunto completamente novo com pátina. Esses móveis possuem características próprias.

  1. Microfissuras na pintura. Nesse caso, você não deve se preocupar com a segurança do próprio array. É pré-tratado com meios especiais.
  2. Arranhões. Cria-se a ilusão de que algumas peças estavam previamente cobertas com ouro, mas durante a operação ele foi esfregado, rachado ou caiu em alguns lugares.
  3. Inomogeneidade de cor. Com o tempo, algumas áreas das fachadas de madeira podem desbotar, adquirir uma tonalidade mais escura ou mais clara. Arranhões podem aparecer nas maçanetas e portas.Os designers tentam obter o mesmo efeito ao criar interiores em um estilo clássico com pátina.

Vantagens e desvantagens

A pátina costuma ser encontrada nas fachadas das cozinhas modernas. Se você também deseja usar esta técnica de decoração incomum em sua própria cozinha, sugerimos que se familiarize com os prós e os contras dessa tecnologia.

  • Ela parece cara e respeitável. Parece que arranhões só podem piorar a aparência do objeto. Mas isso não se aplica à pátina. A tarefa do designer, neste caso, é adicionar elegância aos móveis com a ajuda desta técnica. Como resultado, parece que esses móveis antigos e caros, e o dourado ou a prata sobre eles, desbotaram e racharam com o tempo.
  • Com a ajuda da pátina, você pode dar uma segunda vida a peças antigas de interior. O principal aqui é entender quais móveis devem ser preservados e restaurados e, afinal, de qual é melhor se livrar. Se esta é uma cozinha sólida e sólida (pode ser um armário de cozinha, uma mesa ou cadeiras), então ela merece respeito. Com um pouco de esforço, você acabará com uma peça de design verdadeiramente única. Se for de aglomerado ou forrado com película, será impossível lixar, envernizar ou pintar.
  • Uma vasta gama de preços para cozinhas com pátina. Os fabricantes oferecem uma ampla variedade de cozinhas com designs semelhantes. Se falamos de opções de orçamento de aglomerado e MDF, então apenas uma imitação dessa cor das fachadas é usada. Em modelos caros de madeira maciça, a tecnologia de tapinhas será muito mais complicada, mas esse conjunto ou mobília parece muito mais natural e caro.
  • Longa vida útil. Se a pátina for feita manualmente por artesãos (ou mesmo com a ajuda de dispositivos especiais), então o móvel será inicialmente resistente à abrasão e arranhões.
  • Relevância. Patina é um clássico há muito tempo. Portanto, você não precisará se preocupar se depois de algumas temporadas sua cozinha parecerá fora de moda e desatualizada. E os próprios interiores clássicos, nos quais se usa pátina, nunca saem de moda.

Com os méritos óbvios das cozinhas com pátina, parece difícil encontrar qualquer desvantagem nelas. Mas eles ainda estão lá. E se você está determinado a comprar uma cozinha assim, então você deve conhecê-los.

Em primeiro lugar, deve ser entendido que as fachadas e os elementos individuais da cozinha com pátina são decorados com elementos esculpidos. Nesses belos monogramas, poeira e outras poluições se acumularão. Não basta limpá-los com um pano úmido, será necessário processar cada elemento, limpando todas as dobras e depressões. Se não quer complicar tanto a sua vida, opte por uma cozinha com um mínimo de elementos decorativos.

Mesmo um lado simples e bonito da fachada com uma pátina pode ficar muito sujo com o tempo, então apenas a limpeza úmida não pode ser feita.

Patina é perfeita para cozinhas clássicas. Mas se você quiser fazer no estilo do minimalismo ou outro design moderno e original, você terá que abandonar a pátina. Ela será supérflua e estranha lá.

Na maioria das vezes, a pátina pode ser encontrada em móveis. cores claras (bege, pistache, leite, marfim). É neles que ela se manifesta em toda a sua glória. Mas essas cortinas requerem uma manutenção mais cuidadosa, uma vez que qualquer contaminação será perceptível.

Materiais (editar)

As cozinhas Patina podem ser encontradas em vários designs. As tecnologias modernas permitem criar esse efeito não apenas na madeira maciça. Existem outros materiais também.

  • MDF. Material forte e durável. Os painéis de MDF podem ser produzidos em vários formatos. Melhor escolher opções folheadas. O folheado em si não deve ser submetido a qualquer tensão mecânica. O efeito pátina é obtido pela aplicação de uma tinta especial. Os elementos salientes podem ser revestidos com uma pátina prateada ou dourada.E para criar o efeito de queima natural nas próprias fachadas, a tinta é aplicada em camada mais espessa nas bordas e mais fina no meio.
  • Chipboard. Mais opção de orçamento. As cozinhas confeccionadas com este material apresentam-se nos mais diversos tipos de mercado. Entre eles estão os que imitam a pátina. Os painéis de aglomerado são recobertos por uma película especial de PVC. É fácil adivinhar que o envelhecimento natural com aparência de pátina não está à sua disposição. Os fabricantes também pintam os elementos prontos com tinta acrílica, obtendo o efeito desejado.
  • Madeira sólida. Foi graças aos móveis de madeira que surgiu a pátina. Com o envelhecimento e desgaste natural, apareceram "carecas", o verniz rachou e a cor das fachadas tornou-se heterogênea. Mas se antes isso era considerado uma desvantagem, hoje eles estão tentando conseguir esse efeito em cozinhas completamente novas.

Esta é a opção mais cara. Mas é ele quem terá uma aparência melhor do que qualquer outra pessoa. Tais despesas são totalmente justificadas. Este material pode servi-lo fielmente por muito tempo. Além disso, pode ser restaurado.

Em cozinhas novas, o efeito de tapinhas é obtido por meio de ação mecânica. O artesão pode usar uma escova de aço ou lixa. O efeito do envelhecimento pode ser obtido de várias maneiras. Basicamente, o mestre aplica duas camadas de tinta diferente, uma sobre a outra. Quando exposta a um pincel, a camada superior é apagada de maneira desigual, expondo a primeira.

Se for necessária uma coloração desigual, ela também pode ser usada um método de aplicação desigual de tinta em um revestimento, seguido de processamento com lixa. Todos esses métodos de tapinhas envolvem trabalho manual. E sempre foi valorizado acima da produção em massa.

Principalmente a pátina é feita em superfícies claras, mas às vezes você pode encontrar essa tecnologia em superfícies escuras. Neste caso, o douramento irregular (como se desgastado pelo tempo) parece especialmente expressivo.

Tipos de pátina

Inicialmente, o termo pátina referia-se exclusivamente a superfícies metálicas nas quais, ao longo do tempo, se formava uma película de sais ou óxidos. Mas com o tempo, passou a ser aplicado em relação à madeira.

Na Europa, os móveis são muito valorizados, nos quais uma pátina natural se desenvolve ao longo do tempo. Os proprietários cuidam bem dele, procurando de todas as formas estender a vida útil e restaurá-lo.

Hoje, patting envolve várias técnicas decorativas com as quais as superfícies de madeira natural são processadas. Em relação à cozinha, esta pode ser uma mesa de jantar, cadeiras, um conjunto de cozinha e peças de interior individuais em madeira.

  • Imitação de uma pátina nobre. Já descrevemos esse método acima. Não há impacto mecânico aqui. O efeito é obtido exclusivamente através de uma forma especial de pintar os painéis.
  • Imitação de envelhecimento. Você já reparou que em móveis antigos, a área ao redor dos puxadores e as áreas individuais que são mais tocadas diferem em tom da cor de base. Os designers estão tentando conseguir esse efeito em novos fones de ouvido e áreas de jantar. Nesse caso, são usados ​​métodos mecânicos de influência, como o arremesso. Freqüentemente, composições químicas especiais podem ser usadas para criar um efeito de desgaste. É necessário trabalhar com eles com muito cuidado, como se aplicados de forma irregular ou excessiva, em vez de móveis elegantes, você pode obter o resultado oposto.
  • Efeito de pintura antiga... Craquelure é usado para criar este tipo de pátina. Quando aplicado a uma superfície, você pode não notar a diferença da tinta normal. Mas, quando seco, formam-se fissuras.

É neste caso que podes brincar com as cores, criando combinações únicas. Por exemplo, carvalho escuro com flor bege ou nogueira e ouro ficará muito expressivo.

Deve-se notar que esta espécie está indiretamente relacionada à pátina real... Mas com o tempo, ele começou a ser classificado entre eles, já que nos dois casos estamos falando de uma superfície envelhecida artificialmente.

    As cozinhas clássicas com pátina são uma boa solução para o interior. Esses modelos sempre parecem muito impressionantes. Na hora de criar é melhor dar preferência à madeira maciça natural, mas se o orçamento não permitir, poderá encontrar opções dignas e interessantes de painéis de MDF.

    Uma visão geral do fone de ouvido branco com pátina dourada no vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa