Cores de cozinha

Variantes de combinações de cores no interior da cozinha

Variantes de combinações de cores no interior da cozinha
Contente
  1. Regras fundamentais
  2. Características de ênfase
  3. Recomendações profissionais
  4. Belos exemplos

Há muito que se sabe que passamos muito tempo na cozinha, se for acolhedora, quente, sente-se um ligeiro cheiro do seu café ou especiarias preferidas, vegetais frescos, frutas ou carne. E se ao mesmo tempo o espaço da cozinha é esteticamente atraente, toda a família ficará feliz em se reunir à mesa para compartilhar seus sucessos e fracassos. Em muitos aspectos, o aconchego depende da combinação competente de cores no design da cozinha. A paleta de cores afetará não apenas o humor da família, mas também seu apetite. Por isso, ao decorar ou renovar uma cozinha de raiz, é aconselhável desenvolver várias combinações de cores e escolher aquela que mais se adapta a todos os membros da família.

Regras fundamentais

A cor no interior desempenha não apenas um papel emocional, mas também exerce uma função utilitária.

Com a ajuda da cor, você pode elevar ou abaixar visualmente o teto, expandir ou reduzir a área da cozinha, zonear o espaço, enfatizar as características de estilo ou ocultar falhas de construção.

Os designers profissionais desenvolveram várias regras para combinar cores que ajudarão a evitar erros, mesmo na fase de planejamento de uma reforma.

Determine o ponto de partida. Vai depender do que já está na sala. Ao planejar uma cozinha em um novo apartamento, você pode escolher um esquema de cores com base em seus próprios desejos e capacidades. Se estamos falando de reparos cosméticos em um conjunto de cozinha existente (o componente mais caro da cozinha) ou equipamento de cor incomum, você precisa começar por eles.

Considere as dimensões e a geometria da sala. Com o auxílio de superfícies refletoras de luz, será possível ampliar visualmente a cozinha e elevar o teto.Um nicho escuro pode ser iluminado com móveis e eletrodomésticos brancos. Uma pequena cozinha será ainda menor se for pintada com mais cores. E muito espaço pode ser comprimido usando tons e cores escuras saturadas.

    Considere as fontes de luz artificial e natural. O número e o tamanho das janelas, lâmpadas, arandelas, iluminação da bancada, bem como o lado do mundo - tudo afetará a escolha das cores. Com pouca iluminação, a cozinha ficará mais leve e confortável com tons creme, bege e amarelo. Tons de azul, cinza, preto criarão uma sensação de frescor em uma cozinha quente do sul.

      Lembre-se de que cada estilo tem sua própria cor. Se estamos falando de apartamentos standard com cozinha de no máximo 15-16 m². m, então nem todo estilo é apropriado em uma pequena sala. Por exemplo, pretensioso barroco, império, rococó é difícil imaginar em uma cozinha assim.

      Mas os estilos minimalista, de alta tecnologia, moderno, moderno e clássico são perfeitos para a cozinha e a sala de jantar.

      • Clássico difere em cores naturais: branco, verde, dourado em combinação com tons pastel podem ser cores primárias e acentos.
      • Minimalismo contido irá expandir visualmente o espaço não apenas devido a uma pequena quantidade de móveis, mas também por cores calmas no design.
      • Loft e o loft industrial adora espaço, madeira natural, tijolo áspero e várias estruturas de metal. Portanto, as cores aqui serão adequadas: vermelho tijolo, marrom, metálico. Mas esse estilo respeita acessórios brilhantes de cores verdes e amarelas.
      • Estilos rurais eles parecem aconchegantes e bonitos não apenas em uma casa particular, mas também em um apartamento na cidade. Portanto, a Provença e o campo são escolhidos por aqueles que amam uma variedade tranquila de flores silvestres, tapetes de malha e guardanapos de renda. E a madeira natural própria do campo vai deixar a cozinha ainda mais quente.
      • Cromado - vidro de alta tecnologia - estes não são apenas tons de cinza, mas também lilás, limão. A vantagem do estilo é a capacidade de aumentar o espaço por meio do uso de vidro.

      Não tente usar todas as suas cores favoritas ao mesmo tempo. Por maior que seja a cozinha, não há necessidade de resistir à cacofonia de cores. Com a bancada em madeira já existente, o papel de parede lilás em uma estrela de prata dificilmente ficará bonito, não importa o quão bonito seja. Na concepção de qualquer interior, recomenda-se a utilização de no máximo 3 cores, ou seja, 3 cores (ou seja, cáqui e oliva referem-se à mesma cor, visto que são tons de amarelo).

        Essa regra também é chamada de "60/30/10". Os profissionais consideram-no o principal, e os artesãos domésticos já o utilizam há muito tempo e com sucesso na prática.

        Trata-se de combinar 60% da cor dominante (junto com os tons) com 30% da cor complementar e 10% do sotaque. Este esquema de cores é chamado de contraste. Além disso, deve-se ter em mente que a cor dominante neste trio é a cor de fundo, graças à qual os elementos da cor adicional e acessórios - acentos serão claramente visíveis.

        Provavelmente, quem escolhe o vermelho, o verde venenoso, o amarelo como cor dominante, ou seja, qualquer cor viva, logo se arrependerá. Mesmo assim, o fundo deve ser calmo, não irritar os olhos e o sistema nervoso.

        A regra das três cores também se aplica aos tons vizinhos. Você pode descobrir quais cores são adjacentes e quais contrastantes usando a roda de cores de Itten. É um auxiliar insubstituível não só na escolha do interior, mas também na roupa. Ele pode ser usado para criar uma ampla variedade de combinações de cores primárias, secundárias e terciárias. Além disso, existem muitas opções para esses círculos com dicas para determinar a melhor forma de combinar certos tons.

        Por exemplo, esta cozinha azul nada mais é do que um uso inteligente dos tons de azul vizinhos.

        Uma cozinha analógica não é uma combinação de tons de uma cor, mas de cores próximas. Por exemplo, é fácil ver na roda de cores que pêssego brilhante, amarelo claro e verde claro são cores adjacentes.

        Além da escolha de cores contrastantes e semelhantes, o interior pode ser monocromático, ou seja, monocromático. Esta opção é considerada a mais difícil para iniciantes. Se você tornar a cozinha verdadeiramente monocromática, então será até desagradável entrar aqui: uma cor refletida em todas as superfícies causará desânimo ou agressão.

        É importante aqui usar os tons da cor principal com sabedoria e adicionar acentos com a ajuda de acessórios, como, por exemplo, nestas fotos.

        • Escolha o fundo certo. Um designer novato terá conselhos para todas as ocasiões: se você tem dúvidas na escolha da cor, use os tons pastéis como base. O círculo de Itten também ajudará a determinar quais tons são pastel. Branco, cinza, bege, leitoso são cores versáteis que vão perfeitamente cumprir a tarefa de ser o fundo de uma cozinha. Mas do ponto de vista da praticidade, nem todos os tons claros são adequados para famílias com crianças e animais. Ou você terá que escolher materiais facilmente laváveis ​​neste esquema de cores.
        • Não se esqueça da cor do chão, teto, paredes. Durante a reforma, as pessoas pensam na cor das paredes com muito mais frequência. Mas eles se esquecem do chão e do teto. Para evitar que isso aconteça, sugerimos o uso de tabelas de correspondência de cores, com as quais você pode escolher não apenas a cor principal, mas também os tons. Além disso, ao iniciar uma reforma, você pode prever como o espaço da cozinha vai mudar se você usar tons escuros e claros do chão, paredes, teto e móveis.

        sombra do chão

        tonalidade da parede

        cortina de teto

        sombra de móveis

        mudança de espaço

        Sombrio

        luz

        luz

        luz

        aumenta o volume

        Sombrio

        luz

        Sombrio

        neutro

        aumenta a área, abaixa o teto

        luz

        Sombrio

        luz

        escuro ou neutro

        levanta o teto, estreita o espaço

        Sombrio

        Sombrio

        luz

        luz

        bem sentindo

        Sombrio

        uma parede escura

        luz

        luz

        paredes se afastam em relação a uma parede escura

        luz

        uma parede escura

        luz

        Sombrio

        encurta o comprimento da sala, aumenta o espaço

        luz

        Sombrio

        Sombrio

        neutro

        comprime a área, a sensação de estar pendurado no teto

          • Conheça as combinações básicas de cores. Todas as cores são divididas em cromáticas (cores) e acromáticas (preto, branco, todos os tons de cinza). Qualquer cor acromática combina bem com outra cor acromática. E é a ferramenta perfeita para designers iniciantes.

          Ao escolher outras cores, as seguintes combinações são as mais eficazes:

          • tríades clássicas (no círculo de Itten): laranja - violeta - verde; bordeaux - azul escuro - azeitona; verde claro - lilás - pêssego brilhante, etc .;
          • cores contrastantes que precisam ser usadas com muito cuidado, tornando uma cor primária e a outra secundária: laranja + azul, verde + vermelho, roxo + oliva;
          • qualquer cor combinada com branco, preto ou cinza.

          Características de ênfase

          Designers experientes recomendam escolher no espaço da cozinha o objeto mais atraente. Muitas vezes eles se concentram em móveis, mas isso não é necessário. Afinal a impressão mais vívida pode ser dada não apenas pela mobília, mas também por decoração de parede incomum ou cortinas, teto ou acessórios.

          Decoração de parede

          Se decidir que as paredes terão um acabamento brilhante, então o resto dos elementos do espaço terão que ser silenciados: nem os móveis, nem o chão, nem o teto devem ter uma cor viva e aparência pretensiosa. As cores de acompanhamento para papel de parede de foto brilhante ou impressão em cores são branco, preto, cinza ou tons pastel das cores usadas no papel de parede.

          Se as paredes são apenas um fundo calmo, então elas irão enfatizar o resto do mobiliário. Paredes brancas com madeira natural (móveis, piso) e um ponto de destaque brilhante parecem especialmente harmoniosas.

          As paredes de estuque são adequadas para grandes áreas. Para enfatizar a beleza do padrão, eles costumam usar ouro, prata, bronze. Mas você pode destacar a imagem com um tom mais escuro ou, ao contrário, tornar a parede mais escura.

          Avental de trabalho

          Um sotaque com um backsplash de trabalho é uma ótima maneira de tornar sua cozinha atraente e vibrante. Afinal, aqui você pode usar uma grande quantidade de materiais que vão brincar não só com os tons, mas também com as texturas. Uma cor monocromática brilhante acentuará a beleza dos móveis ou desviará a atenção de elementos menos atraentes. Mas esse avental é uma boa idéia para escolher um companheiro - um abajur de lustre, um vaso de flores.

          Não se esqueça: este é um sotaque e não deve ser superior a 10%.

          Um avental multicolorido também parece interessante, mas, neste caso, as paredes, o piso, os móveis devem ser monocromáticos, tons suaves. Embora no mundo moderno, aventais coloridos e móveis de cores vivas sejam bastante populares. Mas aqui é preciso ter bom gosto para encontrar o equilíbrio entre todas as cortinas, iluminação e levar em consideração as filmagens da cozinha. Portanto, é muito mais seguro usar um avental claro contra o fundo de móveis e paredes em tons pastéis, ou uma cozinha bem iluminada contra o fundo de um avental claro.

          Tom de bancada

          As superfícies horizontais atraem automaticamente os olhos assim que entramos na sala. É por isso que você precisa decidir por si mesmo: quer ver um ponto brilhante constantemente na frente de seus olhos, ou é melhor ficar em algo discreto. Afinal, não se trata apenas de uma questão de beleza, mas também de praticidade.

          Na hora de escolher o tom da bancada, recomenda-se diferenciá-la do avental e das paredes para que o horizontal não se confunda com o vertical.

          Além disso, a bancada precisa pegar um companheiro. Por exemplo, uma mesa de madeira - molduras de madeira para fotos ou artesanato, molduras de janelas, cadeiras. Para a bancada de plástico brilhante, você pode combinar as cortinas com estampa floral, o estofamento do sofá, escolhendo outros tons ou cores adjacentes.

          Cortinas de móveis de cozinha

          Se o conjunto de cozinha for o ponto de partida, então, muito provavelmente, sua cor será primária ou secundária, ou seja, será de 60% ou 30%. E muitas vezes esses são tons de marrom. Criar um projeto de cozinha para móveis marrons é um negócio abençoado. Afinal, aqui o fundo será bege, tons leitosos, cáqui e oliva. Mas os móveis marrons precisam de um piso claro. Mas outras cores no design devem ser usadas com cautela. Gama calma para pessoas talentosas.

          Embora a indústria moderna faça uso extensivo de MDF e outros materiais em outras cores. Ao mesmo tempo, os móveis podem ser tão claros que sua cor deve ser compensada com paredes claras, caso contrário, a cozinha se tornará kitsch ou boho.

          Verde, amarelo, laranja são hóspedes frequentes nas fachadas das cozinhas. Mas aqui é importante escolher os tons certos para que as cores não se tornem venenosas. Mas o azul é usado com mais frequência como sotaque. Se você decidir escolher móveis azuis, então é melhor deixar as paredes lisas e escuras (azul claro, cinza, branco).

          Acessórios e têxteis

          Se o espaço da cozinha permite que você passeie e pegue coisas fofas na forma de pratos de parede, painéis, pinturas, fotografias, bonsai, flores, brinquedos, travesseiros, tapetes, então esta seria uma boa opção para se concentrar nesses itens. Cortinas, toalhas e luvas corretamente selecionadas se tornarão uma dádiva de Deus para a decoração em estilos étnicos. Mas o pano de fundo para esses itens deve ser neutro. Não necessariamente branco, mas sólido.

          Novamente para mergulhar no estilo, acessórios e têxteis devem ser feitos na mesma gama... É possível que os objetos sejam monocromáticos, mas em cores diferentes. Por exemplo, manequins coloridos contrastantes no sofá, desenhos na parede.

          Recomendações profissionais

          É muito importante que nossa atitude seja em um ambiente confortável. Isso é especialmente verdadeiro no caso de comer. Portanto, os profissionais recomendam usar as dicas a seguir.

          • A reparação deverá começar com um desenho, que indicará o comprimento, a largura da cozinha, a altura do tecto, as dimensões das janelas e portas.
          • Pinte a imagem (manualmente ou por meio de programas especiais), sem esquecer que além das paredes e dos móveis, a cor tem chão, teto, eletrodomésticos, louças, cortinas, lâmpadas, etc.
          • Marque no desenho de que lado do mundo estão as janelas. Isso será um lembrete para você que a culinária do norte deve ser mais leve do que a do sul.
          • Verifique o material para confecção dos móveis. Não se esqueça: as superfícies reflexivas vão iluminar a cozinha, as superfícies mate vão escurecer. Uma variedade de texturas da mesma cor tornará a cozinha mais interessante devido à profundidade da textura.
          • Se a cozinha é um lugar para trabalhar à noite, você precisa torná-la muito mais leve.
          • Framboesa, laranja, verde, pistache, amarelo, berinjela, caramelo são cores "comestíveis" que aumentam o apetite. O uso dessas cores, assim como de fotos com produtos, é indesejável para quem busca controlar o apetite, ou os utiliza de forma muito medida.
          • Quaisquer tons suaves serão relaxantes e relaxantes.
          • Tons claros vão ampliar visualmente o espaço, os escuros vão encolhê-lo.
          • Numa cozinha multicor, são permitidos no máximo 5 tons na concepção do espaço e não mais do que 2 nos móveis.
          • As paredes monocromáticas devem ser vários tons mais claras do que o fone de ouvido. Recomenda-se diferenciar a cor do piso e do teto.
          • Para um fundo emocional uniforme de elementos brilhantes, não deve haver mais do que 10% na forma de acessórios.
          • Ao recorrer aos serviços de designers profissionais, lembre-se de que vive nesta cozinha: por mais invulgar que seja o projecto, deve antes de tudo gostar, não do designer.
          • Às vezes, a intuição funciona melhor do que qualquer recomendação. Ouça a si mesmo e não se arrependa de deixar de lado as opções para as quais a alma não mente.

          Belos exemplos

          Um clássico, testado pelo tempo, é uma cozinha de madeira emoldurada em branco. Devido à iluminação competente, o piso e o teto não se fundem, mas enfatizam a textura da árvore. O castanho calmo e o branco tornam o espaço harmonioso, embora um pouco fresco devido à grande quantidade de branco.

          Nos últimos anos, a gama violeta-lilás tem sido muito popular no design. É importante escolher a tonalidade certa, caso contrário pode esmagar com a sua profundidade. Apesar de ser monocromática, a cozinha não parece monótona devido à parede mais clara e bancada original.

          O azul está frio. Mas como é agradável estar em uma cozinha assim em um clima quente! As folhas verdes equilibram os tons de azul para que a cozinha não pareça fria.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa