Tênis

Tênis de corrida

Tênis de corrida

Tênis de corrida de qualidade são a chave para a saúde de seus pés. Muitas pessoas desprezam esse problema, cometendo um grande erro. O calçado errado não só pode arruinar sua experiência de corrida, mas pode até prejudicá-lo.

Qual a aparência dos tênis de corrida e como eles diferem dos simples?

Os sapatos de corrida são sapatos especiais que o ajudam nos seus esportes. Todos os anos, os fabricantes os tornam mais seguros e até altamente inteligentes. São feitos com tecnologias avançadas, procurando tornar a tarefa do corredor o mais fácil possível.

Para a pessoa inexperiente, os tênis de corrida não são muito diferentes dos comuns. No entanto, o atleta experiente pode reconhecer imediatamente os benefícios deste modelo.

Principal

A parte superior é de malha ou couro, mas tem inserções de malha. Eles fornecem boa ventilação, se adaptam bem à perna e protegem contra fatores ambientais negativos.

Deve haver espaço suficiente nos dedos dos pés para que eles possam dobrar enquanto você corre. Caso contrário, você não pode evitar dores e cãibras nos pés. A área do calcanhar deve ser preenchida com um material composto especial para ajudar a estabilizar o pé durante o movimento.

Na área da incisura de Aquiles, deve haver um colar com ranhura especial que protege e fixa o tendão mais vulnerável.

Único

A sola deve amortecer durante o movimento e fornecer estabilidade para o pé. Eles são de três tipos:

  • em linha reta - indicado para quem tem peito do pé pequeno e pé quase direito. Ele apoiará a parte interna do pé, evitando a pronação (colapso do pé para dentro);
  • curvado - adequado para peito do pé alto e pés ligeiramente arqueados.Absorve melhor, mantendo a estabilidade do retropé e evitando a supinação (colapso do pé para fora);
  • semicurvo - combina as vantagens das duas opções anteriores e fornece um suporte ideal para o pé sem problemas visíveis.

Então, qual é a diferença entre o tênis de corrida e o normal? A principal diferença é que levam em consideração o número máximo de características individuais do corredor. Graças a uma ampla variedade de tênis de corrida, você pode escolher tênis de corrida com base no seu peso, arco do pé, presença ou ausência de pés chatos e outros problemas nos pés listados acima. Também é importante considerar a técnica de corrida que você escolher (dedo do pé ou calcanhar).

Corredores experientes consideram o tipo de superfície em que irão correr. Pode ser uma esteira, asfalto ou terreno não pavimentado.

Torna-se claro que a principal característica distintiva dos tênis de corrida é que cada modelo é focado em características fisiológicas específicas de uma pessoa. Esse fator é importante tanto para corredores profissionais quanto para corredores matinais comuns, que desejam fazê-lo com conforto e preocupação com a saúde.

Se você só corre na academia, essas características técnicas serão suficientes para você. E se todos os dias, mesmo com tempo chuvoso, você correr no parque ou no estádio, precisará de tênis à prova d'água feitos de tecido de membrana Gore-tex. Eles também são adequados para o inverno, porque a neve, caindo em tênis normais, começa a derreter rapidamente com o calor de seus pés.

Visualizações

Com membrana Gore-tex

Tênis gore-tex Concebido para a prática de desportos com tempo chuvoso e com neve. Eles são à prova d'água e herméticos, tornando-os ideais para esportes ao ar livre. Eles são inverno e semi-temporada - os primeiros protegem adicionalmente seus pés do frio, fornecendo calor e conforto durante a corrida.

Profissional

Esses tênis são comumente usados ​​por atletas profissionais e corredores casuais, decidiu correr em uma maratona. Além disso, esses modelos são adequados para o funcionamento do shuttle. Elas são chamadas de "maratonas", embora oficialmente esse tipo não exista.

São tênis leves e flexíveis com sola plana. São praticamente leves e muito confortáveis, por isso são fáceis de transportar. Neles, você sentirá cada centímetro da pista, concentrando-se totalmente na corrida. Vale ressaltar que tais tênis não protegem contra microtrauma, mas garantem o máximo rendimento.

A única ressalva é que quando correm longas distâncias, são adequados para pessoas com peso não superior a 60 kg. Mas se estiver correndo distâncias curtas em um parque ou estádio, este pode ser o modelo certo para você.

Para corredores pesados

Se o seu peso estiver acima da média, seu pé sofrerá muitos choques enquanto você corre. Portanto, tênis leves começarão a cair rapidamente, o que pode causar ferimentos nos pés.

Escolha modelos projetados para a carga máxima, mas também considere sua própria técnica de corrida. Se você pousar sobre o calcanhar, essa área deve ser compactada e ligeiramente elevada.

No quarto

Para as corridas de aquecimento, tênis com sola acolchoada segmentada que melhora a mobilidade dos pés. Uma pista é uma superfície estável e nivelada muito mais confiável do que asfalto ou terreno não pavimentado. Portanto, o principal critério de seleção é a facilidade e conveniência de movimento.

Trilha

Esses tênis podem ser chamados de "SUVs". Sua parte superior é durável e densa, na maioria das vezes eles têm uma membrana Gore-tex. Um protetor especial é instalado na sola, o que facilita a movimentação por caminhos de terra encontrados em zonas de parques florestais.

Ortopédico para pés chatos

Para pés planos, é importante escolher um calçado que suporte firmemente o arco do pé sem amortecimento pesado. Eles devem fixar firmemente o pé, evitando que o tornozelo caia para dentro. Procure modelos com suporte de arco extra.

Por temporada

  • Os modelos de inverno costumam ser altos, não molham e retêm bem o calor. O mais importante é a sola, correr no gelo e na neve requer tênis com pontas de metal. Em todos os outros, você corre o risco de escorregar e se machucar.
  • Os tênis de verão devem ser leves e respiráveis. Eles raramente são feitos à prova d'água, então você precisará de outro par para o tempo chuvoso. A sola pode ser selecionada a partir das opções acima com base no tipo de superfície na qual você pretende correr.
  • Toda a temporada. Se você só corre em estradas pavimentadas urbanas, opte por tênis de corrida de asfalto. Eles são equipados com amortecedores especiais que evitam o impacto no pé durante a corrida. Você pode correr com eles o ano todo sem medo de cair ou escorregar.

Bebê

Se a criança não tem problemas com os pés, são adequados para ela modelos universais de ténis concebidos para a prática de desporto. Se ele correr ao ar livre, evite modelos com malha fina, em que seus pés podem congelar.

Material

Os tênis de corrida devem ser feitos de material durável, porém macioque fornece uma boa ventilação. Prefira materiais naturais que evitem a transpiração. Idealmente, a parte superior de um tênis deve ser feita de malha leve e durável, com inserções de couro seguras em todo o perímetro.

Eles devem ser pequenos para que a perna respire bem.

Marcas

Adidas

A marca popular oferece vários modelos de tênis de corrida:

  1. Climawarm Oscillate. Um modelo versátil para meia estação, adequado para correr em qualquer clima. A parte superior oferece ventilação confiável, afasta a umidade e mantém os pés aquecidos. Eles têm uma sola forte e durável que é ótima para corrida urbana.
  2. Ultra Boost. A sola especial oferece um bom amortecimento e recuperação de energia durante a corrida. A parte superior se ajusta perfeitamente ao pé para total conforto. A sola se adapta bem ao pé e proporciona equilíbrio e estabilidade total.

Newton

Uma jovem empresa especializada na produção de calçado de corrida natural. Os tênis Newton são a escolha de atletas profissionais e iniciantes amadores.

A principal característica dos tênis desta marca é o exclusivo sistema de amortecimento do antepé. Nesses tênis, aprender a técnica correta de corrida é natural, tudo acontece de maneira natural.

ZPrint Run

O ZPrint Run é um tênis de corrida da Reebok. A sola é projetada para fornecer amortecimento confiável, proteção e se adaptar totalmente ao seu estilo de corrida. A superfície do tecido de malha mantém o pé com segurança e o design baixo não impede os movimentos livres. Graças à sola de espuma especial, uma excelente aderência em qualquer superfície ocorrerá durante a corrida.

Sketchers

Para os corredores, a Skechers oferece o famoso modelo "Go Run". São tênis leves com um formato incomum de sola, que, por assim dizer, se curvava para fora. Ou seja, o local mais grosso está localizado no meio do pé.

Graças a isso, o corredor coloca o pé não do calcanhar ou do dedo do pé, mas sim do meio do pé, o que proporciona uma rápida decolagem da superfície e boa velocidade. A sola flexível oferece uma boa sensação de superfície e o revestimento especial oferece tração confiável e excelente capacidade de resposta.

O tamanho

Escolha tênis de corrida no chão ou até mesmo um tamanho maior. Durante uma corrida intensa, o sangue flui para a perna e o pé aumenta ligeiramente. Independentemente disso, um sapato um pouco maior fornecerá boa ventilação e parecerá leve e espaçoso.

Como escolher?

Ao escolher um tênis, é importante levar em consideração o seu tipo de pé. Pode ser neutro, com supinação pronunciada (alta curvatura do pé) ou com pronação (pés chatos). A escolha correta do calçado ajudará a evitar deformações do pé no futuro.

  1. O amortecimento na sola é obrigatório - um bom fabricante geralmente indica essa informação na caixa.
  2. A sola deve ser flexível e macia.
  3. A sola deve ter inserções de borracha que não estejam sujeitas a abrasão. Eles geralmente estão localizados no calcanhar e na parte externa do dedo do pé.
  4. Os elementos rígidos devem estar localizados apenas na área do calcanhar, mas não devem estar em contato com o tendão de Aquiles.
  5. É importante ter uma palmilha removível - se necessário, pode ser substituída por uma ortopédica.
  6. Um par de tênis deve pesar pelo menos 400 gramas.

Como amarrar?

Você precisa amarrar o tênis de corrida de acordo com as necessidades individuais do pé.

  1. Se um calo se formar no calcanhar após a corrida, amarre seus tênis da maneira usual, sem inserir os cadarços nos últimos orifícios. Insira os laços nos últimos orifícios sem cruzá-los para criar pequenos laços através dos quais você pode puxar as pontas restantes dos laços.
  2. Se surgir um hematoma no dedo do pé, você precisa levantar a meia para que ela não pressione o dedo do pé. Para fazer isso, faça uma ponta com o dobro do comprimento da outra, enfie a renda pelos orifícios de baixo e amarre de acordo com o padrão mostrado na foto.
  3. Se o seu tênis estiver apertado, comece a amarrá-lo pelo segundo par de orifícios, deixando o primeiro desocupado. O laço é feito transversalmente da maneira usual.
sem comentários

Moda

a beleza

casa