Tintura para cabelo

Tinturas de cabelo naturais: tipos e aplicações

Tinturas de cabelo naturais: tipos e aplicações
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Como escolher?
  5. Como fazer em casa?
  6. Como aplicar?
  7. Cuidado capilar

Ao cuidar da saúde de seus cabelos, as mulheres modernas buscam diversos meios. Uma delas é o tingimento de cachos com tinta natural. Neste artigo, nos deteremos nas nuances de tais corantes, delinearemos suas vantagens e desvantagens e também nos familiarizaremos com as principais regras para sua seleção.

Peculiaridades

As tinturas de cabelo naturais são uma alternativa às tinturas químicas. Em contraste, esses produtos não prejudicam o couro cabeludo nem a estrutura do cabelo em si. Na verdade, trata-se de tintas naturais de plantas que, além do efeito corante, têm efeito cicatrizante e são tintas com enfoque terapêutico e profilático. Eles podem ter efeitos antibacterianos e incluir um complexo de vitaminas.

Uma de suas características é o fato de com eles ser mais difícil encontrar a tonalidade desejada da cor pintada.

Em comparação com seus equivalentes químicos, eles não são tão duráveis ​​e são removidos com cada lavagem. Em média, seu efeito é suficiente para 2 a 3 semanas. Além disso, a cada lavagem, a cor vai desbotar.

O princípio de ação dessas tintas é diferente do usual: o pigmento envolve o cabelo sem penetrar em seu interior e sem destruir sua estrutura. Além disso, essas tintas possuem outras características, por exemplo:

  • eles precisam tingir o cabelo de uma cor natural;
  • eles não são adequados para tingir cachos após uma permanente;
  • após essa coloração, a química é estritamente proibida;
  • para prolongar a intensidade da cor, o cuidado com os cachos coloridos exige especial;
  • a pintura deve ser feita exclusivamente nos cabelos lavados;
  • demorará muito para enxaguar os fios ao final da pintura;
  • alguns tipos de tinta são afetados pelo meio ambiente (por exemplo, a água do mar muda de cor).

Vantagens e desvantagens

As tinturas de cabelo naturais têm muitas vantagens.

  • Eles não contêm produtos químicos prejudiciais que ressecam o cabelo, tornando-o poroso e sujeito à fragilidade.
  • Na maioria dos casos, esses corantes não irritam a pele e, portanto, são adequados para quem sofre de alergias.
  • Esses produtos se diferenciam pela naturalidade e beleza dos tons. Eles podem refrescar a cor natural do cabelo, tornando seu look mais fresco e brilhante.
  • Tanto mulheres quanto homens podem usar esses fundos, e a faixa etária pode ser muito diferente.
  • Além de curar e fortalecer, as tinturas de cabelo naturais podem prevenir a queda de cabelo. Eles não só lutam contra isso, mas também são capazes de afetar a espessura do cabelo, tornando-o maior.
  • Esses pigmentos pintam perfeitamente sobre os cabelos grisalhos, o que é especialmente importante para aqueles que enfrentam cabelos grisalhos precoces devido às frequentes situações de estresse.
  • A receita do corante pode ser diferente, desde que seja preparada em casa.
  • Vários tipos de corantes podem ser combinados para obter a tonalidade desejada.

    Vale a pena observar as desvantagens das tintas naturais.

    • Freqüentemente, tingir com eles não é o mais conveniente. Algumas formulações são desagradáveis ​​de aplicar ou têm um odor específico.
    • Outros tipos de corantes são difíceis de enxaguar e demoram muito.
    • Essas tintas possuem uma pequena paleta de cores. Ao mesmo tempo, não há tons criativos atualmente populares nele (por exemplo, roxo, rosa, azul esverdeado).
    • Essas tinturas são destinadas à coloração completa do cabelo. É quase inútil fazer coloração parcial com eles.
    • Para manter seu cabelo com aspecto fresco e rico, você terá que pintá-lo regularmente.

    Visualizações

    As tinturas de cabelo à base de ervas podem ser muito diversas. Podem ser flores de plantas, seus bulbos ou mesmo folhas. Considere as melhores opções exigidas pelas mulheres modernas que se preocupam com a saúde de seus cabelos.

    Basma

    O pigmento é obtido da planta indigofer, tem tonalidade enegrecida e é adequado para tingir cabelos escuros. A tinta remove a caspa, confere maciez aos fios, devolve resistência e belo brilho. Se desejar, com este pigmento, pode-se obter uma tonalidade marrom claro, já na versão mais escura, o azul-preto também é possível. No entanto, você não deve usar o basma sozinho: isso pode deixar seu cabelo sujo de um tom esverdeado ou azul opaco.

    Para obter um tom bonito, o basma deve ser misturado com hena.

    Henna

    Esta tinta é obtida processando as folhas de Lawsonia. Pode ser usado sozinho ou em combinação com o basma, variando a proporção dos componentes para obter o tom desejado. Esta é uma tinta de cura e fortalecimento que torna o cabelo elástico e sedoso.

    Além disso, ajuda a estimular o crescimento de cada fio. Em média, a tonalidade dos fios acaba sendo acobreada-avermelhada.

    Canela

    Esta tinta é usada para cabelos claros. Além de cheiro e cor agradáveis, tem efeito tônico e anti-séptico. Máscaras de cabelo úteis geralmente são feitas de canela, o que ajuda a acelerar o crescimento do cabelo. Os fios adquirem um belo brilho, enquanto a pintura pode ter transbordamentos de tons. Na sua forma pura, a tinta confere um tom acastanhado claro aos fios, além disso, com a sua ajuda, consegue-se um tom dourado dos cachos.

    camomila

    Essas matérias-primas para tingir o cabelo são usadas quando você precisa clarear os fios. A camomila é ótima para quem tem cabelo loiro. Ela não pode mudar a cor das morenas, e o tom das loiras vai mudar um pouco. Mas a camomila em si fortalecerá os fios, aliviará a coceira e descamação da cabeça. Para meninas de cabelos louros, esta planta vai dar a aparência de fios que queimaram ao sol.

    Ruibarbo

    Nesse caso, as raízes da planta são utilizadas para tingir os cabelos. É adequado para cabelos claros, confere-lhe um tom acinzentado ou castanho claro.Quando usado como decocção, um tom de cobre pode ser obtido. O ruibarbo é adequado para pintar cabelos grisalhos, e frequentemente se adiciona vinho ao caldo para realçar o efeito.

    Café

    Esse corante é utilizado para obter o tom chocolate dos fios. Esta é uma opção para cabelos escuros, embora você possa tingir o cabelo de castanho com uma bebida se adicionar um pouco de hena a ele. Isso produzirá um belo tom castanho. Essa tinta é boa para acelerar o crescimento dos cabelos, fortalece-os, mas precisa de ajustes regulares. Freqüentemente, com essa coloração, o café também é usado como esfoliante para o couro cabeludo.

    Limão

    Com a ajuda do limão, clareiam os cabelos, porém, para que o efeito seja perceptível, será necessário realizar não um, mas vários procedimentos com pequeno intervalo entre eles. O uso dessa tinta permite fortalecer os fios, limpar o couro cabeludo e devolver um brilho saudável e vital aos cachos.

    A desvantagem dessa coloração é o fato de não poder ser aplicada em cabelos secos.

    Outras tinturas

    Além dos corantes naturais acima, podem ser usados ​​para tingimento de cabelo tília, lúpulo, sálvia, nozes e cascas de cebola. Além disso, cada tipo de matéria-prima terá seu próprio efeito. Por exemplo, o lúpulo é bom para cabelos loiros, pois os torna dourados. Sage dá aos fios um tom marrom avermelhado. A noz é frequentemente adicionada a outras tintas para obter uma cor mais escura. A casca é eficaz quando você deseja um pouco de dourado no cabelo.

    Como escolher?

    A escolha desta ou daquela tinta depende do efeito desejado, bem como da tonalidade do seu cabelo. É inútil tentar tingir cabelos escuros com pigmentos que não são feitos para isso. Claro, você pode obter um efeito de cura, mas não pode obter uma mudança na cor dos fios. Além disso, o tipo de pigmento deve ser selecionado com base em sua durabilidade e frequência de uso.

    Por exemplo, a henna tem um efeito cumulativo. A cada aplicação, você consegue maior intensidade e durabilidade da pintura. Existem várias nuances de escolha:

    • a henna dura até 4 semanas, mas é muito difícil lavá-la após a pintura;
    • basma, como henna, não pode ser usado após a aplicação de permanente no cabelo;
    • para tingir os cabelos grisalhos, pode-se usar ruibarbo ou cacau em pó, além de uma mistura de alecrim e sálvia;
    • é melhor mascarar os cabelos grisalhos dos fios castanhos com tinta avermelhada ou chocolate;
    • selecione o tom da tinta é preferível perto do natural;
    • você pode comprar "tinturas" nas farmácias, escolhendo produtos à base de plantas;
    • ao comprar um corante, preste atenção ao prazo de validade;
    • Ao comprar henna ou basma, você deve dar preferência aos produtos indianos.

    Como fazer em casa?

    Dependendo da tinta escolhida, ela é preparada de diferentes maneiras. Por exemplo, pode ser:

    • caldo;
    • infusão;
    • mexendo com água;
    • preparação da mistura.

    Outros ingredientes insistem na vodka por vários dias. O preparo também dependerá da tonalidade desejada. Por exemplo, se for necessário obter um tom avermelhado, pode-se colocar água fervente na casca da cebola, deixar por 2 horas e enxaguar os fios com infusão após a lavagem. Quando você quiser que seu cabelo loiro brilhe em um tom castanho, faça fermentar folhas de nogueira, deixe-as fermentar por várias horas. Depois disso, os fios são lavados com a infusão resultante.

    O tom de trigo, que pode ser obtido em cabelos loiros enxaguando os cabelos com caldo de camomila, também fica lindo. Quando uma cor acinzentada é necessária, o ruibarbo é preparado e infundido por cerca de duas horas. Depois é aplicado nos cabelos e mantido na cabeça por algumas horas, cobrindo-o com uma toalha. Você pode fazer tintas de acordo com diferentes receitas. Ao misturar hena e basma nas proporções 2: 1 e mantê-lo na cabeça por 20 minutos, você pode mudar o tom do cabelo de branco para vermelho claro.

    Para que o cabelo da loira adquira um tom dourado, pode-se despejar meia colher de sálvia com meio litro de água fervente. O caldo é fervido por 20 minutos, resfriado e aplicado aos fios secos.Misturando calêndula, camomila e limão em proporções iguais, despejando água fervente sobre eles e esfriando, adicionando algumas colheres de vinagre de maçã, você pode clarear os cabelos das loiras.

    Como aplicar?

    O uso de tinta natural depende do seu tipo, tom desejado, efeito e formulação da própria composição. Por exemplo, num caso será o enxaguamento, no outro - uma máscara, no terceiro - uma compressa, no quarto - uma técnica que lembra a coloração de cabelo tradicional. Se for henna ou basma, a pintura será feita de acordo com o esquema padrão.

    Ao tingir-se com café, o cabelo é embebido em uma bebida, coloca-se um saco na cabeça e, em seguida, uma toalha de banho. Você pode fazer este procedimento várias vezes com intervalos de dias alternados. Se uma composição com adição de óleo for usada para pintura, ela deve ser lavada. A tintura de mel é realizada nos cabelos limpos, esfregando-os com movimentos de massagem. Além disso, essa coloração pode ser realizada à noite.

    Cuidado capilar

        O cuidado após a pintura consistirá no uso de shampoos de efeito suave, uso de máscaras especiais. Depois de pintar, você não pode lavar o cabelo com água muito quente: isso remove a sombra muito rapidamente. Além disso, a água quente enfraquece as raízes e a queda de cabelo. O cabelo deve ser protegido do sol, deve ser penteado com freqüência, pentear e o uso de fixadores agressivos são indesejáveis.

        Como fazer tintura de cabelo natural com óleos, veja abaixo.

        1 comentário

        Boas ideias, mas quando o cabelo fica grisalho é preciso tingir. Meu cabeleireiro usa corante orgânico Fuente. A tinta não cheira e não estraga o cabelo.

        Moda

        a beleza

        casa