Trajes nacionais

Fantasia japonesa

Fantasia japonesa
Contente
  1. História secular
  2. Estágios de desenvolvimento do traje japonês
  3. Características únicas das roupas tradicionais japonesas
  4. Variedade e variedades
  5. Tradições japonesas no mundo moderno
  6. Avaliações

História secular

A terra do sol nascente ... Quanto mistério e grandeza se esconde nestas palavras! A história e as tradições do Japão podem ser admiradas sem parar, descobrindo cada vez mais fatos interessantes. Mas atenção especial deve ser dada ao traje nacional japonês, pois essas roupas extraordinariamente belas, até hoje, admiram homens e mulheres em todo o mundo.

Os motivos japoneses podem ser considerados uma verdadeira maravilha do mundo. Pela primeira vez, os trajes nacionais do Japão foram mencionados em seus manuscritos imperecíveis pelos sábios do Império do Meio. Foi a China que influenciou a formação de muitas tradições japonesas. Essa influência, inspirada na cultura do budismo, não foi poupada pelo design das roupas.

O século VI dC marcou a formação final do traje tradicional japonês, que pode ser observado pelos povos do século XXI. Formou-se uma espécie de "cartão de visita" do Japão - o tradicional quimono.

Estágios de desenvolvimento do traje japonês

Os verdadeiros criadores de tendências da moda japonesa foram os atores do famoso teatro Kabuki. Eles precisavam melhorar constantemente suas roupas, escolhendo as opções mais adequadas e bonitas para imagens de palco, dança e números teatrais. Os moradores da cidade que compareceram às apresentações perceberam novos detalhes da vestimenta tradicional e os exploraram com prazer.

O progresso no desenvolvimento do vestuário nacional japonês teve inicialmente de ser assumido pelos camponeses, uma vez que os nobres aristocratas preferiam os trajes, cujo estilo foi adotado na Coréia e na China. Depois de vários séculos, os japoneses de todas as classes não podiam se imaginar sem um quimono tradicional, portanto, tanto os pobres quanto os ricos usavam modelos tradicionais.

O tempo passou e as roupas japonesas foram divididas em dois ramos óbvios - masculino e feminino, porque no início todas as roupas eram universais. Mo e hakama - saias e calças - foram inventados. As mulheres japonesas e os japoneses reagiram negativamente a essa inovação, no entanto, a ordem do imperador os obrigou a aceitar as mudanças no campo da moda.

Características únicas das roupas tradicionais japonesas

As mulheres ocuparam um lugar especial na cultura japonesa. Seu principal dever era despertar a admiração sem limites entre os homens, agradá-los de todas as maneiras possíveis, e logo no primeiro estágio estava o prazer estético. O quimono feminino ajudou as gueixas a demonstrar sua graça e indefesa, a enfatizar a dignidade de sua aparência.

O design do traje tradicional masculino tinha outros objetivos. O traje deve ser rigoroso, prático e não marcante, por isso as roupas para os homens japoneses são desenhadas em cores escuras e contidas. Os padrões do quimono ainda estavam presentes - eram estampas geométricas. Ornamentos de plantas e imagens de animais, peixes e pássaros eram menos raros.

As roupas femininas e masculinas festivas pareciam realmente lindas. Para o seu design, foram utilizados os tons mais brilhantes, idealmente em harmonia uns com os outros.

Sempre houve influências sazonais. No outono, as meninas usavam quimonos com folhas em forma de cunha, na primavera flores de sakura rosa desabrochavam no tecido e, com o início do inverno, as roupas eram decoradas com graciosas agulhas de pinheiro matzo.

Variedade e variedades

Os trajes nacionais japoneses têm algumas diferenças dependendo do status social de uma pessoa, gênero e posição na sociedade.

  • O traje feminino japonês é desenhado de forma muito sedutora e com um pouco de astúcia. O traje contém várias camadas de roupas, que juntas dão uma estrutura que supostamente revela acidentalmente as peças de baixo em alguns lugares. Isso é necessário para uma sexualidade extra.
  • As roupas íntimas são saias futano e kosimaki, além de uma blusa chamada hadajuban. É necessário que esses itens combinem com a cor do quimono.
  • Nenhuma roupa feminina tradicional poderia passar sem um cinto obi. Obi é notável por seu comprimento impressionante - o modelo padrão tem pelo menos cinco metros. Este comprimento é necessário para amarrar laços intrincados, mas deliciosos. O cinto pode ser feito em várias cores e decorado com inúmeros enfeites, necessários não só para a beleza. Obi informou sobre o estado civil e status social.

Sapatos japoneses

Para as mulheres europeias, os sapatos de estilo japonês não parecem confortáveis. Os produtos para as pernas das japonesas são muito específicos. Os modelos mais populares de calçados nacionais japoneses são zori e geta.

  • O dzori era usado por meninas camponesas, porque esses sapatos são o mais simples possível e não diferem em atratividade. Estas são sandálias rasteiras de tecido que são superdimensionadas.
  • Japonesas ricas e gueixas profissionais podiam pagar o geta. Geta é dividido em duas variações. O primeiro modelo é equipado com um grande bloco de madeira com um entalhe na parte inferior. O segundo é um banco de madeira. A plataforma mais alta do geta chega a atingir dez centímetros. Os atacadores dos sapatos são amarrados entre o dedo indicador e o dedão do pé, mantendo o pé firmemente no lugar.

Os artistas mais talentosos estiveram envolvidos na criação do geta, pois foi necessário decorá-los com pinturas festivas. Muitos pares de sapatos descansam em museus - eles parecem tão bons. Pessoas versadas no mundo da arte consideram o geta um rival digno de pinturas famosas.

Acessórios

As japonesas não precisavam muito de joias devido aos deliciosos trajes nacionais. Mas alguns acessórios ainda estavam presentes no guarda-roupa das beldades japonesas.

  • Porta-chaves "netsuke", presos nos cintos;
  • Pentes, bastões e grampos de cabelo chiques;
  • Fãs.

Uniforme de samurai

O traje de samurai era o principal indicador da masculinidade e coragem do guerreiro japonês. O samurai usava vestidos especiais que estavam disponíveis exclusivamente para sua classe. Plebeus que ousaram usar roupas tradicionais de guerreiro foram severamente punidos. Mas em casos de feriados importantes, o imperador poderia permitir que artesãos comparecessem à festa de hakama - calças plissadas que lembram uma saia.

O uniforme do samurai consiste em dois quimonos. O lado de baixo era branco puro. Os brasões da família foram costurados no quimono superior, demonstrando aos outros de qual família feudal o samurai veio.

Quimono de bebê

O traje nacional japonês para uma menina difere de um quimono adulto em pretensão e elegância acrescida várias vezes. As cores das roupas infantis são muito mais pitorescas. As impressões dos produtos são específicas - cada desenho tem um significado especial. Acredita-se que os padrões trazem boa sorte para as meninas.

Um dos designs de quimonos mais populares para meninas são as carpas koi. Muitas lendas estão associadas ao koi, então os estilistas os escolheram como o símbolo dominante.

Uniforme escolar

Quando aparecem pela primeira vez na porta da escola primária, os japoneses da primeira série podem não ter medo de serem forçados a usar certos uniformes escolares, mas os toques tradicionais em roupas de escola formal existem.

  • O uniforme para meninas do ensino fundamental é uma blusa de cor clara e uma blusa comprida até o joelho. Os meninos usam shorts pretos e azuis com camisas brancas.
  • As classes superiores envolvem mudanças dramáticas na forma. Os caras são forçados a se vestir com roupas de estilo militar. As garotas se vestem com charmosos ternos de marinheiro, usados ​​até mesmo por garotas europeias. Esta forma é chamada de gakuran. Se traduzido literalmente, você obtém "um estudante da Europa".
  • O fato de marinheiro é composto por um casaco e uma saia plissada. A blusa é decorada com uma gola de estilo náutico. Na blusa há um laço para uma fita vermelha, que as colegiais, se desejarem, substituem por gravatas, laços e laços.

Tradições japonesas no mundo moderno

Trajes tradicionais japoneses são muito complicados em termos de operação, e é por isso que as garotas modernas e ativas não podem se dar ao luxo de usá-los o tempo todo. Os quimonos nacionais são pesados ​​e algumas variedades não podem ser vestidas sem ajuda. É impossível lavar roupa à mão ou à máquina de escrever, e os serviços de lavagem a seco vão para a carteira. Os japoneses encontraram uma saída!

Os estilistas conseguiram simplificar significativamente as roupas tradicionais, deixando intacto o que é mais valioso para os japoneses - ecos do passado, penetrando na modernidade.

O modelo de quimono modificado foi denominado "yukata". Anteriormente, este produto era considerado algo como um roupão, mas agora o yukata se tornou um streetwear completo.

Além disso, o yukata se tornou extremamente popular entre os fãs de anime. As meninas que gostam de cosplay não vestem apenas yukata, mas também aqueles quimonos de verdade bem pesados, caso tenham que ir a um grande festival, uma festa temática e uma sessão de fotos.

Avaliações

Os compradores de trajes nacionais japoneses afirmam que essas roupas contribuem para o desenvolvimento espiritual. Os fãs de anime se vestem alegremente com um yukata, o que lhes dá uma sensação de leveza, imergindo-os na atmosfera da antiguidade e dos contos de fadas.

Os uniformes escolares japoneses para meninas também encontraram seguidores leais. Nas escolas russas, muitas vezes você pode ver meninas que se destacam do resto dos alunos com seus vestidos de marinheiro. A forma é confortável e bonita. O que mais as jovens mulheres da moda precisam?

sem comentários

Moda

a beleza

casa