Cosméticos

Cosméticos DIY: receitas, recomendações úteis

Cosméticos DIY: receitas, recomendações úteis
Contente
  1. Acessórios necessários
  2. Componentes principais
  3. Receitas de remédios caseiros
  4. Dicas úteis

Apesar da lista de fabricantes de produtos de cuidados em expansão a cada ano, os cosméticos faça você mesmo continuam populares como sempre. Além de tornar os remédios caseiros um ótimo passatempo, permite obter o produto mais adequado para uma determinada pessoa com uma composição natural.

Acessórios necessários

A maneira mais fácil de fazer cosméticos com as próprias mãos é na cozinha. Como regra, a maior parte do estoque neste caso já está disponível, o que é especialmente importante para artesãos iniciantes que querem apenas fazer a primeira tentativa e não estão prontos para comprar novos dispositivos. Normalmente, o processo envolve uma variedade de recipientes, colheres de medida, copos de medida, um pilão em um almofariz, ralador, liquidificador ou misturador e uma variedade de formas.

Todos eles devem ser mantidos limpos durante a confecção dos cosméticos, porém, assim como o próprio local de trabalho, coberto com uma película protetora. Freqüentemente, é necessário um fogão, pois pode ser necessário o tratamento térmico dos ingredientes ou o uso de um banho-maria.

Componentes principais

Embora as receitas para fazer cosméticos feitos à mão exijam uma combinação de uma variedade de ingredientes, vários deles são básicos e quase sempre usados. Muitas receitas folclóricas são baseadas em usando óleos vegetaispor exemplo, jojoba, azeitonas, abacates ou sementes de uva. Eles fornecem nutrição, hidratação e rejuvenescimento à pele e são indispensáveis ​​no cuidado da pele. Muitas vezes os óleos básicos são usados ​​para fazer máscaras, cremes, esfoliantes, sabonetes e até massagens.

Os cosméticos naturais costumam incluir e óleos essenciais que são adicionados para dar ao produto um aroma agradável... No entanto, muitos deles também têm uma função curativa adicional - por exemplo, o óleo essencial de limão serve como anti-séptico, acalma a lavanda e o óleo da árvore do chá combate a inflamação com sucesso.

Ao contrário dos óleos básicos, não é recomendado o uso de óleos essenciais em sua forma "pura", principalmente em áreas volumosas da pele, para não causar irritação.

As ceras cosméticas são usadas para criar cremes, protetores labiais ou até mesmo perfumes. A cera de abelha usual é selecionada, assim como floral ou oleosa.

Emulsionantes e espessantes são úteis para fazer creme... Adequado para cosméticos naturais ágar-ágar, glicerina, lecitina e outros componentes semelhantes... Obviamente, os produtos cosméticos também requerem o uso de extratos de ervas. Óleos, preparados fitoterápicos e ésteres, via de regra, são vendidos em farmácias regulares, mas o restante dos componentes deverá ser adquirido em lojas especializadas pela criatividade.

Receitas de remédios caseiros

Um grande número de receitas, tanto para mini-cosméticos, cujo tamanho pequeno é determinado por um curto prazo de validade, quanto para produtos em tamanho real, permitem que você forneça cuidados naturais completos para o rosto e o corpo.

Creme corporal

Para preparar um creme corporal, você precisará 30 ml de óleo de cominho preto, 5 gotas de óleo essencial de verbena, além de 7 ml de extrato de camomila. Além disso, será necessário preparar 60 ml de chá verde e 2 ml de ácido esteárico. O chá verde é preparado da maneira usual e deixado em banho-maria. Neste momento, o óleo em outro banho-maria é levado a uma temperatura de 60 graus e se combina com o ácido esteárico. O conteúdo de ambos os recipientes é combinado e colocado em uma tigela com água fria.

Quando o creme esfriar a 35-40 graus, você precisará introduzir o extrato de camomila e o óleo essencial na substância, mexendo tudo bem. O creme acabado é resfriado naturalmente, transferido para um recipiente com tampa e colocado na geladeira. Só pode ser armazenado por 14 dias.

Creme facial

Uma receita simples serve para criar um creme de base para todos os tipos de pele. usando cera de abelha. O cozimento começa com a separação das gemas das claras em três gemas e, em seguida, são bem batidas. Além disso, adiciona-se a eles suco de frutas ou vegetais na quantidade de 30 g, e sua escolha depende do estado da pele. Por exemplo, pode ser suco de maçã ou suco de pepino. Na etapa seguinte, 15 g de suco de abelha de alta qualidade são adicionados à mistura.

Depois de misturar todos os componentes, adicione algumas gotas de óleo vegetal, de preferência azeite, e obtenha uma substância homogênea. Produto cosmético, devido à presença de conservantes naturais, terá validade de 14 dias, desde que conservado na geladeira. Recomenda-se usá-lo duas vezes por dia, de manhã e à noite... O creme é aplicado sobre a pele limpa, deixado por 15 minutos e depois lavado.

Os cosméticos naturais também ajudam a cuidar da pele ao redor dos olhos. Uma classe mestre simples em sua criação implica uso de lanolina, óleo vegetal e lecitina. Em primeiro lugar, 15 g de lanolina são derretidos em banho-maria, após o que são misturados com 3 colheres de chá de óleo. A amêndoa neste caso é universal, mas também não é proibida a seleção de um componente de acordo com o tipo de pele. Em seguida, uma colher de chá de lecitina é adicionada à substância, bem como algumas colheres de sopa de água morna, injetadas gota a gota.

O creme é misturado novamente com uma colher de pau e colocado na geladeira. É permitido armazená-lo por duas semanas. O creme é aplicado duas vezes ao dia, de manhã e à noite.

Outro creme anti-rugas eficaz é de vários óleos e aloe vera. Em primeiro lugar, toma-se o óleo de semente de uva da primeira extração e o óleo de coco, devendo-se usar apenas uma parte da segunda para 4 partes da primeira. Uma colher de chá de lanolina e algumas colheres de sopa de cera vegetal, por exemplo, cera de abelha, são adicionadas à mistura de óleo.

Os ingredientes são misturados e colocados no micro-ondas por 45 segundos. O futuro creme deve ser retirado, misturado e colocado novamente no micro-ondas por 45 segundos. Repita este procedimento até que a cera esteja completamente derretida.

Além disso, em um recipiente separado é misturado cerca de meio copo de água filtrada, meio copo de suco de aloe vera e 10 comprimidos de ácido ascórbico triturado. Se você quiser adicionar um certo aroma ao creme, então você deve pingar uma pequena quantidade de seu óleo essencial favorito. Ambas as substâncias são misturadas até ficarem homogêneas. É necessário armazenar o creme resultante em um recipiente que pode ser fechado novamente e obrigatório em baixas temperaturas. Você precisa usar isso 2 vezes ao dia.

O creme a seguir é adequado para o cuidado da pele facial após 50 anos. Para prepará-lo, você precisará misturar uma colher de sopa de óleo básico, por exemplo, abacate ou semente de uva, uma gema e uma colher de chá de mel. Em seguida, suco de limão e uma colher de chá de glicerina são adicionados à mistura resultante. Depois de misturado o futuro creme, será necessário adicionar mais 5 a 7 gotas de álcool cânfora.

Aliás, o colágeno pode ser adicionado à mesma substância.

Esfregar

Uma excelente esfoliação facial vem de apenas dois ingredientes - mel e amêndoas. As nozes são moídas até ficarem pulverulentas e depois misturadas com uma grande quantidade de mel, o que torna possível obter um mingau. A mistura resultante esfregou suavemente a pele do rosto, é adequada para o corpo. É ainda mais fácil criar uma esfoliação a partir do mel e do sal marinho, com uma mistura de 1 parte de sal para 2 partes de mel.

Se o sal for fino, a mistura é adequada para tratar o rosto e, se grosseira, para o corpo.

Para limpeza facial profunda e uma mistura de ervas chamada ubtan. Ela esta se preparando de 1 parte de ervas, 2 partes de farinha e óleos, cuja quantidade varia de algumas gotas a uma colher de chá. Todos os componentes são selecionados dependendo do tipo de pele. Antes da lavagem, a mistura é despejada com água fervente e utilizada assim que se formar uma substância pastosa a partir dela e esfriar. Para pele seca, os especialistas recomendam o uso farinha de aveia, camomila ou tília, bem como azeite de amêndoa ou oliva.

A pele oleosa vai “alegrar-se” com farinha de grão de bico ou ervilha, bem como erva de São João com mil-folhas. O óleo não é recomendado neste caso. A pele normal pode ser lavada com uma mistura de farinha de aveia, camomila com calêndula e qualquer óleo.

Máscaras

O número de opções de máscaras que podem ser feitas com ingredientes naturais é enorme. Por exemplo, Um excelente remédio para a pele seca pode ser criado a partir de pétalas de rosa. Para fazer isso, uma colher de chá de pétalas esmagadas é misturada com a gema de um ovo e uma colher de chá de creme de leite. É necessário usar a máscara por um quarto de hora, depois enxágue suavemente com água morna. A pele problemática também requer o uso de máscaras, por exemplo, de ovos. Para fazer isso, primeiro você precisa separar a gema da proteína e, em seguida, bata esta última até que fique espumosa.

A máscara é adicionada 4 gotas de óleo essencial de tea tree e despeje com amido até que uma substância cremosa se forme. A máscara é aplicada no rosto por cerca de 15 minutos e, em seguida, enxaguada completamente. Para pele oleosa, uma máscara preparada com 2 colheres de sopa de suco de Kalanchoe, uma colher de chá de mel e uma colher de chá de farinha de aveia triturada até o estado de farinha é adequada. É aplicado por um quarto de hora e depois lavado com água morna.

Máscara universal, dando ao rosto um ar fresco, preparado com ingredientes que estão sempre à mão. Isto é cerca de três colheres de sopa de ervilhas, a mesma quantidade de farinha de trigo e aveia, uma colher de chá de açafrão e uma colher de sopa de qualquer óleo vegetal. Os ingredientes que precisam ser moídos são moídos em um moedor de café até obter uma condição de farinha. Além disso, todos os componentes secos são combinados com óleo vegetal até que se obtenha uniformidade e ausência de grumos. A máscara acabada é armazenada na geladeira.

Loção

Loção de pepino fácil de preparar promove hidratação da pele de alta qualidade... Para prepará-lo o pepino fresco deve ser descascado e ralado em um ralador fino. Um copo de água é levado para ferver, depois do qual é combinado com 3 colheres de sopa de suco de vegetais. Quando a loção esfriar, deve ser filtrada e colocada em um recipiente para armazenamento permanente.

Para obter instruções sobre como fazer uma loção facial de pepino, veja abaixo.

Bálsamo labial

Um excelente bálsamo hidratante resultará ao usar manteiga de karité... Além de duas colheres de sopa de manteiga de karité, a mesma quantidade é necessária. cera de abelha, uma colher de sopa de manteiga de cacau, algumas colheres de óleo essencial de pêssego e uma colher de sopa de vitamina E. líquida No fogão é instalado um banho-maria, após o qual a cera de abelha é aquecida até atingir uma consistência macia.

Em seguida, a manteiga de cacau e a manteiga de karité são adicionadas à mistura, tudo é mexido até ficar homogêneo. Depois de retirar o recipiente do fogo, continue mexendo seu conteúdo até que o bálsamo esfrie à temperatura ambiente. Finalmente, vitamina E e óleo de pêssego são adicionados à mistura.

Dicas úteis

Ao trabalhar com ingredientes à base de plantas, é importante lembrar que alguns deles não podem ser congelados ou em alta temperatura, pois podem perder todas as suas propriedades benéficas. O uso de ingredientes naturais também determina o modo de armazenamento - como regra, eles não duram muito. Muitas máscaras feitas à mão devem ser usadas imediatamente após a produção, cremes e loções duram apenas algumas semanas e, em seguida, em condições adequadas de armazenamento, e as bombas cosméticas e as barras de sabão duram vários meses.

sem comentários

Moda

a beleza

casa