Óleos cosméticos

Óleo de coco para o rosto: eficácia e sutilezas de uso

Óleo de coco para o rosto: eficácia e sutilezas de uso
Contente
  1. Característica
  2. Composição
  3. Beneficiar
  4. Ferir
  5. Como usar corretamente?
  6. Avaliações de cosmetologistas

O óleo de coco já existe há muito tempo. Seu uso começou já em 1500 AC. NS. e continua com sucesso hoje. Junto com o uso dos coqueiros para construção e combustível, os frutos da árvore também serviam como alimento e fonte de renda. O óleo de coco era muito comum na África, Índia, Polinésia e América Central.

Para fins cosméticos, o óleo de coco foi usado pela primeira vez no Oriente. As propriedades emolientes deste produto foram descritas em um antigo manuscrito hindu. A Índia ainda é um dos principais produtores do único produto, ao lado das Filipinas e da Malásia.

Característica

Este produto é uma gordura vegetal obtida por prensagem a quente da copra. Copra nada mais é do que a polpa de uma noz, que é branca. É o resultado do engrossamento do leite de coco. Ele contém mais de 60% de essência de óleo.

Externamente, o óleo de coco é uma consistência endurecida de cor perolada densa, mas quando a temperatura sobe (acima de 26 graus), ele começa a derreter, transformando-se em um líquido transparente com uma base oleosa. O óleo de coco é rico em ácidos graxos, incluindo:

  • palmítico;
  • mirística;
  • lauric;
  • oleico;
  • khapra;
  • caprílico.

Os óleos de coco são divididos em refinados e não refinados.

Os não refinados não são processados ​​e contêm até 50% de ácido láurico. Este produto endurece em local fresco.

Os óleos refinados são obtidos pelo refino do produto sob pressão. A clareza desse óleo é maior do que a do óleo não refinado.

Para procedimentos cosméticos, utiliza-se um produto não refinado, pois seu efeito na pele é mais efetivo devido à presença de ácido láurico. Ele se espalha bem e suaviza a pele seca e envelhecida. Não é adequado para pele oleosa: o produto obstrui os poros, que na maioria das vezes ficam dilatados nessa pele.

O óleo de coco tem muitas propriedades benéficas:

  • hidrata bem a pele muito seca e desidratada, protege-a dos efeitos negativos do meio urbano;
  • é usado como antiinflamatório e anti-séptico;
  • o componente coco é adicionado na fabricação de protetores solares e produtos anti-queimaduras.

O produto de óleo puro também é usado em cosméticos para os cabelos. Uma das causas da queda de cabelo é a perda de proteínas durante o processo de lavagem. O óleo de coco estimula o processo de fortalecimento dos folículos capilares e previne a perda desta importante substância. O produto melhora a aparência dos cabelos, realça seu brilho e aumenta a elasticidade, evitando pontas duplas. É usado em máscaras anticaspa e como agente regenerador de cabelos tingidos, bem como de cachos que costumam ser tratados termicamente.

Composição

O óleo de coco prensado a frio é o remédio mais natural devido ao seu alto teor de ácidos graxos.

O óleo de coco contém um grande número deles:

  • ácido láurico - 39–54%;
  • ácido capróico - 1%;
  • ácido mirístico - 15–23%;
  • ácido palmítico - 10%;
  • ácido caprílico - 6%;
  • ácido cáprico - 5-10%;
  • ácido oleico - 9% (ácido monoinsaturado);
  • ácido esteárico - 5% (ácido monoinsaturado);
  • ácido linoléico - 3% (ácido graxo poliinsaturado).

A composição contém polifenóis responsáveis ​​pelo sabor do óleo, além de derivados de ésteres e álcoois graxos. O óleo também contém vitaminas K e E.

O óleo de coco prensado a frio é obtido a partir de nozes verdes jovens. A qualidade e as características de tal produto são significativamente superiores às do óleo comum, que é extraído de nozes maduras. A quantidade de óleo nas frutas verdes é menor, mas há componentes mais úteis nelas.

É rico em vitamina E e antioxidantes, superior ao óleo usual, o que melhora suas características de qualidade.

Beneficiar

Óleo de coco encontrado aplicação em cuidados com o corpo e rosto:

  • na indústria cosmética, assumiu firmemente o seu lugar e é líder indiscutível na gama de produtos para os cabelos;
  • é usado para fazer detergentes, como géis de banho e sabonetes;
  • o produto estabeleceu-se com sucesso como o principal produto para massagem;
  • É frequentemente adicionado a hidratantes para o rosto, mãos e pés;
  • o produto é reconhecido como um dos melhores no cuidado de cabelos sem vida;
  • limpa perfeitamente a pele.

Graças à vitamina E, que é um excelente antioxidante, o óleo é muito utilizado em linhas de protetores solares cosméticos, bem como em produtos anti-queimaduras. Os ácidos graxos estimulam a renovação da epiderme do couro cabeludo, o que tem um efeito benéfico sobre os folículos capilares.

Os cosmetologistas aconselham a aplicação de óleo não só no couro cabeludo, mas também nas pontas dos cabelos, que são passíveis de cortes sistemáticos.

As propriedades regeneradoras do produto manifestam-se nas zonas problemáticas da pele, estimulando as células a se regenerarem rapidamente e a reduzirem as rugas existentes.

O óleo de coco encontrou aplicações no tratamento de acne e acne. O óleo é absorvido instantaneamente até mesmo nas camadas mais profundas da epiderme, e a pele recebe instantaneamente todos os nutrientes que compõem o produto. No entanto, este método de tratamento da acne não é adequado para todos os tipos de pele.

    Para evitar que o produto dê uma reação negativa, recomenda-se lavá-lo o mais tardar 10 minutos após a aplicação na pele.

    As substâncias incluídas no óleo fortalecem as pestanas e as unhas, tornando-as saudáveis ​​e bonitas quando utilizadas de forma correta.

    Máscaras com óleo de coco ajudam a encontrar a beleza do cabelo. Com seu uso sistemático, a seção do cabelo é observada com menos frequência, e o brilho do cabelo torna-se mais brilhante.

    Na maioria das vezes, as máscaras capilares são compostas por óleo de coco 100%. Nessa forma, é usado exclusivamente nos cabelos.

    Este produto natural também é usado com sucesso nas áreas mais secas do corpo: cotovelos, joelhos e pés, ou seja, onde a pele está mais desidratada. Confere rapidamente à pele seca um aspecto bonito com hidratação instantânea.

    Ferir

    Por ser o óleo de coco um produto criado pela própria natureza, muitas vezes é alérgico a ele, portanto, ao usá-lo diretamente, é necessário testar na parte interna do cotovelo, aplicando algumas gotas de óleo. Se após 24 horas não houver reação, pode ser utilizado em procedimentos cosméticos.

    Não use o produto oleoso na pele problemática.

    Os poros dessa pele costumam estar dilatados e o óleo os obstrui, causando inflamação na forma de acne.

    Depois das máscaras de óleo, é recomendável enxaguar muito bem os cabelos, é melhor fazer isso várias vezes. Caso contrário, o cabelo ficará sujo e despenteado após a aplicação do produto.

    Existe um mito sobre o outro lado negativo do uso de óleo de coco. Alguns usuários da Internet deixaram comentários negativos afirmando que o óleo de coco seca o cabelo e piora o cabelo quebradiço. Na verdade, isso só pode acontecer em um caso: o produto adquirido é de má qualidade (é falso). Um produto não refinado natural de alta qualidade tem apenas um efeito positivo na estrutura do cabelo e, ao usá-lo, a probabilidade de consequências negativas no cabelo é minimizada.

    Como usar corretamente?

    Essência de óleo de coco - produto cosmético multifuncional porque:

    • hidrata;
    • nutre;
    • limpa;
    • regenera;
    • rejuvenesce;
    • cura.

    Nesse sentido, existem muitos produtos cosméticos à base de coco, mas nem todos são eficazes e têm um efeito pronunciado no rosto. Isso se deve ao uso frequente de óleos de baixa qualidade nos produtos.

    Há uma grande quantidade de produtos para o rosto e corpo nas prateleiras das lojas de cosméticos.à base de óleo de coco, mas nenhum consultor de loja lhe dirá sobre a qualidade do óleo usado para fazer este ou aquele produto. Portanto, a melhor solução seria comprar óleo de coco de qualidade em loja especializada e usar em casa. Assim, você pode se proteger de comprar consequências falsas e desagradáveis ​​de seu uso.

    Vale a pena comprar apenas o produto cosmético no rótulo do qual você possa ver a inscrição óleo de coco virgem: é o menos refinado e da mais alta qualidade.

      A primeira etapa do tratamento facial é a limpeza. Para limpar o rosto com óleo de coco, você só precisa de 10 gramas. O produto deve ser aplicado com movimentos leves na pele do rosto e pescoço. Durante uma massagem de cinco minutos, o óleo começa a remover o excesso de gordura e resíduos de maquiagem da pele. Depois de esfregar, é necessário colocar no rosto uma pequena toalha umedecida em água quente para aumentar a eficácia do produto.

      Após o procedimento, o óleo deve ser lavado com um creme suave ou removedor de espuma.

      Após a limpeza, você pode tonificar a pele esfregando. Uma esfoliação com óleo de coco será a melhor opção para tonificar a pele, que, além de esfoliante, hidrata a epiderme.

      Ingredientes:

      • óleo de coco - 30 ml;
      • açúcar - 20 gr;
      • azeite - 2 gotas.

      Para preparar uma esfoliação de coco, é necessário misturar todos os componentes em um recipiente e, em seguida, aplicar o produto resultante com movimentos de massagem em toda a superfície do rosto e pescoço. Lave o produto com água morna.

      O açúcar esfolia perfeitamente as células mortas da epiderme, renova a pele e torna-a incrivelmente macia. O ingrediente de óleo hidrata e nutre. Os cosmetologistas aconselham o uso de tal produto em vez de uma esfoliação regular, no máximo 2 vezes a cada 7 dias.

      O derivado de óleo também é utilizado na preparação de máscaras.

      Se houver erupções na pele, uma máscara com essência de óleo de coco e limão ajudará no combate a essa enfermidade.

      Ingredientes:

      • limão - metade da fruta;
      • componente de óleo - 40 ml.

      A máscara não é usada em todo o rosto, mas apenas nas áreas inflamadas.

      Para seu preparo, misture suco de limão e essência de óleo. A mistura é aplicada nas áreas problemáticas e deixada por 20 minutos.Lavar a máscara com água fria. Vale a pena usar este método de tratamento da acne no máximo 2 vezes por semana.

      Se a pele estiver inflamada ou irritada, uma máscara de óleo misturada com mel e aloe vera ajudará a acalmá-la.

      Ingredientes:

      • óleo de coco - 30 gr;
      • suco de aloe vera - 30 gr;
      • mel - 5 gr.

      Aloe vera limpa e renova a pele, enquanto o mel é um anti-séptico natural.

      Para preparar a máscara, você precisa misturar o componente de óleo, aloe vera e mel em uma tigela. Você precisa aplicar essa máscara pontualmente em locais de irritação. A duração da máscara no rosto é de 30 minutos. Em seguida, é retirado do rosto com um pano úmido, lavado e suavemente enxugado com uma toalha.

      Sem dúvida, há também uma receita clássica para uma máscara de essência de óleo de coco prensada a frio. Não há ingredientes adicionais em tal produto. É utilizado na sua forma pura, portanto, o resultado do seu uso depende diretamente da qualidade do produto.

      Para não infectar uma infecção, é necessário lavar bem as mãos todas as vezes antes do procedimento.

      Primeiro você precisa limpar seu rosto de todas as impurezas e cosméticos. Em seguida, o produto é aplicado na pele limpa e seca, espalhando-o no rosto com movimentos de massagem.

      Antes de usar esta máscara, vale a pena fazer um teste de tolerância ao óleo utilizado.

      Se uma reação negativa não aparecer, você pode deixar a máscara no rosto a noite toda, no entanto, apenas se sua pele estiver desidratada.

      Para pele mista e oleosa, 10 minutos são suficientes. Lave com água morna. Se os resíduos do produto no rosto forem constrangedores, pode-se usar um gel especial para a lavagem.

      Hidratar a pele é a etapa final do cuidado facial. Um creme para o rosto com componente oleoso como nenhum outro, hidrata e nutre a pele por dentro. Você pode cozinhar sozinho.

      Um creme versátil adequado para peles jovens e envelhecidas, contém os seguintes ingredientes:

      • essência de óleo de coco - 5 colheres de sopa;
      • essência de óleo de amêndoa - 2 colheres de sopa;
      • água de rosas - 2,5 colheres de sopa;
      • óleo essencial de lavanda - 10 gotas.

      Para preparar o creme, é necessário aquecer as essências de óleo até um estado fluido e mexer. Em outro recipiente, aqueça a água de rosas e despeje na mistura de óleos, batendo tudo no liquidificador. Quando a mistura atinge um estado cremoso, pode-se adicionar éter de lavanda, que tem efeitos benéficos na pele de todos os tipos e idades. Este creme nutritivo é armazenado na geladeira por um curto período de tempo - apenas 2 semanas.

      A pele mais sensível do rosto é a área ao redor dos olhos. É aqui que aparecem as primeiras rugas. Para evitar isso e retardar o aparecimento de "pés de galinha", recomenda-se o uso de máscara de coco.

      Para prepará-lo, você precisará de 1 cápsula de vitamina E e 5 g de um derivado de óleo. Ao combinar esses ingredientes, a mistura resultante é aplicada com movimentos leves na área ao redor dos olhos. Pela manhã, remova os restos da máscara com um pano úmido. Esta máscara também pode substituir o protetor labial, que hidrata e nutre bem os lábios.

      Além disso, a massagem da pele com componentes oleosos ajuda a combater as rugas ao redor dos olhos. O curso desta massagem é de 15 dias.

      Todos os dias antes de ir para a cama ou tarde da noite, aplique óleo de coco na pele limpa das pálpebras e sob os olhos e massageie com movimentos de tapinhas nos dedos por 5 minutos (2 minutos e meio para cada olho). A direção do movimento de toque deve ser do nariz para a periferia.

      Se uma mulher decidiu seriamente entrar em uma luta desigual para manter sua beleza depois de 40 anos, então há uma receita de creme anti-envelhecimento com aroma de coco.

      Ingredientes:

      • óleo de coco - 3 colheres de sopa;
      • azeite - 6 colheres de sopa;
      • cera de abelha - 10 g;
      • água destilada - 85 g;
      • vitamina E, A, C em pó - 1,8 g;
      • éter de ylang-ylang - 15 gotas.

      Em banho-maria, derreta o óleo de coco, acrescente azeite e cera.

      Depois que a mistura atingir uma consistência homogênea, retire do fogo e misture bem. Em outro recipiente, misture água destilada com vitaminas no liquidificador e, sem desligar o aparelho, despeje a mistura de óleo na água. Adicione éter de ylang-ylang ao creme de leite resultante no final do cozimento. Recomenda-se guardar seu próprio creme na geladeira.

      A hidratação é necessária não só para o rosto, mas também para o corpo. O óleo de coco também é usado na preparação desse produto cosmético.

      Para fazer um creme corporal, você precisará de:

      • óleo de coco - 10 gr;
      • manteiga de karité - 1 colher de sopa;
      • cera - 5 g;
      • óleo de abacate - 5 g;
      • óleo de gergelim - 10 gr;
      • azeite - 10 gr;
      • óleo de trigo - 1 colher de chá;
      • hidrolato de camomila - 10 g;
      • água mineral - 3 colheres de sopa;
      • óleo essencial de camomila - 7 gotas;
      • óleo essencial de palmarosa - 15 gotas.

      Derreta óleos duros e cera no microondas. Tendo alcançado a uniformidade, adicione os óleos de abacate, gergelim, oliva e trigo à mistura. Em seguida, bata a massa de manteiga no liquidificador. Ao mesmo tempo, o hidrolato de camomila e a água mineral são misturados e aquecidos no fogão a 40 graus. Quando a temperatura desejada é atingida, o líquido é despejado na mistura de óleo. Misture tudo bem e adicione os componentes do éter. No final, transfira o creme para um recipiente de armazenamento. O creme deve ser guardado na geladeira.

      O produto à base de óleo, conforme mencionado acima, é excelente no combate a áreas secas nos pés. Preparar um creme para os pés com base nele não será difícil.

      Ingredientes:

      • óleo de coco - 5 g;
      • manteiga de cacau - 5 g;
      • manteiga de karité - 5 g;
      • azeite - 5 gr;
      • óleo de jojoba - 5 g;
      • solução de óleo de vitamina E - 5 g;
      • cera de abelha - 5 gr.

      Derreta os ingredientes do óleo duro e misture com o resto. Depois que a mistura ficar branca, adicione algumas gotas de éter de laranjeira. A máscara é aplicada nas áreas ásperas dos pés, as pernas são envoltas em filme plástico, usando meias quentes. Recomenda-se remover a máscara após 1 hora. O resultado não tardará a chegar, pois desde a primeira aplicação a pele dos pés ficará muito mais macia.

      A essência do óleo de coco desempenha um papel especial no cuidado do cabelo. Os ácidos graxos, que estão incluídos em sua composição, restauram bem a estrutura danificada do cabelo. Se o cabelo sofrer de fragilidade excessiva, o óleo de coco é inicialmente aquecido no micro-ondas até a consistência líquida e depois distribuído uniformemente pelo cabelo da raiz às pontas.

      O cabelo é coberto com filme plástico e, por cima, com um pano quente e deixado nesta forma por 1-2 horas.

      É permitido ir para a cama desta forma e tirar a máscara apenas pela manhã. Após o procedimento, os cabelos são cuidadosamente lavados várias vezes com shampoo.

      Recomenda-se que os cabelos secos e que necessitam de umidade constante sejam penteados com pente, após pingar algumas gotas do componente oleoso sobre eles. Este procedimento não se aplica a cabelos oleosos: a umidade excessiva vai deixá-los bagunçados.

      Produtos lácteos fermentados são freqüentemente usados ​​no cuidado de cabelos oleosos.O óleo de coco, quando combinado com esses ingredientes, tem um efeito incrível nos cabelos.

      Para isso, aqueça 1 colher de sopa de essência de óleo, misture em um recipiente com 4 colheres de sopa de kefir ou creme de leite e aplique uma máscara em todo o comprimento do cabelo. Em seguida, envolva os cabelos com um pano quente e aguarde 1 hora. Em seguida, lave a máscara com água morna e shampoo.

      Uma máscara de óleo com pimenta ajuda na queda de cabelo.

      Ingredientes:

      • óleo de coco - 10 gr;
      • alho - 1 dente;
      • pimenta - 2 gr.

      Primeiro você precisa aquecer o óleo. Em seguida, os ingredientes restantes são adicionados a ele e tudo está bem misturado. Esta mistura é aplicada diretamente na raiz do cabelo e esfregada com movimentos de massagem. A sensação de queimação é uma reação normal da epiderme à pimenta. Se possível, essa máscara deve ser mantida por pelo menos meia hora ou pelo menos 15 minutos.

      Para acelerar o crescimento do cabelo, você pode preparar uma máscara à base de óleo de coco e sal marinho.

      Ingredientes:

      • sal marinho - 1 colher de chá;
      • gema de ovo - 1 pc;
      • óleo de coco - 3 colheres de sopa.

      Uma máscara é preparada pela mistura de óleo aquecido com sal e gema e, em seguida, é aplicada em todo o comprimento do cabelo e deixada por 20 minutos. Para evitar que o cabelo fique sujo após a aplicação da máscara de óleo, recomenda-se enxágue bem com shampoo.

      A máscara de óleo de coco, leite e aveia devolve brilho saudável aos cabelos.

      Ingredientes:

      • leite - 1 colher de sopa;
      • óleo de coco - 2 colheres de sopa;
      • aveia moída - 1 colher de sopa.

      Em um recipiente, misture todos os ingredientes e aplique a mistura nos cabelos, cobrindo-os com uma toalha. Depois de meia hora, a máscara pode ser lavada com água morna e shampoo.

      Uma máscara de alecrim e camomila também ajuda a dar brilho ao seu cabelo.

      Ingredientes:

      • óleo de coco prensado a frio - 100 gr;
      • raminhos de alecrim - 10 gr;
      • flores de camomila - 10 gr.

      Para preparar a máscara, você precisa aquecer o óleo para amolecê-la até o estado líquido e adicionar preparações secas preparadas a ela.

      Deixe o óleo e a mistura de coleta no fogo por 20 minutos, mexendo ocasionalmente. Em seguida, a solução de óleo é colocada em uma garrafa de vidro escuro e colocada em um armário ou mesa de cabeceira por uma semana. Decorrido o tempo, a infusão do óleo deve ser aquecida novamente e passada por uma peneira fina. Esta infusão é distribuída pelos cabelos e deixada por 30 minutos.

      Avaliações de cosmetologistas

      Na maioria dos casos, cosmetologistas e médicos têm uma atitude positiva em relação a este produto e reconhecem seus benefícios. É verdade que alertam que o resultado do uso de um produto natural é obtido de forma mais lenta do que com a aplicação de produtos sintéticos. Antes de usar o óleo, os especialistas recomendam verificar a resposta do corpo ao produto aplicando um pouco de óleo no pulso ou na superfície interna do antebraço.

      Cosmetologistas desaconselham o uso de óleo de coco durante a gravidez devido a mudanças hormonais, porque se o óleo foi previamente bem tolerado, então durante a gravidez o corpo pode dar uma reação negativa a qualquer produto cosmético natural.

      Em qualquer caso, o óleo de coco é amplamente utilizado em cosmetologia e, na maioria das vezes, tem avaliações positivas entre os compradores.

      Para maneiras detalhadas de usar o óleo de coco em seu rosto, veja o vídeo a seguir.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa