argolas

Anéis ortodoxos

Anéis ortodoxos
Contente
  1. Anéis ortodoxos: questões de terminologia
  2. Quem precisa disso?
  3. Qual metal escolher?
  4. Os tipos mais comuns de anéis
  5. dicas e truques

O próprio anel já pode ser considerado um talismã: principalmente devido ao seu formato. O círculo é, de outra forma, um sinal de infinito. O material com o qual o anel foi feito também desempenha um papel importante. Assim, os itens de prata sempre foram considerados um símbolo de pureza. O artigo focará nos anéis ortodoxos - um tipo especial dessa joia.

Anéis ortodoxos: questões de terminologia

No entanto, chamar os anéis ortodoxos de "joias" é fundamentalmente errado e até um tanto rude. Anéis desse tipo são considerados um tipo de amuleto protetor que protege não apenas as influências negativas externas, mas também os pensamentos ruins. Com o tempo, os anéis começaram a ser considerados o mesmo símbolo da igreja que uma cruz peitoral. E, é claro, não há dúvida de qualquer misticismo neste caso.

No entanto, a maioria do clero não apóia essa ideia, e há uma série de razões para isso:

  • Em primeiro lugar, a igreja tem uma atitude muito negativa em relação a todos os tipos de amuletos.
  • Em segundo lugar, somente Deus pode proteger uma pessoa de problemas e salvá-la de atrocidades, mas não um anel.
  • Em terceiro lugar, se toda joalheria puder oferecer tais "acessórios" para escolher, então todo o valor espiritual da coisa será perdido.

Uma nuance importante: se o anel para o dono é apenas um símbolo de fé e uma lembrança dela, então isso não vai contra as normas religiosas.

Quem precisa disso?

Existem muitos tipos de anéis - entre eles, anéis com rostos de santos, e com citações bíblicas gravadas, e com nomes de patronos. Freqüentemente, são comprados por pessoas que se associam ao cristianismo em nível cultural ou que não se identificam de forma alguma com a religião. Para eles, é, antes de mais nada, um lindo acessório.

Claro, nem tal atitude para com o anel, nem sua aquisição é proibida. Mas principalmente esse detalhe tem como objetivo lembrar o crente do Senhor. Eles são comprados para eles mesmos, amigos próximos, parentes e até mesmo para crianças pequenas. Alguns crentes, por motivos próprios, não querem usar cruz ou de alguma forma demonstrar sua religiosidade - um produto com uma gravura no interior pode vir em nosso socorro.

Embora tenha sido dito acima sobre a atitude cética dos atendentes do altar em relação às joias com símbolos ortodoxos, e mais ainda sobre a percepção delas como um "mecanismo de defesa", pode-se encontrar uma confirmação real de tais propriedades dos anéis.

O exemplo mais comum é a perda ou deterioração da aparência de um produto. É geralmente aceito que o anel "leva um golpe sobre si mesmo", salvando o dono de doenças ou infortúnios. É curioso que algo semelhante seja dito se a cruz se perder ou se escurecer.

Qual metal escolher?

Os anéis ortodoxos diferem:

  • por material de manufatura - ouro, prata, ferro;

  • por design - mesmo esses anéis podem ser decorados com pedras ou esmalte;

  • por nomeação - para uma cerimônia de casamento, para homens, mulheres, crianças;

  • pela imagem e inscrições - é fácil encontrar um anel com uma oração, um pequeno ícone, um padrão de vime, etc.

Talvez valha a pena começar pelos materiais, porque muitos se enganam: há uma opinião que nem cruzes nem anéis com símbolos cristãos feitos de ouro podem ser usados.

A prata é um metal especial e nossos ancestrais sabiam disso. Além do fato de ser dotado de propriedades curativas extraordinárias, costumava-se dizer sobre a poderosa energia que um produto de prata acumula em si mesmo.

O ouro tem suas vantagens: é um símbolo da luz e do sol, por isso é considerado o material principal. Mas não se pode dizer que ele era mais reverenciado. A prata também foi homenageada e usada com muito mais frequência. E a razão para isso é o preço.

De modo geral, não importa qual anel de metal você escolher. É importante que você queira usá-lo, sentir a alegria de uma vista e, como se costuma dizer, “para que a alma minta”.

Os tipos mais comuns de anéis

Um dos anéis ortodoxos mais conhecidos - com a inscrição "Salvar e preservar". Muitas pessoas acham que ele pode substituir o ícone, mas não é o caso. Há uma energia poderosa em palavras simples e, portanto, pode-se acreditar que ajudam a preservar a pureza dos pensamentos, a raciocinar, a encaminhá-los para o verdadeiro caminho. Este é exatamente o significado do anel “Salvar e Preservar”, mas não no próprio acessório.

É impossível confundir as alianças com as alianças de noivado: se esta última pode ser considerada um elemento decorativo, então as primeiras destinam-se exclusivamente a ajudar na realização da cerimónia e tornar-se um símbolo do amor.

Segundo a tradição, as alianças de casamento devem ser diferentes para o marido e a mulher. O homem usa ouro e a mulher usa prata. Nenhum excesso e luxo são absolutamente inaceitáveis: pedras, duas cores, qualquer truque de design - tudo isso terá que ser deixado para outro caso. O design deve ser o mais despretensioso. É verdade que um desvio é possível: se quiser, pode gravar os nomes do marido e da esposa ou a data do casamento.

A propósito, embora seja comum usar anéis de casamento na mão direita, o oposto é verdadeiro com os anéis de casamento. Os antigos acreditavam que o caminho do dedo anular da mão esquerda vai direto ao coração.

Os anéis de oração também são comuns. As orações podem ser gravadas de diferentes maneiras: a oração do publicano, "Senhor, tem piedade", à Mãe de Deus. O significado e o propósito de tal anel é o apelo do crente a Deus, a presença constante do Todo-Poderoso ao lado de uma pessoa. Os anéis com oração costumam ser escolhidos por mulheres - principalmente por causa de sua graça e diminuição. No entanto, esses anéis não podem ser divididos em estritamente masculinos e femininos.

Os anéis de sinete são considerados joias mais independentes do que um símbolo do cristianismo.Esses itens são geralmente ricamente decorados e combinam vários tipos de metais ou pedras preciosas. Mas eles também podem corresponder a temas ortodoxos. Freqüentemente, há selos com rostos de santos, cruzes ou anjos.

Os anéis projetados para crianças diferem pouco dos "adultos", exceto pelo tamanho. Na maioria das vezes, os pais compram os anéis para seus filhos com a mesma gravação “Salve e salve” ou com orações. Claro, a decoração deles é mínima, mas isso se aplica a quase todos os anéis ortodoxos.

dicas e truques

Para aqueles que estão acostumados a seguir diretrizes rígidas, há algumas dicas a dar:

  1. Os anéis com símbolos podem ser comprados em qualquer joalheria, mas é uma boa ideia fazê-lo em uma loja de igreja.

  2. Se você comprou joias com uma oração ou um santo em uma loja regular, então você deve ir à igreja e consagrar o anel.

  3. É aconselhável usar o anel em todos os momentos, retirando-o apenas se necessário.

  4. O ideal é que homens e meninas solteiros usem o anel no dedo indicador ou médio.

  5. Para os casados, existem algumas nuances: embora já exista um anel no dedo anular, é perfeitamente aceitável usar dois anéis no mesmo dedo. É verdade que estamos falando apenas de anéis com orações.

Mas, em geral, essas regras não são rígidas, em lugar nenhum e nem prescritas por ninguém. Não há limites rígidos quanto ao uso ou compra de anéis. E isto é correto: o que importa não é em que dedo a joia é usada, e mais ainda - não é o custo ou o local de compra, mas a força do espírito do dono e seus pensamentos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa