Pedras e minerais

Tudo sobre pedra serpentina

Tudo sobre pedra serpentina
Contente
  1. Descrição
  2. Variedades e suas propriedades físicas e químicas
  3. Depósitos principais
  4. Aplicativo
  5. Para quem é adequado?
  6. Como distinguir de um falso?
  7. Cuidado

A serpentina é freqüentemente confundida com o jade, mas na realidade eles têm muitas diferenças. O mineral recebeu um nome tão incomum devido à sua cor e semelhança com os répteis, já que alguns dos exemplares minerados apresentam uma superfície que parece recoberta por pele de cobra.

Descrição

A pedra serpentina já foi muito apreciada pelos astecas. Hoje é um mineral bastante comum e embora a cor mais comum seja o verde, a pedra também pode ser preto esverdeado, vermelho, vermelho acastanhado, amarelo acastanhado, amarelo e branco. Este mineral está associado a cobras há séculos. Foi usado ativamente e é usado na magia negra.

A tonalidade nobre tornou este precioso mineral popular na arte da joalheria.

A cor da serpentina (bobina) depende do local de origem do mineral. Este grupo contém cerca de 20 minerais relacionados com 2 tipos distintos de formação: antigorita e crisotila. A primeira pedra é dura, a segunda tem uma estrutura fibrosa.

  • Crisotila na verdade, é um tipo de amianto, um mineral muito perigoso que causa sérios problemas respiratórios quando inalado. Por este motivo, este mineral não é utilizado como decoração ou amuleto.
  • Bobina de Antigorite É uma pedra relativamente macia com uma superfície verde brilhante. Essa cor se deve à presença na composição de substâncias como cromo, cobalto e silicato de magnésio na base. Sua cor pode variar de translúcido a opaco.Os feiticeiros acreditam que uma pedra translúcida tem um efeito mais forte na psique humana, enquanto uma opaca - no mundo material.

A serpentina sempre parece diferente. Sua tonalidade pode ser muito clara ou saturada. Alguns espécimes são muito semelhantes ao jade de lado. Geólogos experientes podem reconhecer facilmente onde uma rocha se baseia nas características inerentes do mineral.

Variedades e suas propriedades físicas e químicas

A serpentina não é um único mineral, mas um grande grupo de pedras com uma fórmula química comum. Entre as principais variedades que se enquadram neste grupo, cabe destacar as seguintes pedras.

  • Bowenite. É caracterizada por uma cor verde não muito brilhante e translucidez. Quando extraído, às vezes são encontrados minerais com uma tonalidade amarela ou azul. Esta pedra tem outro nome - tangevaite. Seu principal diferencial é a alta dureza.
  • Williamsit... Tem uma tonalidade bonita, que na tonalidade é um cruzamento entre o azul e o verde. Existem tons claros e escuros, a pedra é translúcida.
  • Richolite. Um mineral muito brilhante com faixas distintas em sua superfície. Durante a mineração, são encontrados espécimes de pedra amarela e cinza.
  • Vernantita... A pedra tem uma incrível cor verde escuro com veios brilhantes, que são inclusões de calcita.
  • Nigrescita... Este tipo de serpentina tem a cor mais escura: raramente, mas às vezes são encontrados espécimes quase pretos.
  • Retinolite... Nas rochas, você pode encontrar uma pedra não só verde, mas também mel, amarela. O mineral tem um brilho resinoso.

Crisotila, antigorita e lagarto são os três principais minerais serpentinos. O resto das variedades são bastante raras.

Os minerais serpentinos têm propriedades físicas semelhantes e são formados por meio de processos semelhantes. Muitas vezes são encontrados como impurezas de granulação fina e podem ser difíceis de ver dentro da rocha. Os geólogos comumente se referem a esses minerais como serpentinas, em vez de nomes mais específicos para facilitar a identificação.

Esses minerais são formados nos locais de peridotito e dunito com subsequente metamorfismo hidrotérmico. As rochas ultramáficas raramente aparecem na superfície da terra, mas estão presentes em abundância no fundo dos oceanos, ou melhor, na fronteira entre a base da crosta oceânica e o manto superior. Onde a placa oceânica afunda no manto, os minerais sofrem metamorfismo hidrotérmico.

A fonte de fluido para esse processo é a água do mar puxada para as rochas e sedimentos das placas oceânicas.

Durante o metamorfismo hidrotérmico, a olivina e a piroxena são convertidas em serpentina. Algumas das rochas produzidas aqui são quase inteiramente compostas de minerais serpentinos.

Vastas áreas da superfície da Terra são cobertas por serpentinitos. Essas áreas ocorrem perto dos limites das placas atuais ou antigas. Esses são os locais onde fragmentos da placa oceânica se elevam acima da superfície. Essas áreas são fontes dos seguintes minerais:

  • magnetita;
  • cromita;
  • crisoprase;
  • nefrite;
  • serpentina.

As características físicas mais óbvias da serpentina são sua cor verde nobre, aparência padronizada e suavidade. A serpentina também é conhecida por sua estrutura translúcida, brilho ceroso e facilidade de corte. Pode ser facilmente polido.

Esta pedra tem uma capacidade térmica única: primeiro recebe calor e depois o liberta uniformemente. Ele pode resistir à transferência de calor, tornando-o um isolante valioso.

Espécies de serpentinas fibrosas, como o crisotila, são usadas para fazer amianto, um material necessário na construção e além.

Depósitos principais

A serpentina é extraída em um grande número de lugares ao redor do mundo, incluindo Austrália, Grã-Bretanha, Rússia (Ural), Noruega, Itália, Zimbábue, África do Sul, Brasil. Crisotila serpentina é encontrada principalmente no Canadá. A cidade russa de Amianto já foi o lar de uma das maiores minas serpentinas.

Aplicativo

A bobina tem uma vasta gama de aplicações: não só é um excelente amuleto em magia, mas também uma excelente pedra para preparar um banho, pois primeiro recebe o calor e depois o devolve. A serpentina tem sido usada como material arquitetônico há milhares de anos. Possui ampla gama de cores, é fácil de trabalhar e, após o polimento, obtém-se o brilho desejado.

A dureza de Mohs varia de 3 a 6, dependendo da composição química do mineral. Para fazer, por exemplo, uma estatueta, é necessário menos esforço do que no caso do granito, no entanto, a resistência desta pedra é até superior à do mármore. A serpentina era popular nos Estados Unidos na primeira metade do século 20, mas é menos comumente usada como material de acabamento hoje. O declínio na popularidade se deve em parte às preocupações com a segurança sobre o potencial de amianto na pedra.

Comerciantes astutos costumam oferecer lembranças serpentinas disfarçadas de jade. No entanto, as propriedades mágicas e de cura dessas pedras diferem significativamente. Raramente, mas ainda é possível encontrar mármore serpentinito no mercado, de fato, é incorreto usar tal nome. O mármore e a serpentina são minerais diferentes.

Alguns tipos de serpentina possuem estrutura fibrosa, apresentam boa resistência à transferência de calor, não queimam e atuam como excelentes isolantes. É por isso que a pedra era freqüentemente usada para criar fibras de construção especiais no passado. Estava amplamente disponível porque era barato, mas era altamente eficaz como isolante.

Em meados do século 20, o material podia ser encontrado na construção da maioria dos prédios e até mesmo em veículos. Este mineral tem sido usado para fazer ladrilhos de parede e teto, pisos, telhas, revestimento, isolamento de tubos, fornos, tintas e muitos outros materiais de construção comuns.

Depois que se descobriu que a interação com essa pedra causa problemas pulmonares, inclusive câncer, as construtoras pararam de usar o material e hoje está totalmente proibido.

A atraente serpentina pode ser cortada em várias formas. Na maioria das vezes, é cortado em cabochões e contas. Esses produtos não apresentam uma tonalidade verde uniforme, neles são visíveis inclusões verdes, amarelas e pretas.

A serpentina é usada como pedra ornamental, é fácil de processar, não é difícil de polir. Como resultado de um trabalho árduo, produtos incrivelmente bonitos são obtidos. O brilho da cera é o que atrai em primeiro lugar no mineral depois de processado.

No entanto, a serpentina tem alguns problemas de durabilidade. É por isso que a pedra raramente é encontrada em anéis ou pulseiras, já que um bom golpe pode parti-la. Na maioria das vezes é usado em brincos, broches ou pingentes.

É muito fácil distinguir o jade da serpentina à primeira vista, pois é o brilho muito atraente que os distingue. No jade é vítreo, na serpentina é cera.

Certas variedades do mineral podem ser usadas para criar esculturas de pedra. É preferível escolher para o trabalho um material translúcido de granulação fina e textura uniforme, sem vazios e fraturas. A pedra é relativamente macia e fácil de esculpir. As esculturas são pequenas e podem atingir vários metros de altura. Tigelas, vasos, jogos de mesa, relógios, estatuetas de animais, frutas, flores, divindades, bustos e estátuas são todos objetos feitos por artistas a partir do material descrito.

Separadamente, gostaria de falar sobre o uso e o valor do mineral na magia. As cobras com as quais ele está ativamente associado costumam ser consideradas arautos do mal na cultura ocidental, mas isso não significa que a serpentina seja uma pedra ruim. Na verdade, é uma das pedras mais comumente usadas para detectar o mal e proteger contra a má sorte ou influências negativas deliberadas.

Sua energia não visa remover o negativo de uma pessoa, ela cria uma concha protetora ao seu redor, graças à qual o negativo é refletido da aura. Isso é especialmente importante se você costuma lidar com pessoas que se opõem negativamente a você. A pedra é capaz de quebrar as maldições enviadas.

Além disso, a bobina atrai energia positiva, permite superar barreiras. Este é um protetor e ajudante maravilhoso.

Tem uma pedra e propriedades curativas, os médicos sabem há muito tempo sobre sua capacidade de aliviar dores de cabeça. O uso de uma bobina no corpo contribui para a rápida cicatrização das fraturas e para a diminuição da pressão arterial. A pedra é aconselhada a ser dada às crianças como um talismã e ativador da força e energia internas. Ajuda você a se concentrar no essencial. Com a bobina, a memória começa a funcionar melhor.

Acredita-se que a serpentina seja uma espécie de antídoto para certos venenos, podendo potencializar o efeito de certos agentes no corpo humano.

Para quem é adequado?

O mineral em questão pertence aos elementos da Terra, por isso não se adapta a todos os signos. De acordo com os astrólogos, com algumas pessoas ele não se manifesta de forma alguma, enquanto com outras ele pode se manifestar com bastante brilho.

  • A serpentina combina melhor com a energia de Virgem. Para representantes um pouco tímidos deste signo, a pedra ajuda a descobrir novos talentos, aguça a intuição e desperta a inspiração.
  • O mineral não ressoará com a energia dos capricornianos, a quem o amuleto lhes dará a resistência e a destreza de que precisam na vida.
  • Mas é melhor que Peixes não use talismãs com serpentina, pois a pedra os levará à tentação, diante da qual os representantes do signo não poderão resistir. Isso vai destruir o mundo interior de Peixes, levando à degradação.
  • Áries, que é muito confiante por natureza, deve necessariamente ter uma serpentina como amuleto ou como parte de uma decoração, pois isso lhe dará a oportunidade de reconhecer de antemão os mentirosos ao redor. Desde o nascimento, os representantes do elemento fogo possuem uma energia poderosa, a pedra não a suprimirá, mas tornará o caráter mais calmo e equilibrado. Isso é exatamente o que às vezes falta a Áries, que sofre constantemente com sua impulsividade, grosseria e nervosismo.
  • Se Touro deseja mudar sua vida para melhor e se tornar mais aberto, a serpentina será uma boa ajudadora para isso. Ele dará clareza de espírito e imediatamente ficará claro quem é adequado para a amizade e quem é melhor ficar longe de si mesmo. O talismã tem um efeito benéfico para a saúde, restringe o desejo de correr riscos.
  • Gêmeos se distingue pela dúvida, o mineral vai ajudá-los a se tornarem mais perfeitos, a fazerem novos amigos. Há coragem suficiente para novas conquistas, velhas visões ficarão em segundo plano.
  • A serpentina e os Leões os deixarão mais confiantes, dando-lhes a resistência e a firmeza de que precisam. A energia do mineral ajuda a concentrar sua própria energia, inerente aos representantes deste signo, em uma tarefa específica.
  • Sucesso e sorte virão para Sagitário, que comprará joias com serpentina, Libra finalmente se estabelecerá em sua opinião, ficará mais estável, o mineral abrirá portas para novas conquistas para os escorpianos.

Os astrólogos não recomendam o uso constante de uma pedra como parte de uma joia, várias vezes por semana é o suficiente, principalmente se for um pingente ou qualquer outro produto que entre em contato com o corpo. Quanto ao poder de um mineral, você precisa saber exatamente o que é exigido dele, caso contrário, sua energia pode ser prejudicial, não benéfica.

Esse talismã é ideal para todas as pessoas cujas atividades estão relacionadas à medicina. O mineral é frequentado por mulheres com os nomes Nadezhda, Lyubov, bem como por representantes da metade forte da humanidade com o nome de Alexei, mas não pode ser apresentado como um presente, pois a pedra está sempre ligada a quem a adquire e pode considerar tal comportamento uma traição.

A energia da bobina é tão forte que pode afetar negativamente o ex-usuário, mesmo à distância. O mineral só pode ser transmitido por herança. Ele dará exatamente o mesmo que o dono da pedra. É muito bom ter uma caixinha de serpentina em casa, pois será um excelente guarda-roupa para outras joias.

Vale dizer que, como qualquer outro mineral, este possui características e singularidades próprias. É melhor usado por pessoas de mente aberta e prontas para novas conquistas.

Como distinguir de um falso?

Apesar de a serpentina ser extraída em todos os lugares, portanto, não é um mineral raro, joalheiros inescrupulosos estão tentando economizar até nisso. Se você não quer se decepcionar com uma compra e descobrir que uma cópia de plástico é usada na joalheria, você precisa saber como distinguir uma pedra natural de uma falsa.

  • Não é a melhor maneira de verificar - risque o mineral, pois devido à sua maciez, um traço ficará na superfície, mesmo que haja uma pedra natural à sua frente. É melhor avaliar seu peso, pois o plástico é diferente por não afundar e ser leve.
  • Manchas, listras É outra característica distintiva da bobina.
  • Você pode simplesmente aplicar o mineral na superfície da pele. Se for natural, não se aquecerá imediatamente, enquanto um produto de plástico atingirá rapidamente a temperatura corporal.

Cuidado

Qualquer joia, se bem cuidada, irá encantá-lo por um longo tempo com sua aparência atraente. A serpentina se arranha rapidamente, por isso não deve ser usada durante o trabalho, pois qualquer impacto mecânico fará com que o produto perca sua atratividade. Para a limpeza, basta enxaguar o mineral em água corrente sem o uso de produtos químicos. Se quiser limpar a pedra, deve-se pegar um pano macio, ou melhor apenas colocar sobre uma toalha para secar.

Para as características da pedra, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa