Pedras e minerais

Calcopirita: propriedades e cores do mineral, origem e aplicação

Calcopirita: propriedades e cores do mineral, origem e aplicação
Contente
  1. Descrição
  2. Propriedades físico-químicas
  3. Depósitos principais
  4. Aplicativo
  5. Como distinguir da pirita?
  6. Para quem é adequado?

A calcopirita é popular por sua coloração única e incomum. Existem vários tipos de coloração, e cada um encontrou sua própria aplicação na joalheria.

Descrição

A calcopirita tem uma cor amarelo dourado e, portanto, se parece com ouro. Por outro lado, também é freqüentemente chamada de pirita de cobre. Existem muitos fatos interessantes sobre o mineral e algumas propriedades físicas o distinguem do ouro. Além de muito bonita, a pedra também tem preço acessível.

Em alguns países, é conhecido como malaquita, em outros como "minério de pavão". Uma das espécies realmente brilha com cores diferentes, o que é muito semelhante a um arco-íris. A calcopirita é mais comumente conhecida como um mineral amarelo-latão com a composição química CuFeS 2. É formada na maioria dos depósitos de sulfeto ao redor do mundo. Eles começaram a minerar a pedra há mais de mil anos, e então começaram a usá-la como decoração, um talismã e um auxiliar adicional no processo de tratamento de certas doenças.

Quando desgastada, a superfície da calcopirita perde o brilho metálico e a cor amarelo-latão.

Ele desbota, torna-se cinza-esverdeado, mas na presença de ácidos pode começar a brilhar com cores diferentes. São os tons iridescentes da calcopirita envelhecida que chamam a atenção dos joalheiros. Algumas lojas de souvenirs vendem um mineral que foi especialmente tratado com ácido.

Propriedades físico-químicas

A calcopirita é um mineral que é um sulfeto de cobre e ferro. A cor pode ser marrom escuro, às vezes até preto.Os cristais se assemelham a um tetraedro e um octaedro, mas são ligeiramente assimétricos e, portanto, classificados no sistema tetragonal.

De acordo com as características físicas, a fração de massa de ferro e cobre pode diferir, dependendo do depósito. É uma pedra totalmente opaca, com densidade de 4,1 a 4,3, e se aparecer uma rachadura na superfície, ela está mal localizada. A pedra é frágil, então a dureza na escala de Mohs é de apenas 3-4, razão pela qual a calcopirita é classificada como um mineral quebradiço.

A pedra está no grupo dos sulfetos simples. O mineral tem uma composição única, pois queima, essa propriedade está até embutida em seu nome, já que "pyros" na tradução significa "fogo". É possível encontrar um mineral em rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. Você pode distingui-lo do ouro com um pequeno teste. O ouro é macio, dá uma risca amarela e tem uma gravidade específica muito maior. A calcopirita é frágil e deixa uma faixa preta. Os semicondutores complexos fazem parte da família da calcopirita e estão localizados no meio do sistema ternário.

Depósitos principais

A calcopirita se forma em várias condições. Alguns deles são primários, então a pedra se cristaliza a partir da fusão de minerais que os acompanham nas rochas ígneas. Algumas formas de segregação magmática são encontradas em rochas estratificadas, outras são encontradas em pegmatitos e rochas metamórficas de contato. Muitos depósitos vulcânicos de sulfeto maciço são conhecidos por conter calcopirita.

Os depósitos mais significativos do mineral são de origem hidrotérmica. Minerais associados incluem pirita, esfalerita, bornita e calcocita. A calcopirita é uma fonte de cobre para muitos depósitos minerais secundários. O cobre é extraído dela durante o processo de intemperismo.

A calcopirita é um mineral bastante comum. Os maiores depósitos estão na Inglaterra e na Romênia. Grandes cristais são encontrados nas montanhas Rhodope, na Bulgária. Pequenos espécimes são extraídos na mina Dreislar, North Rhine-Westphalia, Alemanha. Na China, grandes cristais são encontrados na província de Hunan.

O mineral também é extraído na região de Sverdlovsk, na Rússia. Muitos cristais finos de calcopirita são encontrados no México: Zacatecas, Concepcion del Oro e San Martin. A mina Cerro de Pasco, no Peru, também merece destaque.

Nos Estados Unidos, a mineração é realizada em três estados:

  • Kansas;
  • Oklahoma;
  • Missouri.

Cristais grandes foram encontrados na Pensilvânia, os quais foram muito apreciados pelos colecionadores.

Aplicativo

Na indústria, a calcopirita é usada como minério de cobre. Este método existe há mais de cinco mil anos. Alguns tipos de minério contêm quantidades significativas de zinco, substituindo o ferro, outros - prata ou ouro. Além disso, o mineral tem um significado mágico especial e propriedades especiais são atribuídas a ele nos métodos da medicina alternativa. A pedra não tem uso econômico.

A calcopirita também é conhecida como pedra mística porque pode abrir o chacra coronário e os canais para o fluxo de informações.

Este cristal ajuda a meditação, melhora a percepção. A calcopirita desenvolve e fortalece a visão interior.

Pode ser usado por pessoas com problemas respiratórios. Também pode ajudar a reduzir a inflamação e a febre, além de ser um bom remédio contra doenças infecciosas, incluindo pulmão, garganta e brônquios.

Esse cristal, segundo alguns adeptos da medicina alternativa, pode melhorar o crescimento do cabelo, principalmente quando combinado com a rodocrosita. Ele também tem um efeito benéfico sobre a pressão arterial. A pedra pode livrar o corpo de toxinas e também tem a capacidade de proteger contra os efeitos colaterais de procedimentos médicos de longo prazo. Outras propriedades medicinais da calcopirita incluem o seguinte:

  • tem um efeito positivo nos processos inflamatórios do corpo;
  • tem um efeito antimicrobiano;
  • ativa o sistema digestivo;
  • melhora o metabolismo, respectivamente, pode ser usado por pessoas que desejam perder peso;
  • tem um efeito benéfico sobre o apetite;
  • pode ser usado como um auxiliar adicional na resolução de problemas de doenças de pele;
  • tem um efeito positivo no sono e na psique humana, por isso deve ser usado com tensão nervosa constante.

Como a maioria das pedras e cristais dourados, a calcopirita é um mineral em abundância. Ele atrai riqueza e abundância para a vida, e é por isso que os talismãs trazem boa sorte com ele. A calcopirita tem forte ressonância com o chakra do plexo solar, também conhecido como chakra da energia.

Ele ajudará a atrair dinheiro e a devolver tudo o que uma pessoa perdeu.

A calcopirita é uma pedra preciosa que pode aumentar a capacidade do usuário de alcançar o sucesso nos negócios. Geralmente é usado como um amuleto para maximizar os lucros. Esta pedra favorece os comerciantes, ajuda a estabelecer a comunicação e a adquirir as competências de comunicação necessárias. A calcopirita também é chamada de pirita de cobre, ela contém a energia da pirita e do cobre, portanto simboliza o fogo e o amor.

A calcopirita é útil para fixar a energia "em pé". É bom usar quando você precisa superar a crise de sorte. O mineral vai ajudar a resolver problemas, fortalecer as energias fracas. Os amuletos de pedra são usados ​​como meio de proteção contra os espíritos malignos. Eles são bons em sentir energia negativa e ajudam a evitar sua influência negativa. Esta joia leva seu dono na direção certa.

Como distinguir da pirita?

Quem não tem formação geológica não vê diferença entre pirita e calcopirita. Parece-lhes que não há diferença, uma vez que os minerais brutos são muito semelhantes na aparência. No entanto, existem alguns sinais diagnósticos.

Como a pirita é bastante dura, não pode ser riscada com um prego, mas a calcopirita pode ser muito danificada.

O nome "ouro do tolo" está associado à pirita porque é o mais comum. A calcopirita também é confundida com um metal precioso, mas pode liberar enxofre ao interagir com o ácido. A composição química da pirita é FeS 2, a calcopirita é CuFeS 2. A pirita não contém cobre, mas está no segundo mineral.

Para quem é adequado?

A calcopirita é adequada para todos os signos do zodíaco e está pronta para conceder certos privilégios a cada representante.

  • Os astrólogos afirmam que a calcopirita tem um efeito positivo nos relacionamentos, por isso é recomendável usá-la Áriesque querem encontrar sua alma gêmea ou estão prontos para começar uma família.
  • O mineral promete sucesso nos negócios e assessoria no trabalho Touro, os sinais são mais mundanos. Deve ser usado por aqueles que desejam comprar sua própria casa.
  • Modesto e tímido Gêmeos A calcopirita ajudará a encontrar um novo círculo social, além disso, o uso do mineral tem um efeito positivo na saúde e ajuda a reduzir as reações alérgicas.
  • Para a saúde, é aconselhável usar calcopirita e Câncer, uma vez que lida rapidamente com a inflamação, destrói microorganismos prejudiciais.
  • Apesar de sua natureza temperamental, Leões têm uma natureza insegura, embora tendam a escondê-la dos outros com todas as suas forças. O Mineral pode se tornar um assistente neste assunto, dar confiança e permitir que você execute as tarefas planejadas.
  • Para as virgens, usar uma pedra promete harmonia na família e boa saúde, Libra ele dará confiança, no entanto, como os escorpianos, que se destacam por sua inconsistência, por isso costumam mudar de planos.
  • Sagitário tendem a cometer muitos erros na vida, o mineral ajuda a evitá-los, coloca no caminho certo, melhora o estado nervoso, dorme.
  • Se Capricórnio se depara com uma situação difícil para si, então a calcopirita dá a quantidade de força necessária para lidar com ela.Usar um amuleto feito desse mineral permite ao Aquário reavaliar sua própria vida e torná-la mais compreensível, antes de tudo, para si mesmo.
  • Propenso a doenças Peixes A calcopirita deve ser carregada com você o tempo todo, pois fortalece o sistema imunológico e melhora a saúde geral.

Para mais informações sobre a calcopirita, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa