Pedras e minerais

Âmbar branco: descrição e propriedades

Âmbar branco: descrição e propriedades
Contente
  1. características gerais
  2. Formação de pedra
  3. Variedades
  4. Mineração
  5. Uso
  6. Como distinguir uma farsa?
  7. Qualidades mágicas
  8. Propriedades curativas
  9. Cuidado

Muitas pessoas conhecem uma pedra como o âmbar. A versão mais comum de resina petrificada é cor de mel com uma tonalidade marrom. No entanto, existem outras variedades desse mineral. O âmbar branco possui altas qualidades estéticas. Alguns até atribuem propriedades únicas de cura e mágicas a ele.

características gerais

Pedras de leite têm sido usadas na cultura de vários povos desde os tempos antigos. Todos os tipos de joias e acessórios feitos com ela eram comuns e, portanto, não tinham um valor alto. Cidadãos de praticamente qualquer classe podiam pagá-los. Eles eram usados ​​ativamente pelos sacerdotes para queimar incenso (uma composição especial usada em vários rituais).

Os habitantes do Oriente usavam pedras brancas para tratar doenças e se livrar de várias enfermidades. E também este elemento era muito utilizado na decoração de casas, para fumar cachimbos e narguilés.

É importante notar que os cientistas também estão interessados ​​neste mineral, pesquisando seus benefícios. O ácido âmbar foi encontrado em uma variedade clara de âmbar. É um elemento bioativo eficaz e natural.

O âmbar leitoso é altamente valorizado na China. Na Rússia, essas pedras são chamadas de empoeiradas e, no Ocidente, o mineral é chamado de pedra real.

Uma breve descrição de:

  • a dureza da pedra varia de 2 a 2,5 pontos na escala de Mohs;
  • o âmbar tem um brilho resinoso;
  • a densidade média é 1,05-1,09, e a máxima chega a 1,3 g / cm³;
  • falta de aderências;
  • o nível de transparência pode ser diferente - de instâncias completamente transparentes a completamente opostas.

Formação de pedra

Os especialistas expressaram duas versões da formação de um mineral de uma incrível cor de leite.

  • Acredita-se que a incrível cor se deva ao conteúdo das partículas de giz.
  • Algumas pessoas pensam que as manchas claras são pequenas bolhas presas na resina à medida que ela endurece. São eles que criam a ilusão de brancura. Essas bolhas são minúsculas (mícrons) em tamanho e, quando se acumulam, criam padrões brancos expressivos.

Os especialistas determinaram que o tipo de âmbar branco apareceu primeiro nesta família. Do momento da formação dessas pedras, demorou de 38 a 54 milhões de anos.

Variedades

Deve-se notar que 80% de todo o âmbar do mundo é de origem báltica, pela mesma razão quase todos os tipos de âmbar branco são da mesma região.

A pedra mais valiosa é a succinita do Báltico.

Sua importância foi celebrada em quase todo o mundo.

O espécime de succinita mais caro é considerado uma espécie chamada "knoken", também conhecido como "marfim". A pedra recebeu este nome devido à sua semelhança visual com o material natural acima. O âmbar é usado ativamente na produção de joias premium e itens de decoração.

Existem também outros tipos de pedra.

  • O âmbar ósseo tem uma cor em camadas e uma ligeira tonalidade amarela. Gloss caráter mate.
  • O âmbar espumoso tem o peso mais leve devido à sua porosidade. Devido aos dados externos especiais, os especialistas comparam com espuma congelada.
  • As pedras nas quais não há inclusão (restos de organismos vivos) são chamadas de âmbar branco.
  • As instâncias com listras brancas na superfície são chamadas de espécimes de paisagem. Esta é uma espécie muito rara.

Mineração

Sabe-se que a resina endurecida é extraída em territórios de todos os continentes. Os maiores depósitos são registrados na Ucrânia, no Báltico e na Birmânia. É importante notar que a pedra-leite geralmente acompanha espécies de outras cores, enquanto a espécie clara é muito rara. Sua participação é de 1 a 2% da quantidade total de âmbar.

O processo de mineração requer cuidados especiais e precisão. Os métodos padrão não podem ser usados, eles podem danificar os fósseis. Os depósitos de pedras localizam-se rasos, portanto, ao utilizar explosivos, são destruídos.

Uso

Como já observamos, as gemas com respingos brancos são ativamente utilizadas na decoração e na joalheria.

Cópias de cores claras são freqüentemente usadas no desenho de pinturas e ícones cristãos.

E também rosário são feitos com eles. Devido à cor especial, os exemplares desta espécie combinam-se notavelmente com outras cores e tonalidades, com diferentes metais, incluindo ouro e prata.

As variedades lácteas de âmbar são consideradas universais pelo fato de serem adequadas a qualquer tipo de aparência e idade. E também combina harmoniosamente com roupas de qualquer cor. As gemas brancas são ideais para fazer acessórios masculinos, como anéis, botões de punho e muito mais.

Como distinguir uma farsa?

O âmbar branco costuma ser trabalhado como minerais reais. Em vez de pedras de leite, são usados ​​materiais artificiais, bem como epóxi pintado. Para determinar a origem de uma pedra, você precisa verificar suas propriedades.

A pedra natural possui as seguintes características:

  • quando aquecida, a gema emite um leve aroma de coníferas;
  • sob a influência da radiação ultravioleta, começa a brilhar;
  • uma pedra verdadeira se afogará em água doce, mas flutuará em água salgada;
  • se você esfregar âmbar em um material de seda, ele adquirirá as propriedades de atrair pequenos fiapos e cinzas.

Nota: não é realista fazer uma falsificação de alta qualidade em casa. Você só pode lidar com as opções cinza sozinho. Esses espécimes recebem um tratamento térmico por imersão em óleo de semente de colza ou de linho. Depois disso, a tinta de anilina branca é adicionada e fervida. Somente um especialista pode determinar o tipo e a origem exatos do âmbar.

Qualidades mágicas

Aqueles que atribuem propriedades especiais às gemas naturais acreditam que o âmbar do leite tem uma força natural leve.

  • Este é um talismã poderoso para mulheres que vão se tornar mães. Ele os protegerá do mau olhado e das doenças. E também o âmbar branco facilita o parto.
  • O mineral leve atrai amizade, amor e outros sentimentos calorosos e brilhantes.
  • Para se proteger contra as forças sombrias de outro mundo, uma pequena bola clara de âmbar é mantida nas roupas.
  • O povo de Mianmar dá a cada criança estatuetas de sapo feitas de âmbar claro. Em sua opinião, o talismã protegerá contra danos.
  • Uma joia é colocada sob o travesseiro para uma boa noite de sono.
  • Esta pedra é perfeita para naturezas românticas e sensuais que esperam emoções recíprocas do objeto de seus desejos.

Pedras de leite em ouro ou cobre são freqüentemente usadas para realizar ritos mágicos. Adeptos de várias culturas acreditam que o âmbar é a concentração da energia solar.

Antes de ir para a cama, é melhor retirar as joias com âmbar branco. Existe a opinião de que sob a influência da gema as pessoas começam a falar em sonho, contando segredos pessoais.

Propriedades curativas

Desde a antiguidade, a pedra é utilizada para a preparação de misturas medicinais. Com a ajuda do âmbar, eles lutaram contra dores de estômago, problemas cardíacos e outras doenças.

Atualmente, a pedra é creditada com as seguintes qualidades:

  • redução da inflamação de gravidade variável;
  • ajustar o funcionamento do sistema nervoso central;
  • suspensão do processo de cirrose hepática;
  • eliminação de tumores malignos nas fases iniciais;
  • luta contra as veias varicosas;
  • aliviar a asma.

O ácido succínico é usado comercialmente como um estimulante biológico natural.

Cuidado

Você precisa cuidar dos espécimes brancos da mesma maneira que com outros tipos de âmbar. É importante criar e manter o microclima correto no local onde a gema é armazenada.

  • As pedras naturais toleram mudanças bruscas de temperatura negativamente.
  • A exposição prolongada ao sol faz com que o âmbar escureça. Nesse caso, banhos de sol leves só serão úteis para a joia.
  • O âmbar não pode se orgulhar de uma excelente durabilidade, portanto, se cair de uma altura ou por um impacto forte, pode ser danificado ou até rachado.
  • Não manuseie o âmbar com as mãos sujas. E também a pedra perde sua atratividade com o contato com produtos químicos, cosméticos e graxas.
  • As joias com âmbar devem ser guardadas em uma caixa estofada separada, separada dos demais itens.
  • Se houver ar seco na sala onde o âmbar é armazenado, a superfície pode ficar coberta por uma malha fina de rachaduras. Para evitar isso, é necessário fazer banhos periodicamente.

Você pode aprender sobre outras propriedades do âmbar no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa